Se tivesse esperado uns minutos...obteria o complemento do comentário.PRick escreveu:Dieneces escreveu:Resumidamente , para não ficar cansativo . A guerra que colocou Brasil contra Argentina , foi a da independência do Uruguai , nos idos de 1827, cuja batalha de maior monta foi a do Passo do Rosário ou Ituzaingó , localidade que , daqui de São Gabriel , dista uns 40km. Para muitos , brasileiros , diz-se não ter havido vencedor. A literatura argentina fala em vitória argentina que , só não foi avassaladora , dado a prudência de seu comandante , Alvear , em não aprofundar-se muito em território riograndense (antes do combate passou triunfalmente aqui por São Gabriel , sorte dele que meus antepassados ainda não haviam chegado por essas plagas , ainda ) , temendo reforços brasileiros que se aproximavam , como a brigada de cavalaria de Bento Manuel Ribeiro , que estava onde mais ou menos é hoje a sede do município de Cacequi , uns 50km do local do combate , pouco menos. Os brasileiros , imprudentemente acharam estar enfrentando a retaguarda argentina em fuga , enganaram-se , era o grosso do exército inimigo , e estava estratégicamente posicionado , já pecorri o local do combate a pé , a sanga do Itu (daí Ituzaingó), fica à beira da BR290 , entre São Gabriel e Rosário do Sul . Faz tempo que estou gestando a idéia de escrever um conto ou mesmo um romance que tenham por pano de fundo momentos que antecedem esse episódio.Essa campanha terminou com a independência do Uruguai , uma derrota para nós , brasileiros . Minha explicação : Lutávamos muito longe de nossa capital , o contrário de nossos adversários , dependíamos muito de mercenários europeus em nossas colunas e as milícias irregulares riograndenses , pilar de nossa cavalaria , apesar de ainda não estarem com máxima força , ainda , não foram exploradas corretamente .Como disse , essa campanha não vencemos , muito menos sua principal batalha.Em outro post a seguir comentarei a outra campanha contra "os argentinos" , a guerra contra Rosas.suntsé escreveu:Dieneces escreveu:Pode me explicar esse refrescamento de memória , Suntsé , ficarei aguardando , esse período histórico é um de meus favoritos , já te adianto que esse trechinho descrito na Wikipédia não diz o essencial , que desmorona tua tese e a do Prick ...suntsé escreveu:Dieneces escreveu:Não lembro dessa vitória sobre a Argentina , quando esta invadiu o Uruguai.Na questão do Acre , o governo brasileiro lavou as mãos , deixando aquela gente à própria sorte . Só reagiu depois que Plácido de Castro , gabrielense como eu , mostrou que dava pra ganhar dos bolivianos. No Paraguai precisou da ajuda de uruguaios e argentinos. Pra variar o Brasil sempre foi pego de surpresa.PRick escreveu:cicloneprojekt escreveu:Quiron escreveu:Era evidente que o acréscimo de poder militar da Venezuela teria como função servir de braço armado diplomático para o Chaves em suas constantes intervenções e influências américa do sul a fora. Ele já atuou em todas as últimas eleições sul-americanas de forma direta, imagine-se o que será assim que seu poder militar estiver bem mais consolidado.
Curioso só agora os nossos políticos começarem a se dar conta disso. É cristalino o papel do Brasil para conter o Chaves mas, no entanto, continuamos na inércia e aaptia de sempre, querendo ser amigos de todos, levando tapas na cara de tudo quanto é vizinho e sempre sorrindo.
Perfeito.
Somos o vizinho grandão e bobalhão do bairro que todo o mundo passa a mão e dá voadora.
sds
Walter
Mas toda a vez que se meteram com o Vizinho Grande e Bobalhão, ele deu uma surra no Vizinho Menor e Esperto. Vamos a uma lista:
1- Acre com Bolivia;
2- Paraguai e o Sr. Solano;
3- Argentina quando se meteu no Uruguai.
Historicamente, sempre vencemos as guerras que participamos, sobretudo, pq tínhamos a legitimidade e o direito de nosso lado, nunca provocamos ou fizemos bravatas.
[ ]´s
Eu vou refrescar a sua memória:
O Brasil não só acabou com as pretensões unionistas entre argentina e Uruguai, como também derrubou o Ditador argentino Rosas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_con ... be_e_Rosas
Esse artigo do wikpedia esta bem mau escrito mesmo e mau explicado o que é ainda mais grave.
Eu só pensei que vc tinha esquecido desse episódio.
