Avaria computadores corta comunicação entre ISS e Moscovo
Uma avaria sem precedentes interrompeu esta quinta-feira as comunicações entre o centro de controlo espacial de Moscovo e o computador central da Estação Espacial Internacional, aparelho vital para o fornecimento de oxigénio e de água da nave.
«Ocorreu um problema durante a noite de quarta para quinta-feira nos computadores», afirmou à AFP Bill Jeffs, do Centro Espacial de Houston, no Texas.
Além de controlar o oxigénio e a eliminação do dióxido de carbono (CO2) do ar respirado pelos astronautas, o sistema informático russo a bordo da Estação tem o papel fundamental de manter a estabilidade orbital do ISS.
Para os Russos os problemas de comunicação devem-se a numa nova antena solar que foi colocada terça-feira pela equipa americana.
«Os especialistas russos consideram que a nova antena instalada pelo astronautas do Atlantis pode estar na origem do problema», declarou em Mosocovo Irina Gomeniouk, porta-voz da sociedade russa Energuia.
Esta «nova potente fonte de energia causou uma interferência no sistema dos elementos sensíveis dos sistemas» a bordo dos segmentos russo e americano da estação, nomeadamente o sistema de aprovisionamento eléctrico, explicou a porta-voz, citada pela agência Itar-Tass.
As comunicações foram restabelecidas na manhã de hoje, segundo afirmou Bill Jeffs.
A norte-americana Holly Ridings, directora de voo da ISS, afirmou à cadeia televisiva na NASA que os engenheiros russos tinham «trabalhado durante toda a noite» e «conseguiram restabelecer as comunicações com o computador central a bordo do módulo russo da ISS».
«Continuamos à procura da origem da avaria», acrescentou Holly Ridings, afirmando que os centros de controlo da NASA em Houston e russo em Moscovo estão a trabalhar em conjunto para resolver este problema.
Esta falha levou a NASA a pensar que o vaivém Atlantis teria de regressar mais cedo à Terra, com os seus sete elementos da equipa, e tendo de se proceder à evacuação de três elementos da equipa da ISS, dois russos e um norte-americano.
Antes da falha do computador central russo da Estação, os três computadores russos que controlam o sistema de motores orbitais da ISS tinham deixado de funcionar.
Estes motores corrigem a orientação da Estação quando os giroscópios não podem, sozinhos, assegurar esta função. Permitem também que sejam feitas as manobras para atracar e evitam as colisões com escombros no espaço.
Para compensar a perda de controlo destes motores, a NASA utilizou os do vaivém Atlantis, que está atracado à Estação desde domingo. A Atlantis tem carburante suficiente para manter a ISS na posição correcta durante vários dias.
Por seu lado, os computadores americanos na Estação asseguram o funcionamento dos giroscópios.
O oxigénio na Estação é produzido por uma máquina russa, e quando esta se desliga, ou avaria, a ISS tem uma reserva de 56 dias.
Diário Digital / Lusa
14-06-2007 20:07:00
Avaria computadores corta comunicação entre ISS e Moscovo
Moderador: Conselho de Moderação
- soultrain
- Sênior
- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal