Mensagem
por Maddox » Dom Jul 01, 2007 4:59 pm
Primeiramente muito boa tarde à todos. É uma honra estar aqui.
Gostaria de fazer algumas considerações em relação ao tema.Vejo que inúmeros foristas nunca tiveram a experiência real com tal classe de armamentos e que falam apenas baseados em leituras (o que não é negativo mas também não é bom). Aqui a discussão fica sempre em torno do fuzil e me parece unânimidade a opção pelo calibre, que pra vocês seria o 5,56. Pois bem, é justamente onde discordo. O 5,56 é um cartucho leve, que permite uma grande quantidade à disposição do Infante e que usa da velha máxima do "fere para que seja necessário outros dois para evacuação, logo 3 saíram do combate". Barght! Isso não passa de um sonho utópico de algum almofadinha que vê a guerra pela CNN.
Sou um mero soldado, usuário do FAMAS, e fico decepcionado em não poder usar habitualmente algo em 7,62. Em 7,62 eu conheço a AK47 e o FAL que tive o prazer de usar em um Stage Aguerrisement mas nunca em uma OPEX, nickel! Sinceramente o 5,56 não atende bem aos requisitos militares, baixo poder de transfixação, alcance efetivo baixo e o que é mais importante: não pára seu inimigo no calor do combate! O que é o mínimo que se espera de uma arma. Em ações reais, na Costa do Marfim, o FAMAS já demonstrou a fraqueza do 5,56. Meu GC com sorte matava o sujeito com dois tiros(mínimo- óbvio não na cabeça). Eles até morriam com um tiro mas descarregavam suas AKs antes! E não é uma reclamação exclusivamente minha, outros amigos meus têm a mesma opinião.
Conheço alguns caras que trabalham no Iraque como Contractors. É unânime, TODOS utilizam fuzis da família AK. A conversa é sempre a mesma, o 5,56 é o Poodle e o 7,62 é o Doberman.
Enfim, disse tudo isso apenas para enriquecer a discussão, lembrando que falo não como técnico, e sim como usuário final (na verdade o usuário final é meu inimigo...heheh) e em nome de vários soldados que se divertem mundo afora.
Tudo isso em uma ótica militar, para uso policial é outra conversa e nem me atrevo a falar. Quanto aos fuzis em si, o Brasil estaria bem servido com a maioria dos citados, AN94, G36, HK416, SCAR, etc.
Amicalement
PS: Peço desculpas caso me ausente repentinamente, às vezes surgem alguns imprevistos.