R-99A com sistema de autoproteção totalmente operacional
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R-99A com sistema de autoproteção totalmente operacional
Avião-radar da FAB ganha proteção extra
Modelo que fiscaliza atividades na Amazônia poderá despistar mísseis e sensores inimigos
ROBERTO GODOY
O olho eletrônico da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre a Amazônia, o avião-radar R-99A/AEW&C, de alerta avançado e controle, ganhou proteção própria: atacados com mísseis ou rastreados por sensores eletrônicos inimigos, os jatos podem despistar mísseis e sensores inimigos.
Os cinco grandes jatos dessa classe operados pela FAB foram construídos pela Embraer sobre a plataforma do modelo civil Emb-145. As primeiras unidades foram entregues em julho de 2002.
O sistema de autoproteção utiliza lançadores de "iscas" térmicas e metálicas. O calor das cargas denominadas "flare" atrai para longe do avião mísseis guiados por sinais infravermelhos.
A chuva de "chaffs", tiras de alumínio refletivo, confundem o rastreamento e a localização eletrônica, induzindo a erro o processo de definição do alvo por um eventual atacante . O nome técnico do conjunto é Sistema de Alijamento de Contramedidas, que será aplicado também no modelo R-99B, de sensoriamento remoto e vigilância de superfície - um avião-espião, com amplas aplicações em atividades de inteligência. A frota da FAB é de oito birreatores, cinco R-99A e três R-99B.
O preço de referência da versão AEW&C é de US$ 120 milhões. A aviação militar da Grécia contratou por US$ 500 milhões o fornecimento de quatro unidades.
O R-99A é caracterizado pela enorme antena Erieye, de 1,3 tonelada, montada sobre a fuselagem de 30 metros de comprimento. Cada missão dura cerca de 12 horas. O alcance de detecção é de 450 quilômetros - com máxima eficiência na faixa de 350 km. Os alvos múltiplos são selecionados por grau de ameaça.
Os dados podem ser recebidos em tempo real pelos aviões de combate que o AEW&C estiver coordenando. A Erieye tem certa capacidade para identificação de objetivos hostis sobre o mar. A Embraer exibe a aeronave essa semana na Turquia e na Malásia.
Link para a noticia: http://www.estado.estadao.com.br/editor ... ol009.html
EMBRAER COMPLETA TESTES DO SISTEMA DE AUTOPROTEÇÃO DO EMB 145 AEW&C
Ensaios comprovam eficiência e sucesso na integração de todos os sistemas de missão à plataforma
São José dos Campos, 29 de setembro de 2003 - A Embraer anunciou hoje que todos os ensaios em vôo do Sistema de Autoproteção da aeronave EMB 145 AEW&C (Airborne Early Warning and Control, Alerta Aéreo Antecipado e Controle) foram concluídos com sucesso.
A fase final dos Ensaios de Integração e Validação do EMB 145 AEW&C inclui os testes do Sistema de Alijamento de Contramedidas, que confirmam as características de aeronavegabilidade da plataforma de acordo com a FAR/RBHA Parte 25. O Sistema de Alijamento de Contramedidas é parte integrante do Sistema de Autoproteção do EMB 145 AEW&C.
O Sistema de Alijamento de Contramedidas, incluindo a campanha de ensaios de alijamento de Chaff & Flare, abrange avaliação operacional e testes de contaminação e 'separação segura' dos cartuchos, que são representativos para o envelope completo da plataforma, utilizando-se bibliotecas pré-programadas de lançamento.
Capacitação tecnológica e simplicidade resumem a visão da Embraer sobre o mais valioso recurso das forças aéreas do Século XXI: o Controle da Informação. A crescente e cada vez mais avançada e refinada experiência da empresa em sistemas de Inteligência, Vigilância & Reconhecimento (ISR) permite oferecer aos clientes soluções inovadoras, acessíveis e eficientes.
"Esta visão de 'simplicidade e capacitação' aumenta a competitividade dos produtos da Embraer na linha de Sistemas ISR", afirmou Romualdo Monteiro de Barros, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Defesa. "Para assegurar a supremacia em missões de inteligência e coleta de informações, nossos produtos ISR incorporam altos níveis de automação, fusão de dados e consciência situacional, incluindo design de cabine de última geração, progressos sem precedentes nas interfaces homem-máquina, ergonomia e outros dispositivos. Desta maneira, nossas aeronaves estão preparadas para atender aos exigentes requisitos globais da guerra de informação".
A Embraer já entregou sete das oito aeronaves encomendadas pela Força Aérea Brasileira em distintas versões ISR, e começará as entregas da versão AEW&C ao governo da Grécia ainda neste ano. A empresa também tem pedidos do México para aeronaves AEW&C e MP, de patrulha marítima.
As aeronaves ISR da Embraer proporcionam uma plataforma extremamente flexível para executar uma ampla gama de missões. O silencioso e confortável ambiente das aeronaves a jato estimula um alto rendimento por parte da tripulação. Alguns opcionais, como conjuntos ELINT ou ESM e capacidade de reabastecimento em vôo, também estão disponíveis.
Seus baixos custos operacionais e de aquisição são assegurados pelo uso de componentes e subsistemas de alta confiabilidade. A Embraer oferece um abrangente pacote de logística elaborado sob medida para atender requisitos específicos do cliente, incluindo peças de reposição e equipamentos de apoio no solo, assistência técnica, treinamento e documentação técnica, além de acesso à rede mundial de atendimento a clientes da Embraer através de seus escritórios e subsidiárias.
Link para a noticia:
http://defesanet.web.terra.com.br/notic ... ewcflares/
Abraços
Modelo que fiscaliza atividades na Amazônia poderá despistar mísseis e sensores inimigos
ROBERTO GODOY
O olho eletrônico da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre a Amazônia, o avião-radar R-99A/AEW&C, de alerta avançado e controle, ganhou proteção própria: atacados com mísseis ou rastreados por sensores eletrônicos inimigos, os jatos podem despistar mísseis e sensores inimigos.
Os cinco grandes jatos dessa classe operados pela FAB foram construídos pela Embraer sobre a plataforma do modelo civil Emb-145. As primeiras unidades foram entregues em julho de 2002.
O sistema de autoproteção utiliza lançadores de "iscas" térmicas e metálicas. O calor das cargas denominadas "flare" atrai para longe do avião mísseis guiados por sinais infravermelhos.
A chuva de "chaffs", tiras de alumínio refletivo, confundem o rastreamento e a localização eletrônica, induzindo a erro o processo de definição do alvo por um eventual atacante . O nome técnico do conjunto é Sistema de Alijamento de Contramedidas, que será aplicado também no modelo R-99B, de sensoriamento remoto e vigilância de superfície - um avião-espião, com amplas aplicações em atividades de inteligência. A frota da FAB é de oito birreatores, cinco R-99A e três R-99B.
O preço de referência da versão AEW&C é de US$ 120 milhões. A aviação militar da Grécia contratou por US$ 500 milhões o fornecimento de quatro unidades.
O R-99A é caracterizado pela enorme antena Erieye, de 1,3 tonelada, montada sobre a fuselagem de 30 metros de comprimento. Cada missão dura cerca de 12 horas. O alcance de detecção é de 450 quilômetros - com máxima eficiência na faixa de 350 km. Os alvos múltiplos são selecionados por grau de ameaça.
Os dados podem ser recebidos em tempo real pelos aviões de combate que o AEW&C estiver coordenando. A Erieye tem certa capacidade para identificação de objetivos hostis sobre o mar. A Embraer exibe a aeronave essa semana na Turquia e na Malásia.
