Super Hornet News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

#61 Mensagem por PRick » Dom Jun 24, 2007 1:39 pm

SH,

É uns dos aviões mais criticatos das FA´s dos EUA, me lembro de um Comandante dos Fuzileiros que esculhambou as características de vôo do avião com carga alar de maior dimensão ou peso.

Agora, quanto a falhas de sistemas, sensores, é algo comum de acontecer com novos desenvolvimentos. :wink:

[ ]´s




luisabs
Avançado
Avançado
Mensagens: 426
Registrado em: Qui Mai 19, 2005 10:29 pm
Agradeceram: 10 vezes

#62 Mensagem por luisabs » Dom Jun 24, 2007 1:39 pm

Uma pergunta bem babaca, coisa de leigo:

Os EUA têm o F15 (biturbina) e o F16! Pelo que eu entendo o F22 e F35 são os sucessores respectivamente. Penso que os F18 A/B/C/D/E/F são para uso naval, é isso? Porque dizem que o A12 poderia operar apenas com F18A/B, e as outras versões?




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#63 Mensagem por Einsamkeit » Dom Jun 24, 2007 1:41 pm

luisabs escreveu:Uma pergunta bem babaca, coisa de leigo:

Os EUA têm o F15 (biturbina) e o F16! Pelo que eu entendo o F22 e F35 são os sucessores respectivamente. Penso que os F18 A/B/C/D/E/F são para uso naval, é isso? Porque dizem que o A12 poderia operar apenas com F18A/B, e as outras versões?


Pelo que parece pode operar até com C/D, Mas E/F nao




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
PRick

#64 Mensagem por PRick » Dom Jun 24, 2007 1:42 pm

luisabs escreveu:Uma pergunta bem babaca, coisa de leigo:

Os EUA têm o F15 (biturbina) e o F16! Pelo que eu entendo o F22 e F35 são os sucessores respectivamente. Penso que os F18 A/B/C/D/E/F são para uso naval, é isso? Porque dizem que o A12 poderia operar apenas com F18A/B, e as outras versões?


Na verdade, o problema é o peso de decolagem, os F-18A, são os mais leves, os F-18C são mais pesados, mas são aviões com as mesma dimensões, ou seja, uma versão melhorada dos F-18A.

Já os F-18E, é um avião novo, derivado dos F-18, mas é muito maior, e tem características de vôos diferentes dos F-18 verdadeiros, o mais correto teria sido classificar os F-18E, com outro nome para evitar esta confusão toda. :wink:

O NAE São Paulo pode operar os F-18A a plena capacidade na catapulta dianteira, e com restrição de peso, na catapulta lateral, o mesmo vale para os F-18C, mas com restrições de peso maiores.

[ ]´s




luisabs
Avançado
Avançado
Mensagens: 426
Registrado em: Qui Mai 19, 2005 10:29 pm
Agradeceram: 10 vezes

#65 Mensagem por luisabs » Dom Jun 24, 2007 1:56 pm

Einsamkeit e PRick, obrigado pelas respostas!




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#66 Mensagem por soultrain » Dom Jun 24, 2007 9:18 pm

O Super Bug vai ter IRST...No Pod de combustivel ventral, que terá menos capacidade.

Em caso de combate não se alivia os Pod's?

Isto não me parece correcto, o SH não é supersónico carregado, pelos vistos tem de levar um Pod ventral sempre, tal a fraca persistencia.

O que se passa que não percebo?

[[]]'s




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#67 Mensagem por Moccelin » Dom Jun 24, 2007 9:46 pm

Desculpem o off-topic... Mas porque o Super Hornet não opera o AIM-54?? Outra dúvida que eu tenho é o motivo de o F-14 não ter sido modernizado, permanecendo em operação até o limite útil das células (à la Mira IIIEBR).




The cake is a lie...
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#68 Mensagem por soultrain » Dom Jun 24, 2007 9:58 pm

vilmarmoccelin,

Isto vai dar polémica, mas aqui vai:

O AIM-54 era um missíl fantástico na sua época, foi pensado para abater grandes bombardeiros soviéticos longe da TF. Sofreu sempre de problemas de fiabilidade e era carissímo de manter, hoje não é válido para nada.

O F-14 (um dos meus caças fetiche) teve uma versão, o Super TomCat( http://www.aerospaceweb.org/question/planes/q0132.shtml ). Mas devido a muita coisa que não se sabe bem a Grumman foi obrigada a destruir todos os moldes de fabricação do Tomcat.

Foi um dos membros desta administração do GW Bush que deu a ordem.

Ainda hoje se discute muito estas decisões, porque deixaram a USNavy sem um verdadeiro caça de superioridade aérea até agora.

[[]]'s




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#69 Mensagem por Dieneces » Dom Jun 24, 2007 10:11 pm

vilmarmoccelin escreveu:Desculpem o off-topic... Mas porque o Super Hornet não opera o AIM-54?? Outra dúvida que eu tenho é o motivo de o F-14 não ter sido modernizado, permanecendo em operação até o limite útil das células (à la Mira IIIEBR).
O AIM-54 até onde sei era míssil talhado para a guerra fria e extremamente caro e complexo de se operar , apesar de possuir qualidades inigualáveis como a possibilidade de abater até mesmo mísseis balísticos . Foi utilizado em combate somente pelo Irã e com sucesso na guerra deste com o Iraque . O F-14 , além de seu custo de operação ser elevadíssimo a US Navy quis concentrar no F-18 missões que eram executadas por ele próprio , pelo F-14 e pelo A-6.




