Força Aérea Portuguesa (FAP)
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
É.
Eles chegaram em padrão escuro, como vinham da Holanda, mas este já será o definitivo, com as cores da Cruz de Cristo e a bandeira em alta visiblidade.
Soultrain:
Quanto a esse hangar, eu duvido que os actuais militares que estão hoje na base saibam o que os alemães lá andaram a fazer.
Mas para a construção de um avião, duvido, porque aquilo não era uma fábrica estilo OGMA.
Poderia ser para manter uma pequena base operativa para manutenção dos cerca de 50 Dassault Alpha-Jet que tiveram lá, e eventualmente para guardarem munições para os treinos que fazam no campo de tiro de Alcochete.
Ou será lá que estão hoje guardados os Puma's?
Reparou se estava algum cá fora?
Eles chegaram em padrão escuro, como vinham da Holanda, mas este já será o definitivo, com as cores da Cruz de Cristo e a bandeira em alta visiblidade.
Soultrain:
Quanto a esse hangar, eu duvido que os actuais militares que estão hoje na base saibam o que os alemães lá andaram a fazer.
Mas para a construção de um avião, duvido, porque aquilo não era uma fábrica estilo OGMA.
Poderia ser para manter uma pequena base operativa para manutenção dos cerca de 50 Dassault Alpha-Jet que tiveram lá, e eventualmente para guardarem munições para os treinos que fazam no campo de tiro de Alcochete.
Ou será lá que estão hoje guardados os Puma's?
Reparou se estava algum cá fora?
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
OS 55 ANOS DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA
__________________________
Asas de Portugal comemoram 30 Anos
29-05-2007 / http://www.emfa.pt/www/noticias/
Os Asas de Portugal comemoraram 30 anos de acrobacias nos dias 25 e 26 de Maio de 2007, na Base Aérea de Beja, BA11. Renascidos em 2005, na Esquadra 103, a nova Patrulha constituída pelo Capitão Sérgio Estrela e Capitão Agostinho Rocha, ambos com mais de mil horas de voo em ALPHA JET, assumiram as novas funções este ano.
O Speaker é o Tenente Ricardo Ribeiro e como supervisor de voo, o Capitão Paulo Videira. Os Asas contam ainda com uma equipa de manutenção multidisciplinar composta por um oficial, dois sargentos e cinco praças.
As comemorações passaram pelo lançamento do relógio Asas de Portugal, por uma exposição estática de ALPHA JET, apresentação de filmes e pelo encontro dos Asas de Portugal.
A Patrulha Asas de Portugal tem divulgado a imagem da Força Aérea Portuguesa ao longo de 30 anos e é conhecida como uma das melhores patrulhas de acrobacias do mundo. Em 2005, os Asas passaram por Espanha, Suíça e Holanda.
A próxima paragem será na Finlândia, em Junho de 2007.
Não querendo estragar a festa, mas se repararem no cartaz comemorativo, verão lá algo como:
Para mais informações, consulte o site:
http://www.forçaaérea.pt.
O mal não é só o facto da morada estar com assento no "é" e com cedilha, mas que carregando nesse link, com o cuidado de não colocar o assento e a cedilha, ele remete-nos automáticamente para o ususal http://www.emfa.pt
E já agora, a imagem do mês de Julho, um Beechcraft AT-11, integrado no Museu do Ar:
Foto: Mário Diniz
- AlphaFalcon
- Novato
- Mensagens: 6
- Registrado em: Dom Out 30, 2005 9:49 am
Boas
Esse tal hangar é chamado pelos militares da BA11 de "fábrica", pois era lá que os alemães iriam construir construir um avião, não me perguntem qual era que não sei.
Os Puma não estão na "fábrica" mas sim nos antigos hangares da 301 que em breve serão ocupados pela 601.
Esse tal hangar é chamado pelos militares da BA11 de "fábrica", pois era lá que os alemães iriam construir construir um avião, não me perguntem qual era que não sei.
Os Puma não estão na "fábrica" mas sim nos antigos hangares da 301 que em breve serão ocupados pela 601.
Ex Mero Motu
CUMPRIR ALÉM DO DEVER
COM MILITAR ENGENHO E SÚTIL ARTE
CUMPRIR ALÉM DO DEVER
COM MILITAR ENGENHO E SÚTIL ARTE
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
No 55º Aniversário da Força Aérea Portuguesa, que sete ano se cetrará em Beja (BA nº 11), é este o programa das actividades:
Um AluetteIII, operado pela esquadra 552 "Zangões", que está estacionada na BA nº 11.
.: Programa do 55º Aniversário da Força Aérea :.
.: "55 Anos a fazer voar Portugal" :.
Reportagem RP/ Rádio Lajes
.: Vídeo-reportagem sobre o aniversário da Força Aérea :.
.: Monumento evoca gosto e vontade de voar :.
.: Passatempo FAP/SIC - Voar em F-16 :.
.: Passatempo FAP / CORREIO ALENTEJO: Voar em ALOUETTE III :.
.: Passatempo FAP / RÁDIO PAX: Voar em ALPHA-JET :.
.: Passatempo FAP / RÁDIO VOZ DA PLANÍCIE: Voar em ALPHA-JET :.
.: Passatempo FAP / TV BEJA: Voar em EPSILON :.
.: Passatempo FAP / Rádio Liz: voar em C-212 AVIOCAR :.
.: Spot Rádio Lajes - Programa do 55º Aniversário da Força Aérea :.
.: Rádio Lajes acompanha Aniversário da Força Aérea em Beja :.
Um AluetteIII, operado pela esquadra 552 "Zangões", que está estacionada na BA nº 11.
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
AlphaFalcon:
Qual é a esquadra 601 que irá para lá? A dos P-3?
Mas não era para irem para a Base de Manobra de Ovar?
