Meus prezados:
Operação especial de segurança aérea do Pan começa na próxima semana
sábado, 23 de junho de 2007 - 16:49 - Agência Brasil
A Secretaria Nacional de Segurança Pública inicia na próxima sexta-feira (29) a operação especial de segurança aérea do Rio de Janeiro, visando os Jogos Pan-Americanos. Serão 24 helicópteros e aviões, manejados por cerca de 140 servidores, que farão a vigilância dos locais de competição, das áreas de seu entorno e das rodovias da Região Metropolitana.
A operação especial também contará com o monitoramento do espaço aéreo com o apoio da Aeronáutica. De acordo com o coordenador de Aviação do Pan, coronel Kleber Senisse, mesmo com a operação, o corredor aéreo do Rio de Janeiro continuará funcionando normalmente, o que permitirá o tráfego de aeronaves comerciais e helicópteros que fazem vôos panorâmicos para turistas.
O coronel explicou que espaços aéreos só serão bloqueados para o tráfego se houver problemas em determinadas áreas. "Em qualquer situação em que haja uma necessidade de um emprego reativo da aviação, a Força Aérea, através de seu destacamento de tráfego do Galeão [base aérea] transformará o espaço aéreo conflagrado em uma área proibida, facilitando a operação de segurança pública. Mas, em uma situação normal, toda a comunidade aeronáutica poderá trafegar sem problema algum."
As aeronaves serão usadas basicamente na segurança dos jogos, que acontecem entre os dias 13 e 29 de julho. Apesar disso, o coronel disse que os helicópteros da secretaria poderão ser utilizados em ocorrências criminosas rotineiras do Rio de Janeiro, como o auxílio à polícia fluminense em confrontos com traficantes de drogas, caso o governo do estado requisite.
"Havendo a necessidade de um apoio da aviação, esse apoio será dado, porque, inclusive, o sistema todo aeronáutico está integrado e falando a mesma linguagem. Desde os códigos específicos de denominações de aeronaves e códigos de transponder para serem visualizados nas telas dos radares, até a mecânica operacional que está conjugada", disse o coronel.
De acordo com Senisse, durante as duas semanas que antecederão o Pan, serão feitas operações de rotina e ações simuladas para dar um "ajuste fino" na segurança do espaço aéreo carioca. Das 24 aeronaves compradas pelo governo federal, cinco já estão sendo usadas e as outras 19 devem ser entregues pelos fabricantes até a próxima sexta-feira (29).
Um abraço e até mais...
PAN: Segurança aérea inicia na próxima semana
Moderador: Conselho de Moderação