Portugal/Rússia: apresentados novos helicópteros anti-fogos

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Portugal/Rússia: apresentados novos helicópteros anti-fogos

#1 Mensagem por P44 » Seg Mai 28, 2007 5:53 am

Portugal/Rússia: apresentados novos helicópteros anti-fogos

O primeiro-ministro, José Sócrates, assiste hoje, em Moscovo, à apresentação dos novos helicópteros pesados Kamov-32, de fabrico russo, que farão parte do contingente de 40 meios aéreos disponíveis para o combate a incêndios florestais.
No segundo dia de visita oficial à Rússia, José Sócrates estará acompanhado na sessão de apresentação dos novos helicópteros pelo recém-empossado ministro da Administração Interna, Rui Pereira.

Dos seis helicópteros Kamov-32, os primeiros dois chegam a Portugal no início de Junho, sendo os restantes quatro entregues entre Julho e Agosto.

No total, para o combate a incêndios florestais, o Estado Português adquiriu seis helicópteros pesados russos e quatro ligeiros de fabrico europeu, Ecureuil AS350 - um investimento que ascendeu a 105 milhões de euros.

Os seis helicópteros pesados Kamov 32 têm capacidade de transporte de 13 passageiros mais dois pilotos, uma velocidade de cruzeiro de 230 quilómetros/hora, tempo útil de operação igualmente de hora e meia e capacidade de transporte de água em balde de 5.000 litros.

No local de demonstração dos helicópteros, as autoridades russas fizeram também estacionar o avião pesado Beriev, pertencente a um dos dois consórcios que disputam um concurso internacional aberto pelo Estado Português.

O concurso para aluguer de dois aviões pesados de combate a incêndios florestais foi adiado no dia 11 deste mês para a próxima sexta-feira, devido a uma segunda reclamação da Aeronorte, uma das duas empresas concorrentes.

Ao concurso internacional para fornecimento de dois aviões pesados anfíbios, com capacidade para pousar e abastecer na água, concorreram as empresas Aeronorte - Transportes Aéreos SA, e a Joint Stock Company Beriev Aircarft Company (JSCBAC).

A JSCBAC concorre com o aparelho russo Beriev BE 200, avião com dois reactores e com capacidade para descarregar mais de 12.000 litros de água de cada vez.

Antes de se encontrar ao fim da manhã com o presidente da Duma (Parlamento) russa, Boris Gryzlov, o chefe do Governo português deposita uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido, no jardim Alexandrovsky, em Moscovo.

Ao almoço, José Sócrates tem uma reunião com decisores económicos russos na Embaixada de Portugal na capital russa e encontra-se com o seu homólogo, Mikhail Fradkov, na Casa Branca.

Antes do concerto da fadista portuguesa Mariza, o primeiro-ministro inaugura uma mostra tecnológica de produtos nacionais.

Diário Digital / Lusa

28-05-2007 6:45:00

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=278159

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:arrow: http://www.aerospace-technology.com/projects/kamov32/




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#2 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Mai 29, 2007 8:31 am

Rui Pereira aposta nos "Beriev"


O dia um da visita de Sócrates começou num pequeno aeroporto nos arredores de Moscovo, onde foram mostrados à Imprensa os novos helicópteros de combate a fogos (e também para vigilância marítima) adquiridos à empresa russa Kamov.

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Mas a presença do Governo português foi prontamente aproveitada pelos russos para mostrar também um exemplar do avião "Beriev", que o Kremlin quer vender a Portugal como forma de pagamento da dívida comercial pendente.


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Para já o Ministro avança para a possivel compra de 2 aparelhos

Rui Pereira, o novo ministro da Administração Interna, acabou por admitir aos jornalistas que, apesar de ter sido aberto um concurso público para alugar dois aviões, a sua preferência vai, desde já, para os "Beriev" que lhe foram mostrados (e que já tinham sido apresentados ao ex-MAI, António Costa, numa visita há ano e meio também a Moscovo).

Em aberto fica a possibilidade de um concurso internacional para a compra dos dois aviões.

"Para já, informou Rui Pereira, vamos alugar dois destes aviões" durante o Verão.

Quanto aos helicópteros Kamov, Rui Pereira admitiu o atraso na entrega e o aluguer, "por apenas um mês", de meios alternativos de combate aos fogos, enquanto o fornecimento não for cumprido. A confiança nos novos meios não foi, porém, abalada "Nunca houve tantos meios", disse o governante ao jornalistas.

Pilotos em treino

Com Sócrates estiveram, no mesmo local, os 12 pilotos portugueses que foram para Moscovo receber aulas "teóricas" para lidar com os novos hélis. Um desses portugueses disse ao JN que as aulas estão "a correr bem", embora os testes práticos decisivos só venham a ocorrer já em Lisboa.

Este Verão, de qualquer forma, os pilotos ainda terão a ajuda de companheiros russos, especialmente contratados para a época de fogos. Quanto às duas semanas já cumpridas, o mesmo piloto lamenta apenas as dificuldades da língua e as "duas horas e meia diárias" que passam nas deslocações "de autocarro" até ao aeroporto onde recebem as lições.




