Cooperação Espacial entre Brasil e Índia
Moderador: Conselho de Moderação
- BrasileiroBR
- Sênior
- Mensagens: 969
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 12:14 am
- Localização: Brasilia - BRASIL sil sil
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 16 vezes
Cooperação Espacial entre Brasil e Índia
Um grupo de trabalho formado por representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO), vai estudar áreas de cooperação espacial entre os dois países.
A decisão foi tomada nesta quarta-feira (16) durante um encontro na AEB com a comitiva indiana. “Creio que podemos fazer uma agenda tentativa para dar um passo concreto no trabalho de parceria”, explicou o presidente da AEB, Sergio Gaudenzi.
As conclusões do grupo devem subsidiar a assinatura de um documento bilateral em setembro, na Índia, quando acontecerá o 58º Congresso Astronáutico Internacional, promovido pela Federação Internacional de Astronáutica (IAF).
O grupo será coordenado, no lado brasileiro, pelo diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da AEB, Himilcon Carvalho, e no lado indiano, pelo diretor do Programa de Observação da Terra, Venkatakrishnan Jayaraman.
Ao apresentar o seu programa espacial, os dirigentes indianos adiantaram temas onde existe a possibilidade de troca de conhecimento ou serviços: rastreio de satélites, desenvolvimento de projetos em aplicações de satélites, lançamento de satélites de pequeno porte, estudos científicos sobre o eletrojato equatorial, entre outros.
Já a visão brasileira direciona-se para os programas de uso de satélites para telemedicina e teleducação, intercâmbio de cientistas, entre outros que devem surgir com as discussões no grupo de trabalho. “Há muito interesse em diversas áreas”, disse Gaudenzi.
As atividades espaciais na Índia estão fortemente estruturadas nas aplicações de satélites. Os atuais e futuros artefatos espaciais abrangem desde navegação por satélites a segurança alimentar, gerenciamento de recursos naturais, monitoramento de desastres, e-governance e previsão do tempo, sem contar os satélites científicos, e plataformas orbitais recuperáveis para experimentos em gravidade zero.
Para o presidente da ISRO, G. Madhavan Nair, a relação entre Brasil e Índia pode gerar benefícios para ambos. “Atividades espaciais envolvem altos investimentos. Ações em cooperação contribuem para desenvolver os projetos melhor e mais rapidamente”.
A comitiva indiana também esteve em São José dos Campos (SP), onde foi recebida pelo diretor de Transporte Espacial e Licenciamento da AEB, João Azevedo, e visitou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) e Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA). Em Brasília (DF), a delegação foi recebida no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e no Ministério das Relações Exteriores (MRE).
- Pedro Gilberto
- Sênior
- Mensagens: 1366
- Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
- Localização: Salvador / BA
- Agradeceu: 116 vezes
- Agradeceram: 17 vezes
Uma parceria com os indianos para o desenvolvimento de satélites para o CNS/ATM seria interessante, afinal tanto nós quanto eles devem querer uma independência nessa campo.
O que acham??
[]´s
O que acham??
[]´s
"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas