Incoerencia Em Portugal?

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Duarte
Júnior
Júnior
Mensagens: 50
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 5:46 pm

#121 Mensagem por Duarte » Ter Jun 12, 2007 8:46 am

Rui Elias Maltez escreveu:Duarte:

Eu nunca chamo nomes a ninguem


Não era a si que me referia.

Rui Elias Maltez escreveu:Mas continuo sem perceber o que é qe as FP-25 tiveram a ver com o 25 de Abril ou com, a descolonização ou com o que têm a ver com o que se tem estado a escrever.


Eu não disse que as FP-25 estavam directamente relacionadoas com o 25 de Abril, pois distanciam-se deste no tempo, mas foram o produto dos elementos mais extremistas da "revolução". Apenas me referi a esta organização como uma das muitas causas, do atraso económico do país.


as estúpidas nacionalizações, a incrível instabilidade, as perseguições políticas, o terrorismo das FP-25, a entrega de bandeja ao comunismo do ultramar (e todo o seu potencial económico!), de Angola especialmente, em condições completamente desfavoráveis ao país, é que são as razões bem fortes do nosso atraso.


Se ainda não compreende o contexto da minha afirmação, posso pedir ao Cabeça de Martelo para repetí-lo D E V A G A R I N H O... :wink:




DITOSA PÁTRIA MINHA AMADA
Duarte
Júnior
Júnior
Mensagens: 50
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 5:46 pm

#122 Mensagem por Duarte » Ter Jun 12, 2007 8:55 am

P44 escreveu:pelos vistos parece que a Democracia não se enfia garganta abaixo com uma vara , ao exemplo do Iraque... :roll:


Então quer dizer que não se cria democracia com accções militares? :lol:

e o 25 de Abril foi...?


Portanto, se nem as grandes potencias coloniais , que há altura das SUAS descolonizações eram democracias, conseguiram que as suas colonias o fossem, muito menos estou a ver Portugal a fazê-lo, nem no tempo da ditadura nem na confusão pós-revolucionária....


Não há muitas democracias em Africa porque as super potências nunca o permitiram. Dá mais jeito um ditadura. Mas isto não é desculpa para negar os direitos humanos dos povos Africanos.


nós nem a nós mesmos nos sabemos governar (isto desde os tempos do Império Romano), quanto mais governar os outros... :roll: :oops:


Mas fizemo-lo durante séculos.. :roll: Veio a Abrilada e sofremos uma amnésia colectiva?..




DITOSA PÁTRIA MINHA AMADA
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#123 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Jun 12, 2007 10:05 am

E quer dizer que os direitos humanos dos povos africanos eram respeitados durante o periodo colonial?




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

#124 Mensagem por P44 » Ter Jun 12, 2007 10:13 am

Rui Elias Maltez escreveu:E quer dizer que os direitos humanos dos povos africanos eram respeitados durante o periodo colonial?


então não... :roll:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#125 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Jun 12, 2007 10:25 am

O colega Duarte não deve saber o que aconteceu na baixa do Cassange nos anos 50, ainda antes do eclodir da guerra.

Procure investigar e tire as suas conclusões. :wink:




Imagem
Duarte
Júnior
Júnior
Mensagens: 50
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 5:46 pm

#126 Mensagem por Duarte » Ter Jun 12, 2007 11:02 am

Rui Elias Maltez escreveu:O colega Duarte não deve saber o que aconteceu na baixa do Cassange nos anos 50, ainda antes do eclodir da guerra.

Procure investigar e tire as suas conclusões. :wink:


O que eu realmente gostava de saber é porque apontam sempre o que aconteceu antes, quando MUITO PIOR aconteceu DEPOIS (e por culpa directa e indirecta) do 25 de Abril. É esta dualidade que não compreendo. Pode continuar a fazer rodeios, mas a questão será sempre a mesma..




DITOSA PÁTRIA MINHA AMADA
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#127 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Jun 12, 2007 11:07 am

Não percebi, Duarte:

Antes era mau, depois foi mau, mas foi da responsabilidade deles.

O que conta é o que os portugueses fizeram nos colónias quando administravam aquilo, sob ocupação militar e administrativa.

(Quando souber o que se passou lá no Cassange, diga)

Se depois da independencia eles não se entenderam, muito por culpa de se deixarem ser peões de uma guera-fria que esteve em curso até aos anos 90, já não é da nossa responsablidade.

Ou acha que é?

Teremos que ser paternalistas perante eles?




Imagem
Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#128 Mensagem por pt » Ter Jun 12, 2007 11:35 am

Nada do que os portugueses possam ter feito em Angola em Moçambique ou na Guiné, se aproxima nem de perto nem del longe com o morticinio, e a orgia de sangue que se seguiu à saída dos portugueses. Não é preciso ser muito arguto para entender isso.

Os crimes de uns não justificam os crimes dos outros.
A verdade é que o nível de violência durante o periodo colonial era muito inferior ao que se seguiu.

E mesmo hoje, a violência nas ruas de Luanda mata mais que há 40 anos atrás.




