Qual seria a melhor opção de caças Hi-Low para a FAB?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual seria a melhor dupla Hi-Low para a FAB?

F-15 e F-16
14
9%
Su-35 e Mig-35
21
14%
Su-35 e Gripen
33
22%
Rafale e Gripen
41
27%
Rafale e Mirage 2000-5
27
18%
Outra, descrever
15
10%

Total de votos: 151

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#361 Mensagem por orestespf » Seg Mai 07, 2007 8:12 pm

Pepê Rezende escreveu:
orestespf escreveu:Olá Pepê,

existem fontes e fontes. Existem fatos e factóides. Não vamos brigar por causa das divergências das nossas fontes e não nossas...

Minhas fontes são primárias e incluem o fabricante do avião norte-americano que vcs especulam que será oferecido. Desculpe-me, conheço o representante há mais de 20 anos e ele NUNCA mentiu para mim. Se não pudesse falar, ele diria. ELE DESCARTOU a idéia completamente. Tem um peso bastante grande!

orestespf escreveu: Pra mim óbvio é o que não se demonstra e uma mudança de enfoque está longe de ser "óbvia" pra mim. Entre várias coisas, gostaria de lembrá-lo que esta mudança de enfoque envolve altos custos. O que suas fontes dizem sobre isso??

Custa mais caro manter um A-1 vagabundo e meia bomba que um Su35 ou um Rafale! Qual é mais efetivo? Gasta-se mais em aquisição mas se economiza a longo prazo. Essa é a lógica. Além disso, já está ficando difícil conseguir componente para F-5E.

orestespf escreveu: Um de nós dois está com fontes ruins por aqui... Gostaria de ser convencindo que os americanos ficarão assistindo tudo isso passivamente. Até porque eles nunca tiveram interesses em vender nada para a AS. rsrs

Eles não abrem os códigos fonte e isso inviabiliza o produto deles.

orestespf escreveu: Quanto ao resto, não passa de opinião pessoal, não existe nada oficial ainda. Se é para dar opinião pessoal, faria o seguinte: SU-35 ou Rafale para a FAB e já. Substituindo todos os atuais meios por um destes dois.

Não é opinião pessoal. Coloco aqui o que escuto diretamente da turma da FAB. Tenho mais de 22 anos de cobertura da área militar.

Respeitosamente,

Pepê

Olá Pepê,

tudo bem? Confesso que nem sei como respondê-lo, pois gosto de você e da sua forma de agir, o respeito muito.

Não vou negar nada, vamos tentar assim: sei que você cobre o assunto militar a muito tempo, sei que tem contatos dentro da FAB e em vários fabricantes. Ok.

Confesso que está difícil... Quando a gente gosta e respeita uma pessoa, fica difícil falar, tudo parece agressão... Mas vou tentar.

O Godoy também cobre assuntos militares a anos. Tem vários contatos. Pessoas dentro da FAB tem suas escolhas pessoais, indiretamente fazem lobby (pelos seus "preferidos). Os fabricantes não estão autorizados a comentar (se é que sabem) sobre negociações entre governos. A abertura ou não de códigos de produtos americanos faz parte da política ("maior") deles e não dos fabricantes em si.

Sobre tudo isso, podemos resumir assim: pode existir um "se", um "porém".

A proposta americana existe. Ponto. Não sei se irá emplacar, mas isto se deve a outros motivos (ainda "impublicáveis). A FAB continua analisando todas. Teve o Ok do governo para tratar do bi-turbina, mas existem mais pendências, entre elas a substituição dos atuais meios.

Praticamente tudo o que o amigo disse é verdade, mas existem coisas em off e o desenrolar pode se outro (especulação minha). Dado o excesso de boatos, muitas informações foram "cortadas". Porém existem grandes chances de acontecer o que você sugere, mas não nesta "escala" indicada.

Tenho que confirmar algumas coisas ainda (se conseguir, é claro), caso contrário, tudo o que eu disse não passará de suposições minhas (hellmann´s).