Link para a noticia: http://www.estado.estadao.com.br/editor ... ol009.html
EMBRAER COMPLETA TESTES DO SISTEMA DE AUTOPROTEÇÃO DO EMB 145 AEW&C
Ensaios comprovam eficiência e sucesso na integração de todos os sistemas de missão à plataforma
São José dos Campos, 29 de setembro de 2003 - A Embraer anunciou hoje que todos os ensaios em vôo do Sistema de Autoproteção da aeronave EMB 145 AEW&C (Airborne Early Warning and Control, Alerta Aéreo Antecipado e Controle) foram concluídos com sucesso.
A fase final dos Ensaios de Integração e Validação do EMB 145 AEW&C inclui os testes do Sistema de Alijamento de Contramedidas, que confirmam as características de aeronavegabilidade da plataforma de acordo com a FAR/RBHA Parte 25. O Sistema de Alijamento de Contramedidas é parte integrante do Sistema de Autoproteção do EMB 145 AEW&C.
O Sistema de Alijamento de Contramedidas, incluindo a campanha de ensaios de alijamento de Chaff & Flare, abrange avaliação operacional e testes de contaminação e 'separação segura' dos cartuchos, que são representativos para o envelope completo da plataforma, utilizando-se bibliotecas pré-programadas de lançamento.
Capacitação tecnológica e simplicidade resumem a visão da Embraer sobre o mais valioso recurso das forças aéreas do Século XXI: o Controle da Informação. A crescente e cada vez mais avançada e refinada experiência da empresa em sistemas de Inteligência, Vigilância & Reconhecimento (ISR) permite oferecer aos clientes soluções inovadoras, acessíveis e eficientes.
"Esta visão de 'simplicidade e capacitação' aumenta a competitividade dos produtos da Embraer na linha de Sistemas ISR", afirmou Romualdo Monteiro de Barros, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Defesa. "Para assegurar a supremacia em missões de inteligência e coleta de informações, nossos produtos ISR incorporam altos níveis de automação, fusão de dados e consciência situacional, incluindo design de cabine de última geração, progressos sem precedentes nas interfaces homem-máquina, ergonomia e outros dispositivos. Desta maneira, nossas aeronaves estão preparadas para atender aos exigentes requisitos globais da guerra de informação".
A Embraer já entregou sete das oito aeronaves encomendadas pela Força Aérea Brasileira em distintas versões ISR, e começará as entregas da versão AEW&C ao governo da Grécia ainda neste ano. A empresa também tem pedidos do México para aeronaves AEW&C e MP, de patrulha marítima.
As aeronaves ISR da Embraer proporcionam uma plataforma extremamente flexível para executar uma ampla gama de missões. O silencioso e confortável ambiente das aeronaves a jato estimula um alto rendimento por parte da tripulação. Alguns opcionais, como conjuntos ELINT ou ESM e capacidade de reabastecimento em vôo, também estão disponíveis.
Seus baixos custos operacionais e de aquisição são assegurados pelo uso de componentes e subsistemas de alta confiabilidade. A Embraer oferece um abrangente pacote de logística elaborado sob medida para atender requisitos específicos do cliente, incluindo peças de reposição e equipamentos de apoio no solo, assistência técnica, treinamento e documentação técnica, além de acesso à rede mundial de atendimento a clientes da Embraer através de seus escritórios e subsidiárias.
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Abraços
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- Renato Grilo
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FÊNIX
(Pássaro mitológico do Egito antigo que renasce das cinzas.)
A Fênix vive cerca de mil anos e conhece de antemão a hora de sua morte. Quando ela sente aproximar-se o momento de retirar o seu coração do mundo, e todos os indícios lhe confirmam que deve partir, constrói uma pira reunindo ao redor de si lenha e folhas de palmeira. Em meio a essas folhas entoa tristes melodias, e cada nota lamentosa que emite é uma evidência de sua alma imaculada. Enquanto canta, a amarga dor da morte penetra seu íntimo e ela treme como uma folha.
