Dieneces escreveu:Fundamentalmente sunitas e ex-partidários de Saddam Hussein , Sargento , ex-soldados maiormente , etnia que viu seus privilégios caírem após a queda do regime do ditador , fortemente apoiados pela Al-Qaeda .SGT GUERRA escreveu:"Apesar do desejo de muitos oficiais, uma porção significante dos iraquianos não quer a democracia. Para eles, o conflito é dirigido principalmente por ba’atistas leais que querem adquirir uma parte de seu antigo poder sem as algemas limitantes do processo democrático. Qualquer solução que formularmos para a insurgência atual deverá levar isso em consideração. Devemos reconhecer que o Ppartido Ba’ath, proeminente sunita, está desempenhando um papel maior na direção da insurgência e, então, fazer nossos planos de acordo com esse dado.
Em Tal Aafar, sem dúvida isso é a verdade. Nesse lugar, nosso inimigo consiste principalmente de membros do Ppartido Ba’ath que foram treinados como soldados de Saddam e estão preparados para travar uma guerra até que recebam alguma medida do status que perderam. Rixas religiosas, étnicas e sectárias certamente estão complicando a situação, mas a insurgência está sendo travada principalmente pelos antigos ba’atistas. Depois de desaparecer nos fundos, estes homens estimularam desafeição e a divisão no Iraque para satisfazer seus próprios interesses. Éé mais por conveniência do que por convicção religiosa que já adotaram “Allah Hu Akbar” como seu grito de guerra em vez de “Saddam, Saddam.”
Se o problema em Tal Aafar é essencialmente o produto de uma rede cada vez mais bem organizada de membros ba’atistas residentes que operam em cooperação com ba’atistas iraquianos que moram na Síria e em outros lugares, o caminho para frente parece óbvio: formular uma solução que satisfaça suas aspirações, talvez proporcionando-lhes uma porção do poder, enquanto, eficazmente, agir para desmantelar sua rede."
Capitão Travis Patriquin - publicado na Military Review
Obs: Capitão Travis Patriquin serviu nas Forças Especiais no Iraque e foi morto em ação em 2006.
Eu não sei porque até hoje permanece essa ideia que quem esta fazendo a guerra no Iraque são terroristas. Até o exército americano usa o termo "insurgencia".
Olha, não sei, mas acho que os insurgentes estão recebendo grana de muita gente. É bom lembrar que quem tinha grana no Iraque rapou fora antes da guerra.