F-16I (BR?)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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orestespf
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#661 Mensagem por orestespf » Sex Jul 06, 2007 1:30 pm

piratadabaixada escreveu:
cicloneprojekt escreveu: Heronim, desde setembro de 2006 vem acontecendo muita coisa envolvendo o Brasil no campo diplomático, que nós simples mortais, não temos acesso por motivos óbvios. O pano de fundo é a economia, e aí até a aproximação chinesa com o Brasil fez muita gente grande do cenário internacional abrir o olho. F-16 faz parte do jogo, mas é umapartemuitopequena mesmo, assim como submarino , satélite geoestacionário, etc. Ouvir a opnião de brigadeiro é só formalidade tecnicista. As coisaas todas estão sendo decididas de maneira muito mais "decima para baixo" do que imaginamos.

A FAB simplesmente foi "convencida" de não fazer avaliação em Gripen e Sukhoi, só te digo isso. E por aí vc já deduz que o jogo é pesado. Muito mais do que o Saito deve ter imaginado.

Walter


Walter,

Eu realmente espero que o Brasil se alinhe com os americanos, a medida que isto se comprove mudo de opnião quanto ao F16.

Abraços,

Heronim


[009] [009]


Como um empreendedor, parece você que já entendeu o "espírito da coisa". Digamos que o F-16 seja troco de uma operação maior.

Mas deixo claro que estas coisas só serão perceptíveis mais adiante. Já estão acontecendo, mas irá demorar para "atingir" a grande massa... rsrs


Abraços,

Orestes




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#662 Mensagem por piratadabaixada » Sex Jul 06, 2007 1:39 pm

orestespf escreveu:
Como um empreendedor, parece você que já entendeu o "espírito da coisa". Digamos que o F-16 seja troco de uma operação maior.

Mas deixo claro que estas coisas só serão perceptíveis mais adiante. Já estão acontecendo, mas irá demorar para "atingir" a grande massa... rsrs


Abraços,

Orestes


Apenas deixo claro que esperarei que isto se comprove, pois não acredito que o Lula tenha coragem de se alinhar aos americanos. Repetindo, se for apenas uma mera compra de F-16 será uma grande burrada.

Abraços,

Heronim




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#663 Mensagem por Wolfgang » Sex Jul 06, 2007 1:41 pm

O pior será aguentar as piadas do Degan.




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Paisano
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#664 Mensagem por Paisano » Sex Jul 06, 2007 1:45 pm

Alinhar aos EUA? :shock: Depois dessa compra iremos fazer o que? Mandar tropas para o Iraque? :?

Mesmo durante a ditadura o Brasil sempre teve uma política de não alinhamento com os EUA. :?




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#665 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jul 06, 2007 1:46 pm

orestespf escreveu:
Dieneces escreveu:APG-80 eu também descartaria , Walter , os EAU quase desistiram do negócio ao exigir mais informações dos códigos desse radar que os EEUU não queriam liberar , isto que eles estavam com um cheque de SETE BILHÕES DE DÓLARES NA MÃO , cinco anos atrás . O ELTA 2052 AESA , apesar do exíguo prazo de entrega me parece mais factível. Senão vamos com o mesmo APG dos Sufa.


Não me preocuparia de imediato se os "nossos" F-16 viessem com o APG do Sufa. O ELTA 2052 AESA seria mais interessante, mas existem custos e não apenas o tempo de integração. Não podemos nos esquecer que esse radar foi projetado e pensado para operar os caças israelenses. Logo, não exigiria tanto tempo assim como muitos aqui dizem.

O ponto que me "preocupa" mais é o custo unitário de cada F-16 (ainda não posso revelar). Digamos que é bem elevado, mas não sei se o suficiente para conteplar o AESA israelense.

Os amigos que já sabem o valor previsto e que tenham conhecimento suficiente sobre o custo deste radar, poderia tentar fazer alguma estimativa pra sabermos se o mesmo fará parte do F-16 "BR".


Abraços,

Orestes


Grande homem dos números.


O preço que me foi passado é meio que "soco no 4estômago", algo como a fatura de cartão de crédito que vc passa para a sua esposa qdo ela está grávida e ela vai passear com as amigas no shopping center mais caro da cidade... :? :? :? :? :? :? :(

Como todos lembram a uns dois ou três meses atrás naqueles debates com o Rezende eu chutava em US$ 48/50 mi para um F-16C 50/52 novo. Pois é...

O preço que me foi passado é superior em mais de 15% a este valor. :? :? :? :?

Por isso eu acredito que aí, além de um perfeito e completo CLS, teremos tb os custos de integração de um novo radar, ou a adaptação de algum já pré-exietente (APG-68V9), principalmente o APG citado da IAF.
Ou mesmo o citado EL/M 2052.

Acho isso perfeitamente palatável. Minha única interrogação sendo o prazo para essa adaptação que eu acho meio apertado para 20/24 meses e depois começar a fabricação da massa.

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
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Imagens do F-16 I sufa

#666 Mensagem por Helio Tadeu » Sex Jul 06, 2007 1:46 pm

Para quem tiver curiosidade segue o endereço abaixo para visualizar o modelo do F-16I Sufa


http://www.israeli-weapons.com/weapons/ ... F-16I.html[/url]




PRick

#667 Mensagem por PRick » Sex Jul 06, 2007 1:50 pm

piratadabaixada escreveu:
cicloneprojekt escreveu: Heronim, desde setembro de 2006 vem acontecendo muita coisa envolvendo o Brasil no campo diplomático, que nós simples mortais, não temos acesso por motivos óbvios. O pano de fundo é a economia, e aí até a aproximação chinesa com o Brasil fez muita gente grande do cenário internacional abrir o olho. F-16 faz parte do jogo, mas é umapartemuitopequena mesmo, assim como submarino , satélite geoestacionário, etc. Ouvir a opnião de brigadeiro é só formalidade tecnicista. As coisaas todas estão sendo decididas de maneira muito mais "decima para baixo" do que imaginamos.

A FAB simplesmente foi "convencida" de não fazer avaliação em Gripen e Sukhoi, só te digo isso. E por aí vc já deduz que o jogo é pesado. Muito mais do que o Saito deve ter imaginado.

Walter


Walter,

Eu realmente espero que o Brasil se alinhe com os americanos, a medida que isto se comprove mudo de opnião quanto ao F16.

Abraços,

Heronim


P da B,

Não haverá alinhamento, pelo menos como existia no passado, o fato de nossas relações com os EUA estarem mudando de patamar, e sendo intensificada, não representará o fim de nossa política comercial externa com outros países.

Mesmo o tom com a Venezuela continuará a ser conciliador, do tipo bate e elogia. Já que estamos vendendo 3 bilhões de dólares anuais para eles, e importamos muito pouco. Dezenas de empresas brasileiras são credoras da Venezuela.

Vamos dar corda ao Sr. Chavez para ele mesmo se enforcar, ele nem precisa de ajuda para isto, já está fazendo tudo sozinho, na medida que radicaliza o discurso e algumas ações.

A modificação de nossa postura foi que passamos a contenção, delimitação da ação e da verborragia do Sr. Chavez, toda vez que pisar na bola, e falar pelos cotovelos terá uma resposta de contenção, como a dada agora sobre os prazos para entrada no Mercosul.

Só não gostei de algumas desculpas dadas para fazer a opção dos F-16, mas compreendo a dissimulação. As razões de Estado podem requerer este tipo de conduta, até mesmo a mentira pura e simples.

[ ]´s




Sniper
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#668 Mensagem por Sniper » Sex Jul 06, 2007 1:51 pm

F-16 sem radar AESA :arrow: Ridículo ! :evil:

Fato é que sem o radar AESA o possível F-16 Brasileiro será quase idêntico em capacidade ao Block 50/52 Chilenos usando o mesmo radar ( AN/APG-68(V)9 ) com a mesma coleira dos AMRAAM... :evil:

Cadê o pessoal que malhava o F-16 Chileno? Pois nós teremos um praticamente igual! :?




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#669 Mensagem por Dieneces » Sex Jul 06, 2007 1:56 pm

orestespf escreveu:
Dieneces escreveu:APG-80 eu também descartaria , Walter , os EAU quase desistiram do negócio ao exigir mais informações dos códigos desse radar que os EEUU não queriam liberar , isto que eles estavam com um cheque de SETE BILHÕES DE DÓLARES NA MÃO , cinco anos atrás . O ELTA 2052 AESA , apesar do exíguo prazo de entrega me parece mais factível. Senão vamos com o mesmo APG dos Sufa.


