orestespf escreveu:Meus prezados,
Usei o termo "adequação" (adequado) em sentido lato e não strictum.
Já falei muito sobre este assunto, existe muita "hellmanns" por aqui. Nada contra as poderações dos amigos. Mas a situação é bem simples: em tese, quem entende (ou deveria) entender de caças no Brasil é a FAB. Se os caras são tão incompententes assim, imagine nós!!!
Paremos de olhar para o dedão do pé, sejamos mais humildes, menos orgulhos e vaidosos. Vamos "subir" para o topo a fim de exergarmos horizontes mais longínquos.
Deposito confiança na escolha da FAB, não vejo "maracutáia" em nada até agora, até porque nada foi divulgado, só temos especulação mesmo.
O mais interessante é "entendido" achar que tem conhecimento. Na minha terra "entendido" tem outra conotação...
Já disse e repito: por que a FAB descartaria os demais vetores concorrentes? Preço? (Acho que não...) Limitação técnica? (Não sei...) Prazo de entrega? (Muito provavelmente).
O interessante é a FAB desejar o Rafale, ter disponibilidade de verba e não o escolher. Só falta aparecer alguém dizendo que o Lula que escolheu o vetor... rsrsrs E aquele papo do tal "rabo preso" com os franceses? Acabou?? Onde anda aquela turma que defendia essa tese??
Convenhamos... Parece-me difícil acreditar que não querem compreender uma simples frase: "nem sempre o melhor vetor é o mais adequado para um país".
E ainda tem neguinho (e branquinhos. @ C. Mathias) fazendo comparação entre os diferentes "hardwares". Putz! Inacreditável!!!
Para encerrar: em matemática, nem sempre 2 + 2 = 4. Exemplo: quanto são dois morangos + dois cajus??? Não dá para responder!!! Pois só se soma objetos da mesma categoria (morango com morango, caju com caju, etc.).
Sabem qual o motivo? Porque não se compara coisas diferentes!!!!
Espero ter sido mais claro desta vez.
Mui respeitosamente,
Orestes
O Problema caro Orestes,
É que esta tese alegada agora, foi descartada antes, sob alegação que a FAB queria o melhor vetor! Agora, é o melhor pacote que vale, não mais o melhor vetor. Não se trata de entender de caças, mas entender como a FAB muda de opinião a cada 02 anos!!! O duro é isto, e o pior é usar o Chavez como desculpa para ir se vender aos EUA!!!!! Os militares brasileiros não se garantem para enfrentar o Chavez sozinho, é isto que está parecendo. Ou é a desculpa mais esfarrada já contada.
Há muitoooooo tempo atrás no e-grups sobre o F-X, um celebre e-mail de um dos participantes, defendia a tese de que nem sempre o que é melhor para a FAB, é o melhor para o Brasil, dizendo exatamente isto, o melhor pacote pode não ser do melhor vetor. Eu era a favor da tese, mas todo mundo só queria o melhor vetor, e sob esta alegação não se escolhia o M-2000 ou outro caça.
Agora, mudou tudo, este é o problema com a FAB, ela pode até entender de caças, mas não sabe o quer!!!! Aí não tem jeito.
O mesmo se dizia do RFI emitido, pq aceitava caças de categorias diversas, que não se poderia comparar eles de forma objetiva. Mas afinal quem entende de caças é a FAB, mas de RFI, posso garantir, é um desastre!
Tudo que estou fazendo é cobrar coerência e lógica, pq afinal estão gastando os nossos impostos. Como cobrei antes com a possível compra de Helos Russos.
[ ]´s