Eu fiquei com meu orgulho ferido quando vc deu a entender que o Brasil nunca tinha vencido a Argentina.
Abraços.
Este é outro ponto da história, não era este que estava me referindo e também o Sun Tsé, mas Oribe e Rosas. Porque, como já havia citado o Uruguai já existia como nação.
Ainda que, não ser possível pensar nação ou país naquela época, com o que existe atualmente. O Império Brasileiro, o Brasil, era uma colcha de retalhos, províncias que pouco tinham em comum.
Deve-se notar a habilidade política de portugueses e brasileiros em manter um imenso território, enquanto a América Espanhola se fragmentou em vários países. Não se trava guerras para vencer batalhas, mas para obter ganhos geopolíticos, econômicos, etc...
[ ]´s
Diplomacia Bolivariana
Moderador: Conselho de Moderação
- Dieneces
- Sênior
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Dieneces escreveu:Se te referes a mim , Prick , mais uma vez te enganas , minha resposta foi à tua informação de que SEMPRE (que entendo como sempre , todas as vezes , sem exceção , etc...) o Brasil venceu as guerras ou campanhas militares em que participou. Isso não confere com a realidade .Este exemplo seu , acima , eu mesmo já utilizei em outro tópico , mas em nada tem a ver com esse caso. Quando não tiver certeza de algum fato , não afirme tão enfaticamente , se estiver errado o erro será enfatizado , também. Se não te referes a mim , no seu post , desconsidere essas minhas palavras.PRick escreveu:suntsé escreveu:Dieneces escreveu:Pode me explicar esse refrescamento de memória , Suntsé , ficarei aguardando , esse período histórico é um de meus favoritos , já te adianto que esse trechinho descrito na Wikipédia não diz o essencial , que desmorona tua tese e a do Prick ...suntsé escreveu:Dieneces escreveu:Não lembro dessa vitória sobre a Argentina , quando esta invadiu o Uruguai.Na questão do Acre , o governo brasileiro lavou as mãos , deixando aquela gente à própria sorte . Só reagiu depois que Plácido de Castro , gabrielense como eu , mostrou que dava pra ganhar dos bolivianos. No Paraguai precisou da ajuda de uruguaios e argentinos. Pra variar o Brasil sempre foi pego de surpresa.PRick escreveu:cicloneprojekt escreveu:Quiron escreveu:Era evidente que o acréscimo de poder militar da Venezuela teria como função servir de braço armado diplomático para o Chaves em suas constantes intervenções e influências américa do sul a fora. Ele já atuou em todas as últimas eleições sul-americanas de forma direta, imagine-se o que será assim que seu poder militar estiver bem mais consolidado.
Curioso só agora os nossos políticos começarem a se dar conta disso. É cristalino o papel do Brasil para conter o Chaves mas, no entanto, continuamos na inércia e aaptia de sempre, querendo ser amigos de todos, levando tapas na cara de tudo quanto é vizinho e sempre sorrindo.
Perfeito.
Somos o vizinho grandão e bobalhão do bairro que todo o mundo passa a mão e dá voadora.
sds
Walter
Mas toda a vez que se meteram com o Vizinho Grande e Bobalhão, ele deu uma surra no Vizinho Menor e Esperto. Vamos a uma lista:
1- Acre com Bolivia;
2- Paraguai e o Sr. Solano;
3- Argentina quando se meteu no Uruguai.
Historicamente, sempre vencemos as guerras que participamos, sobretudo, pq tínhamos a legitimidade e o direito de nosso lado, nunca provocamos ou fizemos bravatas.
[ ]´s
Eu vou refrescar a sua memória:
O Brasil não só acabou com as pretensões unionistas entre argentina e Uruguai, como também derrubou o Ditador argentino Rosas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_con ... be_e_Rosas
Esse artigo do wikpedia esta bem mau escrito mesmo e mau explicado o que é ainda mais grave.
Eu só pensei que vc tinha esquecido desse episódio.
Eu fiquei com meu orgulho ferido quando vc deu a entender que o Brasil nunca tinha vencido a Argentina.
Abraços.
Acho que tem gente confundindo vencer uma Guerra, com vencer batalhas ou coisa do gênero. Vence uma Guerra quem cumpri a maioria dos obejtivos geopolíticos traçados antes da Guerra. E isto pode ser conseguido até com uma derrota militar.
