Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#751 Mensagem por P44 » Qui Jun 28, 2007 12:13 pm

o Soultrain incluiu os encaixotados nos 42.... :mrgreen:




Triste sina ter nascido português 👎
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#752 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Jun 28, 2007 12:24 pm

P44 até agora os F-16 MLU têm sido os F-16 que estavam encaixotados, por isso neste momento devemos ter 26 F-16 operacionais. Acho que já estão a modernizar alguns dos F-16 originais (que nós tinhamos comprado novos nos anos 90).

O Alfa Jet na minha perspectiva não passa de um avião de treino avançado. A capacidade real em combate não vai além de um A-1 Brasileiro sem modernização. 20? Eu dúvido que estejam tantos operacionais. Os aparelhos são divididos pelas duas esquadrilhas, ou seja, de manhã pode estar a voar numa missão de instrução e à tarde pode estar a treinar ataques ao solo. :wink:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

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#753 Mensagem por Fireman Sam » Qui Jun 28, 2007 12:31 pm

Os Alpha-Jets só existem na Esq. 103 "Caracóis" somente na função de treinamento avançado, na FAP já não executam missões operacionais.
E Cabeça comparar um Alpha-Jet com um AMX hehe não tem nada a ver :D




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#754 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Jun 28, 2007 1:01 pm

A nível de capacidades gerais de ataque ao solo? Não têm mais ou menos a mesma capacidade?

A esquadrilha foi desactivada? Tenho que ir ao 9 G's saber das novidades, ando desactualizado... :oops:




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#755 Mensagem por Fireman Sam » Qui Jun 28, 2007 1:08 pm

Mas que esquadrilha é que te referes? :D

O Alpha-Jet é um avião de treinamento avançado com alguma capacidade de ataque ao solo enquanto o AMX é um avião de ataque táctico puro não podem ser comparados




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#756 Mensagem por soultrain » Qui Jun 28, 2007 1:21 pm

Fireman,

A falar de cor (tenho que dar uma pesquisadela), os nossos Alpha-Jet têm sistemas embarcados superiores ao AMX Brasileiros, especialmente os do 1º lote e do 2º.

O Dassault-Dornier Alpha-Jet é um avião ligeiro de apoio aéreo ofensivo e de instrução, mas os nossos são os Alemães, que eram destinados a apoio aéreo ofensivo.

Talvez seja exagero da minha parte o designar como caça bombardeiro.

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#757 Mensagem por soultrain » Qui Jun 28, 2007 1:29 pm

P44 escreveu:o Soultrain incluiu os encaixotados nos 42.... :mrgreen:


Eu disse quantos existiam, não a sua condição :wink: Mas o programa MLU é para as 42 células, não se sabe é se ficamos com todas.

Um bom negócio era vender alguns e dar de brinde as 2 JB e os Puma.

[[]]'s




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#758 Mensagem por Fireman Sam » Qui Jun 28, 2007 1:31 pm

Refiro-me ao conceito do avião, o alpha-jet na minha perspectiva poderia ser comparado ao Xavante mas obviamente mais moderno.




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#759 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Jun 28, 2007 1:36 pm

Dassault/Dornier Alpha-Jet

Motor:

Dois TURBO-FAN LARZAC 04-C20 debitando 3.172 lbs de impulso, cada um.
Dimensões:

Envergadura.................. 9,11 m
Comprimento.................. 12,91 m
Performances:

Velocidade máxima.......... 1.160 Km/h
Alcance maximo.............. 2.600 Km
Autonomia maxima........... 03H00
Tecto de serviço............. 50.000 fts
Distancia de descolagem... 400 m
Distancia de aterragem..... 520 m



O DASSAULT/DORNIER ALPHA-JET é um caça-bombardeiro subsónico, bilugar e que pela sua concepção apresenta características de versatilidade que o tornam particularmente adaptado para a execução de operações de apoio aéreo ofensivo e de apoio às forças de superfície bem como para a instrução avançada em aviões de caça e conversão operacional, podendo utilizar várias configurações de armamento. A forma como esta aeronave está equipada confere grande eficácia no planeamento e execução de missões. O "Head-up-display" permite ao piloto receber a informação necessária de vários sistemas sem ter que desviar a atenção do espaço exterior. Os computadores de Tiro e Navegação são bastante precisos e permitem uma grande flexibilidade na execução das missões de ataque. A utilização do computador "AFA" visa simplificar e concluir com rapidez e eficiência o planeamento de uma missão. Existem ainda, outros equipamentos que visam proporcionar ao tripulante capacidade de sobrevivência em combate. O ALPHA-JET é operado pela Esquadra 103 da Base Aérea de Beja- BA11.