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

#129 Mensagem por P44 » Ter Jun 12, 2007 11:40 am

pt escreveu:Nada do que os portugueses possam ter feito em Angola em Moçambique ou na Guiné, se aproxima nem de perto nem del longe com o morticinio, e a orgia de sangue que se seguiu à saída dos portugueses. Não é preciso ser muito arguto para entender isso.

Os crimes de uns não justificam os crimes dos outros.
A verdade é que o nível de violência durante o periodo colonial era muito inferior ao que se seguiu.

E mesmo hoje, a violência nas ruas de Luanda mata mais que há 40 anos atrás.


e o ódio TRIBAL, maior ainda do que o Politico também é culpa dos portugueses?

(bem, até FOI, fronteiras desenhadas a régua e esquadro durante a Conferencia de Berlim...) :roll:



A verdade é que o nível de violência durante o periodo colonial era muito inferior ao que se seguiu.


Em Luanda acredito. Quanto ao resto.... :roll:

Também sei de umas "histórias" que não honram em nada os Soldados portugueses em África
(e não foram ouvidas no Centro de Trabalho, antes que comecem as "bocas" :twisted: )




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#130 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Jun 12, 2007 11:41 am

E por causa disso deveriamos ter lá continuado?

Hoje o nível de criminalidade urbana em Portugal também é maior que nos anos 50.

Culpa do 25 de Abril? :roll:




Imagem
Duarte
Júnior
Júnior
Mensagens: 50
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 5:46 pm

#131 Mensagem por Duarte » Ter Jun 12, 2007 12:21 pm


Eu acho apenas que alguns têm uma visão muito romântica e utópica do Ultramar e do "bom selvagem", que infelizmente não corresponde nada á realidade.


A imagem de romantismo utópico que se desmoronou é aquela que os "democratas libertadores" de Abril sempre tentaram manter. A realidade é que podem ter terminado uma ditadura em Portugal, mas criaram outras muito piores e arrancaram `a força 600,000 Portugueses das terras que sempre conheçeram como suas. Mas pelo que tenho lido aqui, a sorte destes não era do nosso interesse..e os Africanos eram tribalistas ignorantes, que só serviam de peões nos grandes desígnios das super-potiências.

A verdade é que a descolonização como foi feita, causou mais morte e sofrimento do que o Estado Novo em 40 anos. Com a frieza e atitude de "lavar as mãos" que vejo aqui, deduzo que esta realidade deve continuar convenientemente ignorada.
:roll:




Editado pela última vez por Duarte em Ter Jun 12, 2007 12:29 pm, em um total de 2 vezes.
DITOSA PÁTRIA MINHA AMADA
Duarte
Júnior
Júnior
Mensagens: 50
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 5:46 pm

#132 Mensagem por Duarte » Ter Jun 12, 2007 12:22 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Hoje o nível de criminalidade urbana em Portugal também é maior que nos anos 50.

Culpa do 25 de Abril? :roll:


Sem comentário... 8-]




DITOSA PÁTRIA MINHA AMADA
Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#133 Mensagem por pt » Ter Jun 12, 2007 12:37 pm

P44 escreveu:e o ódio TRIBAL, maior ainda do que o Politico também é culpa dos portugueses?


Err...

É suposto eu ser da ala dos que defendem Portugal, e você da ala dos que atacam... :mrgreen:

É claro que o problema do tribalismo não era um problema criado pelos portugueses, o que pergunto é porque raio de razão o problema do tribalismo não existia antes da saída dos portugueses e de repente apareceu.

além de que não se pode esquecer de que para muitos, os 400.000 brancos, eram apenas mais uma das tribos da Angola. Muito milhares tinham nascido naquelas terras e para eles ser era-se português mas angolano.

O que vimos foi também um expulsão de parte do povo de Angola.

Não deixa de ser engraçada a continua dualidade de valores. Na Palestina o povo oprimido e expulso pelos Judeus tem direitos (e obviamente tem) que os brancos nascidos em Angola não tinham... :roll:

Um dia talvez eu entenda, como é possível ser tão contraditório...




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#134 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Jun 12, 2007 1:11 pm

PT:

Mas nem o governo portuga nem o anglano ou moçambicano obrigou ninguem a vir, tipo como os nazis fizeram aos judeus.

Os colonos fugiram da guerra civil e do medo que pressentiam com a vinda dos comunistas e ainda por cima, pretos.




Imagem
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#135 Mensagem por Dieneces » Ter Jun 12, 2007 1:35 pm

soultrain escreveu:Calma meus amigos, calma.

Podemos então concluir o seguinte?

Após a implementação da republica e com o caos gerado por desgovernos e golpes consecutivos Salazar foi um mal necessário, um mal que se acabou por transformar em cancro, um mal que deveria ter sido curado após 1945.

A guerra nas ex-colonias foi um dos erros deste mal, em 1974 tinha chegado a uma situação insustentável socialmente, apesar de militarmente as coisas estarem controladas.

A descolonização foi um dos episódios mais vergonhosos da nossa história recente, muito culpa da situção social vivida após o 25 de Abril com o completo desmoronamento das instituições em Portugal, que levou a que certas partes interessadas ocupassem o espaço vazio criado.


[[]]'s
É UMA BOA CONCLUSÃO.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Responder