Lancero escreveu:2007-06-04 - 00:00:00
Memórias de Guerra: 1961-1974 (1.º Parte)
"A competência é que nos salva em combate"
Quarenta e cinco anos depois de ser instrutor do primeiro curso de Grupos Especiais, precursores dos Comandos, o coronel Raul Folques guarda de tudo uma visão em que pontifica a necessidade de os militares serem competentes na guerra.
Evita histórias de proezas e critica o estilo show off do italiano Dante Vachi, considerado por outros como o inspirador do corpo de elite do exército português. E, embora guarde em casa os famosos três livros de Jean Lartéguy – ‘Os Centuriões’, ‘Os Pretorianos’ e ‘Os Mercenários’ –, que marcaram o imaginário dos militares portugueses de África, prefere apontar que já Camões escrevia em ‘Os Lusíadas’ versos como ‘Nunca louvarei capitão que diga não cuidei’.
Raul Folques, então alferes de Infantaria, foi um dos oito instrutores do primeiro curso de Grupos Especiais que arrancou na sua quinzena de Junho de 1962, em Zemba, no Norte de Angola. A grande personagem da nova instrução era o italo-francês Dante Viachi cuja intervenção é desvalorizada por Raul Folques.
“Um dia – conta –, os generais e os oficiais de Estado-Maior da Região Militar de Angola foram assistir a uma demonstração da instrução e ele preparou umas poças de água com óleo e armou show: um dos militares dava uma baforada de lança-chamas, ateando um grande fogo e outro que tinha sido guarda-redes de futebol dava um salto e disparava uns tiros de pistola metralhadora no ar contra uns balões.”
Para os militares portugueses, o assunto foi sempre mais sério. “Nós sabíamos que enfrentávamos um inimigo difícil e o essencial era dar competência aos combatentes. Como está escrito nos princípios dos Comandos ‘a morte sanciona a falha’. Este espírito foi assumido por Raul Folques que resume tudo em três palavras: “Heroísmo é ficar”. E dá um exemplo de como a competência era a mãe das melhores vitórias: “A minha estreia à frente da 2.ª Companhia de Comandos foi numa operação na margem Norte do rio Danje já por volta de 1965, onde havia um quartel do MPLA. Estávamos a avançar de noite e o homem da frente rebentou uma granada de mão que eles tinham colocado no trilho para alertar a nossa aproximação. Aquilo dá um estalido e depois demora quatro segundos a rebentar. De maneira que deitámo- -nos todos no chão, a granada rebentou tivemos muita sorte porque a rebentação da granada defensiva não atingiu ninguém do pessoal, embora houvesse sinais dela nas mochilas. Então, pensando que os sentinelas que estavam alertados e que podiam pensar que fosse uma peça de caça a rebentar a armadilha, mandei montar uma emboscada só por uma equipa de cinco homens e retirei o resto da companhia um pouco para trás, ficando a dar apoio aos cinco homens para reduzir ao mínimo as possibilidades de o inimigo sentir a nossa presença, inclusive pelo cheiro. Quando amanheceu, vieram dois guerrilheiros armados para verem se a armadilha tinha realmente sido rebentada por caça como tinham pensado. Esses dois guerrilheiros foram logo abatidos e as suas armas recuperadas.
“A seguir assaltámos o quartel do MPLA. Encontrámos resistência porque estavam alertados. Apanhámos mais algumas armas, mas não fizemos prisioneiros. Os que não morreram foi porque conseguiram fugir. Não tivemos nenhuma baixa.”
MAIOR OPERAÇÃO DA GUERRA FOI EXECUTADA EM MOÇAMBIQUE
Apenas três meses depois de assumir o comando-chefe das Forças Armadas em Moçambique o general Kaúlza de Arriaga aprontou para 1 de Julho de 1970 a operação com maiores meios alguma vez desencadeada na guerra de África. O objectivo era derrotar de vez a Frelimo com a destruição e ocupação de três bases dos guerrilheiros no planalto do Macondes, no Norte de Moçambique, mas a vitória do poder militar português acabou por ter fracas consequências na luta contra a guerrilha.
Carlos de Matos Gomes comandante de uma companhia de Comandos envolvida na operação recorda-a como uma enorme movimentação militar, com todos os meios ao alcance das Forças Armadas portuguesas e até alguns requintes como o fornecimento de refeições liofilizadas aos Comandos, que receberam através de meios aéreos frango com ervilhas em pó. Foi tudo moderno e em grande. Cinco Companhias de Comandos, mais nove de Caçadores, dois batalhões de ‘Páras’ e quatro destacamentos de Fuzileiros receberam ordem para atacar e ocupar as bases Gungunhana, Moçambique e Nampula, santuário da guerrilha com mais de mil homens, armas e muito material de guerra armazenado.
O poder das forças portuguesas foi esmagador. Em duas semanas e apesar de alguns confrontos, os objectivos foram conquistados, mas verificou-se que tinham sido abandonados preventivamente. As baixas infligidas ao inimigo – 67 – e a apreensão de material ficaram aquém das expectativas.
COMBATENTES
ESTRATEGA DA VITÓRIA MILITAR EM ANGOLA
Costa Gomes, entre 1967 e 1969, foi adjunto do comandante-chefe de Moçambique, Augusto dos Santos, e conseguiu confinar a Frelimo ao Cabo Delgado e ao Niassa. Contudo, a coroa de glória conquistou-a em Angola, a partir de 1970, como comandante-chefe. Regressou à metrópole, em 1972, para tomar posse como chefe do Estado-Maior-General, e deixou as tropas portuguesas à beira da vitória. Faleceu em 2001.
