F-16I (BR?)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#601 Mensagem por Skyway » Sex Jul 06, 2007 12:17 am

Wolfgang escreveu:Alitson, quando você disse que alguns pulariam da ponte quando soubessem o que gastaríamos na brincaderia, você quis dizer pulo de alegria ou de desespero?

Já viu alguem feliz da vida pulando de uma ponte? :twisted:

(Bungee Jumping...)

AD ASTRA PER ASPERA
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#602 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jul 06, 2007 12:31 am

alcmartin escreveu:Senhores, boa tarde.

Noves fora os problemas de prazo alegados para a escolha, o que me preocupa é a "janela" de compra. A julgar pelo alegado, nunca teremos um caça moderno, só os experimentados?? Então F35, F22, mesmo que baratos, não se compraria???? Vão esperar 2012, p/chegar em 2020?? :?

Senão se encomendar hoje, nunca chegarão mesmo...Se tivessem chegado a uma conclusão no Fx1, já estariam operacionais.

A historia sempre se repete: na década de 50, a Argentina, a Venezuela tinham F86, a gente Gloster...O Peru comprou Mirages na década de 60, só depois o Brasil veio.

Me desculpem aí os admiradores do F16...não é o vetor que me incomoda. É a postura do Brasil, de ir a reboque. Um país que pleiteia ir ao CS da ONU, uma das maiores economias do mundo, fica correndo atrás, com medo de Venezuela...pelo amor de Deus...

ACORDA BRASIL!!!! :evil:

Se quer ser respeitado, então não tenha medo de se impor...

Concordo com tudo que tu escreveste Alcmartin.

Tb não era minha escolhapreferida o F-16, mas para quemse fiava na eficiência do F-5M edo Mirage 2000C apenas, tenho mais é que ficar contente com 24/32/36 unidades de F-16 empadrão top de linha.

Mas esse país aqui não é sério. Veja só o que anda acontecendo com a FNSP no Rio, esqueceram queela écomposta de voluntários que podem querer desistir da missão e simplesmente pedir desligamento, e tb se esqueceram dque as secretarias de (in)segurança estaduais podem simplesmente limitar o efetivo a ser enviado ao rio.

Isso tudo sabendoque oEB poderia gerenciar essa parte de segurança completamente, e provavelmente a um custo bm menosr. Mas aí não haveria verba rolando solta nas licitações de emergência, e nas dispensas de licitações...

sds

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
WalterGaudério
Sênior
Sênior

#603 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jul 06, 2007 12:35 am

Dieneces escreveu:
piratadabaixada escreveu:Dieneces e Plinio

Fiz ironia quanto ao Typhoom, sei perfeitamente que a Italia comprou o F-16 como caça tampão. O caso do Chile é bem diferente, basta ver que ameaças possuem, mas estão vislumbrando a compra do F-35. Já a Polônia comprou o F-16, numa concorrência onde estavam Gripen e M2000, provavelmente será um outro comprador do F-35. Já aqui na república dos senadores honestos, se comprarmos F-16 será para usá-lo nos próximos 50 anos...

Abraços,

Heronim
Torçamos juntos para que isso não ocorra , Pirata . Acredito que vem mais coisa por aí. Tua angústia é a de todos que querem o melhor para o país . Acho que estamos despertando para a nossa dimensão continental e as forças armadas começam a se adequar a essa nova realidade. Os degraus começam a ser percorridos com inteligência ao que parece .O aparentemente melhor pode não ser o mais adequado para AGORA . Grande abraço.

Pode apostar nisso aí. Aliás, é por isso que essaproposta é irrecusável, principalmente se nos lembrarmos da EMBRAER ede sua sobrevivência.

Liguem os pontos.

Walter

Editado pela última vez por WalterGaudério em Sex Jul 06, 2007 8:04 am, em um total de 1 vez.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#604 Mensagem por Wolfgang » Sex Jul 06, 2007 12:36 am

cicloneprojekt escreveu:

Noves fora os problemas de prazo alegados para a escolha, o que me preocupa é a "janela" de compra. A julgar pelo alegado, nunca teremos um caça moderno, só os experimentados?? Então F35, F22, mesmo que baratos, não se compraria???? Vão esperar 2012, p/chegar em 2020?? :?

Senão se encomendar hoje, nunca chegarão mesmo...Se tivessem chegado a uma conclusão no Fx1, já estariam operacionais.

A historia sempre se repete: na década de 50, a Argentina, a Venezuela tinham F86, a gente Gloster...O Peru comprou Mirages na década de 60, só depois o Brasil veio.

Me desculpem aí os admiradores do F16...não é o vetor que me incomoda. É a postura do Brasil, de ir a reboque. Um país que pleiteia ir ao CS da ONU, uma das maiores economias do mundo, fica correndo atrás, com medo de Venezuela...pelo amor de Deus...

ACORDA BRASIL!!!! :evil:

Se quer ser respeitado, então não tenha medo de se impor...

Concordo com tudo que tu escreveste Alcmartin.

Tb não era minha escolhapreferida o F-16, mas para quemse fiava na eficiência do F-5M edo Mirage 2000C apenas, tenho mais é que ficar contente com 24/32/36 unidades de F-16 empadrão top de linha.

Mas esse país aqui não é sério. Veja só o que anda acontecendo com a FNSP no Rio, esqueceram queela écomposta de voluntários que podem querer desistir da missão e simplesmente pedir desligamento, e tb se esqueceram dque as secretarias de (in)segurança estaduais podem simplesmente limitar o efetivo a ser enviado ao rio.

Isso tudo sabendoque oEB poderia gerenciar essa parte de segurança completamente, e provavelmente a um custo bm menosr. Mas aí não haveria verba rolando solta nas licitações de emergência, e nas dispensas de licitações...

sds

Walter

Walter, pela primeira vez, vou discordar de você.

A compra do F-16, no mínimo, desencoraja aventuras no curto prazo contra o Brasil ao mesmo tempo que dá o recado no âmbito geo-político. O que vem em troca do F-16, pelo que se ouve, compensa. No entanto, o foco principal é dissuassão rápida e eficiente, com um vetor que não precise de muitos cuidados e aprendizagens. O Rafa F1 ou F2 ainda que não viesse a demorar teria algumas desvantagens no curto prazo (3-5 anos).

Editado pela última vez por Wolfgang em Sex Jul 06, 2007 12:38 am, em um total de 1 vez.
WalterGaudério
Sênior
Sênior

#605 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jul 06, 2007 12:37 am

morcego escreveu:
Sniper escreveu:
morcego escreveu:
Beronha escreveu:Alguem sabe o algo a mais que virá depois atrelada a essa possivel compra?

KC´s?
Chinook?
F18?
Amraam?
maverick?

como fica a Embraer?

Ps. meus dentes já tão doendo... não consigo acompanhar o ritmo dos posts aqui no trabalho

vc por acaso tem estranhado a mudança de postura da embraer?

ela não ta berrando né, que estranho.

Isso porque a informação sobre os supostos F-16 ainda não foi largamente difundida... Ninguém sabe disso (pelo menos não vi em nenhum outro lugar...). :wink:

se engana, A EMBRAER sempre usou a ISTO É pra fazer o lob dela, REPAROU COMO A ÚLTIMA REPORTAGEM DA ISTO É FOI BEM NA MANHÃ bem mais centrada? já a da equipe ASAS ignorou totalmetne a queda do muro de berlin, e foi boa pra mostra o desenho do fabricante, o mesmo fabricante que afirma não dar continuidade a produção da turbina, mas a asas estranhjamente nã colocou isso, nem a real extensão das capacidades dos SU-30 DE CHAVEZ.

Qdo. a história dos F-16 chegar a termo, e vai chegar, a EMBRAER vai ser a última a rir, e rirá melhor...

Ela pode agradar gregos e troianos, Americanos e ...

sds

Walter

Editado pela última vez por WalterGaudério em Sex Jul 06, 2007 12:51 am, em um total de 1 vez.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
WalterGaudério
Sênior
Sênior

#606 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jul 06, 2007 12:39 am

cb_lima escreveu:Sendo o F-16(BR)I uma aeronave baseada na de Israel...

Eu acho que estaríamos caminhando para uma aeronave multifuncional, mas com fócuo em Ataque ao invés de Defesa Aérea...

Ou seja, uma aeronave bem equipada para "responder" e se defender em caso seja ameaçada, ou mesmo uma aeronave para "tomar iniciativa" caso seja necessário.