Caça de ataque AMX / A1 - Brasil / Itália

Os AMX brasileiros utilizarão o SCP/01 desenvolvido pela Mectron. Sua propulsão é provida por uma turbina Rolls-Royce Spey Mk807, sem pós-combustão, com 49 KN de empuxo. Pode carregar até 3.500 litros de combustível em seus tanques internos, o que lhe permite um raio de ação de 550 km, com cinco minutos de combate sobre o alvo. Seu alcance pode ser aumentado com o uso de dois tanques externos de 1.100 litros ou pelo reabastecimento em vôo (REVO). Foram fabricadas 136 aeronaves para a AMI e 56 para a FAB. Atualmente nossos AMX passam por um programa de modernização de meia-vida (MLU), para substituição dos principais aviônicos por outros mais avançados, produzidos pela Aeroeletrônica, com tecnologia da israelense Elbit Systems, os mesmos que serão utilizados pelos novos ALX e pelos F-5BR. Testados em combate, os AMX italianos que fizeram parte das forças da OTAN, atuando na Sérvia em 1999, não decepcionaram, apresentando elevada disponibilidade e ótima efetividade nas missões das quais participaram.
Origem: Brasil e Itália

Dimensões comprimento: 13,2 m / envergadura: 9,9 m / altura: 4,5 m
Velocidade - 914 km/h (máxima)
Raio de ação - 890 km (sem reabastecimento)
Peso - 13.000 kg
Motor - Turbina Rolls-Royce Spey Mk 807, com 49 KN de empuxo.
Armamento - Mísseis ar-ar, ar-superfície, bombas e foguetes e dois canhões DEFA, de 30 mm. (FAB)




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#760 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Jun 28, 2007 1:55 pm

Olhando para os números o que me dizem? :wink:




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#761 Mensagem por Copello » Qui Jun 28, 2007 3:19 pm

Desculpe mas essa descrição do AMX está um pouco equivocada, essa aqui está mais correta.

Características
Tripulantes: um
Comprimento: 13,23 m
Envergadura: 8,87 m
Altura: 4,55 m
Peso vazio: 6.730 kg
Peso carregado: 10.750 kg
Peso máximo: 13.000 kg
Motor: um turbofan Rolls-Royce Spey 807
Empuxo: 4994 kgf (11.000 lbf)

Desempenho

Velocidade máxima: 1.020 km/h
Alcance: 3.330 km
Teto de serviço: 13.000 m (42.600 pés)
Razão de ascensão: 10.240 pés/min
Relação empuxo/peso: 0.47

Armamento

1 canhão rotativo de 20 mm M61 Vulcan (aviões italianos) ou
2 canhões de 30 mm DEFA 554 (aviões brasileiros)
2 mísseis ar-ar AIM-9 Sidewinder ou MAA-1 Piranha nos trilhos das pontas das asas
3.800 kg de carga bélica em 5 pontos duros, incluindo bombas de emprego geral e bombas guiadas por laser, mísseis ar-superfície, e foguetes.




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#762 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Jun 28, 2007 4:02 pm

Tirei de uma site Brasileiro... :?

Fui enganado! :lol:




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#763 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Jun 29, 2007 7:21 am

E eu continuo a achar que a FAP para além de ter mais F-16, ou futuramete outros aviões que os substituam para poder ter em certos momentos a supremacia e superioridade aérea, deveria ter oprecaionais uma esquadra composta por 15 aviões de ataque ao solo, tipo AMX ou outros, precindindo-se de se vir um dia a poder comporar helis de ataque

Julgo que assim poderiam ter maior capacidade de intervenção e defesa territorial.

________________



Quanto às comemorações dos 55 anos da FAP, como habitualmente, as bases de Monte Real, Sintra, Montijo, Beja e Lages estarão abertas ao público das 9h às 18 horas, do próximo dia 1 de Julho, onde haverão exposições estáticas, mostra de capacidades, e possibilidade de batismos de voo.




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#764 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jun 29, 2007 7:25 am

E pilotos, onde é que os vais buscar? Aposto que foi por isso é que se acabou com a dita esqudrilha de ataque ao solo ligeira (equipada com os Alfa Jet).




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#765 Mensagem por ferrol » Sex Jun 29, 2007 8:01 am

Rui Elias Maltez escreveu:E eu continuo a achar que a FAP para além de ter mais F-16, ou futuramete outros aviões que os substituam para poder ter em certos momentos a supremacia e superioridade aérea, deveria ter oprecaionais uma esquadra composta por 15 aviões de ataque ao solo, tipo AMX ou outros, precindindo-se de se vir um dia a poder comporar helis de ataque
Pola miña banda, Rui, opino que nunha época na que os nosos países operan con vistas á proxección de tropas no estranxeiro, caso de Portugal co séu futuro LPD, non é preciso obter máis equipo que non se pode proxectar, caso dos F-16 ou os AMX.

Un helo de ataque pode ser operado perfectamente nun LPD en apoio a desembarcos lonxanos da Infantería de Mariña, pero un AMX non. Logo é obvio que o futuro material que merque a FAP deber ser sometido a eses criterios de proxección.

Por outra banda, e dentro dun eido máis técnico, penso que os F-16 poden facer ataques ó solo. Entendo por tanto que mercar AMX sería facer 2 veces o mesmo gasto, mercar os targetting pods dos F-16 e os AMX para face-lo mesmo, ¿non?




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