O SOLDADO QUE SALVOU A VIDA AO COMANDANTE
Cáceres da Veiga orgulha-se de ter servido sob as ordens do então tenente-coronel Spínola, em Angola, de 1961 a 1963, no Batalhão 345. São Salvador, junto à fronteira do Congo, era a mais perigosa zona de guerra. Uma companhia saiu em patrulha. Spínola também foi. Caem numa emboscada. Debaixo de fogo, Veiga vê Spínola de cabeça erguida e enfia-lhe o capacete. Segundos depois, ouviu o som da bala a resvalar no ferro.
O MAIS MEDALHADO DE TODOS OS GENERAIS
João de Almeida Bruno é conhecido entre os camaradas de armas como o “mais brilhante peito do Exército”: é o oficial com maior número de condecorações. Fez quatro comissões: duas em Angola e duas na Guiné, onde serviu sob o comando de António de Spínola. Aqui, onde a guerra era mais dura, comandou o Batalhão de Comandos Africanos, constituído por guineenses, que executou das mais difíceis e penosas operações.
COMPANHIA DE 'PÁRAS' NO INFERNO DE GUIDAGUE
Em 23 de Maio de 1973, uma coluna de abastecimento, escoltada por um destacamento de fuzileiros e pela Companhia de Pára-quedistas 121, desloca-se para Guidaje, no Norte da Guiné. A marcha é travada por minas. A coluna e os fuzileiros voltam para trás. Os ‘páras’ continuam. Manuel Rebocho estava lá. O combate dura uma hora, até que o inimigo cedeu. A companhia sofre quatro mortos e os corpos são carregados às costas.
CHEFE DE COMANDOS NA ACÇÃO 'NO GORDIO'
Oriundo de Artilharia, o general Júlio de Oliveira, hoje com 72 anos, entrou para os Comandos em 1963, quando participou ao lado de Gilberto Santos e Castro no primeiro curso feito em Quibala Norte, Angola. Foi comandante do Batalhão sediado em Montepuês, no Norte de Moçambique, de 1969 a 72. Teve um papel importante na operação ‘Nó Górdio’ e foi o comandante do Regimento da Amadora de 81/83 após a saída de Jaime Neves.
NOTAS
MASSACRE
Guerrilheiros da União dos Povos de Angola (UPA, liderada por Holden Roberto) transformam o Norte num mar de sangue. Na manhã de 15 de Março de 1961, atacaram vilas e fazendas, chacinaram colonos e trabalhadores negros, na maioria bailundos, originários do Sul. Assim começou a guerra em Angola. Os efectivos militares na província eram escassos: 1500 soldados
TROPAS PARA ANGOLA
O primeiro grande contingente militar partiu de Lisboa em 21 de Abril, a bordo do paquete ‘Niassa’, e desembarcou em Luanda no primeiro dia de Maio de 1961. As tropas portuguesas, sob o comando do general Venância Deslandes, procuraram ocupar o Norte. O objectivo era interditar a fronteira com o Congo ex-belga a fim de cortar as rotas de reabastecimento da guerrilha
GUERRA NA GUINÉ
Em 1963, as tropas portuguesas já levavam quase dois anos de combates no Norte de Angola quando, no dia 20 de Janeiro, forças do Partido Africano para a Independência de Guiné e de Cabo Verde (PAIGC), de Amílcar Cabral, lançaram vigoroso ataque ao quartel de Tite, a sul de Bissau, nas margens do Corubal. Estava aberta uma segunda frente de guerra em África
MOÇAMBIQUE
Enfrentavam as tropas portugueses dificuldades crescentes por toda a Guiné e no Norte de Angola – rebentou a guerra em Moçambique, em 25 de Setembro de 1964, com o ataque lançado por guerrilheiros da Frelimo à localidade de Chai, Cabo Delgado. O movimento independentista é então liderado por Eduardo Mondlane, formado na Universidade de Siracusa, nos Estados Unidos
MUCABA FAZ HISTÓRIA
Trinta civis, um furriel e um chefe de posto, barricados na Igreja de Mucaba (Norte de Angola), protagonizaram na madrugada de 30 de Abril de 1961 uma histórica resistência ao ataque de milhares de sublevados. Ao longo de 12 horas pediram apoio à Força Aérea, mas só à segunda vez e depois de o posto de rádio local emudecer os PV2 lograram desbaratar os sitiantes.