Não me preocuparia de imediato se os "nossos" F-16 viessem com o APG do Sufa. O ELTA 2052 AESA seria mais interessante, mas existem custos e não apenas o tempo de integração. Não podemos nos esquecer que esse radar foi projetado e pensado para operar os caças israelenses. Logo, não exigiria tanto tempo assim como muitos aqui dizem.

O ponto que me "preocupa" mais é o custo unitário de cada F-16 (ainda não posso revelar). Digamos que é bem elevado, mas não sei se o suficiente para conteplar o AESA israelense.

Os amigos que já sabem o valor previsto e que tenham conhecimento suficiente sobre o custo deste radar, poderia tentar fazer alguma estimativa pra sabermos se o mesmo fará parte do F-16 "BR".


Abraços,

Orestes
Orestes , cruzando as informações disponíveis , me parece claro que o vetor em nosso foco é o Sufa , o 60 me parece bem mais caro e complexo e os 52+ Chilenos , Gregos , Poloneses e Turcos tu dizes não ser . Uma pergunta , se confirmado o negócio , nos resta . Que adendos terá a versão BR , em relação ao "I" , ou em setembro/outubro próximo chegarão , via non-stop flight , um par de víboras direto "da ninheira" de Tel-Aviv? Um frateno abraço.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
PRick

#670 Mensagem por PRick » Sex Jul 06, 2007 2:02 pm

Sniper escreveu:F-16 sem radar AESA :arrow: Ridículo ! :evil:

Fato é que sem o radar AESA o possível F-16 Brasileiro será quase idêntico em capacidade ao Block 50/52 Chilenos usando o mesmo radar ( AN/APG-68(V)9 ) com a mesma coleira dos AMRAAM... :evil:

Cadê o pessoal que malhava o F-16 Chileno? Pois nós teremos um praticamente igual! :?


Sniper,

Como falei, não estamos colocando o vetor na frente, mas a reboque do pacote, é certo que existem vetores melhores que os F-16 para comprar, mas não estamos comprando somente caças, mas uma parceria. Assim, perde o sentido ficar comparando os vetores, é claro que os F-16 tem restrições tão grandes quanto os M-2000.

[ ]´s




PRick

#671 Mensagem por PRick » Sex Jul 06, 2007 2:05 pm

Dieneces escreveu:
orestespf escreveu:
Dieneces escreveu:APG-80 eu também descartaria , Walter , os EAU quase desistiram do negócio ao exigir mais informações dos códigos desse radar que os EEUU não queriam liberar , isto que eles estavam com um cheque de SETE BILHÕES DE DÓLARES NA MÃO , cinco anos atrás . O ELTA 2052 AESA , apesar do exíguo prazo de entrega me parece mais factível. Senão vamos com o mesmo APG dos Sufa.


Não me preocuparia de imediato se os "nossos" F-16 viessem com o APG do Sufa. O ELTA 2052 AESA seria mais interessante, mas existem custos e não apenas o tempo de integração. Não podemos nos esquecer que esse radar foi projetado e pensado para operar os caças israelenses. Logo, não exigiria tanto tempo assim como muitos aqui dizem.

O ponto que me "preocupa" mais é o custo unitário de cada F-16 (ainda não posso revelar). Digamos que é bem elevado, mas não sei se o suficiente para conteplar o AESA israelense.

Os amigos que já sabem o valor previsto e que tenham conhecimento suficiente sobre o custo deste radar, poderia tentar fazer alguma estimativa pra sabermos se o mesmo fará parte do F-16 "BR".


Abraços,

Orestes
Orestes , cruzando as informações disponíveis , me parece claro que o vetor em nosso foco é o Sufa , o 60 me parece bem mais caro e complexo e os 52+ Chilenos , Gregos , Poloneses e Turcos tu dizes não ser . Uma pergunta , se confirmado o negócio , nos resta . Que adendos terá a versão BR , em relação ao "I" , ou em setembro/outubro próximo chegarão , via non-stop flight , um par de víboras direto "da ninheira" de Tel-Aviv? Um frateno abraço.


Mesmo assim terá que ser uma modificação dos F-16I, porque eles são todos de 02 lugares. Por este motivo estou desconfiando dos prazos de entrega, só se recebéssemos alguma coisa temporária, enquanto não chega o que foi comprado novo.