Editado pela última vez por Dieneces em Dom Jun 24, 2007 10:13 pm, em um total de 1 vez.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#70 Mensagem por soultrain » Dom Jun 24, 2007 10:13 pm

Foi utilizado em combate somente pelo Irã


Foi usado em combate pela US-Navy tambem, tem o record de 0 alvos atingidos. Bate aos pontos o Sparow neste quesito ;)

[[]]'s




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#71 Mensagem por Dieneces » Dom Jun 24, 2007 10:19 pm

soultrain escreveu:
Foi utilizado em combate somente pelo Irã


Foi usado em combate pela US-Navy tambem, tem o record de 0 alvos atingidos. Bate aos pontos o Sparow neste quesito ;)

[[]]'s
Não me recordo Soultrain, quando foi ?




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

#72 Mensagem por Penguin » Dom Jun 24, 2007 10:21 pm

soultrain escreveu:O Super Bug vai ter IRST...No Pod de combustivel ventral, que terá menos capacidade.

Em caso de combate não se alivia os Pod's?

Isto não me parece correcto, o SH não é supersónico carregado, pelos vistos tem de levar um Pod ventral sempre, tal a fraca persistencia.

O que se passa que não percebo?

[[]]'s




O Pod Raytheon AN/ASQ-228 ATFLIR nao eh carregado no pylon central e sim em um suporte lateral (menor arrasto):

Imagem

Imagem

ATFLIR

http://www.raytheon.com/products/atflir/

Raytheon’s Advanced Targeting Forward Looking Infrared pod delivers pinpoint accuracy and NoDoubt™ reliability for air-to-air and air-to-ground mission support.

ATFLIR’s unmatched technical advantages enable aviators to perform their missions, in the harshest conditions, with maximum efficiency and security. Its plug-and-play performance allows for easy installation and seamless operation for enhanced interoperability with coalition forces.

Raytheon’s Advanced Targeting FLIR assures mission success by integrating advanced EO and IR sensors with one of the most powerful lasers on the market. ATFLIR can locate and designate targets day or night at ranges exceeding 40 nautical miles and altitudes surpassing 50,000 feet, outperforming comparable targeting systems. As a powerful net-enabler, it can pass tracking and targeting information to other nodes in the networked battlespace with the speed and precision.

Now in full-rate production, fully integrated and flight tested on all F/A-18 models, ATFLIR provides aircrews with unparalleled performance:

A substantial increase in target detection/recognition range
Pinpoint accuracy and assessment from longer standoff ranges
The most advanced laser designation capability
Superior EO/IR imagery
The program's Operational Evaluation was one of the most successful in U.S. Naval aviation history. ATFLIR met or exceeded all of the Navy’s requirements, including effectiveness, survivability, reliability, and maintainability.

The streamlined ATFLIR integrates laser tracking and infrared targeting functions on F/A-18 aircraft into a single compact pod, freeing an air-to-air weapon station for other mission requirements. An IR marker has been inserted and integrated on ATFLIR and will enter production soon.

By incorporating the latest secure technology while allowing for future upgrade and enhancement, ATFLIR ensures continued aerial superiority. ATFLIR is positioned to serve as a critical node in FORCEnet, the fully networked battlespace of the future. Planned enhancements include:

EO camera and laser spot tracker improvements
Detection range increases
Electronics consolidation
Sensor fusion
Automatic target recognition
Truly technologically advanced, ATFLIR EO/IR sensor components utilize a single common optical path and continuous automatic boresight alignment to ensure accurate target coverage and battle-tested sensor-to-shooter tactical mission support.




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#73 Mensagem por soultrain » Dom Jun 24, 2007 10:38 pm

IRST on test for Super Hornet 19/06/07

Lockheed Martin has been selected to supply the infrared search and track (IRST) sensor for the Boeing F/A-18E/F Block 2 Super Hornet. The long-wave IR sensor will be mounted in the nose of the aircraft’s 1,820 litre centre-line fuel tank, reducing capacity to 1,250l but providing passive detection and tracking of airborne targets at long range without taking up an external stores station. A proof-of-concept demonstrator will fly later this year. The US Navy plans to buy 150 IRST sensors for its Super Hornets, with the system scheduled to become operational in 2012-13.

http://www.flightglobal.com/articles/20 ... ornet.html

Este é o escolhido. Não seriam essas fotos de testes?

[[]]'s




Editado pela última vez por soultrain em Dom Jun 24, 2007 10:42 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

#74 Mensagem por Kratos » Dom Jun 24, 2007 10:39 pm

vilmarmoccelin escreveu:Desculpem o off-topic... Mas porque o Super Hornet não opera o AIM-54?? Outra dúvida que eu tenho é o motivo de o F-14 não ter sido modernizado, permanecendo em operação até o limite útil das células (à la Mira IIIEBR).


Idéia do Rumsfeld, ele mecheu os pauzinhos pra aposentar o Tomcat mais cedo e substituílo pelo Hornet.




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#75 Mensagem por soultrain » Dom Jun 24, 2007 10:41 pm

Dieneces escreveu:
soultrain escreveu:
Foi utilizado em combate somente pelo Irã


Foi usado em combate pela US-Navy tambem, tem o record de 0 alvos atingidos. Bate aos pontos o Sparow neste quesito ;)

[[]]'s
Não me recordo Soultrain, quando foi ?


Golfo de Sidra e I guerra do Iraque em duas ocasiões, estas são as debatidas sem muitas certezas se foram e se ouveram mais. Falhanços destes não convêm ser publicitados.

[[]]'s




Responder