Turbina pega fogo e avião da Gol faz pouso de emergência
Moderador: Conselho de Moderação
- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Turbina pega fogo e avião da Gol faz pouso de emergência
Meus prezados:
Agencia Estado - 23/5/2007 06:34
Turbina pega fogo e avião da Gol faz pouso de emergência
Cerca de 150 passageiros do vôo 7486 (São Paulo - Montevidéu), que faria escala em Porto Alegre (RS), viveram uma hora de extrema tensão após um Boeing 737 da Gol apresentar problemas na turbina esquerda cinco minutos depois da decolagem, ocorrida às 23h30 desta terça-feira no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos.
Um dos passageiros do vôo era o vocalista Leandro Lehart, ex-integrante do grupo de pagode Art Popular. O músico, que faria um show por volta da 0h30 na capital gaúcha, perdeu o compromisso e teve de voltar para a casa após o avião da Gol realizar um pouso de emergência praticamente no mesmo horário em Cumbica. "Eu pedi uma declaração da empresa área para notificar o que ocorreu, mas eles nada fizeram."
Ainda segundo Leandro, os passageiros só ficaram sabendo do que havia ocorrido com a aeronave depois que o avião pousou em Cumbica, após sobrevoar a cidade de Santos, no litoral paulista, por meia hora, para gastar parte do combustível. Segundo o que foi informado aos passageiros, a turbina esquerda apresentou princípio de incêndio por pelo menos duas vezes. Parte dos passageiros foi transferida para hotéis na região e parte reacomodada em outros vôos.
A empresa área se negou a fornecer qualquer informação à imprensa. Leandro ainda afirmou que um uruguaio foi até o balcão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em Cumbica para registrar queixa do ocorrido e lá teria sido informado que dezenas de pessoas, a maioria moradores da região de Guarulhos, teriam ligado informado que fogo foi visto saindo da aeronave, que passava por uma vistoria e processo de manutenção por volta das 3h desta madrugada na base área de Cumbica.
Um abraço e até mais...
Agencia Estado - 23/5/2007 06:34
Turbina pega fogo e avião da Gol faz pouso de emergência
Cerca de 150 passageiros do vôo 7486 (São Paulo - Montevidéu), que faria escala em Porto Alegre (RS), viveram uma hora de extrema tensão após um Boeing 737 da Gol apresentar problemas na turbina esquerda cinco minutos depois da decolagem, ocorrida às 23h30 desta terça-feira no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos.
Um dos passageiros do vôo era o vocalista Leandro Lehart, ex-integrante do grupo de pagode Art Popular. O músico, que faria um show por volta da 0h30 na capital gaúcha, perdeu o compromisso e teve de voltar para a casa após o avião da Gol realizar um pouso de emergência praticamente no mesmo horário em Cumbica. "Eu pedi uma declaração da empresa área para notificar o que ocorreu, mas eles nada fizeram."
Ainda segundo Leandro, os passageiros só ficaram sabendo do que havia ocorrido com a aeronave depois que o avião pousou em Cumbica, após sobrevoar a cidade de Santos, no litoral paulista, por meia hora, para gastar parte do combustível. Segundo o que foi informado aos passageiros, a turbina esquerda apresentou princípio de incêndio por pelo menos duas vezes. Parte dos passageiros foi transferida para hotéis na região e parte reacomodada em outros vôos.
A empresa área se negou a fornecer qualquer informação à imprensa. Leandro ainda afirmou que um uruguaio foi até o balcão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em Cumbica para registrar queixa do ocorrido e lá teria sido informado que dezenas de pessoas, a maioria moradores da região de Guarulhos, teriam ligado informado que fogo foi visto saindo da aeronave, que passava por uma vistoria e processo de manutenção por volta das 3h desta madrugada na base área de Cumbica.
Um abraço e até mais...
- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Gol: atribuir pane em avião a pássaro foi "precipitado&
Meus prezados:
Gol admite que atribuir pane em avião a pássaro foi "precipitado"
da Folha Online, em Brasília
Em depoimento à CPI do Apagão Aéreo, nesta terça-feira, o presidente da Gol, Constantino Oliveira Júnior, admitiu que a empresa se precipitou ao atribuir a pane em um vôo que ia de São Paulo para Montevidéu (Uruguai) e um pássaro.
O incidente aconteceu no último dia 22. Minutos depois de levantar vôo, o Boeing 737/800 --que realizava o vôo 7486-- teve uma pane em uma das turbinas. Passageiros que estavam no avião relataram ter visto um "enorme fogaréu" e sentido um "forte tranco". O piloto voltou para o aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos (Grande São Paulo), de onde havia partido. Não houve feridos.
No dia seguinte, a Gol explicou o acidente em uma nota, dizendo que o problema havia sido causado por um pássaro e que 'não houve interrupção do funcionamento da turbina, e o pouso em Guarulhos foi feito em condições normais'. Na quinta-feira, o presidente da CPI do Apagão do Senado, Tião Viana (PT-AC), à comissão requerimento de convocação de Constantino Junior.
"É precipitado afirmar que o problema foi provocado pela ingestão de um pássaro naquele momento. Nem sempre o efeito é imediato. Mas a manutenção da aeronave e das turbinas estavam em dia", justificou o presidente da Gol hoje.
A própria Gol divulgou que a pane teria sido provocada pela entrada de um pássaro na turbina. Reportagem publicada pela Folha ouviu técnicos e engenheiros de vôos que atribuem a causa da pane a um "stall de compressor" --termo técnico utilizado para explicar que, com o motor da aeronave em alta potência, ou com pouco menos força e em turbulência a grande altitude, pode haver entradas diferentes de ar nas turbinas.
Um abraço e até mais...
Gol admite que atribuir pane em avião a pássaro foi "precipitado"
da Folha Online, em Brasília
Em depoimento à CPI do Apagão Aéreo, nesta terça-feira, o presidente da Gol, Constantino Oliveira Júnior, admitiu que a empresa se precipitou ao atribuir a pane em um vôo que ia de São Paulo para Montevidéu (Uruguai) e um pássaro.
O incidente aconteceu no último dia 22. Minutos depois de levantar vôo, o Boeing 737/800 --que realizava o vôo 7486-- teve uma pane em uma das turbinas. Passageiros que estavam no avião relataram ter visto um "enorme fogaréu" e sentido um "forte tranco". O piloto voltou para o aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos (Grande São Paulo), de onde havia partido. Não houve feridos.
No dia seguinte, a Gol explicou o acidente em uma nota, dizendo que o problema havia sido causado por um pássaro e que 'não houve interrupção do funcionamento da turbina, e o pouso em Guarulhos foi feito em condições normais'. Na quinta-feira, o presidente da CPI do Apagão do Senado, Tião Viana (PT-AC), à comissão requerimento de convocação de Constantino Junior.
"É precipitado afirmar que o problema foi provocado pela ingestão de um pássaro naquele momento. Nem sempre o efeito é imediato. Mas a manutenção da aeronave e das turbinas estavam em dia", justificou o presidente da Gol hoje.
A própria Gol divulgou que a pane teria sido provocada pela entrada de um pássaro na turbina. Reportagem publicada pela Folha ouviu técnicos e engenheiros de vôos que atribuem a causa da pane a um "stall de compressor" --termo técnico utilizado para explicar que, com o motor da aeronave em alta potência, ou com pouco menos força e em turbulência a grande altitude, pode haver entradas diferentes de ar nas turbinas.
Um abraço e até mais...
- Brigadeiro
- Sênior
- Mensagens: 2138
- Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
- Localização: Porto Velho/RO
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Re: Gol: atribuir pane em avião a pássaro foi "precipit
Ontem eu assisti uma palestra sobre a manutenção da GOL e ele comentou sobre essa ocorrência. O que aconteceu foi mesmo um stall de compressor (o ar não é comprimido de maneira correta, causando um colapso no motor. A forma mais visível de se identificar o stall é uma labareda na saída da turbina). Ao contrário do que disseram por aí, o motor não foi desligado, mas apenas foi feito o procedimento de deixá-lo em IDLE e efetuando o pouso sem nenhuma anormalidade. O motor teve problemas nas paletas do compressor e teve que ser trocado, mas no dia seguinte estava singrando os ares sem nenhum problema...
Eu acho engraçado quando um passageiro descreve uma situação dessas... Tudo pega fogo ou cheira fumaça. O avião pode voltar por problemas hidráulicos, mas pra maioria estava cheirando a fumaça.
Até mais!
Eu acho engraçado quando um passageiro descreve uma situação dessas... Tudo pega fogo ou cheira fumaça. O avião pode voltar por problemas hidráulicos, mas pra maioria estava cheirando a fumaça.
Até mais!
Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Um Pássaro na Turbina:
http://www.youtube.com/watch?v=6ya5WEFpsVc
Um Stall de Compressor:
http://www.youtube.com/watch?v=AE_fepe3O-o
http://www.youtube.com/watch?v=6ya5WEFpsVc
Um Stall de Compressor:
http://www.youtube.com/watch?v=AE_fepe3O-o
AD ASTRA PER ASPERA
-
- Sênior
- Mensagens: 3249
- Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
O estol de compressor provoca um estrondo, seguido de uma labareda, na turbina. Como a turbina ficou "molhada", logo após uma ignição provoca essa labareda que o povo leigo em geral acha que é explosão, fogo,etc...
Comparando a grosso modo, é como quando aqueles carros desregulados dão aqueles "tiros" e que se vê fogo no escapamento...
Comparando a grosso modo, é como quando aqueles carros desregulados dão aqueles "tiros" e que se vê fogo no escapamento...
- VICTOR
- Sênior
- Mensagens: 4238
- Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
- Localização: Curitiba
- Agradeceu: 3 vezes
Skyway escreveu:Um Pássaro na Turbina:
http://www.youtube.com/watch?v=6ya5WEFpsVc
Foda esse vídeo, hein, recomendo
- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Meus prezados:
Um amigo meu estava neste vôo. Relata que durante o tempo que a aeronave orbitou sobre Santos, para aliviar combustível, houve um silêncio mortal a bordo. Ninguém dizia uma palavra!
Ao pousar, o comandante foi vivamente aplaudido. Ouviram-se louvores a Deus e houve até um louvor a Jeová!
Passado alguns dias, meu amigo recebe a seguinte carta da GOL:
"Ilmo.(a)
Sr. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Caro (a) Sr. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Inicialmente, agradecemos por tê-lo como nosso cliente.
Lamentamos os transtornos experimentados pelo senhor (a) quando viajava conosco no vôo 7486, de 22 de maio de 2007, que sofreu um incidente após decolar do aeroporto de Cumbica - Guarulhos, retornando ao aeroporto após a turbina do lado esquerdo apresentar um stoll de compressor, devido à provável ingestão de um corpo estranho em algum momento da operação do motor chamas no escape da turbina são observadas em ocorrências deste tipo.
A aeronave, um novo Boeing 737-800, número de série 32359, foi entregue em 14 de janeiro de 2002 à GOL. Todas as inspeções preventivas periódicas da turbina foram realizadas pela GOL e estavam rigorosamente em dia. O motor do avião, com 18.900 ciclos, é original de fábrica e não
havia recebido nenhuma manutenção de restauração, por ser novo. Manutenções de restauração, quando necessárias, são realizadas por empresas homologadas com as quais a GOL mantém contrato no Brasil e no exterior.
Informamos que a Gol está enviando a turbina para uma das empresas homologadas no exterior para as avaliações e reparos necessários, e dentro de 90 dias receberá laudo técnico do ocorrido.
O piloto e a tripulação seguiram todos os procedimentos exigidos no manual, não houve interrupção do funcionamento da turbina e o pouso no Aeroporto de Cumbica foi realizado em condições normais.
Felizmente, nenhum passageiro ou tripulante ficou ferido, e pudemos efetuar o desembarque dos passageiros com segurança. Devido à necessidade de manutenção da aeronave, alguns passageiros foram acomodados em hotel e / ou seguiram viagem em outros vôos. Para os que desistiram do embarque, oferecemos o reembolso integral do valor pago à Companhia
Nossa intenção, em todos os momentos, foi atendê-lo da melhor forma e mobilizar todos os recursos disponíveis para minimizar os inconvenientes ao senhor (a) e aos demais passageiros.
Estamos à disposição para ouvir sua opinião, caso queira entrar em contato conosco.
Nosso telefone de contato é o 0800 280 0465 ou ainda se preferir, poderá enviar um e-mail para faleconosco@golnaweb.com.br.
Atenciosamente,
Tarcísio Gargioni
Vice-presidente de Marketing e Serviços.
Gol Transportes Aéreos."
Um abraço e até mais...
Um amigo meu estava neste vôo. Relata que durante o tempo que a aeronave orbitou sobre Santos, para aliviar combustível, houve um silêncio mortal a bordo. Ninguém dizia uma palavra!
Ao pousar, o comandante foi vivamente aplaudido. Ouviram-se louvores a Deus e houve até um louvor a Jeová!
Passado alguns dias, meu amigo recebe a seguinte carta da GOL:
"Ilmo.(a)
Sr. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Caro (a) Sr. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Inicialmente, agradecemos por tê-lo como nosso cliente.
Lamentamos os transtornos experimentados pelo senhor (a) quando viajava conosco no vôo 7486, de 22 de maio de 2007, que sofreu um incidente após decolar do aeroporto de Cumbica - Guarulhos, retornando ao aeroporto após a turbina do lado esquerdo apresentar um stoll de compressor, devido à provável ingestão de um corpo estranho em algum momento da operação do motor chamas no escape da turbina são observadas em ocorrências deste tipo.
A aeronave, um novo Boeing 737-800, número de série 32359, foi entregue em 14 de janeiro de 2002 à GOL. Todas as inspeções preventivas periódicas da turbina foram realizadas pela GOL e estavam rigorosamente em dia. O motor do avião, com 18.900 ciclos, é original de fábrica e não
havia recebido nenhuma manutenção de restauração, por ser novo. Manutenções de restauração, quando necessárias, são realizadas por empresas homologadas com as quais a GOL mantém contrato no Brasil e no exterior.
Informamos que a Gol está enviando a turbina para uma das empresas homologadas no exterior para as avaliações e reparos necessários, e dentro de 90 dias receberá laudo técnico do ocorrido.
O piloto e a tripulação seguiram todos os procedimentos exigidos no manual, não houve interrupção do funcionamento da turbina e o pouso no Aeroporto de Cumbica foi realizado em condições normais.
Felizmente, nenhum passageiro ou tripulante ficou ferido, e pudemos efetuar o desembarque dos passageiros com segurança. Devido à necessidade de manutenção da aeronave, alguns passageiros foram acomodados em hotel e / ou seguiram viagem em outros vôos. Para os que desistiram do embarque, oferecemos o reembolso integral do valor pago à Companhia
Nossa intenção, em todos os momentos, foi atendê-lo da melhor forma e mobilizar todos os recursos disponíveis para minimizar os inconvenientes ao senhor (a) e aos demais passageiros.
Estamos à disposição para ouvir sua opinião, caso queira entrar em contato conosco.
Nosso telefone de contato é o 0800 280 0465 ou ainda se preferir, poderá enviar um e-mail para faleconosco@golnaweb.com.br.
Atenciosamente,
Tarcísio Gargioni
Vice-presidente de Marketing e Serviços.
Gol Transportes Aéreos."
Um abraço e até mais...
- Brigadeiro
- Sênior
- Mensagens: 2138
- Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
- Localização: Porto Velho/RO
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 12 vezes