F-16I (BR?)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
rcolistete
Sênior
Sênior

#421 Mensagem por rcolistete » Qui Jul 05, 2007 12:28 am

cicloneprojekt escreveu: Pode ter certeza que a FAB vai querer ir atrás do Rafale F3 lá para 2012/15. É só conversar com qq Cel Av. Full que será promovido a Brigadeiro daqui a dois anos, e todos falam a mesma coisa. Não querem produto em desenvolvimento. Querem pronto para não se ter problemas.

sds

Walter

Olá Walter,

Meu Deus... (em relação à FAB). O Rafale F3 será entregue a partir de 06/2008, daqui 11-12 meses. Ao todo 59-8=51 Rafales F3 até 01/2012. Se tiver atraso, será de poucos meses. Se a FAB comprasse agora o F3, receberia em alguns anos, quando o F3 estaria todo desenvolvido e debugado. O pós-F3 já é outra coisa, "F3 road map". Mas veja o RBE-2 AESA : troca-se o RBE-2 PESA para AESA em 3 horas, moleza.

Já há protótipos do Rafale F3 testando um monte de coisas... Para mim, o Rafale F2 já estaria ótimo para o Brasil, sendo o upgrade para F3 coisa "simples" (ao contrário de upgrade de F1 para F2/F3).

Abraços,

Roberto

Se esse pessoal quer esperar tanto, é porque querem um Rafale F3 "road map" (RBE-2 ARES, OSF de nova geração, etc).

Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#422 Mensagem por Dieneces » Qui Jul 05, 2007 12:33 am

Brasileiro escreveu:Ok Galera.

Só que tem umas coisinhas básicas que nós ainda não especulamos aqui.

-Quantidade.
-Possibilidade de F-16 usados.
-Preço

Esse caça realmente ficará jóia, se concretizar, teremos os melhores F-16!
Mas não pensem qeu será barato. Meu chute é de não menso que 75/80 milhões por unidade.

abraços]
Vamos ver quem se aproxima mais: US$62,500,000.00 a unidade é o meu lance , tag price.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
amx2000
Avançado
Avançado

#423 Mensagem por amx2000 » Qui Jul 05, 2007 12:41 am

Wolfgang escreveu:
chm0d escreveu:
Bolovo escreveu:
chm0d escreveu:É, so os russos ficam parados no tempo, fala sério né? menos Beraldi.

Olha o exagero. Parados também não, mas não no ritmo norte-americano. Os caras vivem em guerra, compara os gastos militares americanos com o resto do mundo. Só os EUA sozinho são responsáveis 45% de todo esse gasto militar.

Quantidade $$$ nem sempre significa qualidade.

PS: De que origem é o cara que desenvolveu a tecnologia stealth msm?

Abs.

Um russo pensou nisso. Um americano nos anos 70 colocou em prética. Em 2007 nenhum avião russo o fez.
Não se trata de, na teoria, verificar quem é o melhor, mas de constatar a prática.
Quantos disparos de K-172 e quantos de AIM120?

Este negocio de iventar eh relativo, o Santos Dumont inventou o aviao, mas nos nao conseguimos fazer um ate hoje :wink:

Abracos

Imagem
rcolistete
Sênior
Sênior

#424 Mensagem por rcolistete » Qui Jul 05, 2007 12:46 am

orestespf escreveu:Olá Walter,

...

Você foi muito claro, a FAB quer um produto "finalizado" e não em desenvolvimento. O fato do Rafale já estar voando não o coloca como um vetor "completamente maduro". E isto não é uma crítica, longe disso. O caça tem um excelente futuro pela frente, mas por hora não é adequado às necessidades da FAB e esta decidiu não esperar até lá. Mostrou que tem "juizo".

...

Sds,

Orestes

Olá pessoal,

Se a FAB comprasse agora o Rafale F3, para entrega começando em 43 meses (tal como o contrato francês e na média de contratos de outros caças), i.e., em 01/2011 e supondo terminando em 2013. Teríamos nada menos integrado ao Rafale :

- mísseis ar-ar Magic 2, Mica EM e IR, Meteor;
- armamento ar-superfície : Scalp, "bombas guiadas" AASM (GPS, IR, etc, atingindo até 6 alvos separados, até 50 km de distância, perpendiculares à trajetória do caça !), bombas laser Paveway (algumas famílias), AM-39 Exocet, bombas burras, etc.
- casulos designadores laser, mísseis nucleares (para a França), etc.

Boa parte já está operacional agora ou em 2008. Alguns atrasos ocorreram recentemente por causa dos armamentos em si : o AASM da Sagem atrasou a entrega dos lotes além de protótipo, sendo que o Rafale já estava pronto para uso do mesmo. O Scalp está/estava com problemas nos sistemas elaboradores de missão (atrasos), nada a ver com o avião. O canhão (segundo fontes não-oficiais) deu problema de vibração para ataque ao solo, mas foi testado e liberado em Maio de 2007 para tal uso.

Como a FAB usa uma diversidade gigantesca de armamentos ar-ar e ar-superfície modernos (ironia !!!), é... realmente o Rafale F2/F3 hoje não "não é adequado às necssidades da FAB". Aliás, nem Eurofighter, F-22, etc, pois as necessidades atuais são supridas por AT-26 Xavante e no máximo A-29A/B Super Tucano... ;-P

Abraços,

Roberto Colistete Jr.

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#425 Mensagem por Skyway » Qui Jul 05, 2007 12:46 am

Os russos não inventaram a tecnologia stealth, um russo desenvolveu uma equação que anos mais tarde acabou ajudando os americanos a desenhar o F-117. Mas a equação não era dedicada a nenhuma tecnologia stealth.

E o que foi dito está certo, os EUA desenvolvem muito mais tecnologias de guerra e pagam muito mais por isso por que estão em guerra e precisam estar sempre acima.

Os Russos tambem desenvolvem bastante coisa, inventam bastante coisa tambem, mas não tanto quanto os EUA, o que não quer dizer que eles não possam criar armas e sistemas melhores que os EUA. :wink:

AD ASTRA PER ASPERA
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#426 Mensagem por orestespf » Qui Jul 05, 2007 1:23 am

Meus prezados,

Usei o termo "adequação" (adequado) em sentido lato e não strictum.

Já falei muito sobre este assunto, existe muita "hellmanns" por aqui. Nada contra as poderações dos amigos. Mas a situação é bem simples: em tese, quem entende (ou deveria) entender de caças no Brasil é a FAB. Se os caras são tão incompententes assim, imagine nós!!!

Paremos de olhar para o dedão do pé, sejamos mais humildes, menos orgulhos e vaidosos. Vamos "subir" para o topo a fim de exergarmos horizontes mais longínquos.

Deposito confiança na escolha da FAB, não vejo "maracutáia" em nada até agora, até porque nada foi divulgado, só temos especulação mesmo.

O mais interessante é "entendido" achar que tem conhecimento. Na minha terra "entendido" tem outra conotação...

Já disse e repito: por que a FAB descartaria os demais vetores concorrentes? Preço? (Acho que não...) Limitação técnica? (Não sei...) Prazo de entrega? (Muito provavelmente).

O interessante é a FAB desejar o Rafale, ter disponibilidade de verba e não o escolher. Só falta aparecer alguém dizendo que o Lula que escolheu o vetor... rsrsrs E aquele papo do tal "rabo preso" com os franceses? Acabou?? Onde anda aquela turma que defendia essa tese??

Convenhamos... Parece-me difícil acreditar que não querem compreender uma simples frase: "nem sempre o melhor vetor é o mais adequado para um país".

E ainda tem neguinho (e branquinhos. @ C. Mathias) fazendo comparação entre os diferentes "hardwares". Putz! Inacreditável!!!

Para encerrar: em matemática, nem sempre 2 + 2 = 4. Exemplo: quanto são dois morangos + dois cajus??? Não dá para responder!!! Pois só se soma objetos da mesma categoria (morango com morango, caju com caju, etc.).

Sabem qual o motivo? Porque não se compara coisas diferentes!!!!

Espero ter sido mais claro desta vez.

Mui respeitosamente,

Orestes

Carlos Mathias

#427 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jul 05, 2007 1:44 am

E ainda tem neguinho (e branquinhos. @ C. Mathias) fazendo comparação entre os diferentes "hardwares". Putz! Inacreditável!!!

