Bolívia ameaça cortar gás do Brasil e reacende tensão!
Moderador: Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Olá PRick,
belíssimo post! Não consigo entender o que algumas pessoas fazem em um fórum de Defesa como o DB. Não entendem do assunto defesa, não entendem de estratégia militar, não entendem de política militar. Pra piorar a situação não entendem de macro política e nem geo-política. Alguns se dão ao luxo e esculhambar o fórum com comentários movidos por "ideologices" (termo usado pelo Túlio no tópico ideologias na seção "Gerais") infantis. Temos inclusive pessoas preconceituosas e racista no meio. Deplorável! Mas conviver em democracia é ter que sucumbir as intempéries humanas.
Acho que o pior, lamentável mesmo, é quando alguém escreve algo baseado em texto não compreendidos, é gentimente advertido por um colega e aí ainda assim, temos tem que ler algo do tipo: "eu já sabia o que ele quis dizer". Sabia? Sabia? Por que não escreveu antes? Estão esculhambando o fórum desta forma. E o pior de tudo, rotineiramente e cada vez mais de forma enfática. Isto não é orgulho ou vaidade, é esculhambação intencional.
Vejo alguns cosntantemente "arranhando" a imagem do fórum, não a seus membros diretamente. Talvez alguma providência urgente seja necessária. Talvez uma "modernização" do regulamento. Ou iremos caminhar para uma direção de pouca luz.
Abraços "desabafados",
Orestes
belíssimo post! Não consigo entender o que algumas pessoas fazem em um fórum de Defesa como o DB. Não entendem do assunto defesa, não entendem de estratégia militar, não entendem de política militar. Pra piorar a situação não entendem de macro política e nem geo-política. Alguns se dão ao luxo e esculhambar o fórum com comentários movidos por "ideologices" (termo usado pelo Túlio no tópico ideologias na seção "Gerais") infantis. Temos inclusive pessoas preconceituosas e racista no meio. Deplorável! Mas conviver em democracia é ter que sucumbir as intempéries humanas.
Acho que o pior, lamentável mesmo, é quando alguém escreve algo baseado em texto não compreendidos, é gentimente advertido por um colega e aí ainda assim, temos tem que ler algo do tipo: "eu já sabia o que ele quis dizer". Sabia? Sabia? Por que não escreveu antes? Estão esculhambando o fórum desta forma. E o pior de tudo, rotineiramente e cada vez mais de forma enfática. Isto não é orgulho ou vaidade, é esculhambação intencional.
Vejo alguns cosntantemente "arranhando" a imagem do fórum, não a seus membros diretamente. Talvez alguma providência urgente seja necessária. Talvez uma "modernização" do regulamento. Ou iremos caminhar para uma direção de pouca luz.
Abraços "desabafados",
Orestes
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Jornal paraguaio chama Brasil de 'imperialista e explorador'
20/05 - 12:31 - BBC Brasil
O jornal paraguaio ABC Color critica duramente o Brasil num editorial de primeira página intitulado “Brasil, um país imperialista e explorador”, publicado neste domingo, sobre a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país.
O texto ocupa toda a primeira página e critica duramente o acordo da usina hidrelétrica binacional de Itaipu. O jornal diz que o Brasil explora o Paraguai ao comprar a energia da usina a preços abaixo do mercado.
O jornal paraguaio ABC Color critica duramente o Brasil num editorial de primeira página intitulado “Brasil, um país imperialista e explorador”, publicado neste domingo, sobre a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país.
O texto ocupa toda a primeira página e critica duramente o acordo da usina hidrelétrica binacional de Itaipu. O jornal diz que o Brasil explora o Paraguai ao comprar a energia da usina a preços abaixo do mercado.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Bolovo escreveu:Jornal paraguaio chama Brasil de 'imperialista e explorador'
Há, eu sabia, eu vivo em outra dimensão, porque o Brasil em que vivo está longe de ser imperialista. Primeiro a Bolívia, agora o Paraguai, o que será que vem após? A Bolívia de novo querendo o Acre?
Isto é um retrato da Mídia nos tempos modernos, cria fatos em cima de opinião de um tablóide, é comum vermos várias notícias gerada por uma outra, sem que nada de factual exista, somente opinião.
Porém, Itaipu poderia ter sido evitada com a construção de uma série de usinas menores, mas na época estávamos nos tempos do Brasil Grande. Tudo tinha que ser assim.