Grande abraço,
Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#362 Mensagem por orestespf » Seg Mai 07, 2007 8:14 pm

cb_lima escreveu:Só para complementar...

Além disso nada impede que algo que foi estimado "inicialmente" mude dependendo dos "acordos" assinados na época da compra!

Ou seja, independente da proposta inicial as coisas podem mudar (e muito) até a última hora da canetada final :wink:

(Lembro da história do AM-X aonde o acordo final de como ele seria produzido só foi fechado horas antes da canetada)

[]s
CB_Lima

2X

Para pior o para melhor! :twisted:

Abraços,
Orestes

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#363 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mai 07, 2007 10:45 pm

Obrigado pelas informações.

Então que venham os Flankers.... :wink:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#364 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Mai 07, 2007 11:32 pm

orestespf escreveu:
Pepê Rezende escreveu:
cicloneprojekt escreveu:Só para resumir. O Hi da FAB vai ser o FX-2 mesmo.
O problema é mesmo o LOw que será como todos estão vendo o combo F-5M+A-1M por pelo menos mais 10 anos.

A intenção da FAB seria substituir TODOS por um vetor. Mas acho que isto é fora da realidade. Terá que haver um caça Low(mono-turbina) para substituir o COmbo acima e talvez, como estão falando um avião com capacidade LIFT.

Provável A/F-50? Será que a Dassault não gostaria de desenvolver uma "opção LOW" junto com a EMBRAER? Uma vez que ela não tem o que oferecer como LOW atualmente, já que os Mirrage 2000 saíram de linha?

sds

Walter

A Dassault não tem interesse no mercado LOW. Os únicos aviões de caça nesse setor são o Gripen e o JF-17. O objetivo da força é unificar tudo num só vetor, mesmo que sejam apenas 80 ou 100 aviões em lugar da mixórdia que temos hoje. Há gente que alerta para a necessidade de uma avião de treinamento intermediário. A FAB pretendia comprar mais F-5F para cobrir esse Gap e montar um esquadrão em Natal com 16 deles.

O Rafale só começaria a ser parcialmente fabricado aqui a partir de 40 aviões. O Su35, a partir de 24.

Pepê

Isto não é oficial, as propostas são fechadas, não foram divulgados os números reais. São especulações baseadas em fatos mais antigos. O que vale é a proposta escrita e encaminhada à FAB.

A FAB ficaria muito mal "na fita" se anunciasse tais detalhes (antes ou depois de realizada a escolha). Nada a este respeito, nem sobre transferências tecnológicas, compensações, etc. são divulgadas. Isto faz parte do jogo da corrência para mostrar que sua proposta é melhor.

Os dados até podem ser reais, mas só ficaremos sabendo apenas sobre o vencedor, o resto é especulação mesmo.

Ou ainda existe alguém aqui que acredita que as negociações são do tipo: "fulano de oferece isso, o que você dá a mais?" Que levante o dedo o sabichão! rsrsrs

Respeitosamente,
Orestes

Não é especulação, Orestes. Existe especulação quando se fala de AH-64 Apache para o Brasil (vamos pagar US$ 35 milhas por cada?), ou F-35, ou ICBM (que nem existem) iranianos nas mão do Chávez. Ou seja, esse tipo de informação está tirando toda a seriedade do fórum. Eu me atenho às minhas fontes que são a FAB e os fabricantes envolvidos. Há um grupelho aqui que quer o Brasil como capacho dos EUA na América Latina, como se o Itamaraty, que é uma casa séria, fosse deixar isso acontecer. Está transformando seu desejo em algo que tolhe o bom-senso e que perturba a discussão.

Os EUA têm seus interesses, como temos os nossos. Não nos interessa a Alca e vemos a Venezuela de maneira diferente da deles. Temos pontos de contato? Sim. Gostaríamos de menos protecionismo da Europa na área agrícola e de uma menor dependência do petróleo, principalmente depois que os poços do Iraque fecharam (em função da insurgência) e os da Venezuela estão nas mãos de um caudilho de merda, como tantos outros que prejudicaram a América Latina. Esses sempre são mais daninhos para seus países que para o continente, e Chávez não é exceção.