COMANDOS MORTOS
Com 357 mortos, 28 desaparecidos em combate e 771 feridos nas várias frentes da guerra em África 1961-75, os Comandos foram os militares que mais perigos e sacrifícios conheceram. Os nove mil participantes em operações activas foram apenas 1% dos militares mobilizados, mas sofreram 4.2% das baixas. A sua memória é evocada em todas as reuniões de comandos
MILITARES MORTOS EM ÁFRICA (1961-1974) (Lista de todos os nomes inscritos no Memorial, em Belém, fornecida pela Liga dos Combatentes – continua amanhã)
1961
- Abílio Castelo Silva (cap)
- Abílio Ribeiro (sold)
- Adelino Coelho (mar)
- Adelino Figueiredo Ferreira (sold)
- Agostinho Santos (sold)
- Alberto Domingos Congo (sold)
- Alberto Marques Torres (sold)
- Alberto Monteiro Afonso (sold)
- Alberto Ribeiro Macedo (sold)
- Albino Joaquim (sold)
- Albino Paulino Silva (sold)
- Albino Silva Martins (sold)
- Alfredo Magalhães Carvalho (sold)
- Alípio Santos Cardoso (fur)
- Amadeu Sousa Pinto (sold)
- Aníbal Baptista Alberto (sold)
- Aníbal Fernandes Jardino (mar)
- Aníbal Gonçalves Almeida (sold)
- Aníbal Marinheiro Santos (sold)
- António Augusto Alves (sold)
- António Azevedo Alves (sold)
- António Cariço Lourenço (1º cabo)
- António Catimba (sold)
- António Cruz Silva (sold)
- António Dias Duarte (1º cabo)
- António Domingos Dias (sold)
- António Emídio Fernandes (1º cabo)
- António Fernandes Picota (fur)
- António Ferreira (mar)
- António Ferreira Marques (sold)
- António Fuxe (sold)
- António Gouveia Freitas (1º cabo)
- António Jesus Sousa (sold)
- António Joaquim Leito (sold)
- António José Cerejo (sold)
- António José Palma (2º sar)
- António Manuel Costa (sold)
- António Marcos Teodoro (sold)
- António Mendes Ribeiro (fur)
- António Miranda Lima (sold)
- António Moreira Varão (fur)
- António Neves Carvalho (sold)
- António Oliveira Gaspar (sold)
- António Pereira Salvado (1º cabo)
- António Pinto Ferreira (sold)
- António Pombo Costa (cap)
- António Rodrigues (2º sar)
- António Rodrigues Guerra (sold)
- António Santa Rita (1º sar)
- António Seabra Dias (ten)
- António Silva (1º cabo)
- António Silva Henriques (sold)
- António Sousa Cardoso (sold)
- António Vieira Soares (1º cabo)
- Aquilino Silva Gonçalves (2º cabo)
- Aristides Várzea Alves (1º cabo)
- Armando António Soutilha (1º cabo)
- Armando Monteiro Ferreira (2º sar)
- Armindo Firmino Vicente (1º cabo)
- Armindo Grilo Paulino (1º cabo)
- Armindo Maria Alves (sold)
- Armindo Maria Correia (sold)
- Armindo Mendes Coelho (sold)
- Armindo Valente Tavares (1º cabo)
- Arnaldo Gomes Monteiro (sold)
- Arnaldo Lusia Silva (alf)
- Artur Sousa (sold)
- Augusto Almeida Pinto (sold) -
- Augusto Rebelo Faria (fur)
- Belmiro Faria Carvalho (sold)
- Belmiro Santos (1º cabo)
- Bento António Caeiro (2º sar)
- Bruno Azevedo Ricardo (sold)
- Cândido Martins Jesus (sold)
- Carlos António Alves (ten)
- Carlos Comboio (sold)
- Carlos Guilherme Santos (sold)
- Carlos Maria Amado (1º cabo)
- Carlos Monteiro Sousa (sold)
- Carlos Mota Oliveira (maj)
- Carlos Silva Freire (gen)
- Chiamba Dumba (2º cabo)
- Chimbundi (sold)
- Claudino Almeida Cunha (1º cabo)
- Coutinho Mulela (sold)
- Cunena Bapolo (sold)
- Custódio Bastos (sold)
- Daniel Almeida Esteves (sold)
- Daniel Pereira Silva (sold)
- Diogo Alberto Cardoso (mar)
- Domingos Adão (sold)
- Domingos António (sold)
- Domingos Conceição Mestre (sold)
- Domingos Oliveira Neiva (1º sar)
- Dorvalino Paiva Pacheco (fur)
- Eduardo Carvalho Fernandes (sold)
- Eduardo Conceição Ferreira (alf)
- Eduardo Costa Cunhal (1º cabo)
- Eduardo Martins Almeida (1º cabo)
- Eduardo Sousa Amador (sold)
- Eurico (sold)
- Evaristo Gomes Patrício (sold)
- Fernando Câmara Lamelino (t. cor)
- Fernando Ferrer Sousa (1º sar)
- Fernando Monteiro Pereira (sold)
- Fernando Oliveira Madeira (2º sb-ch)
- Florêncio Rosa Capela (sold)
- Francisco Agostinho Luís (1º cabo)
- Francisco Bergamo Oliveira (sold)
- Francisco Conceição Gamito (sold)
- Francisco Fernandes Carvalho (cap)
- Francisco José Ribeiro (2º sar)
- Francisco Mendes Nogueira (sold)
- Francisco Nunes Ribeiro (1º cabo)
- Francisco Pedro Henriques (sold)
- Francisco Pires Mendes (sold)