Um bom exemplo é a Guerra do Vietnã, militarmente falandos EUA não perderam. Porém, os objetivos dos EUA eram não deixar a unificação do Vietnã do Sul, pelas forças do Norte. E como isto ocorreu, os EUA perderam a Guerra do Vietnã.
[ ]´s
Neste episódio específico podemos dizer que houve um impasse, que foi solucionado com um tratado, em que tanto a Argentina, quanto o Brasil concordaram com a criação de um Estado tampão, o Uruguai. Ambos perderam eu diria, mas a Argentina perdeu muito mais.
Mas sua interpretação do que falei, não foi o que falei, disse bem claro, "toda a vez que se meteram com o vizinho grande e bobalhão se deram mal". Não falei em Guerras, batalhas ou campanhas militares, mesmo pq não vencemos todas elas, mas nos demos bem no final em todas elas.
No caso específico do episódio do Tratado do Uruguai, nós fomos ativos, diria que imperialistas mesmo, fomos os atacantes. Hipótese não contemplada por mim na minha explanação incial, nos demos bem quando bancamos os "bobalhões".
[ ]´s
- suntsé
- Sênior
- Agradeceu: 232 vezes
- Agradeceram: 154 vezes
Acho que tem gente confundindo vencer uma Guerra, com vencer batalhas ou coisa do gênero. Vence uma Guerra quem cumpri a maioria dos obejtivos geopolíticos traçados antes da Guerra. E isto pode ser conseguido até com uma derrota militar.
Um bom exemplo é a Guerra do Vietnã, militarmente falandos EUA não perderam. Porém, os objetivos dos EUA eram não deixar a unificação do Vietnã do Sul, pelas forças do Norte. E como isto ocorreu, os EUA perderam a Guerra do Vietnã.
Eu estou discutindo a guerra propriamente dita, não estava falando de objetivos geopolíticos, O Brasil de uma forma ou de outra acabou se dando bem na maioria das vezes, ou seja realizou a maioria dos objetivos geopolíticos.
Eu estava falando de guerra.
- Dieneces
- Sênior
Maioria das vezes tudo bem!suntsé escreveu:Acho que tem gente confundindo vencer uma Guerra, com vencer batalhas ou coisa do gênero. Vence uma Guerra quem cumpri a maioria dos obejtivos geopolíticos traçados antes da Guerra. E isto pode ser conseguido até com uma derrota militar.
Eu estou discutindo a guerra propriamente dita, não estava falando de objetivos geopolíticos, O Brasil de uma forma ou de outra acabou se dando bem na maioria das vezes, ou seja realizou a maioria dos objetivos geopolíticos.
Eu estava falando de guerra.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
- Dieneces
- Sênior
Como assim , Prick , a Argentina perdeu mais ? O Uruguai era parte do Brasil...Quanto a eu modificar o que foi dito por ti, não é do meu feitio , senão vejamos as tuas palavras :"...toda vez que se meteram com o vizinho grande e bobalhão , ele deu uma surra no vizinho menor e mais esperto..." e mais "Historicamente , SEMPRE vencemos as guerras que participamos...". Não estou querendo discordar por esporte . Eu apenas quis apresentar a realidade do ocorrido , a imposição dos fatos , sem paixões ou interpretações .
-
- Intermediário
Senhores vamos deixar de lado as emoções e sermos mais realistas.
A Venezuela adquiriu 24 Su-30, ja ouvir dizer que eles ja dobraram a encomenda, ninguém sabe o que esses aviaões podem fazer, eu mesmo até hoje ñ vi nenhum missil BVR sob as asas deles.
A Venezuela faz fronteira com o Brasil justamente na Amazonia, uma região vasta da qual o Brasil ñ depente economicamente, nossos indústrias estão bem mais ao sul, os pilotos venezuelanos teriam que fazer milagres pra ataca a regiões centro-sul do pais.
Se a Venezuela deslocar caças para a Bolivia por exemplo como esses aviões voltariam depois? Por que uma coisa é ir da Venezuela pra Bolivia de surpresa sem a FAB saber, ou melhor sem poder fazer nada visto que na região norte ñ dispomos de GDAs, outra coisa é ir da Bolivia pra Venezuela com a FAB tendo posicionado caças e aviões AEW na região norte. E o Chile ñ se sentiria tb intimidado com caças venezuelanos na Bolivia?
Quem banca o Chavez é os Estados Unidos, quem compra o petróleo venezuelano é o Tio Sam, ja li em algum lugar que 80% das importações venezuelanos são provinientes dos Estado Unidos.