Quanto a Moralles, fez o que prometeu em campanha, exatamente como Getúlio Vargas quando criou a Petrobras. Pagávamos, por litro exportado, metade do preço internacional. Foi um acordo feito por FHC e que tinha tudo para não dar certo. Qualquer governo boliviano mais antenado com os anseios populares denunciaria o acordo. O que resta? Explorar nossas próprias reservas, diminuir nossa dependência ampliando a matriz energética, com energia nuclear e eólica, por exemplo, e procurar fornecedores mais confiáveis.

Agora, vamos parar de delírio. Se for para delirar, porque não caças imperiais?

Pepê

PS: A propósito, os dados colocados aqui por mim são exatamente os discutidos no momento obtidos por pedidos diretos aos fabricantes. Se o Typhon entrar na faixa de preço do Rafale, também terá chances. É a única variável aberta a discussões.

Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#365 Mensagem por Dieneces » Ter Mai 08, 2007 1:23 am

Pepê Rezende escreveu:
orestespf escreveu:
Pepê Rezende escreveu:
O problema é mesmo o LOw que será como todos estão vendo o combo F-5M+A-1M por pelo menos mais 10 anos.

A intenção da FAB seria substituir TODOS por um vetor. Mas acho que isto é fora da realidade. Terá que haver um caça Low(mono-turbina) para substituir o COmbo acima e talvez, como estão falando um avião com capacidade LIFT.

Provável A/F-50? Será que a Dassault não gostaria de desenvolver uma "opção LOW" junto com a EMBRAER? Uma vez que ela não tem o que oferecer como LOW atualmente, já que os Mirrage 2000 saíram de linha?

sds

Walter

A Dassault não tem interesse no mercado LOW. Os únicos aviões de caça nesse setor são o Gripen e o JF-17. O objetivo da força é unificar tudo num só vetor, mesmo que sejam apenas 80 ou 100 aviões em lugar da mixórdia que temos hoje. Há gente que alerta para a necessidade de uma avião de treinamento intermediário. A FAB pretendia comprar mais F-5F para cobrir esse Gap e montar um esquadrão em Natal com 16 deles.

O Rafale só começaria a ser parcialmente fabricado aqui a partir de 40 aviões. O Su35, a partir de 24.

Pepê

Isto não é oficial, as propostas são fechadas, não foram divulgados os números reais. São especulações baseadas em fatos mais antigos. O que vale é a proposta escrita e encaminhada à FAB.

A FAB ficaria muito mal "na fita" se anunciasse tais detalhes (antes ou depois de realizada a escolha). Nada a este respeito, nem sobre transferências tecnológicas, compensações, etc. são divulgadas. Isto faz parte do jogo da corrência para mostrar que sua proposta é melhor.

Os dados até podem ser reais, mas só ficaremos sabendo apenas sobre o vencedor, o resto é especulação mesmo.

Ou ainda existe alguém aqui que acredita que as negociações são do tipo: "fulano de oferece isso, o que você dá a mais?" Que levante o dedo o sabichão! rsrsrs

Respeitosamente,
Orestes

Não é especulação, Orestes. Existe especulação quando se fala de AH-64 Apache para o Brasil (vamos pagar US$ 35 milhas por cada?), ou F-35, ou ICBM (que nem existem) iranianos nas mão do Chávez. Ou seja, esse tipo de informação está tirando toda a seriedade do fórum. Eu me atenho às minhas fontes que são a FAB e os fabricantes envolvidos. Há um grupelho aqui que quer o Brasil como capacho dos EUA na América Latina, como se o Itamaraty, que é uma casa séria, fosse deixar isso acontecer. Está transformando seu desejo em algo que tolhe o bom-senso e que perturba a discussão.

