CINDACTA I: solucionado problema de atrasos nos vôos

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

CINDACTA I: solucionado problema de atrasos nos vôos

#1 Mensagem por jambockrs » Qua Jun 20, 2007 12:11 am

Meus prezados
O Cindacta-I (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) determinou o fechamento do aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, no início da noite desta terça-feira.
De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero (estatal que administra os aeroportos), somente as chegadas estão autorizadas. A determinação do Cindacta partiu das 18h30, sem justificativas.
Desde então, nenhuma aeronave decolou do aeroporto. Segundo a Infraero, as companhias aéreas avisaram os passageiros do terminal e até as 19h10 não foi registrado tumulto.
Não há previsão para o retorno das operações de decolagem no aeroporto. A Infraero não informou quantas decolagens estavam programadas para esta noite no Tom Jobim.
Em todos os aeroportos do país, até as 18h30 desta terça-feira, 12,7% dos vôos programados registraram atrasos.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 5676.shtml
Controle volta ao normal após troca de monitores
terça-feira, 19 de junho de 2007 - 23:38 - Terra
O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, informou que todos os consoles do Cindacta 1, de Brasília, estão em perfeita operação após a troca de dois monitores. As operações já foram retomadas. Segundo ele, é preciso mais algum tempo para resolver os problemas de atrasos nos vôos. No início da noite, os controladores de vôo do centro do País tiveram de realizar uma operação de seqüenciamento de vôos (intervalos de 30 em 30 minutos entre pousos e decolagens) por causa de problemas técnicos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado da situação.
Segundo informações da Globonews, a Aeronáutica teria informado que os controladores do Cindacta 1 estariam realizando uma operação-padrão. A primeira informação dava conta de uma pane nos radares do centro de controle.
Segundo pessoas ligadas ao setor aéreo, a Força Aérea Brasileira (FAB) suspeita da versão dos problemas técnicos. Para a FAB, as falhas não seriam suficientes para impedir o controle de tráfego. Uma nova investigação deverá ser aberta nos próximos dias para apurar se houve sabotagem nos equipamentos.
Confira a íntegra da nota da Aeronáutica sobre o problema:
"Hoje, por volta das 17h, controladores do Cindacta 1, em Brasília, que atuam no controle do tráfego aéreo do setor São Paulo, apresentaram a observação de que duas telas dos monitores de trabalho (consoles) não estariam apresentando condições ideais de operação.
Imediatamente, a Divisão Técnica do Cindacta I foi acionada para avaliações, e mesmo entendendo que as consoles podiam continuar sendo empregadas, optou por efetuar a troca dos equipamentos, o que solucionou a questão, permitindo o retorno dos operadores às posições e a retomada das operações dentro da normalidade.
Este evento ocasionou a necessidade temporária de implementar controle de fluxo de tráfego para resguardar a segurança, ou seja, o controle passou a ser exercido dando-se maior espaçamento entre as aeronaves."
Um abraço e até mais...




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Responder