- Frederico Manuel Augusto (sold)
- Gilberto Almeida Dias (sold)
- Guibaldo Alves Martins (sold)
- Herondino Guerra Domingues (1º cabo)
- Idalino Serra Carvalho (1º cabo)
- Isaac Chivera (sold)
- João Almeida Figueiredo (1º cabo)
- João Camundi (sold)
- João Certo Loureiro (fur)
- João Donato Custódio (sold)
- João Ferreira Lima (t.cor)
- João Figueiredo André (sold)
- João Francisco Manilhas (sold)
- João Galo Agostinho (1º cabo)
- João Gama Araújo (1º cabo)
- João Henrique Filipe (sold)
- João Lopes Silva (1º cabo)
- João Maria Amaro (sold)
- João Oliveira Marques (t.cor)
- João Ricardo Afonso (fur)
- João Rodrigues Martins (sold)
- João Samarra Coelho (sold)
- João Vieira Gusmão (1º cabo)
- Joaquim Afonso Domingues (sold)
- Joaquim Baptista (sold)
- Joaquim Batista (2º sb-ch)
- Joaquim Brito Guerreiro (mar)
- Joaquim Colaço Cardoso (1º cabo)
- Joaquim Ferraz Aguiar (sold)
- Joaquim Ferreira Bessa (sold)
- Joaquim Neto Martins (sold)
- Joaquim Neto Pedra (sold)
- Joaquim Oliveira Silva (1º cabo)
- Joaquim Pato Campaniço (sold)
- Joaquim Pimenta Faustino (sold)
- Joaquim Pimenta Verdelhos (1º cabo)
- Joaquim Raimundo Ricardo (sold)
- Joaquim Raimundo Rosado (sold)
- Joaquim Reis Martins (1º cabo)
- Joaquim Santos Mendes (sold)
- Joaquim Soeiro Carrajola (1º cabo)
- Joaquim Sousa Ferreira (sold)
- Joaquim Sousa Oliveira (sold)
- Jofre Ferreira Prazeres (cap)
- Jorge Augusto Santos (sold)
- Jorge Cabeleira Filipe (ten)
- Jorge Gomes Prata (2º sar)
- Jorge Moura Leite (1º sar)
- Jorge Oliveira Carmo (2º ten)
- Jorge Soua Silva (sold)
- Jorge Tedeschi Seabra (t.cor)
- José Alcídio Basílio (1º cabo)
- José Almeida Basílio (sold)
- José António Faustino (sold)
- José Ascenção Inácio (sold)
- José Boavida Chagas (ten)
- José Bugalho Bárias (sold)
- José Cumacuma (sold)
- José Cunha Fernandes (sold)
- José Eugénio Borges (t.cor)
- José Fernandes Ruas (alf)
- José Gonçalves Vieira (1º cabo)
- José Guilherme Pimenta (sold)
- José João Gonçalves (2º sar)
- José Júlio Lopes (sold)
- José Marques (2º sb-ch)
- José Martins Moreira (fur)
- José Martins Silvestre (1º cabo)
- José Maurício Valadeiro (fur)
- José Miranda Reis (sold)
- José Neves Flores (alf)
- José Nobre Baiona (fur)
- José Oliveira Silva (1º cabo)
- José Oliveira Tavares (1º cabo)
- José Santos Henriques (gua 2ª)
- José Serrano Rosa (1º cabo)
- José Silva Capa (1º cabo)
- José Silva Correia (brig)
- José Silva Gomes (sold)
- José Valério Malveiro (sold)
- Josefeth Monteiro Figueiredo (maj)
- Júlio Carrilho Rosa (1º cabo)
- Júlio Rodrigues Ferreira (sold)
- Leonardo Caetano Pereira (sold)
- Luciano Muhala (sold)
- Luís António Rocha (1º grt)
- Luís Faria Gonçalves (sold)
- Luís Manuel Carlota (sold)
- Lumbo Quissanga (sold)
- Manuel Agostinho Rodrigues (sold)
- Manuel Azenha Ferreira (sold)
- Manuel Baptista Costa (1º cabo)
- Manuel Brás Ferreira (2º sb-ch)
- Manuel Conceição Curado (sold)
- Manuel Fonseca Simões (sold)
- Manuel Francisco Martins (fur)
- Manuel Freire Martins (1º cabo)
- Manuel Gomes Junqueira (sold)
- Manuel Hipólito Oliveira (1º grt)
- Manuel Joaquim Carola (fur)
- Manuel José Matos (sold)
- Manuel Leitão (sold)
- Manuel Lopes Ferreira (sold)
- Manuel Luís Geada (1º cabo)
- Manuel Matos Pires (sold)
- Manuel Mendes Pequeno (sold)
- Manuel Mota Costa (alf)
- Manuel Pinho (sold)
- Manuel Pinho Silva (sold)
- Manuel Ribeiro Marques (sold)
- Manuel Rocha Vieira (sold)
- Manuel Sequeira Campos (sold)
- Manuel Serafim Lavado (sold)
- Manuel Silva Ribeiro (sold)
- Manuel Sousa (2º sar)
- Mário Medeiros Correia (1º cabo)
- Mário Neves Rodrigues (1º cabo)
- Mário Oliveira Lopes (sold)
- Mário Viegas Beicinho (sold)
- Norberto Silva Couto (sold)
- Nuno Ferreira Mendes (2º sb-ch)
- Nuno Santos Brandão (sold)
- Orlando Machado Santos (1º cabo)
- Paulo Neves Mota (2º sar)
- Raúl Silva Coelho (sold)
- Rui Silveira Ramos (fur)
- Sanbuano (sold)
- Serafim Matos Pedro (sold)
- Serafim Mendes Paulo (1º cabo)
- Serafim Modesto Gonçalves (sold)
- Valentim Quaresma Alcobia (sold)
- Vasco Silva Júnior (1º cabo)
- Victor Correia Gomes (sold)
- Victor Pereira Coelho (sold)
- Virgílio Costa Marques (sold)
1962
