projeto escreveu:orestespf escreveu:projeto escreveu:Orestes,
O Rafale é um avião com uma estrutura de mais de 80% de materiais compostos, motor avançado feito de novos materiais, mais resistente a altas temperaturas e etc., detalhes que fazem com que mesmo sendo bem mais leve e menor que um Su-30 ele tenha desempenho e capacidade de carga bem próximas deste. Com esses avanços por ti mencionados, é de se esperar que o Su-35BM realmente o supere por muito. Mas quero ver para crer.
[]'s
Olá Projeto,
tem razão, o Rafale é tudo isso sim. Mas esta é a grande diferença, o Rafale foi pensado e projetado para ser assim. O SU-35 BM é uma "gambiarra" (não pejorativamente falando) que consegue se sair muito bem, mas a partir de um projeto antigo. A única forma disso acontecer é ter mais eficiência nos materias.
Se fosse só o vetor "seco", diria que estão mais ou menos empatados. Mas o SU-35BM tem uma eletrônica pronta que supera (em tese) a do Rafale. Mas o Rafale tem muito para evoluir e com toda certeza, irá em algum momento superar e muito o SU-35BM (final de vida, acho eu).
Se a FAB esitver analisando estes dois vetores, ela tem duas opções: um caça com desenvolvimento maduro e em "final de vida" (SU-35BM) ou um caça ainda jovem, mas com grande potencial pela frente (Rafale).
O resto eu deixo pra vocês especularem... hehehehe
Grande abraço,
Orestes
PS: sem querer te corrigir, mas existe uma diferença entre material composto e material compósito.
Orestes, no que a eletrônica do Su-35BM será superior a eletrônica atual e prevista para o Rafale? Capacidades do radar, datalink,, suite EW, Optrônicos? Plasma?? Não vejo nada que confirme isso AINDA.
O Rafale é um desenvolvimento mais novo com certeza mas com prazos e contratos para evoluir, ao contrário do SU-35BM.
P.S.: Qual a diferença entre materiais compostos e compósitos?
[]'s
Olá Projeto,
O material compósito é um material cuja composição entam dois ou mais tipos de materiais diferentes. Você pode fazê-lo misturando metais e polímeros, ou metais e cerãmicas, ou polímeros e cerâmicas, entre outras combinações.
Estes materiais compósitos são feitas com materiais que não sejam miscíveis, que sejam quimicamente compatíveis, que possuem propriedades mecãnicas que se complementam. A proprieda do material compósito é função das propriedades dos materiais constituintes.
Substâncias simples são aquelas formadas por átomos de um mesmo elemento. O oxigênio, o hidrogênio e o cloro são exemplos de substâncias simples.
As substâncias compostas, ao contrário das simples, são constituídas por átomos de elementos diferentes. A água (contém átomos de oxigênio e de hidrogênio) e o cloreto de sódio (contém átomos de cloro e de sódio) são substâncias compostas.
Os materiais compostos são obtidos misturando substâncias simples ou compostas. Salmoura é um exemplo de material composto resultante da mistura de duas substâncias compostas, água e cloreto de sódio.
O aço é um material composto que mistura várias substâncias simples como ferro, carbono e outros metais. Ao contrário da salmoura, o aço é um material composto estrutural.
s compósitos são uma classe especial de materiais compostos. Em sentido amplo, os compósitos são definidos como materiais compostos estruturais constituídos por duas ou mais fases macroscópicas e com propriedades mecânicas iguais ou melhores que as de cada componente considerado isoladamente. Assim, os compósitos formam um grupo especial de materiais compostos. As propriedades que caracterizam os compósitos e os colocam numa classe especial dentro dos materiais compostos são:
a) os compósitos são materiais estruturais
b) que tem fases distintas e visíveis macroscopicamente
c) e cujas propriedades mecânicas são superiores às de cada componente considerado isoladamente.
Quanto ao SU-35BM, a eletrônica será superior a eletrônica atual para o Rafale, tanto na capacidades do radar, datalink,, suite EW, optrônicos. Quanto a tela de Plasma, não sei dizer ao certo, não tive acesso a estas informações.
A eletrônica prevista para o Rafale deverá ser muito boa, mas repito, deverá. É uma incógnita! O frarnceses disseram que farão, mas ainda não tem o que os russos já possuem. Isto faz a diferença. Não significa que nunca irão possuir, mas que sai na frente leva vantagens.
Abraços,
Orestes