Eu aí incluído. Mas inacreditável mesmo é a elevação deste F-16BR à categoria de semi-deus da caça, assim tão rapidamente. Será bom? Não, será muito bom, ótimo. É o melhor???? Não, mas é o que dá.

rcolistete
Sênior
Sênior

#428 Mensagem por rcolistete » Qui Jul 05, 2007 1:59 am

Carlos Mathias escreveu:

Eu aí incluído. Mas inacreditável mesmo é a elevação deste F-16BR à categoria de semi-deus da caça, assim tão rapidamente. Será bom? Não, será muito bom, ótimo. É o melhor???? Não, mas é o que dá.

Olá Carlos Mathias,

Para quem acha o F-16I o semi-deus da caça, eu sugiro postar em algum fórum europeu (da Air Forces Monthly, por exemplo) um tópico com enquete de quem ganharia em combate aéreo (BVR e WVR), F-16I x : Eurofighter, Rafale, Gripen, Su-30xx, etc. Boa sorte para quem ousar fazer isso :lol: :twisted:

E sobre o radar Elta 2052 : ainda é protótipo e não está operacional em avião algum, segundo eu pesquisei (mas posso estar errado). E esse papo de alcance de mais de 200 km é para que RCS ? 3, 5 ou 10 m^2 ? São "pequenos" detalhes... :wink:

Abraços,

Roberto Colistete Jr.

Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#429 Mensagem por Alitson » Qui Jul 05, 2007 8:05 am

Plinio Jr escreveu:
piratadabaixada escreveu:
Plinio Jr escreveu: A coisa não é bem simples assim e é compreensível a necessidade da FAB, precisa de um vetor pronto, finalizado e para pronta entrega e infelizmente o Rafale não se encontra nesta situação no momento...

Por que não, para defesa aérea está pronto sim, e operacional. E um F16 com novo radar, está pronto ?

Porque tbm, em menos de 04 anos não chegará aqui....

É um risco que infelizmente a FAB optou em correr...a menos que vcs sejam favoraveis a enfrentarem Su-30s com F-5s bugados e Mirage 2000C....

Seria como mandar nossos pilotos para serem alvos aéreos vivos....

Não escrevi isto em lugar algum, digo e repito que um F16Br é mais arriscado que um Rafale F2.

Abraços,

Heronim
[/quote]

Claro que prefiro Rafale, alias, a grande maioria, o problema é se vai existir Brasil até lá, com o doido fazendo compras na Rússia a todo vapor....[/quote]

Segundo algumas pessoas bem informadas, após a assinatura do contrato, que pelo visto não será aberta ao "publico", em 16 meses a 1a unidade tem de estar completamente operacional...

[]s :wink:

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Alitson
Sênior
Sênior

#430 Mensagem por Alitson » Qui Jul 05, 2007 8:09 am

Bolovo escreveu:
luis escreveu:Por sinal, alguem poderia entrar em contato com a FAB, para saber se as aquisições vão demorar, diante do elevado clamor público.
Afinal, do jeito que vai, com o chavito e logo, logo o evito, mostrando os dentes, ninguém mais consegue dormir, diante de tamanha indefinição do governo em assegurar, no mínimo, a nossa reputação como potência regional!
Valeu.

A FAB não vai abrir a boca sobre o assunto até o dia do anuncio de compra.

Ou só vamos ter "Oficialidade" quando os caças chegarem, entende?

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Alitson
Sênior
Sênior

#431 Mensagem por Alitson » Qui Jul 05, 2007 8:10 am

luis escreveu:Mas se vier o F-16, terá que ser em número elevado, talvez 36, para que possa ser distribuído de forma adequada para a proteção de nossas fronteiras, bem como, no caso de necessidade, ter condições adentrar no espaço aéreo do País em conflito sem a necessidade de reabastecimento próximo, senão adeus avião sisterna.
Valeu.

Fala-se que o próximo caça a ser comprado será em algo de 24 à 36 células, mas tem umas coisas nos valores que não batem mesmo...

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Alitson
Sênior
Sênior

#432 Mensagem por Alitson » Qui Jul 05, 2007 8:14 am

Alexandre Beraldi escreveu:UFA, consegui acabar de ler este tópico... impressionante, para cada página que eu avançava, surgiam duas novas!!!

Há pouco a FAB iria comprar mais F-5, dar um upgrade para M e ficar com 80 caças deste tipo...era a idéia...

Agora os caras estão indicando a compra de F-16 padrão I e tem neguinho reclamando? Fala sério !!! Parece que isto aqui virou a Suiça da noite para o dia, para arrotar caviar assim...

Ah, mas o Chaves tem SU-30... Grande m... Os caças são para joguar Super Trunfo, ficar vendo tabelinha, ou combater pilotados por profissionais de alto gabarito? Vocês acham que um piloto de caça da FAB é um mané, que dá para comparar com um venezulano? Fala sério, pessoal, tem gente aqui viajando na hellman's pesado!!!

Há mais a carga alar isso, o tamanho da asa aquilo, a aceleração aquilo outro... P...A QUE PA..IU Vai falar isso para os pilotos de M2000 franceses da Cruzex que estão procurando os F-5M até agora... E a asinha e o motorzinho dele são bem menores e mais fracos que os "super high flying accelerator tabajara" Mirage 2000.... Ou vai falar isso para os pilotos de Mirage argentinos que tomaram uma naba dos Sea Harrier subsônicos !!!

No mais, R-77 equivalente a AIM-120 C7 ????? R-73 equivalente a Python 5 ???? Não mesmo !!!! Antes de um R-73/4 lockar um F-16 já tomou uma chuva de Python 5, se considerarmos só as armas WVR... Capacete monocular russo equivalente Dash 4 , com dados de HUD e NVG integrado ???? Não mesmo....

E para que manobrar 9G e blá, blá, blá se você tem um Dash 4 com um Python 5 IIR acoplado? Para que isso se você vai ter chumbado os caras de AIM-120 C7 bem antes de entrar em WVR???? Para que subir acelerando se o AIM-120 C7 sobe por você? Gente, não é video game, que é feito para nós ficarmos brincando de dog fight.. não é um combate de canhões estilo segunda guerra que o povo fica manobrando para ficar às 6 horas..

Ah, cansei de falar....

Cara, tu foi DEMAIS!!!!!!!!!!! 10!!!!!!!!! PERFEITO!!!!!!!!
:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Abraços... :wink:

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Alitson
Sênior
Sênior

#433 Mensagem por Alitson » Qui Jul 05, 2007 8:16 am

piratadabaixada escreveu:Alexandre,

Questiono sim a compra do F-16, o motivo, a forma e a escolha, principalmente porque o dinheiro é meu, contribuo tanto na minha empresa quanto pessoalmente. Acho uma compra errada, se a incompetência reinou até agora em não comprar nada, tenho de aceitar que comprem o caça errado na hora errada ?

Abraços,

Heronim

É simples, para alguns isso não foi feito de uma hora para outra e sim os israelenses já vinham tocando na ferida da FAB a tempos, a FAB acordou depois de ver o que eles são capazes de fazer. Pena não poder falar mais...

Mesmo assim gente, não hpa nada confirmado, calma, muita calma nessa hora... Já falei e repito, ta com cara que vamos saber quem vem apenas quando chegar voando no BR...

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Alitson
Sênior
Sênior

#434 Mensagem por Alitson » Qui Jul 05, 2007 8:19 am

piratadabaixada escreveu:
Plinio Jr escreveu: Typhoon e Rafale com entrega para 03 anos e Gripen com problemas de alcance e outras melhorias que só serão sanadas para lá de 2010....

O meu preferido é Rafale, mas ter ameaça na vizinhança e 03 anos no mínimo de espera...fica complicado...

Li boa parte dos posts mas não fui muito minunsioso, porque você acredita que a entrega de F-16 novos será em menor tempo ?

Abraços,

Heronim

Qualquer caça a ser escolhido, tem de ser para ontem, simples como 1 + 1 é igual a 2...

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Alitson
Sênior
Sênior

#435 Mensagem por Alitson » Qui Jul 05, 2007 8:23 am

Sniper escreveu:
Carlos Mathias escreveu:E o alcance de detecção????

O mais importante não falou... :lol:

Como se algum dado de alcance "oficial" de radares fosse verdadeiro, vide o Grifo dos Mikes... :roll:

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Responder