Quando lhe resta apenas um sopro de vida, a Fênix bate suas asas e agita suas plumas, e deste movimento produz-se um fogo que transforma seu estado. Este fogo espalha-se rapidamente para folhagens e madeira, que ardem agradavelmente. Breve, madeira e pássaro tornam-se brasas vivas, e então cinzas. Porém, quando a pira foi consumida e a última centelha se extingue, uma pequena Fênix desperta do leito de cinzas.
Trecho de:"A Linguagem dos Pássaros"
(Pássaro mitológico do Egito antigo que renasce das cinzas.)
A Fênix vive cerca de mil anos e conhece de antemão a hora de sua morte. Quando ela sente aproximar-se o momento de retirar o seu coração do mundo, e todos os indícios lhe confirmam que deve partir, constrói uma pira reunindo ao redor de si lenha e folhas de palmeira. Em meio a essas folhas entoa tristes melodias, e cada nota lamentosa que emite é uma evidência de sua alma imaculada. Enquanto canta, a amarga dor da morte penetra seu íntimo e ela treme como uma folha.
Quando lhe resta apenas um sopro de vida, a Fênix bate suas asas e agita suas plumas, e deste movimento produz-se um fogo que transforma seu estado. Este fogo espalha-se rapidamente para folhagens e madeira, que ardem agradavelmente. Breve, madeira e pássaro tornam-se brasas vivas, e então cinzas. Porém, quando a pira foi consumida e a última centelha se extingue, uma pequena Fênix desperta do leito de cinzas.
Trecho de:"A Linguagem dos Pássaros"
- Everson Garcia
- Intermediário
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Paisano escreveu:FÊNIX
(Pássaro mitológico do Egito antigo que renasce das cinzas.)
A Fênix vive cerca de mil anos e conhece de antemão a hora de sua morte. Quando ela sente aproximar-se o momento de retirar o seu coração do mundo, e todos os indícios lhe confirmam que deve partir, constrói uma pira reunindo ao redor de si lenha e folhas de palmeira. Em meio a essas folhas entoa tristes melodias, e cada nota lamentosa que emite é uma evidência de sua alma imaculada. Enquanto canta, a amarga dor da morte penetra seu íntimo e ela treme como uma folha.
Quando lhe resta apenas um sopro de vida, a Fênix bate suas asas e agita suas plumas, e deste movimento produz-se um fogo que transforma seu estado. Este fogo espalha-se rapidamente para folhagens e madeira, que ardem agradavelmente. Breve, madeira e pássaro tornam-se brasas vivas, e então cinzas. Porém, quando a pira foi consumida e a última centelha se extingue, uma pequena Fênix desperta do leito de cinzas.
Trecho de:"A Linguagem dos Pássaros"
Essas mensagens sobre Fenix, me fez lembrar dos saudosos Cavaleiros do Zodiaco hehhehehehehehehehe.
Adulto tbem gosta de anime hehehehehehehe
Abraços.
PS: Golpe fantasma de Fenix!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
BRASIL ACIMA de TUDO
- Naval
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Oi gente,
alguém sabe dizer se a FAB tem planos de instalar o probe de reabastecimento nos 145 AEW, acho importantíssimo. Como podem acompanhar os caças nas missões muito mais distantes?? Além de ficarem mais tempo em patrulha...
alguém sabe dizer se a FAB tem planos de instalar o probe de reabastecimento nos 145 AEW, acho importantíssimo. Como podem acompanhar os caças nas missões muito mais distantes?? Além de ficarem mais tempo em patrulha...
"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
- Vinicius Pimenta
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.Os EUA financiaram nosso Sivam sobre a perspectiva de que seja um programa civil e não militar... Droga só espero que nós não tenhamos escolhido os franceses já que nínguem bate os states qdo a questao é financiamento
Acho que essa de que os americanos não sabiam que o Sivam teria também fins militares não cola.
Quem compraria um amplo sistema de radares e ainda não o usaria para fins miliares ?
Mas pode ser sim que os EUA estão interferindo e que esses mostrados na foto seriam os R-99 da Força Aerea da Grecia....
Ae, ô Tio Sam, vai cuidar da tua vida!