O seu emprego em conjunto com um sistema de Defesa Aéreo Integrado (como o nosso), assim com o uso de Datalink e aeronaves como os R-99A/B tornam o uso dessa aeronave bem interessante e um inimigo a ser respeitado.

Aliado isso a treinamento com FA como as de Israel e dos EUA é um outro fator que tem que ser colocado como uma interessante vantagem na compra (já que são 2 das FA "mais operacionais" do mundo).

Obviamente que pela compra em si, eu não sou fã do F-16 (e tenho os meus motivos para isso), mas se pararmos para pensar nos prováveis benefícios estratégicos dessa compra, ela não é má não!

Essa compra teria a ver com apoio e alinhamento político e estratégico, e hoje em dia é importante para um monte de governos e "investidores" saber que na Am. do Sul as coisas "vão bem obrigado - com os problemas habituais é claro", mas a gerência continua a mesma... :wink:

Espero que todos os aspectos de emprego, estratégicos, treinamento, logísticos e de evolução da plataforma também estejam sendo pensados...

Que honestamente é o que importa...

O resto é Super-trunfo e na minha opnião é uma grande bobeira.

[]s
CB_Lima

Parabéns, esse é o ponto.

Nãso sei pq é tão difícil entender isso.

Walter

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 234 vezes
Agradeceram: 539 vezes

#607 Mensagem por Brasileiro » Sex Jul 06, 2007 12:39 am

Até hoje eu não entendi bem a lógica para os Americanos gostarem tanto de ficar com os mísseis de seus clientes... meio absurdo isso. Não faz muito sentido...
Todos os países entregam tudo o que o cliente se propõe a pagar.
Pagar por uma coisa e não tê-la de forma integral é próximo de não ter.

abraços]

Wolfgang
Sênior
Sênior

#608 Mensagem por Wolfgang » Sex Jul 06, 2007 12:40 am

cicloneprojekt escreveu:
Dieneces escreveu:
piratadabaixada escreveu:Dieneces e Plinio

Fiz ironia quanto ao Typhoom, sei perfeitamente que a Italia comprou o F-16 como caça tampão. O caso do Chile é bem diferente, basta ver que ameaças possuem, mas estão vislumbrando a compra do F-35. Já a Polônia comprou o F-16, numa concorrência onde estavam Gripen e M2000, provavelmente será um outro comprador do F-35. Já aqui na república dos senadores honestos, se comprarmos F-16 será para usá-lo nos próximos 50 anos...

Abraços,

Heronim
Torçamos juntos para que isso não ocorra , Pirata . Acredito que vem mais coisa por aí. Tua angústia é a de todos que querem o melhor para o país . Acho que estamos despertando para a nossa dimensão continental e as forças armadas começam a se adequar a essa nova realidade. Os degraus começam a ser percorridos com inteligência ao que parece .O aparentemente melhor pode não ser o mais adequado para AGORA . Grande abraço.

Pode apostar nisso aí. Aliás, é por isso que essaproposta é irracusável, principalmente se nos lembrarmos da EMBRAER ede sua sobrevivência.

Liguem os pontos.

Walter

Ahh, já vi o que você quis dizer. Desconsidere meus outros posts.
:wink:

WalterGaudério
Sênior
Sênior

#609 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jul 06, 2007 12:43 am

alcmartin escreveu:
PRick escreveu:
morcego escreveu:

Agora, falando do(s) governos de novo: minha citação da preocupação da "janela" de compra foi de ambas, seja do fabricante, quanto a de nosso governo: ou alguem aposta 1 Real que a compra desses F16 foi em quantidades parecidas c/os SU, por acaso? Ou que se o Chavito parar de comprar, paramos aqui também e acabou FX? :?
E aí, os brigadeiros que queriam Rafale vão ficar chupando dedo... :?

abs!

PS 1- Valeu pelo gol, Bat,he,he!

Ps2- de novo, torço p/que a MB apareça aí c/F18 e fosse ao Haiti "desfilar" p/alguém!

Não vão não Alcmartin. Acho que o Rafale vai é ficar fortalecido com os F-16 na FAB.

Dê uma olhada na configuração da FAB no fim de 2009 e vc vai entender direitinho. Vai mudar muita coisa, incvlusive algumas que estavam a 40 anos na mesma.

Walter

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#610 Mensagem por alcmartin » Sex Jul 06, 2007 12:43 am

Pois é, mestre Walter...Deus te ouça e que os politicos mantenham as promessas!

Agora eu, ao contrario da maioria do povo aí, estou torcendo p/segurarem o M2000 por aqui mesmo. Pelo menos até que tenham chegado MUITOS F16...Se nÃo vierem muitos, deixa eles por aí mesmo. Melhor que nada...

E tomara que o pacotão da MB e EB seje bom!

Abs!

Editado pela última vez por alcmartin em Sex Jul 06, 2007 12:47 am, em um total de 1 vez.
rcolistete
Sênior
Sênior

#611 Mensagem por rcolistete » Sex Jul 06, 2007 12:47 am

morcego escreveu:
o EF-2000 é o unico que poderia chegar aqui primeiro pois poderiam vir pra ca os que em tese iriam pras malvinas, e rafale, QUE É O BI ESCOLHIDO PELO COMANDO DA FAB E PELO GOVERNO demora mais PQ queremos a F-3.

Olá Morcego,

Calma, rapaz, até o pessoal pró-Flanker também aceita Eurofighter, Rafale, etc.

Eu adoraria o EF-2000, dependendo do contrato (valor, lote, etc).

Sobre o Rafale F3 eu já disse e repito novamente, os 51 Rafale F3 serão entregues entre 06/2008 e 01/2012 (a partir de 2009 para a Marine Nationale). Vide informativo Fox3 n.8 (2005).

"O 1o esquadrão operacional em Saint-Dizier está previsto para 12/2008 com 20 Rafale F3 com capacidade nuclear (míssil ASMP-A), quando está base BA-113 totalizará 40 Rafale, sendo 20 Rafale F2 (7 monoplaces e 13 biplaces). " Vide revista Air&Cosmos n. 1973 páginas 14-18, 03/03/2005.

"Os 59 Rafales F3 (agora são 51) "gerarão 10.000 empregos diretos e 150 sub-contratantes, principalmente na bacia parisiense e na região aquitânia, no período 2008-12", observa Jacques Sandeau. Para a Dassault Aviação, esses três anos e meio de produção - 6 meses a mais que o inicialmente previsto - se adapta à realidade orçamentária porém obriga a empresa a ter cadências mais lentas com uma média de 1,5 aviões/mês (em onze meses) para as necessidades francesas. Cadências que podem, certamente, serem revistas para cima na eventualidade de um contrato de exportação. Imagina-se de ínicio Cingapura, que deverá anunciar sua escolha em 2005 para a compra de 2 lotes de uns 20 aviões. Cingapura que, no horizonte de 2012, poderá se beneficiar das melhorias previstas : OSF e detector de nova geração, radar de varredura eletrônica e antena ativa, cujos contratos de desenvolvimento foram atribuídos nesse verão à Thales." Vide revista Air&Cosmos n. 1962.

Enfim, não estou inventando coisa alguma. Há várias outras fontes citando o mesmo que está acima. Esse papo de que a FAB quer Rafale F3 e por isso não estaria disponível a curto prazo (i.e., demoraria pós-2010 para ficar pronto) é infundado, como vocês vêem acima. Se a FAB quer algo mais do que F3, aí sim, pode demorar mais a ser desenvolvido (RBE-2 AESA, etc). Mas aí Eurofighter, Gripen, Su-35, etc, sofrem do mesmo mal.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.

Editado pela última vez por rcolistete em Sex Jul 06, 2007 12:52 am, em um total de 3 vezes.
Wolfgang
Sênior
Sênior

#612 Mensagem por Wolfgang » Sex Jul 06, 2007 12:48 am

cicloneprojekt escreveu:
alcmartin escreveu:
PRick escreveu:
morcego escreveu:

Agora, falando do(s) governos de novo: minha citação da preocupação da "janela" de compra foi de ambas, seja do fabricante, quanto a de nosso governo: ou alguem aposta 1 Real que a compra desses F16 foi em quantidades parecidas c/os SU, por acaso? Ou que se o Chavito parar de comprar, paramos aqui também e acabou FX? :?
E aí, os brigadeiros que queriam Rafale vão ficar chupando dedo... :?

abs!

PS 1- Valeu pelo gol, Bat,he,he!

Ps2- de novo, torço p/que a MB apareça aí c/F18 e fosse ao Haiti "desfilar" p/alguém!

Não vão não Alcmartin. Acho que o Rafale vai é ficar fortalecido com os F-16 na FAB.

Dê uma olhada na configuração da FAB no fim de 2009 e vc vai entender direitinho. Vai mudar muita coisa, incvlusive algumas que estavam a 40 anos na mesma.

Walter

A próxima década promete, ao passo que 70 caças terão que dar baixa antes que se desfaçam no ar. E como o Brasil de 2020 não é o Brasil de hoje, contem com pelo menos 120 caças, sendo pelo menos uns 36 de altíssima performance.

WalterGaudério
Sênior
Sênior

#613 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jul 06, 2007 12:49 am

piratadabaixada escreveu:Senhores,

Se houver de fato um alinhamento político com os americanos a compra se justifica, inclusive uma compra futura de F-35 e determinadas restrições de software serem levantadas. Mas seria muito estranho um governo petista admitir tal coisa.

Abraços,

Heronim

Heronim, desde setembro de 2006 vem acontecendo muita coisa envolvendo o Brasil no campo diplomático, que nós simples mortais, não temos acesso por motivos óbvios. O pano de fundo é a economia, e aí até a aproximação chinesa com o Brasil fez muita gente grande do cenário internacional abrir o olho. F-16 faz parte do jogo, mas é umapartemuitopequena mesmo, assim como submarino , satélite geoestacionário, etc. Ouvir a opnião de brigadeiro é só formalidade tecnicista. As coisaas todas estão sendo decididas de maneira muito mais "decima para baixo" do que imaginamos.

A FAB simplesmente foi "convencida" de não fazer avaliação em Gripen e Sukhoi, só te digo isso. E por aí vc já deduz que o jogo é pesado. Muito mais do que o Saito deve ter imaginado.

Walter

Editado pela última vez por WalterGaudério em Sex Jul 06, 2007 12:56 am, em um total de 1 vez.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#614 Mensagem por alcmartin » Sex Jul 06, 2007 12:53 am

cicloneprojekt escreveu:

Se houver de fato um alinhamento político com os americanos a compra se justifica, inclusive uma compra futura de F-35 e determinadas restrições de software serem levantadas. Mas seria muito estranho um governo petista admitir tal coisa.

Abraços,

Heronim

Heronim, dese setembro de 2006 vemacontecendo muita coisa envolvendo oBrasil no campo diplomático, que nós simples mortais não temos acesso por motivos óbvios, o pano de fundo é a economia, e aí até a apoximação chinesa com o Brasil fez muita gente grande do cenário internacionalabrir o olho. F-16 faz parte do jogo, assim comosubmarino , satélite geoestacionário etc. Houvir a opnião debrigadeirop é só formalidade tecnicista. As coisaas todas estão sendodecididas de maneira muito mais "decima para baixo"do que imaginamos.

A FAB simplesmente foi "convencida" de não fazer avaliação em Gripen e Sukhoi, só te digo isso. E por aívc já deduz que o jogo é pesado. Muito mais do que o Saito deve ter imaginado.
Walter

É, aí o cenario fica mais claro...

abs!

Wolfgang
Sênior
Sênior

#615 Mensagem por Wolfgang » Sex Jul 06, 2007 12:54 am

cicloneprojekt escreveu:

Abraços,

Heronim

Heronim, dese setembro de 2006 vemacontecendo muita coisa envolvendo oBrasil no campo diplomático, que nós simples mortais não temos acesso por motivos óbvios, o pano de fundo é a economia, e aí até a apoximação chinesa com o Brasil fez muita gente grande do cenário internacionalabrir o olho. F-16 faz parte do jogo, assim comosubmarino , satélite geoestacionário etc. Houvir a opnião debrigadeirop é só formalidade tecnicista. As coisaas todas estão sendodecididas de maneira muito mais "decima para baixo"do que imaginamos.

A FAB simplesmente foi "convencida" de não fazer avaliação em Gripen e Sukhoi, só te digo isso. E por aívc já deduz que o jogo é pesado. Muito mais do que o Saito deve ter imaginado.

Walter

Tenho orgulho do Japa. Ele está segurando várias broncas, matando no peito e colocando a bola em jogo. Crise aérea, lobby, etc.

Responder