Eu li que no Montijo ficariam apenas os helis EH-101, os novos C-295 e os C-130H, e que os P-3 iriam para Ovar.
Já houve mudanças?
Os Puma não estão na "fábrica" mas sim nos antigos hangares da 301 que em breve serão ocupados pela 601.
Qual é a esquadra 601 que irá para lá? A dos P-3?
Mas não era para irem para a Base de Manobra de Ovar?
Eu li que no Montijo ficariam apenas os helis EH-101, os novos C-295 e os C-130H, e que os P-3 iriam para Ovar.
Já houve mudanças?
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55265
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2753 vezes
- Agradeceram: 2435 vezes
- Fireman Sam
- Júnior
- Mensagens: 111
- Registrado em: Sex Ago 25, 2006 1:01 pm
- Localização: Portugal
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Grandes novidades.
E na BA nº 1, fica apenas a frota da Academia, certo?
Obrigado, Fireman Sam.
P44:
Julgo que nos Açores apenas se mantêm agora os EH-101, e os Aviocar que lá estavam e o que estava no Porto Santo regressaram para Sintra e acho que se integraram (que alguem me corrija se estiver enganado) nas esquadras que lá estão, a 401 e 502 (nesta esquadra, a 502, também estão integrados os FTB Cessna), os "puxa-empurra".
E na BA nº 1, fica apenas a frota da Academia, certo?
Obrigado, Fireman Sam.
P44:
então desativaram "temporariamente" os Albatrozes, Esq. 711
Julgo que nos Açores apenas se mantêm agora os EH-101, e os Aviocar que lá estavam e o que estava no Porto Santo regressaram para Sintra e acho que se integraram (que alguem me corrija se estiver enganado) nas esquadras que lá estão, a 401 e 502 (nesta esquadra, a 502, também estão integrados os FTB Cessna), os "puxa-empurra".
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55265
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2753 vezes
- Agradeceram: 2435 vezes
- Fireman Sam
- Júnior
- Mensagens: 111
- Registrado em: Sex Ago 25, 2006 1:01 pm
- Localização: Portugal
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
P44:
Quando foi assinado o contrato, foi definido que o 1º avião seria entregue num prazo máximo de 18 meses após aprovação do contrato pelo Tribunal de Contas.
Este já o fez há uns meses, mas já este ano.
Ou seja, para o ano que vem teremos o 1º C-295, e talvez uma segunda unidade.
Depois, li, e achei estranho, mas estava lá, que seriam entregeus 2 avões por ano, o que a ser verdade atira o programa para que o último dos 12 seja entregue em 2014, ou seja, 7 anos depois do 1º
Entretanto também já li mais recentemente que o ritmo de entrega dos aparelhos poderia ser antecipado, uma vez que o negócio da venda destes aparelhos para a Venezuela se gorou dada as as reservas de Washington a esse negócio, e a CASA teria sondado Portugal sobre isso.
Mas agora depende do Min. da Finanças, e do combate ao défice, e nada mais soube de novidades.
Quando foi assinado o contrato, foi definido que o 1º avião seria entregue num prazo máximo de 18 meses após aprovação do contrato pelo Tribunal de Contas.
Este já o fez há uns meses, mas já este ano.
Ou seja, para o ano que vem teremos o 1º C-295, e talvez uma segunda unidade.
Depois, li, e achei estranho, mas estava lá, que seriam entregeus 2 avões por ano, o que a ser verdade atira o programa para que o último dos 12 seja entregue em 2014, ou seja, 7 anos depois do 1º
Entretanto também já li mais recentemente que o ritmo de entrega dos aparelhos poderia ser antecipado, uma vez que o negócio da venda destes aparelhos para a Venezuela se gorou dada as as reservas de Washington a esse negócio, e a CASA teria sondado Portugal sobre isso.
Mas agora depende do Min. da Finanças, e do combate ao défice, e nada mais soube de novidades.
- manuel.liste
- Sênior
- Mensagens: 4056
- Registrado em: Seg Set 12, 2005 11:25 am
- Localização: Vigo - Espanha
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 8 vezes
Depois, li, e achei estranho, mas estava lá, que seriam entregeus 2 avões por ano, o que a ser verdade atira o programa para que o último dos 12 seja entregue em 2014, ou seja, 7 anos depois do 1º
¿Estás seguro de que serán entregados dos al año? No dice eso la siguiente noticia:
http://dn.sapo.pt/2006/01/21/nacional/n ... a_che.html
No veo el mal de haber comprado el C-295, cuando la OGMA participa en su fabricación. ¿No era eso lo que querían?
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Pois Manuel, pelos vistos, há várias versões.
Na TV, no dia da assinatura referiram que seriam 2 por ano, mas pode ter sido engano do jornalista que quereria dizer de 2 em 2 meses.
De faco achei estranho o lento ritmo de entrega.
Oxalá que o JN esteja certo, mas já estamos em Junho e nada se ouve falar da chegada dos C-295, menos que na BA º 6, onde ficarão já começaram as obras de adaptação para que eles lá estacionem, e por isso os desactivados SA-330Puma foram para um hangar em Beja.
A Espanha não os quer comprar?
Na TV, no dia da assinatura referiram que seriam 2 por ano, mas pode ter sido engano do jornalista que quereria dizer de 2 em 2 meses.
De faco achei estranho o lento ritmo de entrega.
Oxalá que o JN esteja certo, mas já estamos em Junho e nada se ouve falar da chegada dos C-295, menos que na BA º 6, onde ficarão já começaram as obras de adaptação para que eles lá estacionem, e por isso os desactivados SA-330Puma foram para um hangar em Beja.
A Espanha não os quer comprar?
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55265
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2753 vezes
- Agradeceram: 2435 vezes
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato: