#864
Mensagem
por Carlos Mathias » Qui Mai 10, 2007 5:50 pm
Olha, vamos analisar isso um pouco mais profundamente? O F-22 não é 100% invisível, é muito furtivo. Portanto, dependendo do ângulo, do aspecto e etc pelo qual será iluminado pelo radar do AWACS ou mesmo e principalmente, uma estação em terra, vai aparecer. Um grande sistema como os S-300 e 400, usam radares de baixa frequência prá quê? Justamente para detectar alvos furtivos. Mesmo sem a precisão necessária para direcionar um SARH, um míssil IR grande(com um grande e poderoso sensor) pode ser lançado na direção do alvo e a aquisição seria autônoma, ou mesmo uma arma ARH. Bem, obviamente que se os sensores do F-22 são bons(e são) vão detectar o lançamento da arma e manobrará para escapar. Nessa manobra, a assinatura ir vai aumentar, dependendo de quem esteja vigiando. Os novos IRST russos podem detectar o lançamento de um míssil à 50Km, portanto, o calor dos motores de um caça visto pelas seis, é muito mais fácil. Temos que lembrar sempre que as armas do F-22 não podem/devem ser lançadas de distância pequena, pois isso o exporia à detecção passiva IR. Assim, sendo as armas lançadas de distância segura para o F-22, o alvo poderá manobrar(se for bom de manobra) e escapar. Portanto, existe uma margem de erro nos mísseis, não existe míssil que acerte 100% das vezes(na verdade é bem menos), daí a importância da persistência. Vamos mais além, no momento do disparo, o F-22 abre mão da sua grande vantagem que é a furtividade, assim, expoem-se ao tiro de aeronaves que podem estar voando com seus radares desligados, mas com o IRST ligados, mais RWR, ou mesmo o radar em modo LPI(outros também tem LPI).
AWACS. São alvos primários hoje numa guerra aérea, daí a doutrina russa de mísseis totalmente passivos e de longo alcançe. Se uma arma destas for lançada contra um AWACS, ou ele desliga ou vai ser derrubado. Desligado, os caças vão ter que ligar os seus, e arriscar tomar um tiro passivo(que não dá nenhum sinal de aproximação). Ligando seus radares, mesmo em LPI, aumentam exponencialmente as chances de serem detectados, e atacados.
Não resta a menor dúvida de que o F-22 é hoje o melhor caça do mundo, disparado. Mas, temos que avaliar com muita calma estes resultados dos testes americanos. F-15 X F-22 = F-22 vence sempre... Será? Havia AWACS pros dois lados? Havia uma estação SAM de longo alcançe específica para missile-trap? O F-15 estava equipado com IRST, com mísseis de longo alcançe tipo Meteor? Tinha uma arma passiva? Alguém tentou pegar o AWACS com mísseis de ultra-longo-alcançe? Colocaram pelo menos algo parecido a um AIM-54 no F-15?
Lembram dos F-5M, que não foram pegos pelo E3 françês?
Mais uma vez, não resta dúvida de que o F-22 é o cara. Mas táticas certas e equipamentos específicos podem fazer a diferença e tornar o avião menos custo-eficiente. Certamente todos vão na direção da furtividade, é o futuro, mas o que se consegue concluir é que no combate ar-ar todos terminarão na arena WVR e os manobráveis + IR 5ºG ou mais, dominarão o combate futuro.
Minha leiga opinião.