Os EUA têm seus interesses, como temos os nossos. Não nos interessa a Alca e vemos a Venezuela de maneira diferente da deles. Temos pontos de contato? Sim. Gostaríamos de menos protecionismo da Europa na área agrícola e de uma menor dependência do petróleo, principalmente depois que os poços do Iraque fecharam (em função da insurgência) e os da Venezuela estão nas mãos de um caudilho de merda, como tantos outros que prejudicaram a América Latina. Esses sempre são mais daninhos para seus países que para o continente, e Chávez não é exceção.

Quanto a Moralles, fez o que prometeu em campanha, exatamente como Getúlio Vargas quando criou a Petrobras. Pagávamos, por litro exportado, metade do preço internacional. Foi um acordo feito por FHC e que tinha tudo para não dar certo. Qualquer governo boliviano mais antenado com os anseios populares denunciaria o acordo. O que resta? Explorar nossas próprias reservas, diminuir nossa dependência ampliando a matriz energética, com energia nuclear e eólica, por exemplo, e procurar fornecedores mais confiáveis.

Pepê

PS: A propósito, os dados colocados aqui por mim são exatamente os discutidos no momento obtidos por pedidos diretos aos fabricantes. Se o Typhon entrar na faixa de preço do Rafale, também terá chances. É a única variável aberta a discussões.
Pepê , defendo um maior alinhamento com os EEUU , mas bilateral , entre duas potências...nunca me passou pela cabeça posicionar o Brasil como CAPACHO norte-americano , outros tantos devem pensar assim , bem mais que um GRUPELHO. Que os desejos dos que pensam assim tolhem o bom senso e prejudicam a discussão , bem ...foro de debates onde a discussão é remetida a uma claque é exposição e não discussão . E bom senso não me parece ser faculdade exclusiva daqueles que rezam uma cartilha anti-norte-americana. A ALCA me parece bem interessante e acho que precisaria ser melhor discutida , do que ser , de plano , objetada . Não entendi a visão diferente sobre Chávez...nunca vi Bush chamá-lo de caudilho de m... , seria isso? Culpar FHC por erro na contratação do gás boliviano é voz corrente no atual governo e seus simpatizantes , dizem que só dentro de 4 anos o Brasil terá alternativas fiáveis ...NOTÁVEL ESSA PÉROLA...o Lula ficou 4 anos no trono e não moveu uma palha nesse sentido , já dava pra ter resolvido a questão do gás ,resolveu se mexer agora (ele a Petrobrás). Quem nasceu pra estilingue não sabe ser vidraça . Pepê , os dados e informações por ti , aqui apresentados , são de extrema valia , são preciosos , visto terem como fontes segmentos da indústria de defesa , militares e demais pessoas integrantes de entidades ligadas ao ramo , tanto que muitas vezes satisfiz minhas dúvidas junto ao amigo. A discussão , reitero , é da essência do debate , as verdades de alguém podem fazer eco ou não em seu interlocutor . Eu , por exemplo , se ficasse ausente a possibilidade do contraditório , acho que seria mais emocionante ler o Diário Oficial da União do que acessar o Fórum Defesa Brasil . Um grande e respeitoso abraço desse que te admira . Ricardo Barbosa.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#366 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Mai 08, 2007 1:44 am

Dieneces escreveu:Pepê , defendo um maior alinhamento com os EEUU , mas bilateral , entre duas potências...nunca me passou pela cabeça posicionar o Brasil como CAPACHO norte-americano , outros tantos devem pensar assim , bem mais que um GRUPELHO. Que os desejos dos que pensam assim tolhem o bom senso e prejudicam a discussão , bem ...foro de debates onde a discussão é remetida a uma claque é exposição e não discussão. E bom senso não me parece ser faculdade exclusiva daqueles que rezam uma cartilha anti-norte-americana. A ALCA me parece bem interessante e acho que precisaria ser melhor discutida , do que ser , de plano , objetada.