[ ]´s
- Alcantara
- Sênior
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Que procurem os Tribunais Arbitrais Internacionais. Não vejo nada de errado com o preço que nós pagamos. Revisem os contratos que está tudo lá, o Brasil não faz nada de ilegal, rsrrsrsrsrsrs...
Só falta eles mandarem o Exército Paraguaio tomar a usina de Itaipú. Aí sim, isto TERIA que legitimar uma forte reação nossa, "a altura" da agressão sofrida. E isso APESAR DO GOVERNO QUE TEMOS.
Abraços!!!
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
-
- Sênior
Alcantara escreveu:Bolovo escreveu:Jornal paraguaio chama Brasil de 'imperialista e explorador'
Que procurem os Tribunais Arbitrais Internacionais. Não vejo nada de errado com o preço que nós pagamos. Revisem os contratos que está tudo lá, o Brasil não faz nada de ilegal, rsrrsrsrsrsrs...
Só falta eles mandarem o Exército Paraguaio tomar a usina de Itaipú. Aí sim, isto TERIA que legitimar uma forte reação nossa, "a altura" da agressão sofrida. E isso APESAR DO GOVERNO QUE TEMOS.
Abraços!!!
Olá Alcântara,
a notícia é apenas interessante. rsrsrs
Seu reflexo na mídia brasileira deve ser conseqüência da preocupação do governo em não rotular o Brasil como imperialista pelo Morales. Bravata do povo Paraguaio. Só teria algum valor se fosse nota oficial de seu presidente.
Abraços,
Orestes
PS: "briga" do Paraguai com o Brasil em Itaipú fará a Argentina tremer! rsrs Qualquer rachadura na barragem... rsrs
orestespf escreveu:Alcantara escreveu:Bolovo escreveu:Jornal paraguaio chama Brasil de 'imperialista e explorador'
Abraços!!!
Olá Alcântara,
Seu reflexo na mídia brasileira deve ser conseqüência da preocupação do governo em não rotular o Brasil como imperialista pelo Morales. Bravata do povo Paraguaio. Só teria algum valor se fosse nota oficial de seu presidente.
Abraços,
Orestes
PS: "briga" do Paraguai com o Brasil em Itaipú fará a Argentina tremer! rsrs Qualquer rachadura na barragem... rsrs
O problema é que a mídia brasileira anda sem assunto interno, pq as coisas andam tão boas, que a solução é importar manchetes de Jornais do Paraguai, acho que nunca em nossa história ocorreu isto, darem tanta importância a imprensa paraguaia! Isto sim é que podemos chamar de imprensa marron.
[ ]´s
PRick escreveu:Malandro escreveu:PRick escreveu:Malandro escreveu:orestespf escreveu:morcego escreveu:Senhores, me perdoem, mas ESTIVE lendo os post´s dos colegas, tentando ver uam VITÓRIA e uma grande jogada estratégica ONDE EXISTE UMA LASTIMAVEL PERDA PARA A NAÇÃO.
Antes de mais nada, quero salientar qeu DE 0.3% EM 0.3% nos estaremos indo parar é muito bem.
mas tomemos o caso como o ÓBVIO que foi amplamente divulgado.
A PETROBRAS ESTAVA JOGANDO DURO DESTA VEZ, pq sabe que será pressionada por orgãos públicos e acionistas.
LULA intefiriu no caso, É PÚBLICO que a contragosto ele fez isso, QUALQUER UM COM UM POUQUINHO de amigos em brasilia sabe que ele já esta no ponto de quebrar uma mesa toda vez que escuta o nome MORALES, pq? PQ MORALES sabe que lula não pode fazer nada além de aceitar ficar com o gás boliviano.
o fato CONTINUA perdoamos a divida de 500 MI da bolivia conosco, compramos, contruimos, operamos e REPRESENTAMOS (REPRESENTAVAMOS) com a PETROBRAS 15% do PIB da BOLIVIA.
e agora? entregamos para que a PDVSA possa chafurdar na lama.
CLARO, MORALES não tem como vender pra mais ninguém. toda via, PERDEMOS MUITO MAIS QUE DINHEIRO (SIM PERDEMOS), PERDEMOS MUITO MAIS QUE NEGOCIOS (SIM PERDEMOS) E TB PERDEMOS MUITO MAIS QUE INFLUÊNCIA (SIM tb PERDEMOS), ainda mais que tudo isso o que fazemos é nos distanciar cada vez mais das nossas posições, perdemos cada vez mais nossos PEÕES, PERDEMOS DINHEIRO, NEGOCIOS, INFLUÊNCIA mas principalmente PERDEMOS O RESPEITO..
MAS TUDO BEM, o grande irmão lula não será acusado de golpista um dia, quando morales cair, e garantimos o fornecimento de GÁS.
pena que agora o PARAGUAI é que vem pra cima de nós, QUAL SERÁ O PRÓXIMO 0,3% QUE VAMOS PERDER?
Olá Morcego,
vamos por partes...
de 0,3% em 0,3% é a mesma coisa que 100%!!! rsrsrs Sei que não quis dizer isto, mas disse. heehehe
A Petrobrás jogar duro faz parte da estratégia do governo. Ela precisava fazer o seu papel, mostrar algo para seus acionistas. Fez isto, mas seguindo a orientação do governo. Sempre terá como argumento o fato do governo ter muda as coisas... Até aí nada de mais. Resumindo, discurso para inglês ver.
Este caso da Petrobrás-Bolívia e governo é análogo ao processo do término do FX pelo atual governo. Este último "salvou" a FAB de uma enroscada quando cancelou o programa e "puxou pra si" o ônus da responsabilidade política ao cancelar o programa, usando como argumento o Fome Zero. Acreditou nesta história quem quis.
Não perdemos nada para a Bolívia, quem perdeu e muito foi o Morales com seu projeto estatizante. Vendemos o "hardware" (plagiando o Marino), mas não vendemos a gestão, nem a logística e nem a estratégia comercial. Ainda virão de joelhos aos nossos pés. Acredite. Não será da noite para o dia, mas acontecerá.
Se o Morales não "mostrar serviço" ao seu país, cairá e rápido. Não terá Lula para salvá-lo, como este fez com o Chávez. Este último não terá mais apoio do governo brasileiro, cairá de maduro também. No mínimo, serão dois líderes regionais isolados política e comercialmente. Resumindo, é a quebradeira generalizada que se aproxima para os dois país. Sinto pela população humilde. Existe possibilidade disso não ocorrer? Sim! Mas depende de uma mudança radical nas retóricas e ações destes dois governos vizinhos.
No final do seu post você fala em perder. Tudo bem, algo que delicado, o tal do "perder". Por outro lado, o mercado é bem claro, para alguém ganhar, alguém tem que perder. Logo, o que conta não é o que se perde e o que se ganha, mas saber se "em média" você está ganhando. Resumindo, todos ganham e perdem, mas no final você estará ganhando se estiver perdendo menos.
No mercado financeiro, ninguém aposta "no hoje", mas "no amanhã". Minhas apostas são claras: Bolívia se deu mal. De lambuja, o Chávez também se deu mal. Quero ver se ele banca a Bolívia por muito tempo sem prejudicar a sua economia. Quero ver o mesmo acontecendo em relação a Argentina.
Este assunto nos remete mais uma vez ao tópico criado pelo Marino lá no "Navais": Estratégias. Estratégia pode ser de qualquer natureza, e no caso Petrobrás-Bolívia, o governo usou uma. Gostemos ou não, o governo fez suas apostas, mas os reflexos serão sentidos a médlo e longo prazo, como tudo o que é planejado previamente (ou seja, a tal "estratégia").
Gostaria mais uma vez de deixar claro que não sou defensor deste governo e nem estou fazendo apologias, também não estou dizendo que a estratégia adotada será vitoriosa. Apenas disse que me pareceu a melhor estratégia, tal a única.
Grande abraço,
Orestes
PS: sai dessa amigo mamífero de asas! rsrsrs
Perdemo a gestão sim a partir do momento que a Petrobrás aceitou se tornar uma prestadora de serviços . Perdemos no Hardware , Software e se tivesse Middleware tb teríamos perdido .E essa de no mercado alguem perder pelo ganho de outro , me desculpa mas cheira a naflatina ideológica esquerdista que a Europa e o resto do mundo já abandonou faz tempo mas no Brasil dá um ibope...
Malandro,
A "gestão" que ele se refere, não é a mesma que você está falando. Ele não estava se referindo a gestão estratégica, mas da produção da Usina em questão.
Quanto ao hardaware e software foram vendidos, mas eles não tem capacidade de operação sem apoio de quem forneceu os dois. Vão ter que importar componentes nossos, além de pagar a gestão das Usinas.
O que a Petrobrás não queria é ficar como terceirizada em sua própria Usina, mas ser terceirizada na Usina boloviana é outra coisa. Vendemos e ainda vamos continuar lucrando, menos, mas com muito menos riscos.
[ ]´s
Eu já sabia qual era o tipo de gestão Qgora o chavinho e a Russia vão lhe ensinar ( com já saiua mídia ), sem licitação , claro , a brincar com o hardware e software . As refinarias foram tão subfaturadas que o Tribunal de Contas está lançando uma investigação . Será que chega no homem? Não.. se nem com o mensalão chegou.... O que a Petrobrás tira de lá segundo ela falou várias vezes nem cobre o custo de operação... mas no final ela aceitou o que os bolivianos queriam . Ridículo
Como alguém falou aqui, isto é opinião sua, o hardware depende de reposições que são fabricadas aqui, o software ainda é um problema mais delicado ainda, quem já brincou com sistemas proprietários sabe o galho que é, assim, a Bolívia está dependente da Petrobrás no curto/médio prazo, é claro tudo pode ser mudado, mas implica em gastos de quantias elevadas. Assim, não existe nenhuma vantagem por parte da Bolívia, exceto a propaganda da nacionalização.
Se vc acredita em mensalão é problema seu, como gosto dos fatos, este tipo de notícia é um absurdo, e não tenho pq levar a sério este tipo de panfleto, portanto, nem vou perde meu tempo em comentar abobrinhas.
[ ]´s
Tá bom Prick o PT é lindo , maravilhoso , o Lula é um estadista perseguido pelas mídias e elites neoliberiais assassinas e agora com licença fique no seu mundinho junto com outro determinado usuário que parece não ter vida própria e fica especulando "geo-política" como um spammer , com mensagens tão desconexas que já a semanas que qdo vejo seu avatar passo direto . E são páginas e páginas .... Cansei , vou me abster de debater com esse "aloprados"como diria o mensaleiro mor deste país . Acho mesmo que uma modernização do regulamento seia uma boa para evitar certos desocupados inundassem o fórum com mensagens inúteis . Sim , eu sei , há liberdade de expressão mas agora querem descambar a coisa pro lado pessoal .Típico de quem não tem argumentos . Mas como tenho trabalho e vida social ao contrário de alguém , to ignorando esse spammer que aponta o dedo para outros chamando de "ideológicos cegos"qdo cometem o mesmo erro .Não tem a grandeza de se olhar no espelho antes de falar dos outros .Dá trabalho né? . Faça o que quiser , chore para quem quiser ( sim , pode vir moderação , atendam esse spammer . não tenho medo , sei que estou certo e independente do que façam mimha consciência esta limpíssima ), tô nem ai .
-
- Sênior
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
PRick escreveu:orestespf escreveu:Alcantara escreveu:Bolovo escreveu:Jornal paraguaio chama Brasil de 'imperialista e explorador'
Abraços!!!
Olá Alcântara,
Abraços,
Orestes
O problema é que a mídia brasileira anda sem assunto interno, pq as coisas andam tão boas, que a solução é importar manchetes de Jornais do Paraguai, acho que nunca em nossa história ocorreu isto, darem tanta importância a imprensa paraguaia! Isto sim é que podemos chamar de imprensa marron.
[ ]´s
Prick, respeito suas posições políticas. É seu direito, assim como o de outros discordar. Mas, só uma curiosidade pessoal e sem tom de crítica, vejo-o criticar muito a nossa imprensa. Qual seria, em sua opinião, um bom exemplo de imprensa, um bom jornal?
Respeitosamente,
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
Nao existe imprensa imparcial
Segundo uns, boa mesmo é a Carta CaPiTal
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
-
- Sênior
Einsamkeit escreveu:Nao existe imprensa imparcial
Olá Einsamkeit,
você tem razão, não existe imprensa imparcial, todas fazem uso maquiavélico de boas ideologias. O problema é que o leitor desatento paga o pato.
Qualquer um pode usar e abusar das notícias divulgadas na imprensa, só precisa ter senso crítico, precisa filtrar. A notícia está lá. Assim, se a mídia é de direita, você liga o filtro supressor de direita, se for de esquerda, o filtro supressor de esquerda. Se a mídia contiver o Godoy, você liga o filtro corta tudo. rsrs
Abraços,
Orestes
nao vejo necessidade d se mudar as regras ou moderniza-las.
eu acho q o problema q esta ocorrendo aqui, eh q alguns nao estao entendendo como funciona a geo-politica, e outros q sao contra o atual governo estao aproveitando pra esculhambar o topico..
sobre o preço:
"As duas instalações da Petrobras, uma em Cochabamba e a outra em Santa Cruz, foram vendidas pelo Estado boliviano em 1999, numa licitação, por US$ 104 milhões --desde então, a Petrobras investiu mais US$ 30 milhões em modernização. As unidades são as duas maiores que operam no país vizinho e processam cerca de 40 mil barris de petróleo por dia. Para o Brasil, porém, os negócios por lá representam 0,3% do total.
Ao comentar o valor de venda acertado hoje com os bolivianos, o ministro de Minas e Energia considerou o acordo "justo". Segundo ele, os investimentos feitos foram recuperados pela estatal brasileira ao longo destes anos.
Rondeau disse que os US$ 112 milhões foram calculados com base no fluxo de caixa descontado. "Foi um preço justo, negociado, que as duas partes aceitaram", disse o ministro, que não soube informar se o acordo abre espaço para novos investimentos da Petrobras na Bolívia.
O preço final pago ficou bem acima do valor que Morales disse que estava disposto a pagar: entre US$ 60 milhões e US$ 70 milhões."
alguns podem achar q o brasil perdeu, ou q o brasil tem q ser duro nos negocios e defender somente os seus interesses, mas infelizmente no mundo real as coisas nao funcionam assim.
como o PRick disse, politica externa nao eh como um jogo d futebol, em q se ganha ou se perde, na verdade a coisa eh mto mais complexa...
na politica externa se ganha e se perde ao mesmo tempo, mas o q define uma boa politica externa, eh saber quando eh mais vantajoso ganhar e quando eh mais vantojoso perder.
eu espero q os "camaradas" entendam isso
eu acho q o problema q esta ocorrendo aqui, eh q alguns nao estao entendendo como funciona a geo-politica, e outros q sao contra o atual governo estao aproveitando pra esculhambar o topico..
sobre o preço:
"As duas instalações da Petrobras, uma em Cochabamba e a outra em Santa Cruz, foram vendidas pelo Estado boliviano em 1999, numa licitação, por US$ 104 milhões --desde então, a Petrobras investiu mais US$ 30 milhões em modernização. As unidades são as duas maiores que operam no país vizinho e processam cerca de 40 mil barris de petróleo por dia. Para o Brasil, porém, os negócios por lá representam 0,3% do total.
Ao comentar o valor de venda acertado hoje com os bolivianos, o ministro de Minas e Energia considerou o acordo "justo". Segundo ele, os investimentos feitos foram recuperados pela estatal brasileira ao longo destes anos.
Rondeau disse que os US$ 112 milhões foram calculados com base no fluxo de caixa descontado. "Foi um preço justo, negociado, que as duas partes aceitaram", disse o ministro, que não soube informar se o acordo abre espaço para novos investimentos da Petrobras na Bolívia.
O preço final pago ficou bem acima do valor que Morales disse que estava disposto a pagar: entre US$ 60 milhões e US$ 70 milhões."
alguns podem achar q o brasil perdeu, ou q o brasil tem q ser duro nos negocios e defender somente os seus interesses, mas infelizmente no mundo real as coisas nao funcionam assim.
como o PRick disse, politica externa nao eh como um jogo d futebol, em q se ganha ou se perde, na verdade a coisa eh mto mais complexa...
na politica externa se ganha e se perde ao mesmo tempo, mas o q define uma boa politica externa, eh saber quando eh mais vantajoso ganhar e quando eh mais vantojoso perder.
eu espero q os "camaradas" entendam isso
"Quem ousa Vence"
-
- Sênior
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
orestespf escreveu:Einsamkeit escreveu:Nao existe imprensa imparcial
Olá Einsamkeit,
você tem razão, não existe imprensa imparcial, todas fazem uso maquiavélico de boas ideologias. O problema é que o leitor desatento paga o pato.
Qualquer um pode usar e abusar das notícias divulgadas na imprensa, só precisa ter senso crítico, precisa filtrar. A notícia está lá. Assim, se a mídia é de direita, você liga o filtro supressor de direita, se for de esquerda, o filtro supressor de esquerda. Se a mídia contiver o Godoy, você liga o filtro corta tudo. rsrs
Abraços,
Orestes
X 10! Perfeito, mestre!! Se foi essa a intenção do Prick, então estou de acordo...
O que não acredito é que "a azul é ruim, a boa é vermelha..."