FAB inicia preparativos para lançar foguete

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FAB inicia preparativos para lançar foguete

#1 Mensagem por BrasileiroBR » Sáb Jun 30, 2007 4:45 pm

Unidades aéreas, técnicos e peças do VSB-30 já chegaram à base
de Alcântara, no Maranhão, para lançamento previsto para o dia 11 de Julho


Imagem

Ernesto Batista, SÃO LUÍS

As primeiras unidades aéreas, grupos de técnicos e pesquisadores e peças do foguete VSB-30 já estão no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, para a operação Cumã II. Essa será a segunda missão espacial na principal base do País desde 2004. Em 2003, a explosão de um foguete deixou 21 mortos. Anteontem já era possível ver um dos helicópteros Super Puma da Força Aérea Brasileira (FAB), deslocado do Rio para a operação, fazendo vôos entre São Luís e Alcântara.

O foguete será lançado com nove experimentos a bordo, como parte do Programa de Microgravidade da Agência Espacial Brasileira. Com 12 metros de altura e mais de 2 toneladas, o satélite de sondagem foi construído pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) para realizar testes em ambientes de baixa gravidade.

Segundo a FAB, 71 técnicos e engenheiros do IAE, do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), de São José dos Campos, e 13 pesquisadores de universidades brasileiras desembarcaram no CLA para dar início à Cumã II. Militares do Centro de Lançamento de Barreira do Inferno (CLBI), em Natal, também participarão da missão, acompanhando por radar o VSB-30. A primeira tentativa de lançamento será no dia 11, se o tempo permitir.

Os fardos com a maior parte das peças já estão no CLA. O transporte de São José dos Campos para Alcântara foi feito em um cargueiro Lockheed C-130H Hércules, da FAB. Em breve, outras peças e uma equipe de técnicos e engenheiros da Agência Espacial Alemã (DLR-Moraba), responsáveis pela plataforma suborbital que vai acomodar os experimentos levados ao espaço, devem chegar a Alcântara. Outras peças menores também desembarcarão até o início da semana que vem, quando começa a montagem do veículo espacial.

A primeira unidade aérea já opera em Alcântara. Trata-se do 2º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação da FAB, equipado com o helicóptero de transporte Super Puma, que será usado para recuperar a carga útil com os experimentos e como aeronave de evacuação. A única operação bem-sucedida de recuperação da carga de um foguete desde 1998 foi feita por aeronaves desse esquadrão.

O VSB-30 é um foguete de sondagem desenvolvido no IAE a partir de outro foguete brasileiro - o VS-30. Esse será o quarto lançamento do modelo. Os outros ocorreram em novembro de 2004, no CLA, em dezembro de 2005 e em maio de 2006, de bases européias. Segundo o IAE, em todos os casos o desempenho foi perfeito, permitindo uma permanência em ambiente de microgravidade por cerca de seis minutos.

http://www.estado.com.br/editorias/2007 ... 30.6.1.xml




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#2 Mensagem por Brasileiro » Dom Jul 01, 2007 5:08 pm

http://www.cta.br/OPCumaII/midia.html

Belo link, com lindas fotos e vídeos.

O CTA de fato mandou bem com esse foguete. Desde quando ele foi criado, somente ele foi usado em missões de microgravidade, destacando-se como o melhor veículo para este tipo de experiência.

Simples, barato, confiável e acima de tudo eficiente.
Tomara que essa mentalidade se extenda a outros projetos.


abraços]




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#3 Mensagem por Brasileiro » Dom Jul 01, 2007 5:16 pm

Pô...quero trabalhar no CTA também!

Tem até uma gatinha pra dar uns cata rsrsrs... :lol: 8-]


abraços]




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#4 Mensagem por Brasileiro » Sáb Jul 07, 2007 12:22 pm

CTA desenvolve plataforma inercial:

Sistema Dinâmico de Vôo (SDV)

Instituição: Instituto de Estudos Avançados e Instituto de Aeronáutica e Espaço

O Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Organizações Militares subordinadas ao Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), idealizaram o experimento denominado Sistema Dinâmico de Vôo (SDV), desenvolvido em parceria com a empresa Optsensys - Instrumentação Óptica e Eletrônica Ltda.

O SDV é composto de dois sensores de rotação (giroscópios a fibra óptica), instalados com alinhamento segundo o eixo longitudinal (eixo de rolagem) do foguete. Cada um dos giroscópios foi desenvolvido para monitorar uma fase específica do vôo: um para medir as altas rotações que ocorrem durante a subida do foguete, e outro para medir a rotação residual durante a fase do vôo em ambiente de microgravidade.