- Abel Lima Costa (sold)
- Adelino Oliveira Carvalho (sold)
- Adérito Ferreira Gomes (fur)
- Adriano Alves Vieira (sold)
- Adriano Rodrigues Oliveira (sold)
- Albano Tavares Rocha (sold)
- Alberto Lima Maia (fur)
- Albino Soares Silva (1º cabo)
- Alexandre José Carvalho (sold)
- Altino Duarte Ferreira (sold)
- Álvaro Lopes Ferreira (sold)
- Américo Santos Marta (2º sar)
- Amílcar Santos Marreiros (sold)
- Aníbal Fonseca Constantino (sold)
- António Abreu Fonseca (sold)
- António Alves Manuel (sold)
- António Brites Subtil (1º cabo)
- António Brito Pedreira (sold)
- António Cavaleiro Freitas (1º cabo)
- António Costa Correia (sold)
- António Costa Ferreira (sold)
- António Cruz Marques (sold)
- António Fróis Ribeiro (2º sar)
- António Guilherme Cordeiro (1º cabo)
- António Guerra Garcia (1º cabo)
- António Jesus Santos (sold)
- António Lopes Cardoso (1º cabo)
- António Lucrécio David (fur)
- António Manuel Fazendas (1º cabo)
- António Monteiro Santos (sold)
- António Manuel (sold)
- António Manuel Costa (1º cabo)
- António Martins Dias (sold)
- António Morais Pinto (1º cabo)
- António Oliveira Silva (1º cabo)
- António Pereira Costa (1º cabo)
- António Pereira Ramos (mar)
- António Pires Pedro (sold)
- António Ribeiro (sold)
- António Silva (sold)
- António Silva Sousa (sold)
- António Vaz Mateus (sold)
- Armando Moreira Venda (sold)
- Armando Simões Rocha (sold)
- Armindo Correia Barriguinha (1º cabo)
- Artur Ribeiro (1º cabo)
- Avelino Dias (1º cabo)
- Avelino Ferreira Silva (sold)
- Avelino Lopes Freitas (sold)
- Belmiro Fernandes Pinto (sold)
- Benjamim Ferreira (sold)
- Benjamim Sousa Calado (sold)
- Carlos Aparício Oliveira (1º cabo)
- Carlos Pita Oliveira (1º cabo)
- Casimiro Augusto Teixeira (alf)
- Casimiro Costa (sold)
- Custódio Alves Santos (sold)
- Daniel Ascenção Piçarra (sold)
- Daniel Novak Szabo (fur)
- Diamantino Alves Pereira (sold)
- Diogo António Veiga (sold)
- Domingos (sold)
- Domingos Nambi (sold)
- Domingos Quitéculo (sold)
- Domingos Santos Barata (1º cabo)
- Eduardo Augusto Parreira (sold)
- Eduardo Coroadinho Novo (1º cabo)
- Emídio Augusto Pires (1º cabo)
- Emílio Bernando Miguel (1º cabo)
- Ernesto Sachicanga (sold)
- Ernesto Silva Almeida (1º cabo)
- Eusébio Barrocas Mourisco (sold)
- Fernando Antunes Martins (1º cabo)
- Fernando Basso Santos (fur)
- Fernando Capalo (sold)
- Fernando José Domingos (1º cabo)
- Fernando José Pereira (sold)
- Fernando Nunes Duarte (fur)
- Fernando Santos (sold)
- Fernando Sousa Silveira (fur)
- Fernando Teixeira Azevedo (1º cabo)
- Fernando Valdemar Silva (1º cabo)
- Firmino Augusto Silva (sold)
- Francisco Azevedo Keating (alf)
- Francisco Fernandes Abreu (alf)
- Francisco José Horácio (sold)
- Francisco José Ventura (1º cabo)
- Francisco Lucas Leitão (1º sar)
- Francisco Moreno Ramos (1º cabo)
- Francisco Nuns Maduro (1º cabo)
- Francisco Roque Oliveira (sold)
- Francisco Silva Ramos (sold)
- Gervásio Viana Nascimento (fur)
- Gualdino Teresa Lopes (fur)
- Guilherme Phalempiu Dantas (fur)
- Hélder Jesus Roldão (alf)
- Hélder Tavares Amaral (1º cabo)
- Henrique Luz Freitas (1º cabo)
- Horácio Rodrigues Catita (1º cabo)
- Isidoro Silva Castanheira (1º cabo)
- Jaime Santos Alves (sold)
- João Castro Silva (sold)
- João Gonçalves (2º sar)
- João Kambumba (1º cabo)
- João Lopes Pereira (sold)
- João Mota Reis (sold)
- João Neto Nunes (1º cabo)
- João Quimba (sold)
- João Silva Maranhão (1º cabo)
- João Silveira Veríssimo (sold)
- João Teixeira Resende (1º cabo)
- Joaquim Caetano Dias (sold)
- Joaquim Carmo Quintana (1º cabo)
- Joaquim Cartaxo Caeiro (1º cabo)
- Joaquim Couto Santos (1º cabo)
- Joaquim Duarte Saboeiro (sold)
- Joaquim Fazendas Barreiros (ten)
- Joaquim Magalhães (1º cabo)
- Joaquim Martins Neves (sold)
- Joaquim Pereira Santos (sold)
- Joaquim Repolho Carnide (sold)
- Joaquim Silva Alves (sold)
- Joaquim Teófilo Veiga (1º cabo)
- Jorge Silva Moniz (sold)
- José Águas Sousa (1º cabo)
- José António Mendes (sold)
- José Augusto Sousa (sold)
- José Augusto Teixeira (2º grt)
- José Barbosa Pombeiro (alf)
- José Barroso Araújo (2º sar)
- José Brites Camões (1º cabo)
- José Cardoso Carias (sold)