Pra encurta a conversa, o Brasil tem 53 AMX, 48 F-5, 23 A-4, mais cedo ou mais tarde 12 Mirages 2000, 5 R-99A e 3 R-99B, esses aviões conseguem sem muita dificuldades realizar um ataque maciço contra as principais instalações de petróleo da Venezuela e ai eu quero ver da onde o Chavez vai tirar dinheiro pra pagar os Su-30.
Ou seja, tudo ñ passa de retórica.
*
*
*
*
A Venezuela adquiriu 24 Su-30, ja ouvir dizer que eles ja dobraram a encomenda, ninguém sabe o que esses aviaões podem fazer, eu mesmo até hoje ñ vi nenhum missil BVR sob as asas deles.
A Venezuela faz fronteira com o Brasil justamente na Amazonia, uma região vasta da qual o Brasil ñ depente economicamente, nossos indústrias estão bem mais ao sul, os pilotos venezuelanos teriam que fazer milagres pra ataca a regiões centro-sul do pais.
Se a Venezuela deslocar caças para a Bolivia por exemplo como esses aviões voltariam depois? Por que uma coisa é ir da Venezuela pra Bolivia de surpresa sem a FAB saber, ou melhor sem poder fazer nada visto que na região norte ñ dispomos de GDAs, outra coisa é ir da Bolivia pra Venezuela com a FAB tendo posicionado caças e aviões AEW na região norte. E o Chile ñ se sentiria tb intimidado com caças venezuelanos na Bolivia?
Quem banca o Chavez é os Estados Unidos, quem compra o petróleo venezuelano é o Tio Sam, ja li em algum lugar que 80% das importações venezuelanos são provinientes dos Estado Unidos.
Pra encurta a conversa, o Brasil tem 53 AMX, 48 F-5, 23 A-4, mais cedo ou mais tarde 12 Mirages 2000, 5 R-99A e 3 R-99B, esses aviões conseguem sem muita dificuldades realizar um ataque maciço contra as principais instalações de petróleo da Venezuela e ai eu quero ver da onde o Chavez vai tirar dinheiro pra pagar os Su-30.
*
*
*
*
- Dieneces
- Sênior
Marcelo , vamos deixar de lado as emoções e sermos mais realistas . Se os Sukhoi venezuelanos deixarem seu país com intenções maiores que turismo ou adestramento pacífico com seus pares de forças aéreas amigas , uma força-tarefa norte-americana amanhece no golfo de Maracaibo e Chávez , ao clarear do dia , não terá nenhum caça dos seus , voando.marcelosobrado escreveu:Senhores vamos deixar de lado as emoções e sermos mais realistas.
*
*
*
*
-
- Intermediário
Dieneces escreveu:Marcelo , vamos deixar de lado as emoções e sermos mais realistas . Se os Sukhoi venezuelanos deixarem seu país com intenções maiores que turismo ou adestramento pacífico com seus pares de forças aéreas amigas , uma força-tarefa norte-americana amanhece no golfo de Maracaibo e Chávez , ao clarear do dia , não terá nenhum caça dos seus , voando.marcelosobrado escreveu:Senhores vamos deixar de lado as emoções e sermos mais realistas.
*
*
*
*
Sim, é outra possibilidade, o que eu quis dizer Dieneces é que o Chavez ñ tem a menor chance de ser bem sucedido em uma aventura militar, tudo é apenas retórica, e ele sabe disso, burro ele ñ é.
*
*
*
*
- Dieneces
- Sênior
Concordamos. Só procurei simplificar.marcelosobrado escreveu:Dieneces escreveu:Marcelo , vamos deixar de lado as emoções e sermos mais realistas . Se os Sukhoi venezuelanos deixarem seu país com intenções maiores que turismo ou adestramento pacífico com seus pares de forças aéreas amigas , uma força-tarefa norte-americana amanhece no golfo de Maracaibo e Chávez , ao clarear do dia , não terá nenhum caça dos seus , voando.marcelosobrado escreveu:Senhores vamos deixar de lado as emoções e sermos mais realistas.
*
*
*
*
Sim, é outra possibilidade, o que eu quis dizer Dieneces é que o Chavez ñ tem a menor chance de ser bem sucedido em uma aventura militar, tudo é apenas retórica, e ele sabe disso, burro ele ñ é.