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#3 Mensagem por P44 » Ter Mai 29, 2007 8:36 am

:evil: "provavel compra" dos Beriev...ou seja, mais um ano á espera :!: :?:

entretanto Portugal vai arder....




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#4 Mensagem por Sniper » Ter Mai 29, 2007 9:09 am

cabeça de martelo escreveu:

Apoio às exportações

Portugal e Rússia vão fechar linha de crédito recíproca até Julho

O ministro de Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos, afirmou hoje que Portugal e Rússia vão fechar até Julho uma linha de crédito recíproca para o apoio às exportações dos dois países.


O acordo para a definição de um calendário para a concretização da linha de crédito - que apoiará simultaneamente exportações nacionais para a Rússia e exportações russas para Portugal - será assinado esta terça-feira, ao fim da manhã, no Kremlin, na presença do chefe de Estado russo, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro, José Sócrates.

Segundo Teixeira dos Santos, para a conclusão da linha de crédito "falta apenas definir o montante" que será aplicado por cada um dos países.

O titular da pasta das Finanças disse que o Estado Português "está disposto a chegar a um valor máximo de 200 milhões de euros", mas não comunicou este valor em termos formais, porque as autoridades de Moscovo ainda não especificaram qualquer valor pela sua parte.

Teixeira dos Santos adiantou que a parte portuguesa da linha de crédito será financiada pela Caixa Geral de Depósitos.

Vontade de entrar no mercado ibérico

Entretanto, Alexei Kruglov, vice-presidente da Gazprom, manifestou hoje ao primeiro-ministro, José Sócrates, a intenção de a sua empresa entrar a prazo no mercado ibérico no fornecimento de energia, disse hoje à agência Lusa fonte do Governo português.

A declaração do responsável da Gazprom, que é a maior empresa gasista do mundo, foi feita durante um encontro entre dirigentes políticos e empresariais portugueses e russos, durante o segundo dia de visita oficial de José Sócrates à Rússia.

De acordo com fonte do executivo de Lisboa, Alexei Kruglov não especificou as suas intenções relativamente ao mercado ibérico no seu conjunto, ou em relação a Portugal, nunca tendo tocado no tema de uma eventual participação na Galp.

No entanto, o vice-presidente da Gazprom frisou que, nos planos da sua empresa, "está o objectivo de se estender além da França, passando os Pirinéus", fazendo, depois, um elogio às potencialidades de negócio no mercado energético nacional.

Pela parte do Governo português, além de José Sócrates, estiveram nessa reunião com decisores políticos e económicos russos os ministros de Estado e dos Negócios Estrangeiros (Luís Amado), de Estado e das Finanças (Teixeira dos Santos), da Economia e Inovação (Manuel Pinho), o presidente da Agência Portuguesa de Investimentos (Basílio Horta) e o presidente do Instituto de Turismo de Portugal (Luís Patrão).

Com Lusa


Video onde mosta os pilotos Portugueses que estão na Russia a aprender a pilotor os Kamov's:

http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinh ... aoces.htm#




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#5 Mensagem por Skyway » Ter Mai 29, 2007 10:17 am

Esse Beriev é muito interessante, e bonito tambem.


O Brasil com duas florestas importantíssimas, e com regiões de mata essenciais, é uma vergonha não investir nisso.
O máximo que temos são aqueles novos Kit's contra-incêndio para os C-130 que a FAB adquiriu.


Curiosidade:
Sei que o Beriev pode ter seu sistema contra-incêndio retirado e ter seu espaço utilizado para cargas...isso não poderia ser usado na amazônia não? Acho que teria muita utilidade...água para ele pousar é que não vai faltar.




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#6 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Mai 29, 2007 11:10 am

Já há uns meses o Governo (na altura com o António Costa na pasta) descartou a oferta russa de fornecer os aviões em troca do perdão da dívida.

Optou, por razõs que só Alah sabe, por fazer concurso, para a compra de 2 ou 3 aparelhos, a par dos Canadair.

Só a compra directa dos helis Kamov se manteve.

Por isso mais este atraso, embora para este ano, os Beriev-200 voltem a voar por cá, alugados.

A novidade é que esta vez o ministro deu a entender que queria estes aviões, e a não ser que se deslumbrasse, o poder politico quando quer, pode.




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#7 Mensagem por P44 » Ter Mai 29, 2007 11:29 am

"lobbies"....




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#8 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Jun 01, 2007 5:46 am

Ajuste directo em estudo para aluguer de "Beriev"


FRANCISCO LEONG/AFP
Inês Cardoso / http://jn.sapo.pt/2007/06/01/nacional/

Está à vista mais uma contratação por ajuste directo de meios aéreos para combate a incêndios. O concurso destinado ao aluguer, para este Verão, de dois aviões anfíbios está em vias de se extinguir, depois de uma sucessão de atrasos e reclamações dos dois concorrentes.

Em caso de negociação directa, a empresa russa "Beriev" é a eleita, já que desde o início o caderno de encargos foi feito à sua medida, ao exigir aeronaves com capacidade para transportar no mínimo dez mil litros de água.


Ao concurso apresentaram-se duas propostas, uma da "Beriev" e outra da portuguesa Aeronorte - que, contudo, levou também a concurso aeronaves "Beriev". A empresa russa começou por ser excluída, por razões formais (não apresentação de documentos obrigatórios) e um lapso material, já que um dos valores propostos ultrapassava o limite fixado no caderno de encargos.

A "Beriev" contestou de imediato a proposta da Aeronorte, com argumentos depois repetidos pela embaixada da Rússia em Portugal, que se envolveu no processo e escreveu ao Ministério da Administração Interna. Em causa estará o facto de a "Beriev" e o Ministério de Emergências russo serem as duas únicas entidades autorizadas a fornecer o aparelho.

Confrontado com esta "dúvida objectiva", o júri do concurso pediu esclarecimentos à Aeronorte. A empresa sedeada em Braga respondeu anteontem, mas não quis adiantar ao JN que garantias oferece de conseguir aeronaves "Beriev".

À hora de fecho desta edição, decorriam ainda reuniões no MAI, mas estava a ser ponderada a hipótese de não admissão da Aeronorte, extinguindo-se automaticamente o concurso.

Nesse caso, o subsecretário de Estado Rocha Andrade, responsável pela contratação de meios, afirma ter já um parecer que aponta "dois fundamentos jurídicos" para a negociação por ajuste directo. Recorde-se que hoje entram ao serviço nove dos dez helicópteros contratados esta semana, também por ajuste directo, para ultrapassar o atraso no fornecimento dos adquiridos pelo Estado.




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#9 Mensagem por Raul Neto » Sex Jun 01, 2007 5:31 pm

Já nos anos 80 havia segundo me disseram havia a intenção de adquirir 6 Canadair.

Falava-se também em 50 UH-1H para o Exército, já imaginaram o que era se os tivéssemos tido?

Que helicópteros é que nós vemos aí a combater incêndios ?

Enfim...nem vale a pena dizer mais nada, pois não ?




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#10 Mensagem por Bolovo » Sex Jun 01, 2007 5:35 pm

Skyway escreveu:Esse Beriev é muito interessante, e bonito tambem.


O Brasil com duas florestas importantíssimas, e com regiões de mata essenciais, é uma vergonha não investir nisso.
O máximo que temos são aqueles novos Kit's contra-incêndio para os C-130 que a FAB adquiriu.


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Sei que o Beriev pode ter seu sistema contra-incêndio retirado e ter seu espaço utilizado para cargas...isso não poderia ser usado na amazônia não? Acho que teria muita utilidade...água para ele pousar é que não vai faltar.

Tirando esses C-130 da FAB, o máximo que existe aqui no Brasil é um Air Tractor do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (que é operado pela iniciativa privada). E isso porque o Brasil é o país campeão de queimadas (intencionais ou não), ninguém está na nossa frente. Gosto do Beriev Be-200, deveriam pensar em botar uns desses por aqui. Outro que eu gosto são aqueles Canadair amarelos que tem em todo lugar. :wink:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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#11 Mensagem por Skyway » Sex Jun 01, 2007 5:59 pm

O Air Tractor eu nem citei por que comparado ao C-130 a capacidade dele deve ser bem inferior.

Teve um acidente com ele ano passado em que eu estava presente, nos portões abertos.

Mas esse Beriev aí....bichinho lindo ele.




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#12 Mensagem por Raul Neto » Sex Jun 01, 2007 7:00 pm

Lindo sim, mas em quantas bacias de água do território Português pode ele operar :?:

Qual o tempo de retorno para se conseguir um carrosel eficaz :?:

Enfim, o meu rico dinheirinho de contribuinte, o que andam a fazer com ele :twisted:




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#13 Mensagem por Raul Neto » Dom Jun 03, 2007 3:50 pm

O CS-HMF é o 1º Kamov (não sei se da Heliportugal, ou se da EMA);

O CS-HMG é o 1º Esquilo (não sei se da Heliportugal, ou se da EMA).




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#14 Mensagem por Raul Neto » Sex Jun 29, 2007 10:41 am

Pouco depois das 14H30 pousaram em LPCS 2 Ecureuil AS-350 B3 destinados ao Ministério da Administração Interna. ostententavam o esquema de pintura amarelo e vermelho, e o que me pareceram ser matrículas provisórias, possívelmente para serem usadas no vôo ferry desde França.




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#15 Mensagem por Raul Neto » Sex Jun 29, 2007 7:16 pm

Estive em LPCS esta tarde e tirei fotos que quando tiver o rolo revelado conto pôr aqui. Posso afirmar que um dos AS-350 B3 recém-chegados tem como matrícula definitiva CS-HMI.




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