- José Carmo Bento (fur)
- José Cíncio Fonseca (alf)
- José Correia (1ºcabo)
- José Costa (2º sar)
- José Francisco (sold)
- José Franco Preto (ten)
- José Gaspar (sold)
- José Gonçalves Fraga (1º cabo)
- José Gonçalves Morgado (sold)
- José Maria correia (sold)
- José Melandes Ferreira (1º cabo)
- Mário Vicente Silva (2º sar)
- Martins Malange (sold)
- Máximo Pedrosa Neves (sold)
- Meter Kopejka (fur)
- Miguel Famarosa (sold)
- Moisés Manuel Chilulo (1º cabo)
- Muibove (sold)
- Nangale (sold)
- Oscar Monteiro Lopes (cap)
- Paissone (sold)
- Palanda Maricano (sold)
- Paulo Freitas Barros (alf)
- Paulo João (sold)
- Pedro Azevedo Bastos (1º cabo)
- Pedro Vieira Aguedo (fur)
- Rafael Henriques Brito (sold)
- Ricardo Bahia Ferreira (fur)
- Rui Pereira Retorta (alf)
- Sandalo (sold)
- Santana Luis Martins (sold)
- Savidem (sold)
- Silvério Santos (1º cabo)
- Silvestre Rodrigues Teixeira (sold)
- Silvestre Romeiras (sold)
- Valentim Pereira Costa (sold)
- Valério Augusto Barrelas (sold)
- Victoriano Neves Gonçalves (1º cabo)
- Vitorino Chinangue (sold)
1963
- Abílio Monteiro Brito (fur)
- Abílio Neves Luís (1º cabo)
- Adão Laurindo Carvalho (sold)
- Adosindo Carvalho Brito (sold)
- Adosindo Carvalho Brito (sold)
- Adriano Martins Fernandes (sold)
- Agostinho Catalão Gonçalves (2º sar)
- Agostinho Cruz Rodrigues (1º cabo)
- Agostinho Teixeira Reis (sold)
- Agostinho Torres Sousa (sold)
- Albertino Jesus Santos (sold)
- Alberto Almeida Fernandes (sold)
- Alberto Santos Monteiro (sold)
- Alcindo Correia Jardim (sold)
- Alexandre Cunha (fur)
- Alexandre Oliveira Couto (sold)
- Alfelino Pereira Rodrigues (sold)
- Alfredo Azevedo Lopes (1º cabo)
- Alípio Matos (sold)
- Amadeu Oliveira (sold)
- Amândio Silva Moniz (sold)
- António Alfredo (sold)
- António Almeida Paiva (sold)
- António Almeida Silva (sold)
- António Arez Carrusca (sold)
- António Carlos Matos (1º cabo)
- António Conceição Alves (sold)
- António Conceição Botelho (sold)
- António Conceição Machado (1º cabo)
- António Costa Gomes (cap)
- António Domingues Abreu (2º grt)
- António Esteves Magalhães (1º cabo)
- António Fernandes Amorim (sold)
- António Fernando Ramos (1º cabo)
- António Fialho Conceição (1º cabo)
- António Gonçalves Brites (sold)
- António Gonçalves Pereira (sold)
- António Guedes Ferreira (1º cabo)
- António Joaquim Borges (sold)
- António José Jacinto (sold)
- António Lopes Silva (sold)
- António Luz (sold)
- António Machado Carmo (cap)
- António Maia Mendes (cap)
- António Manuel Milagre (sold)
- António Marques Faria (alf)
- António Marques Soares (sold)
- António Martins Lemos (1º cabo)
- António Martins Santos (1º cabo)
- António Matos Braz (2º sar)
- António Melita Martins (sold)
- António Moreira Pinto (sold)
- António Neves Castro (fur)
- António Palma Cavaco (1º cabo)
- António Pereira Lopes (1º cabo)
- António Rasteiro Póvoas (sold)
- António Rodrigues Santos (cap)
- António Ruivo Navarro (sold)
- António Silva Pereira (sold)
- António Tavares Brito (t cor)
- António Teixeira Bernardo (2º sar)
- António Teixeira Jesus (1º cabo)
- Armando Bastos Mendes (alf)
- Armindo Santos Carromeu (fur)
- Augusto Ferreira Cunha (sold)
- Augusto Maria Lopes (sold)
- Áureo Santos Pires (cap)
- Avelino Gonçalves Brito (sold)
- Avelino Magalhães Fernandes (mar)
- Baptista João Vaz (sold)
- Belaque Lagarto (sold)
- Belchior Cunha (1º cabo)
- Bento Rebocho Silva (sold)
- Bernardino A Merca (fur)
- Brás Francisco Rabadão (sold)
- Cabral Catera (2º cabo)
- Cacoma (sold)
- Câmara Pomba (sold)
- Camaxuta (sold)
- Carlos Afonso Azevedo (ten)
- Carlos Castro Sampaio (sold)
- Carlos Cruz Samorinha (sold)
- Carlos Marques Freitas (2º sar)
- Carlos Moura Borges (cap)
- Carlos Santos Pereira (alf)
- Casimiro Ferreira Neto (sold)
- Casimiro Leite Ferreira (sold)
- César Costa Sousa (fur)
- Constantino Lambranca Abelha (sold)
- Custódio Ribeiro Miranda (1º cabo)
- Diamantino Magalhães Pereira (1º cabo)
- Diamantino Velez Casaca (fur)
- Domingos Neto Correia (1º cabo)
- Domingos Rodrigues Torres (sold)
- Duarte Piedade Francisco (1º cabo)
- Eduardo Ferreira Silva (sold)
- Eduardo Mota Naveira (saj)
- Eduardo Spínola Freitas (alf)
- Egídio Alves Pinho (sold)
- Eliseu Costa (sold)
- Elisiário Ferreira Leite (sold)
- Emílio Catalão Sampaio (sold)
- Ernesto Ferreira Touguinha (2º sar)
- Ernesto Nunes Chão (1º cabo)
- Ernesto Rodrigues Carneiro (1º cabo)
- Faustino Almeida Leal (sold)
- Fernando Berguo Faria (1º cabo)
- Fernando João Cerqueira (sold)
- Fernando João Dores (sold)
- Fernando Marques Pinto (1º cabo)
- Fernando Paulo Morais (sold)
- Fernando Ribeiro (mar)
- Fernando Santos Borges (1º cabo)
- Fernando Trindade Rei (cap)
- Fernando Vilares Pereira (sold)
- Flávio Ferreira Rocha (mar)
- Floriano Chitumba (sold)
- Francisco Céu Bernardo (sold)
- Francisco Céu Pires (2º sar)
- Francisco Moreira (1º cabo)
- Francisco Oliveira Caetano (1º cabo)
- Francisco Peixoto Ferraz (sold)
- Frederico Moreira (sold)
- Gabriel Campos Vale (saj)
- Gabriel Gomes Correia (1º cabo)
- Garcia Cacória Neto (1º cabo)
- Gregório Lipressa (sold)
- Guilherme Nunes (sold)
- Guilherme Silva Santos (1º cabo)
- Guilhermino Aires Custódio (sold)
- Gustavo Ferreira Martins (sold)
- Hélder Sanches Pires (1º cabo)
- Henrique Oliveira Durão (sold)
- Henrique Pedro Franques (fur)
- Hércules Sousa Lobo (fur)
- Horácio Oliveira Ramos (1º cabo)
- Horácio Santos Oleiro (sold)
- Idalino Santinho Pernita (sold)
- Jacinto Martins Azera (sold)
- Jarga Seidi (sold)
- Jeremias Cosme Damião (sold)
- Jesus Diogo Santos (sold)
- João Caldeira Carvalho (sold)
- João Cláudio Fernandes (sold)
- João Costa Marques (alf)
- João Cruz Ribeiro (sold)
- João Deus Ferreiro (sold)
- João Freitas Pereira (sold)
- João Gonçalves Mendonça (sold)
- João José (sold)
- João Lopes Ferreira (sold)
- João Moura (sold)
- João Nogueira Marques (1º cabo)
- João Nunes Redondo (fur)
- João Pandeirada Novo (1º cabo)
- João Rebelo Valente (cap)
- João Rosário (sold)
- João Silva Ferreira (fur)
- João Valeriano Cebola (1º cabo)
- Joaquim Bento Jorge (sold)
- Joaquim Costa Ramos (sold)
- Joaquim Luz Assis (sold)
- Joaquim Machado Ferrão (alf)
- Joaquim Nogueira Mendonça (sold)
- Joaquim Pinto Araújo (sold)
- Joaquim Romualdo Mesquita (fur)
- Joaquim Vilaça Castro (1º cabo)
- Jorge Esteves Silva (sold)
- Jorge Lopes Silva (alf)
- José Alberto Lemos (1º cabo)
- José Alves Gomes (sold)
- José Ângelo (sold)
- José António Luz (sold)
- José Baioa Vaz (fur)
- José Barbosa Almeida (sold)
- José Bernardes Vieira (1º cabo)
- José Brito (alf)
- José Carmo Cunha (sold)
- José Carvalho Carreira (sold)
- José Conceição Cunha (1º cabo)
- José Conceição Santos (sold)
- José Cordeiro Pinto (sold)
- José Costa Pinheiro (fur)
- José Figueiredo Costa (1º cabo)
- José Fontes Guedes (2º sar)
- José Freitas Esteves (sold)
- José Gonçalves Fernandes (1º cabo)
- José Gonçalves Pereira (sold)
- José Graça Marques (1º cabo)
- José Henriques Silva (sold)
- José Isidro Marques (sold)
- José Jesus Almeida (sold)
- José Jesus Pires (1º cabo)
- José Júlio Cristina (mar)
- José Lopes Sousa (1º cabo)
- José Madureira Nobre (ten)
- José Mariano Reis (2º grt)
- José Marouco Silva (fur)
- José Martiniano Marreiros (fur)
- José Mata Fonseca (1º cabo)
- José Mendes Gonçalves (sold)
- José Mendonça Henriques (1º cabo)
- José Monteiro (2º cabo)
- José Neves Mendes (1º cabo)
- José Oliveira Barros (1º cabo)
- José Paulo Santos (2º sar)
- José Pedrosa Trovão (sold)
- José Pereira (1º cabo)
- José Pinheiro Garcia (1º sar)
- José Rato Casaleiro (sold)
- José Rego Rebelo (fur)
- José Rosa Camacho (sold)
- José Silva Júnior (sold)
- José Simões Cruz (fur)
- José Veloso Gonçalves (sold)
- Josefino Jesus Bernardino (fur)
- Julião Faduco (sold)
- Lavane Menecongo (sold)
- Leió (sold)
- Leonel Lourenço Santos (sold)
- Lofane Tcahango (sold)
- Luís Almeida Bondoso (sold)
- Luís Nisa Gonçalves (fur)
- Luís Ramos Gonçalves (sold)
- Manuel Alves (sold)
- Manuel Alves Lopes (sold)
- Manuel Baptista (1º cabo)
- Manuel Cachada (sold)
- Manuel Costa Domingos (sold)
- Manuel Felizardo (mar)
- Manuel Fernandes Carvalho (sold)
- Manuel Fernando Fernandes (sold)
- Manuel Ferreira Costa (1º cabo)
- Manuel Freitas Oliveira (sold)
- Manuel Glória Silva (sold)
- Manuel Gomes Almeida (cap)
- Manuel Igrejas Fernandes (sold)