*
*
*
*
- Luiz Bastos
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 25 vezes
- Contato:
off Topic
Srs
PRick e Dieneces
Gostaria de saber se algum dos Srs, ou qualquer outro colega, teria livros digitalizados sobre as guerras de independência e Paraguai para me ceder. Eu estou acabando de digitalizar o livro sobre a atuação da MB na guerra do Paraguai e poderei cede-lo a vocês, se tiverem interesse, é claro e a quem mais quiser lê-lo.
Grato
PRick e Dieneces
Gostaria de saber se algum dos Srs, ou qualquer outro colega, teria livros digitalizados sobre as guerras de independência e Paraguai para me ceder. Eu estou acabando de digitalizar o livro sobre a atuação da MB na guerra do Paraguai e poderei cede-lo a vocês, se tiverem interesse, é claro e a quem mais quiser lê-lo.
Grato
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
"marcelosobrado" wrote:
É apenas burocracia Marcelo, daqui à pouco aparecem as fotos(...).
Vero, mas justamente por isso existe o Evo.
Ok mas acho que o Chavez só teria uma opção: deslocar seus aviões sobre território brasileiro até a Bolívia (...) porque senão como ele daria um jeito de fazer isso passando por pelo menos 2 países (CoLÔmbia e Peru) ?
Correto.
Pode ser. Mas vc já sabe do estado operacional de alguns desses meios
...
sds
Walter
Senhores vamos deixar de lado as emoções e sermos mais realistas.
É apenas burocracia Marcelo, daqui à pouco aparecem as fotos(...).
Vero, mas justamente por isso existe o Evo.
Se a Venezuela deslocar caças para a Bolivia por exemplo como esses aviões voltariam depois?
Por que uma coisa é ir da Venezuela pra Bolivia de surpresa sem a FAB saber, ou melhor sem poder fazer nada visto que na região norte ñ dispomos de GDAs, outra coisa é ir da Bolivia pra Venezuela com a FAB tendo posicionado caças e aviões AEW na região norte. E o Chile ñ se sentiria tb intimidado com caças venezuelanos na Bolivia?
Ok mas acho que o Chavez só teria uma opção: deslocar seus aviões sobre território brasileiro até a Bolívia (...) porque senão como ele daria um jeito de fazer isso passando por pelo menos 2 países (CoLÔmbia e Peru) ?
Correto.
Pode ser. Mas vc já sabe do estado operacional de alguns desses meios
...
sds
Walter
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Dieneces escreveu:Como assim , Prick , a Argentina perdeu mais ? O Uruguai era parte do Brasil...Quanto a eu modificar o que foi dito por ti, não é do meu feitio , senão vejamos as tuas palavras :"...toda vez que se meteram com o vizinho grande e bobalhão , ele deu uma surra no vizinho menor e mais esperto..." e mais "Historicamente , SEMPRE vencemos as guerras que participamos...". Não estou querendo discordar por esporte . Eu apenas quis apresentar a realidade do ocorrido , a imposição dos fatos , sem paixões ou interpretações .
Não, historicamente, não vejo com o Brasil poderia reivindicar o Uruguai, na verdade nos tomamos o Uruguai, por um breve período de tempo, ex-colonia espanhola, ou terras pertences a Espanha pelo Tratado de Tordesilhas, não me lembro de nenhum outo precedente que poderia dar o Brasil direito sobre o Uruguai. Com qual fundamento o Brasil reividicaria o Uruguai, não contando um Guerra de Conquista? Ou seja, um imperialismo do tipo dos EUA.
Esta frase final deveria estar junto, "quando tínhamos legitimidade", que no meu caso, não inclui o episódio da Independência do Uruguai, contudo, o meu texto não ficou muito claro, reconheço o fato, escrever a toque de caixa na internet dá este galhos.
