pt escreveu:Sintra escreveu: E esqueceu-se que após o 25 de Abril existe uma quebra total das forças armadas Portuguesas nos 3 TO´s e que nos RALI´s em Lisboa (como em muitas outras unidades) gritava-se "nem mais um soldado para África"...
E você sabe, Sintra, de que escritório politico veio essa frase.
Sabe quem começou a grita-la e sabe quem a promoveu ?
Um país com as responsabilidades que Portugal tinha, não podia ter deixado as coisas decairem daquela maneira.
Um politico com um minimo de verticalidade, de honradez e honestidade teria percebido isso.
Mas aqueles que perceberam que a saida apressada dos portugueses sería uma catástrofe, foram removidos do poder.
Porquê ?
Alguém me sabe explicar porquê ?
A fuga dos portugueses de África, será para sempre, o mais negro e miseravel momento da nossa história.
Nao por terem acabado as colónias, mas pela forma miserável com que nos viemos embora, entregando o ouro ao bandido, e CRIANDO MOVIMENTOS COMUNISTAS que tinham sido dizimados para poder criar um poder politico controlado pelos comunistas.
Por acaso o Sintra sabe o que era da FRETILIN em Timor em 1974?
NÃO EXISTIA !!!
Foi criada, recriada, insuflada pela extrema esquerda portuguesa, para que houvesse alguém a quem entregar um território em que havia até partidos politicos a pedir para o território continuar a ser parte de Portugal.
A TRAIÇÃO não é ao regime de Salazar, que estava caduco, a TRAIÇÃO é a traição de um Estado para com o seus cidadãos, dando independências indiscriminadas a povos que não estavam preparados para a independência e sem sequer ter perguntado ao povo o que queria (linda democracia).
A TRAIÇÃO é para com aqueles que tinham a sua vida, a sua padaria, a sua mercearia a sua «venda» no meio do mato e de repente tiveram que fugir para não morrer, porque o Estado mandou retirar as tropas e a policia.
O que aconteceria se amanhã em cada uma das nossas cidades retirassem a polícia ?
Os brasileiros que lêm este tópico que digam o que acontecia se a partir de amanhã em São Paulo, quando os paulistas fossem numa Delegacia de Policia, entendessem que já não havia policia, e que estavam entregues ao seu destino ?
O que aconteceu não tem explicação razoável, nunca terá.
Mas foi o que aconteceu...
Para nossa vergonha colectiva.
E o pt sabe até que ponto é que o exército estava nas "lonas" em Junho de 1974?
Eu sei de onde é que veio a frase e também tenho presente as divisões existentes nas Forças Armadas nesses três meses fatídicos após Abril... Algo que muito boa gente, ou ignora, ou prefere ignorar. A unica forma de se entrar em negociações com os movimentos de libertação de um ponto em que não estivéssemos completamente de "cócoras" era ameaçar com a continuação da guerra, ora isto em junho/julho de 1974 era completamente impossivel, e sim, a extrema esquerda tinha minado a capacidade de envio de tropas para Faro, quanto mais para Luanda. Isso não é segredo nenhum.
O que teria acontecido se o Spínola tivesse ordenado que as companhias tivessem continuado a marchar de Lisboa para Luanda?
Arriscávamos a termos tido um PREC até 1989, com o inefável Vasco Gonçalves como Primeiro Ministro durante década e meia... E as ex colónias teriam ido parar às mesmissimas mãos.
Um valente pesadelo.
Querer culpabilizar Abril pelos disparates cometidos posteriormente é ridiculo (e querer igualar o PREC ao Estado Novo é pura e simplesmente "ficção histórica"), se tivermos de culpar alguém pelo abandono dos militares negros que combateram nas ex colónias temos de culpabilizar todo o povo Português. A esquerda nunca tinha escondido ao que vinha, nem o PC, nem o PS. Basta lembrar a "Voz da Argélia". E TODA A GENTE sabia que assim que chegassem ao poder, África seria abandonada o mais depressa possível. Esta politica é RATIFICADA massivamente pelo povo Português em eleições. Lembram-se da "maioria silenciosa" e da "fonte luminosa"?
Existiriam outros caminhos? Com certeza que sim, se o Marcelo Caetano tivesse tido os "tomates" de abrir a sociedade a eleições, se tivesse admitido a existência de outros partidos, se tivesse começado a negociar com os movimentos de libertação, etc, etc, etc
"SecánevassefaziassecáSKI"
Agora em 1974? Não, era aquilo ou o soviete supremo de Belém até 1989...
Estou completamente de acordo quando fala em "Vergonha Colectiva" quando se refere aos ex militares oriundos da Colónias que foram deixados à sua (má) sorte. Mas eu diria mais, existe uma outra "vergonha colectiva" que foi ter-se deixado chegar a 1974 aquele regime apodrecido...