- Manuel Joaquim Pinheiro (sold)
- Manuel Lopes Marques (fur)
- Manuel Lourenço Oliveira (sold)
- Manuel Maria Santos (sold)
- Manuel Marques Venâncio (sold)
- Manuel Mateus Costa (sold)
- Manuel Maurício Choças (sold)
- Manuel Mendes Domingos (1º cabo)
- Manuel Moiteiro Leitão (ten)
- Manuel Oliveira Nascimento (sold)
- Manuel Pacheco Cintra (1º cabo)
- Manuel Pereira Gomes (sold)
- Manuel Pereira Monteiro (sold)
- Manuel Pires Fernandes (fur)
- Manuel Ramalho Capelas (1º cabo)
- Manuel Reis (1º cabo)
- Manuel Ribeiro Palhoça (sold)
- Manuel Sá Lobo (sold)
- Manuel Santos Domingos (sold)
- Manuel Santos Pinho (sold)
- Manuel Santos Rodrigues (1º cabo)
- Manuel Soares Ferreira (sold)
- Manuel Vilela Caldeira (2º sar)
- Marcelino Duarte (sold)
- Mário Lima Azevedo (2º sar)
- Mário Sousa Barreira (sold)
- Martinho Alves (1º cabo)
- Mateus (sold)
- Miguel Domingos (sold)
- Nanque Indafa (sold)
- Nhangagola (sold)
- Olímpio Lapa Santos (1º cabo)
- Paciência Lucas (sold)
- Pedro Mendes Lopes (sold)
- Rafael Mota Costa (sold)
- Raúl Conceição Severino (fur)
- Raúl Leandro Lima (1º cabo)
- Rui Monteiro Vitorino (fur)
- Rui Ribeiro Cabeça (1º cabo)
- Rui Rodrigues Neves (1º cabo)
- Saparalo Hepo (sold)
- Semente (sold)
- Serafim Francisco Ribeiro (sold)
- Serafim Serra (2º sar)
- Silva Coxe (sold)
- Silvino António Malveiro (fur)
- Teodoro Chilingobongo (sold)
- Tito Marques Correia (sold)
- Tomás Cassua (sold)
- Tomé Hungulo (sold)
- Tucam Mané (sold)
- Túlio Cunha Brandão (2º sar)
- Ulisses Marques Ventura (fur)
- Veríssimo Godinho Ramos (sold)
- Victoriano (sold)
- Virgílio Dinis Silva (1º cabo)
- Virgílio Ferreira (sold)
- Vitorino Chaínho Pereira (sold)
1964
- Abel Real Rodrigues (1º cabo)
- Abílio Martins Lourenço (sold)
- Acácio Alípio Mateus (fur)
- Adão Moreira Oliveira (fur)
- Adelino Silva Costa (sold)
- Adelino Tomé Pinto (sold)
- Adérito Lourenço Frias (sold)
- Adriano Moreira Gonçalves (sold)
- Agnelo Macedo Fernandes (alf)
- Agostinho Andrade Dinis (1º cabo)
- Agostinho Arromba Fonseca (1º cabo)
- Aires Silva Natálio (alf)
- Albano Ferreira Lourenço (sold)
- Alberto Abílio Costa (t cor)
- Alberto Barreiros (2º sar)
- Alberto Fernandes Machado (fur)
- Alberto Freitas Costa (cor)
- Alberto Oliveira Alves (1º grt)
- Alberto Rocha Sousa (fur)
- Alberto Teixeira Oliveira (sold)
- Albino Jouira (sold)
- Albino Mendes Carvalho (sold)
- Aleu Ventura Duarte (1º cabo)
- Alexandre Alves Félix (1º cabo)
- Alfredo Carramona Trindade (sold)
- Alfredo Vieira Varanda (1º cabo)
- Aliu Baldé (sold)
- Álvaro Henriques Espinheira (sold)
- Álvaro Oliveira Santos (fur)
- Álvaro Rocha Cabral (sold)
- Álvaro Vilhena Mesquita (fur)
- Américo Fernandes Barroso (1º cabo)
- Américo Santos Alves (sold)
- Amido Baldé (sold)
- Anastácio Vieira Domingos (sold)
- André Barros Rodrigues (1º cabo)
- Aníbal Guerreiro (sold)
- Aníbal Santos Afonso (sold)
- Antero Nascimento Branco (sold)
- António Augusto Rosa (sold)
- António Barata Duarte (sold)
- António Barata Farinha (sold)
- António Bernardino Português (sold)
- António Cadia (sold)
- António Caeiro Combadão (sold)
- António Calucando (sold)
- António Capucho Malagueta (sold)
- António Cláudio Alegre (sold)
- António Costa Teixeira (sold)
- António Coutinho Nobre (sold)
- António David Salomão (1º cabo)
- António Domingos Silvestre (sold)
- António Emídio Melo (1º cabo)
- António Fernandes Cunha (1º cabo)
- António Ferreira Pinto (fur)
- António Gonçalves Silva (fur)
- António Gonçalves Vicente (2º sar)
- António Henriques Costa (fur)
- António Jesus Melo (sold)
- António João Nunes (fur)
- António José Pereira (1º cabo)
- António Júlio Bento (1º cabo)
- António Lopes Fonseca (sold)
- António Luís Inácio (alf)
- António Machado Ribeiro (1º cabo)
- António Martins Monteiro (sold)
- António Mendes Martins (sold)
- António Monteiro Guedes (sold)
- António Monteiro Miranda (fur)
- António Monteiro Silva (sold)
- António Nascimento Fontão (fur)
- António Neves Ferreira (sold)
- António Oliveira Marques (fur)
- António Oliveira Moreira (sold)
- António Oliveira Silva (sold)
João Vaz
http://www.correiodamanha.pt/noticia.as ... al=9&p=200