[ ]´s




Sniper
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#672 Mensagem por Sniper » Sex Jul 06, 2007 2:08 pm

PRick escreveu:
Sniper escreveu:F-16 sem radar AESA :arrow: Ridículo ! :evil:

Fato é que sem o radar AESA o possível F-16 Brasileiro será quase idêntico em capacidade ao Block 50/52 Chilenos usando o mesmo radar ( AN/APG-68(V)9 ) com a mesma coleira dos AMRAAM... :evil:

Cadê o pessoal que malhava o F-16 Chileno? Pois nós teremos um praticamente igual! :?


Sniper,

Como falei, não estamos colocando o vetor na frente, mas a reboque do pacote, é certo que existem vetores melhores que os F-16 para comprar, mas não estamos comprando somente caças, mas uma parceria. Assim, perde o sentido ficar comparando os vetores, é claro que os F-16 tem restrições tão grandes quanto os M-2000.

[ ]´s


Entendo seu ponto de vista PRick, e de certa forma concrdo com ele. Mas que é duro de engolir F-16 sem AESA isso é... :wink:

Abraço!




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#673 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jul 06, 2007 2:14 pm

Sniper escreveu:
PRick escreveu:
Sniper escreveu:F-16 sem radar AESA :arrow: Ridículo ! :evil:

Fato é que sem o radar AESA o possível F-16 Brasileiro será quase idêntico em capacidade ao Block 50/52 Chilenos usando o mesmo radar ( AN/APG-68(V)9 ) com a mesma coleira dos AMRAAM... :evil:

Cadê o pessoal que malhava o F-16 Chileno? Pois nós teremos um praticamente igual! :?


Sniper,

Como falei, não estamos colocando o vetor na frente, mas a reboque do pacote, é certo que existem vetores melhores que os F-16 para comprar, mas não estamos comprando somente caças, mas uma parceria. Assim, perde o sentido ficar comparando os vetores, é claro que os F-16 tem restrições tão grandes quanto os M-2000.

[ ]´s


Entendo seu ponto de vista PRick, e de certa forma concrdo com ele. Mas que é duro de engolir F-16 sem AESA isso é... :wink:

Abraço!


Calma. Não está certo que será sem AESA. Continuo achando pelo valor unitário dos aviões, que teremos sim um radar em configuração não pre-existente sendo integrado aos F-16BR. O que me foi dito é: F-16 no padrão deserto. O que isso significa exatamente não sei. Aqui no Forças Aéreas eu sou ouvinte. Deixo para os entendidos , principalmente para o Alitson :wink: esclarecer.

sds

Walter




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#674 Mensagem por Dieneces » Sex Jul 06, 2007 2:15 pm

Sniper escreveu:
PRick escreveu:
Sniper escreveu:F-16 sem radar AESA :arrow: Ridículo ! :evil:

Fato é que sem o radar AESA o possível F-16 Brasileiro será quase idêntico em capacidade ao Block 50/52 Chilenos usando o mesmo radar ( AN/APG-68(V)9 ) com a mesma coleira dos AMRAAM... :evil:

Cadê o pessoal que malhava o F-16 Chileno? Pois nós teremos um praticamente igual! :?


Sniper,

Como falei, não estamos colocando o vetor na frente, mas a reboque do pacote, é certo que existem vetores melhores que os F-16 para comprar, mas não estamos comprando somente caças, mas uma parceria. Assim, perde o sentido ficar comparando os vetores, é claro que os F-16 tem restrições tão grandes quanto os M-2000.

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Entendo seu ponto de vista PRick, e de certa forma concrdo com ele. Mas que é duro de engolir F-16 sem AESA isso é... :wink:

Abraço!
Sniper , a Coréia do Sul tá comprando agora F-15 sem AESA . Mas concordo contigo , se não der todos pelo prazo , parte da encomenda brasileira , ao menos , poderia ser com o ELTA-2052AESA.




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#675 Mensagem por soultrain » Sex Jul 06, 2007 2:21 pm

Não acredito na possiilidade de integração de um AESA, o mais provável é o APG-68(V)9 que é um excelente radar. Perguntem-se porque os Israelitas não querem nada com o APG 80 e desenvolveram o seu próprio AESA ( impedidos de usa-lo, mas isso é outra conversa).

Será que são F-16I bilugares, o ultimo esquadão a ser entregue a Israel? É que esses já tem a integração dos pyton, falta o resto.

AIM-120-C7 tambem duvido, é tecnologia muito sencivel para um país que desenvolve os próprios mísseis, acredito mais no C-5.

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