A Alca, no momento, exige abertura total dos mercados latino-americanos sem qualquer concessão dos EUA. Analise cuidadosamente as negociações que verá que a posição do Itamaraty, a mesma, aliás, do governo FHC, é sensata. A Alco, como está, não nos convém.

Dieneces escreveu: Não entendi a visão diferente sobre Chávez...nunca vi Bush chamá-lo de caudilho de merda , seria isso?

Quem acha Chávez um caudilho de merda sou eu! A posição brasileira difere, e muito, da dos EUA. Bush tentou dois golpes de Estado contra Chávez e boqueou completamente a venda de equipamento militar para a Venezuela, o que só piorou a situação. Chávez ia modernizar seus F-16 em Israel e comprar AMX e Super Tucano. Agora, está na fila de Su30, Su25 e Su35 num futuro próximo... Sem contar mísseis Tor e uma defesa antiaérea de primeira linha. O Brasil acha que pode forjar uma parceria com a Venezuela, mesmo com diferenças de opiniões

Dieneces escreveu: Culpar FHC por erro na contratação do gás boliviano é voz corrente no atual governo e seus simpatizantes , dizem que só dentro de 4 anos o Brasil terá alternativas fiáveis ...NOTÁVEL ESSA PÉROLA...o Lula ficou 4 anos no trono e não moveu uma palha nesse sentido , já dava pra ter resolvido a questão do gás ,resolveu se mexer agora (ele a Petrobrás).

Quem assinou esse contrato, contra o conselho da própria Petrobras, foi FHC. Ou não? Quanto ao PT e Lula, a situação boliviana mudou em tempo relativamente curto. Ou não? Há dois anos vc anteciparia a chegada de Morales no poder? O gás era barato, fluia e estava tudo bem. Para ativar a exploração de gás de Santos serão necessários dois anos. Até lá, vamos engolir alguns sapos.

Dieneces escreveu: Quem nasceu pra estilingue não sabe ser vidraça . Pepê , os dados e informações por ti , aqui apresentados , são de extrema valia , são preciosos , visto terem como fontes segmentos da indústria de defesa , militares e demais pessoas integrantes de entidades ligadas ao ramo , tanto que muitas vezes satisfiz minhas dúvidas junto ao amigo. A discussão , reitero , é da essência do debate , as verdades de alguém podem fazer eco ou não em seu interlocutor. Eu , por exemplo , se ficasse ausente a possibilidade do contraditório , acho que seria mais emocionante ler o Diário Oficial da União do que acessar o Fórum Defesa Brasil .

Um grande e respeitoso abraço desse que te admira.

Ricardo Barbosa.

O problema não está em discutir ou não, mas em se discutir sobre bases falsas, como ICBM iranianos nas mão de Chávez. Isso chega à beira da irresponsabilidade e alimenta uma paranóia xenófobo que deve ser contida. Isso acabou com o The Century of China, que era um excelente fórum e se transformou num local de troca de agressões entre chineses, taiwaneses, norte-americanos e japoneses. Podemos trabalhar em bases reais, ou hipotéticas, sem paranóia. Confundir fantasia com realidade é perigoso.

Não me levem a mal, a idade me faz ver as coisas com cautela.

Abraços

Pepê

orestespf
Sênior
Sênior

#367 Mensagem por orestespf » Ter Mai 08, 2007 7:50 am

Pepê Rezende escreveu:
orestespf escreveu:
Pepê Rezende escreveu:

sds

Walter

Pepê

Respeitosamente,
Orestes

Pepê

Olá Pepê,

vou começar assim: 2X!!!!

Existe aqui no DB mais contra-informação do que informação de fato. Existem muitos factóides e mitos também.

Existem de fato pessoas que querem transformar seus desejos pessoais em verdades. Lamentavelmente isso não é bem assim como você ressaltou bem. Às vezes as discussões perdem o foco por alguns delírios sem sentidos.

Mas isto não atrapalha as discussões no que diz respeito ao fato de se analisar tal proposta americana. Se ela existir e for razoável do ponto de vista técnico, deve ser analisada "com carinho".

Voltarei a comentar sobre este seu post, ele é extremamente importante e sutil. Você tocou em alguns pontos chaves e que merece um tratamento mais profundo, nos moldes que o assunto exige. Farei isto depois e gostaria de ouvir suas opiniões incluisive.

Farei na parte da tarde, pois estarei no trabalho na parte da manhã.

Grande abraço,
Orestes

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

Isso se chama sensatez

#368 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Mai 08, 2007 8:16 am

orestespf escreveu:vou começar assim: 2X!!!!

Existe aqui no DB mais contra-informação do que informação de fato. Existem muitos factóides e mitos também.

Existem de fato pessoas que querem transformar seus desejos pessoais em verdades. Lamentavelmente isso não é bem assim como você ressaltou bem. Às vezes as discussões perdem o foco por alguns delírios sem sentidos.

Mas isto não atrapalha as discussões no que diz respeito ao fato de se analisar tal proposta americana. Se ela existir e for razoável do ponto de vista técnico, deve ser analisada "com carinho".

Voltarei a comentar sobre este seu post, ele é extremamente importante e sutil. Você tocou em alguns pontos chaves e que merece um tratamento mais profundo, nos moldes que o assunto exige. Farei isto depois e gostaria de ouvir suas opiniões incluisive.

Farei na parte da tarde, pois estarei no trabalho na parte da manhã.

Grande abraço,
Orestes

Vou deixar bem claro: já apoiei uma proposta norte-americana nos fóruns depois de noticiá-la, com detalhes, pelo Correio Brazilienese e pela Janes. Tratava de 42 F-16A MLU belgas a US$ 7 milhas cada, com 20 anos de vida e capazes de disparar AIM-120C e Python 4 Sem grandes modificações! Parte do lote foi comprado pelo Chile no que eu considero um excelente negócio. O que podíamos ter feito com eles? Eu substituiria todos os AMX e reformaria os F-5M, teríamos uma força bastante homogênea e capaz. Isso no daria fôlego até 2020 e reduziria sobremaneira os custos de manutenção da FAB. Teríamos 84 aviões supersônicos com capacidade BVR a um custo baixo.

Abraços

Pepê

Degan
Sênior
Sênior

#369 Mensagem por Degan » Ter Mai 08, 2007 10:41 am

A Alca, no momento, exige abertura total dos mercados latino-americanos sem qualquer concessão dos EUA. Analise cuidadosamente as negociações que verá que a posição do Itamaraty, a mesma, aliás, do governo FHC, é sensata. A Alco, como está, não nos convém.

Pepe…eso es totalmente erróneo…los tratados de libre comercio se hacen cuando convienen, y eso es lo que sucede casi siempre si es que se tiene una economía abierta al mercado internacional, como es el caso de Chile, México, Colombia o Perú, que si son parte del ALCA.
Distinto es el caso de las economías que prefieren el proteccionismo de sus empresas.

Quem acha Chávez um caudilho de merda sou eu! A posição brasileira difere, e muito, da dos EUA. Bush tentou dois golpes de Estado contra Chávez e boqueou completamente a venda de equipamento militar para a Venezuela, o que só piorou a situação. Chávez ia modernizar seus F-16 em Israel e comprar AMX e Super Tucano. Agora, está na fila de Su30, Su25 e Su35 num futuro próximo... Sem contar mísseis Tor e uma defesa antiaérea de primeira linha. O Brasil acha que pode forjar uma parceria com a Venezuela, mesmo com diferenças de opiniões

Las alianzas con los países son estratégicas, y van más allá de los presidentes puntuales y coyunturales.
Comprar SdA de USA y estar de acuerdo con el libre comercio (ALCA) no significa apoyar a Buch… :?