Pretende-se, com esse vôo sub-orbital, dentre outras coisas, verificar o comportamento dos giroscópios do SDV na presença de acelerações lineares e angulares, somadas a vibrações. Os dados gerados pelo SDV serão comparados com os de giroscópios importados, instalados no sistema de controle do foguete. Num futuro próximo, pretende-se viabilizar uma alternativa nacional para substituir os giroscópios importados por modelos comerciais resultantes desse desenvolvimento do IEAv.

O desenvolvimento do SDV cumpre uma das etapas do projeto SIA (Sistemas de Navegação Inercial para Aplicação Aeroespacial), que tem como executores o IEAv, IAE, ITA e INPE. Este projeto é da Agência Espacial Brasileira (AEB), e é financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) através da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP).



Outros experimentos que voarão no VSB-30:
http://www.cta.br/OPCumaII/experimentos.html

Os preparativos continuam....
http://www.cta.br/OPCumaII/apresentacao.html



abraços]




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#5 Mensagem por Brasileiro » Dom Jul 08, 2007 4:18 pm

Brasil terá protótipo de plataforma inercial para o VLS até 2010. (página 17)
http://www.cgee.org.br/arquivos/rel_cg2006.pdf

AEB lança site da operação Cumã II:
http://www.aeb.gov.br/vsb30/


abraços]




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#6 Mensagem por BrasileiroBR » Qua Jul 11, 2007 12:28 am

é hoje o lançamento!

tomare que de tudo certo!

:wink:




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#7 Mensagem por Brasileiro » Qua Jul 11, 2007 9:45 am

Olá Chará!

O lançamento foi adiado para amanhã devido a um atraso na montagem da carga útil.



abraços]




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#8 Mensagem por Brasileiro » Qui Jul 12, 2007 1:30 pm

Imagem

Foto curiosa...parece um céu invertido...



abraços]




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#9 Mensagem por rodrigo » Qui Jul 12, 2007 2:12 pm

Depois do que aconteceu com o VLS, a nova operação de lançamento deveria chamar-se cunamão.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
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#10 Mensagem por edson_spbr » Qui Jul 12, 2007 4:10 pm

rodrigo escreveu:Depois do que aconteceu com o VLS, a nova operação de lançamento deveria chamar-se cunamão.



ahahahahahaha

Interessante mesmoa foto postada acima!!




O rio atinge seus objetivos, pois aprendeu a contornar seus obstáculos.
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#11 Mensagem por Bolovo » Qui Jul 12, 2007 4:31 pm

Impressão minha ou tem uma caixa no meio do foguete?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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#12 Mensagem por Guilherme » Qui Jul 12, 2007 4:51 pm

Bolovo escreveu:Impressão minha ou tem uma caixa no meio do foguete?


Acho que essa caixa é uma proteção para as entradas por onde o foguete é abastecido, para que elas não fiquem expostas ao vento, chuva, umidade, etc.




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Lançamento do foguete adiado pela segunda vez.

#13 Mensagem por jambockrs » Qui Jul 12, 2007 7:04 pm

Meus prezados:
Lançamento de foguete é adiado, pela segunda vez.
A Agência Espacial Brasileira adiou novamente o lançamento do Veículo de Sondagem Booster (VSB-30), previsto para hoje. O foguete, que sairá do Centro de Lançamento de Alcântara, em São Luís (MA), levará ao espaço nove experimentos científicos, a maioria elaborada por universidades brasileiras.
A agência informou que não conseguiu completar os testes a tempo devido a condições meteorológicas.
fonte: jornal "Zero Hora" 12 jul 2007
Um abraço e até mais...




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#14 Mensagem por LeandroGCard » Qui Jul 12, 2007 7:26 pm

Guilherme escreveu:
Bolovo escreveu:Impressão minha ou tem uma caixa no meio do foguete?


Acho que essa caixa é uma proteção para as entradas por onde o foguete é abastecido, para que elas não fiquem expostas ao vento, chuva, umidade, etc.


Mas, abastecido exatamente com o quê, se é um foguete de combustível sólido? O freon do sistema de guiagem também nunca precisou de proteção. Fiquei realmente curioso.

Leandro G. Card




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Einsamkeit
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#15 Mensagem por Einsamkeit » Qui Jul 12, 2007 7:35 pm

Alguem podia colocar uma ogiva nisso

:lol: :lol: :lol: :lol:




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
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