[ ]´s
- Dieneces
- Sênior
Mas era território brasileiro , Província Cisplatina , e nós a perdemos . Pertenceu à Espanha tanto quanto à Portugal , Prick . Lembra que era a Colônia do Sacramento , fundada por portugueses , não por espanhóis . Montevidéu é um nome Português...Monte-Visto-De-Eu...São Carlos (hoje San Carlos) , perto de Maldonado tem até nome de ruas em português , assim como Colonia . Forte de Santa Tereza , vale a pena conhecer , construção portuguesa . Milhares de sobrenomes de uruguaios são de origem portuguesa .Eu descendo de Uruguaios de origem portuguesa , por parte de pai.O uruguaio , fato interessante , é o único falante de castelhano , que eu conheça , que consegue falar português sem sotaque , os que sabem , por supuesto. Não existe nada mais parecido com o Uruguai que a metade sul do Rio Grande do Sul (nenhum estado brasileiro , inclusive), que aliás é , praticamente , nossa única fronteira seca , exceção de pequeno trecho com SC. Talvez vocês , distantes fisicamente daqui , não sintam a verdadeira dimensão do que digo , mas é real , acreditem. Por fim , já que invocaste o Tratado de Tordesilhas , meu caro Prick , sinto dizer-te que por ele metade do atual Brasil seria espanhol , inclusive a totalidade do RS e da Amazônia Legal . Não creio que tu digas que não seja legítima a posse brasileira dessas paragens , outrora espanholas , ou me engano?PRick escreveu:Dieneces escreveu:Como assim , Prick , a Argentina perdeu mais ? O Uruguai era parte do Brasil...Quanto a eu modificar o que foi dito por ti, não é do meu feitio , senão vejamos as tuas palavras :"...toda vez que se meteram com o vizinho grande e bobalhão , ele deu uma surra no vizinho menor e mais esperto..." e mais "Historicamente , SEMPRE vencemos as guerras que participamos...". Não estou querendo discordar por esporte . Eu apenas quis apresentar a realidade do ocorrido , a imposição dos fatos , sem paixões ou interpretações .
Não, historicamente, não vejo com o Brasil poderia reivindicar o Uruguai, na verdade nos tomamos o Uruguai, por um breve período de tempo, ex-colonia espanhola, ou terras pertences a Espanha pelo Tratado de Tordesilhas, não me lembro de nenhum outo precedente que poderia dar o Brasil direito sobre o Uruguai. Com qual fundamento o Brasil reividicaria o Uruguai, não contando um Guerra de Conquista? Ou seja, um imperialismo do tipo dos EUA.
Esta frase final deveria estar junto, "quando tínhamos legitimidade", que no meu caso, não inclui o episódio da Independência do Uruguai, contudo, o meu texto não ficou muito claro, reconheço o fato, escrever a toque de caixa na internet dá este galhos.
[ ]´s
Dieneces escreveu:Mas era território brasileiro , Província Cisplatina , e nós a perdemos . Pertenceu à Espanha tanto quanto à Portugal , Prick . Lembra que era a Colônia do Sacramento , fundada por portugueses , não por espanhóis . Montevidéu é um nome Português...Monte-Visto-De-Eu...São Carlos (hoje San Carlos) , perto de Maldonado tem até nome de ruas em português , assim como Colonia . Forte de Santa Tereza , vale a pena conhecer , construção portuguesa . Milhares de sobrenomes de uruguaios são de origem portuguesa .Eu descendo de Uruguaios de origem portuguesa , por parte de pai.O uruguaio , fato interessante , é o único falante de castelhano , que eu conheça , que consegue falar português sem sotaque , os que sabem , por supuesto. Não existe nada mais parecido com o Uruguai que a metade sul do Rio Grande do Sul (nenhum estado brasileiro , inclusive), que aliás é , praticamente , nossa única fronteira seca , exceção de pequeno trecho com SC. Talvez vocês , distantes fisicamente daqui , não sintam a verdadeira dimensão do que digo , mas é real , acreditem. Por fim , já que invocaste o Tratado de Tordesilhas , meu caro Prick , sinto dizer-te que por ele metade do atual Brasil seria espanhol , inclusive a totalidade do RS e da Amazônia Legal . Não creio que tu digas que não seja legítima a posse brasileira dessas paragens , outrora espanholas , ou me engano?PRick escreveu:Dieneces escreveu:Como assim , Prick , a Argentina perdeu mais ? O Uruguai era parte do Brasil...Quanto a eu modificar o que foi dito por ti, não é do meu feitio , senão vejamos as tuas palavras :"...toda vez que se meteram com o vizinho grande e bobalhão , ele deu uma surra no vizinho menor e mais esperto..." e mais "Historicamente , SEMPRE vencemos as guerras que participamos...". Não estou querendo discordar por esporte . Eu apenas quis apresentar a realidade do ocorrido , a imposição dos fatos , sem paixões ou interpretações .
[ ]´s
Mas este é o meu ponto, a américa portuguesa acabou muito maior que Tordesilhas. O simples fato de portugueses terem se espalhado pela América do Sul, sobretudo, por conta da União Ibérica, não dava ao Brasil direitos automáticos de herança do legado português, o mesmo pode ser dito do legado espanhol, só que neste caso, ao contrário do Brasil, houve um fragmentação do território entre uma dezena de países.
[ ]´s