Vou deixar bem claro: já apoiei uma proposta norte-americana nos fóruns depois de noticiá-la, com detalhes, pelo Correio Brazilienese e pela Janes. Tratava de 42 F-16A MLU belgas a US$ 7 milhas cada, com 20 anos de vida e capazes de disparar AIM-120C e Python 4 Sem grandes modificações! Parte do lote foi comprado pelo Chile no que eu considero um excelente negócio.

Pepe…los F-16MLU de la FACH son holandeses, no belgas…

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#370 Mensagem por Marino » Ter Mai 08, 2007 11:53 am

Pepe…eso es totalmente erróneo…los tratados de libre comercio se hacen cuando convienen, y eso es lo que sucede casi siempre si es que se tiene una economía abierta al mercado internacional, como es el caso de Chile, México, Colombia o Perú, que si son parte del ALCA.
Distinto es el caso de las economías que prefieren el proteccionismo de sus empresas.

Degan, a ALCA não existe. Existem os tratados de livre comércio, individuais, do Chile, Colômbia e Peru com os EUA.
O México faz parte do NAFTA.
Lindo o tratado proposto: vocês, latinos, abram suas economias, suas importações, seus serviços para os americanos.
Pedimos: vocês americanos, abram as importações agrícolas, acabem com os subsídios e as taxas as importações latino-americanas.
Resposta: NÃO.
Para um país que não tem indústria como o Chile, ótimo. Decisão soberana que ninguém contesta. Para o Brasil, não serve.
Conhece o ditado (que os americanos tentaram aplicar): faça o que eu digo mas não faça o que eu faço?

Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#371 Mensagem por Morcego » Ter Mai 08, 2007 11:54 am

Marino escreveu:

Degan, a ALCA não existe. Existem os tratados de livre comércio, individuais, do Chile, Colômbia e Peru com os EUA.
Lindo o tratado proposto: vocês, latinos, abram suas economias, suas importações, seus serviços para os americanos.
Pedimos: vocês americanos, abram as importações agrícolas, acabem com os subsídios e as taxas as importações latino-americanas.
Para um país que não tem indústria como o Chile, ótimo. Decisão soberana que ninguém contesta. Para o Brasil, não serve.
Conhece o ditado (que os americanos tentaram aplicar): faça o que eu digo mas não faça o que eu faço?

PARA O BRASIL SERVE TB. mas a negociação tem que ser diferente.

Marino
Sênior
Sênior

#372 Mensagem por Marino » Ter Mai 08, 2007 11:56 am

morcego escreveu:
Marino escreveu:

Não nos termos propostos.

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#373 Mensagem por Morcego » Ter Mai 08, 2007 11:59 am

Marino escreveu:
morcego escreveu:
Marino escreveu:

Não nos termos propostos.

Nós nem negociamos a ALCA, acreditavamos no MERCOSUL, e o que argentinos fizeram??? bom, melhor eu ficar por aqui.

Agora tudo depende de uma proposta, a NEGOCIAÇÃO se da NA MESA, eles querem COMPRAS GOVERNAMENTAIS, nos queremos acesso a mercado agricola.

só um detalhe, SE TIVESSEMOS ASSINADO A ALCA, simplesmente BUSH não poderia taxar nosso AÇO COMO RECENTEMENTE O FEZ.

Marino
Sênior
Sênior

#374 Mensagem por Marino » Ter Mai 08, 2007 12:03 pm

Agora tudo depende de uma proposta, a NEGOCIAÇÃO se da NA MESA, eles querem COMPRAS GOVERNAMENTAIS, nos queremos acesso a mercado agricola.

X2
Além do fim das taxas impostas aos prodotos agrícolas e dos subsídios.

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#375 Mensagem por Morcego » Ter Mai 08, 2007 12:05 pm

Marino escreveu:

X2
Além do fim das taxas impostas aos prodotos agrícolas e dos subsídios.

É se negociassemos com os americanos como negociamos com bolivianos, bem ai sim eu diria que estavamos F.

Responder