Fuzil de Assalto MD 97L e Carabina MD 97LC

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
ualisonsiqueira
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 178
Registrado em: Ter Out 03, 2006 2:14 pm
Localização: Fortaleza - CE

#31 Mensagem por ualisonsiqueira » Dom Mai 06, 2007 3:04 pm

Alexandre Beraldi escreveu:
ualisonsiqueira escreveu:
Alexandre Beraldi escreveu:
ualisonsiqueira escreveu:eu acho estranho isso de as polícias dos estados usarem os mesmos fuzís que serão os substitutos dos FAL no EB. Seria ideal se houvesse um fuzil que fosse usado somente pelo EB aqui no Brasil, pra manter uma superioridade nesse aspecto.


Sinceramente não consegui acompanhar seu raciocínio! Por favor, me explique, qual o objetivo ou finalidade disto?


EB e polícia usando o mesmo fuzil...
Seria melhor se o EB sempre possuísse um armamento melhor que a polícia. Uma hora essas armas cairá nas mãos dos bandidos... Aí vai ser EB e BANDIDO com o mesmo armamento.

Parece que o que falo é ridículo, mas o EB subiu as favelas para buscar 11 fuzis FAL dos bandidos. E quando os bandidos comecarem a tomar essas armas dos policiais (todo mundo sabe que isso acontece), o que o EB irá fazer?

Digo isso pois a Imbel venderá essas armas para as polícias também.

O ideal seria o HK416 para o EB, pode ser mais caro, mas é mais caro pq é melhor!


Deixe eu te explicar o seguinte:

É MUITO mais fácil o "bandido" tomar armamento de sentinela do EB, de depósitos guarnecidos por recrutas ou simplesmente comprá-los de militares injustamente mal remunerados, do que tomar de um policial na rua, porque do policial ele só toma na base da bala. No mais, de experiência de 13 anos como policial, o número de Imbel M973, Imbel 1911, Beretta 92, Beretta MT-12, Fal, Para-Fal, Mosquefal, HK 33, granadas CEV e granadas de bocal com brasão das armas da república (seja do EB, da FAB, da MB ou do CFN) que eu e meus colegas já aprendemos com a bandidagem é ABSURDAMENTE, INFINITAMENTE E INCOMPARAVELMENTE SUPERIOR ao número de Revólveres, Pistolas, subs URU e Fuzis provenientes de polícias. Na realidade, falando de fuzis da polícia, eu só vi até hoje a apreensão de dois Colt Commando (um da PCERJ e um da PMERJ) e um Para-Fal (PMERJ), o que é incomparavel com a vastidão de armas ex-FFAA, e principalmente contrabandeadas, que pegamos.

A historinha dos 11 FAL só ficou famosa porque apareceu na Globo, aí tiveram que dar resposta e fizeram aquela cena toda. Agora o que acontece no dia-a-dia das Unidades Brasil afora... só quem é das FFAA sabe. Não é à toa que o EB está querendo colocar os sentinelas de Boito cal 12 ao invés de FAL, de tanto que já perdeu...

No mais, o policial precisa da melhor arma disponível, seja Fuzil, Sub ou Pistola, porque ele está usando-a dia-a-dia para defender a vida de todos os cidadãos da sociedade, além de sua própria, efetivamente COMBATENDO os marginais que dão pesadelo em quem assiste muita Rede Globo. O fuzil, para as polícias, é usado diariamente em COMBATE REAL, não para fazer ordem unida! E SEM DEMÉRITO NENHUM para os militares que, graças a Deus, só precisam utilizá-los desta forma, mas é cada um dentro de sua atribuição constitucional.

E para sua informação, o EB subiu o morro uma vez para pegar suas armas de volta, ficou mais de uma semana neste vaie-vem e só pegou as 11 armas ENTERRADAS porque entregaram a localização, após muita pressão... Já a polícia, seja a civil, a militar ou federal sobe morro e faz apreensão TODOS OS DIAS, apreendendo no mesmo período de uma semana, muito mais armas que isso (dos mais variados tipos possíveis e imagináveis), só que, sem o efetivo, viaturas e material para fazer operações de estrangulamento como o EB fez, vai tomando as armas da mão do "vagabundo" na bala... Só este detalhe.... :wink:


Ok, são opiniões diferentes, mas nunca irei gostar de ver um policial e um militar do EB com os mesmos armamentos. Nada compra a polícia, afinal, eles realmente precisam de um armamento compatível com o poder de fogo dos bandidos. Mas o EB DEVE possuir um armamento melhor, como o HK416 ou o G36.

Mas já que é PM e EB com o mesmo fuzil, é esperar pra ver...

Os militares no HAITI já deveriam estar usando o MD-97 lá, já que o EB irá adotá-lo!

Abraços!




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#32 Mensagem por Bolovo » Dom Mai 06, 2007 4:44 pm

ualisonsiqueira escreveu:Ok, são opiniões diferentes, mas nunca irei gostar de ver um policial e um militar do EB com os mesmos armamentos. Nada compra a polícia, afinal, eles realmente precisam de um armamento compatível com o poder de fogo dos bandidos. Mas o EB DEVE possuir um armamento melhor, como o HK416 ou o G36.

Mas já que é PM e EB com o mesmo fuzil, é esperar pra ver...

Os militares no HAITI já deveriam estar usando o MD-97 lá, já que o EB irá adotá-lo!

Abraços!

Como assim? Que diferença isso faz.

Alias, a Polícia Civil de São Paulo por exemplo, tem armas e equipamentos que só a Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro tem. São coisas diferentes, um é pra guerra, outro pra segurança pública...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceram: 17 vezes

#33 Mensagem por Pedro Gilberto » Dom Mai 06, 2007 6:19 pm

Bolovo escreveu:
ualisonsiqueira escreveu:Ok, são opiniões diferentes, mas nunca irei gostar de ver um policial e um militar do EB com os mesmos armamentos. Nada compra a polícia, afinal, eles realmente precisam de um armamento compatível com o poder de fogo dos bandidos. Mas o EB DEVE possuir um armamento melhor, como o HK416 ou o G36.

Mas já que é PM e EB com o mesmo fuzil, é esperar pra ver...

Os militares no HAITI já deveriam estar usando o MD-97 lá, já que o EB irá adotá-lo!

Abraços!

Como assim? Que diferença isso faz.

Alias, a Polícia Civil de São Paulo por exemplo, tem armas e equipamentos que só a Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro tem. São coisas diferentes, um é pra guerra, outro pra segurança pública...


Olá Uailson, :)

também não vejo percebo essa diferença de poder de fogo que deva existir entre a Policia e o Exército. Eu creio que há uma diferença de concepção entre o uso dessa arma nas duas organizações.

Enquanto a polícia usa um fuzil para maximizar o poder de fogo de seus componentes, no exército um fuzill é a arma-base de um infante e a capacidade de projetar poder de fogo advém - além das armas de apoio como metralhadoras, granadas, morteiros, ALAC e etc. - da capacidade de manobra para concentrar este poder de fogo no ponto fraco do inimigo.

Assim creio que equipar as duas corporações com o MD-97 não enfraquece o EB (ressalte-se que a policia usa a versão semi-auto), assim como o o US Army não fica enfraquecido por usar o M-4 já que há alguns departamentos de polícia americanos usando G36, HK416.

Agora a pergunta que cabe é será o MD-97 o melhor fuzil que poderia equipar o EB?

Quanto ao Haiti, completamente de acordo, já deviam estar sendo usados nem que seja por uma compainha do contigente que deveria ser treinada aqui antes de enviá-la.

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#34 Mensagem por Moccelin » Dom Mai 06, 2007 6:23 pm

Acho que a visão do "ualisonsiqueira" é aquela antiga, que o EB tinha o 7,62mm automático (FAL) e a arma mais pesada da polícia era o MosqueFAL... A PM andava de Revólver .38, Submetralhadora INA e o EB com FAL, pistolas 9mm, e as armas pesadas...
Hoje em dia é tudo diferente, as PMs tem que andar bem armadas, às vezes melhor armadas que o próprio EB, já que eles é que estão na guerra diária, dando mais tiro em situação real que o EB dá em treinamento (que não é muita coisa)...
O EB ainda possui superioridade em armamento, afinal as PMs ainda não usam armamentos pesados como canhões e obuseiros, pelo menos AINDA...

"ualisonsiqueira", desculpe se eu 'pus palavras na sua boca', caso a sua opinião seja diferente me da um toque.
Peço desculpas por antecedência...




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#35 Mensagem por Dieneces » Dom Mai 06, 2007 6:32 pm

vilmarmoccelin escreveu:Acho que a visão do "ualisonsiqueira" é aquela antiga, que o EB tinha o 7,62mm automático (FAL) e a arma mais pesada da polícia era o MosqueFAL... A PM andava de Revólver .38, Submetralhadora INA e o EB com FAL, pistolas 9mm, e as armas pesadas...
Hoje em dia é tudo diferente, as PMs tem que andar bem armadas, às vezes melhor armadas que o próprio EB, já que eles é que estão na guerra diária, dando mais tiro em situação real que o EB dá em treinamento (que não é muita coisa)...
O EB ainda possui superioridade em armamento, afinal as PMs ainda não usam armamentos pesados como canhões e obuseiros, pelo menos AINDA...

"ualisonsiqueira", desculpe se eu 'pus palavras na sua boca', caso a sua opinião seja diferente me da um toque.
Peço desculpas por antecedência...
Existe ainda essa visão um tanto distorcida , Vilmar . Deve-se muito ao medo que tinha o Exército em permitir , tempos atrás , que as forças públicas estaduais tivessem armamento decente . Casos aqui do sul , onde a brigada militar gaúcha deu um calor no EB , a mando do populista de plantão , embora algumas vezes com razão , como na campanha da legalidade.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#36 Mensagem por Moccelin » Dom Mai 06, 2007 6:41 pm

EXATAMENTE... Era o 'medo' dos Generais da época de as forças Estaduais terem força para 'peitar' o Exército... Hoje não temos mais isso... A função constitucional do EB está bem enraizada na cabeça dos militares, e os PMs estão ocupados demais cumprindos suas respectivas funções nas constituições estaduais.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

#37 Mensagem por Kratos » Dom Mai 06, 2007 7:06 pm

ualisonsiqueira escreveu:
Ok, são opiniões diferentes, mas nunca irei gostar de ver um policial e um militar do EB com os mesmos armamentos. Nada compra a polícia, afinal, eles realmente precisam de um armamento compatível com o poder de fogo dos bandidos. Mas o EB DEVE possuir um armamento melhor, como o HK416 ou o G36.

Mas já que é PM e EB com o mesmo fuzil, é esperar pra ver...

Os militares no HAITI já deveriam estar usando o MD-97 lá, já que o EB irá adotá-lo!

Abraços!


Cara, isso que você disse não faz sentido nenhum, não conheço nenhum país do mundo onde a polícia é obrigada a usar equipamento diferente dos das Forças Armadas. E com certeza aqui no Brasil isso é algo que jamais deveria ser feito afinal os policiais lutam guerras diariamente em cidades como o Rio de Janeiro.




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Avatar do usuário
scyther
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 339
Registrado em: Qui Mar 01, 2007 1:34 am
Localização: MG - Brasil

#38 Mensagem por scyther » Dom Mai 06, 2007 9:03 pm

MD97, M4, G36, HK416, eh tudo 556... mas uns vão comprometer menos a situação de combate. e a polícia usar G36 seria excelente, tendo em vista a mira óptica q já vem na arma, se acertar o alvo com menos disparos proteje a integridade dos outros. e EB sempre será superior em poder de fogo. nunca vi PM na rua contando com AT4 ou Browning M2.




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#39 Mensagem por ZeRo4 » Dom Mai 06, 2007 11:29 pm

Caramba Beraldi!!! Brigadão pela moral a PCERJ e a PMERJ! O que vc falou tem seu fundo de verdade sim irmão... infelizmente eu não entendo a atitude de alguns oficiais da PMERJ por exemplo. Semana passada, como todos sabem, fora mortos dois soldados da PMERJ e roubaram o fuzil e as pistolas... nem vou falar nada sobre o local que esses policiais estavam baseados, q q o comando do 9o BPM (responsável pelo local...) fez???

Uma semana depois lá estão mais dois PMs na mesma esquina, tomara DEUS que não tenham o mesmo destino :(




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
ualisonsiqueira
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 178
Registrado em: Ter Out 03, 2006 2:14 pm
Localização: Fortaleza - CE

#40 Mensagem por ualisonsiqueira » Seg Mai 07, 2007 11:18 pm

Pedro Gilberto escreveu:
Bolovo escreveu:
ualisonsiqueira escreveu:Ok, são opiniões diferentes, mas nunca irei gostar de ver um policial e um militar do EB com os mesmos armamentos. Nada compra a polícia, afinal, eles realmente precisam de um armamento compatível com o poder de fogo dos bandidos. Mas o EB DEVE possuir um armamento melhor, como o HK416 ou o G36.

Mas já que é PM e EB com o mesmo fuzil, é esperar pra ver...

Os militares no HAITI já deveriam estar usando o MD-97 lá, já que o EB irá adotá-lo!

Abraços!

Como assim? Que diferença isso faz.

Alias, a Polícia Civil de São Paulo por exemplo, tem armas e equipamentos que só a Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro tem. São coisas diferentes, um é pra guerra, outro pra segurança pública...


Olá Uailson, :)

também não vejo percebo essa diferença de poder de fogo que deva existir entre a Policia e o Exército. Eu creio que há uma diferença de concepção entre o uso dessa arma nas duas organizações.

Enquanto a polícia usa um fuzil para maximizar o poder de fogo de seus componentes, no exército um fuzill é a arma-base de um infante e a capacidade de projetar poder de fogo advém - além das armas de apoio como metralhadoras, granadas, morteiros, ALAC e etc. - da capacidade de manobra para concentrar este poder de fogo no ponto fraco do inimigo.

Assim creio que equipar as duas corporações com o MD-97 não enfraquece o EB (ressalte-se que a policia usa a versão semi-auto), assim como o o US Army não fica enfraquecido por usar o M-4 já que há alguns departamentos de polícia americanos usando G36, HK416.

Agora a pergunta que cabe é será o MD-97 o melhor fuzil que poderia equipar o EB?

Quanto ao Haiti, completamente de acordo, já deviam estar sendo usados nem que seja por uma compainha do contigente que deveria ser treinada aqui antes de enviá-la.

[]´s


Eu entendi sua opinião...
Mas o MD-97 não é o melhor fuzil pra equipar o EB, é bom pq é de uma empresa brasileira, mas existem fuzis melhores... Mas como sempre, as FA no Brasil só querem o que é barato, ou o que foi retirado de serviço em outros países.

Abraços!




Avatar do usuário
ualisonsiqueira
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 178
Registrado em: Ter Out 03, 2006 2:14 pm
Localização: Fortaleza - CE

#41 Mensagem por ualisonsiqueira » Seg Mai 07, 2007 11:21 pm

Bolovo escreveu:
ualisonsiqueira escreveu:Ok, são opiniões diferentes, mas nunca irei gostar de ver um policial e um militar do EB com os mesmos armamentos. Nada compra a polícia, afinal, eles realmente precisam de um armamento compatível com o poder de fogo dos bandidos. Mas o EB DEVE possuir um armamento melhor, como o HK416 ou o G36.

Mas já que é PM e EB com o mesmo fuzil, é esperar pra ver...

Os militares no HAITI já deveriam estar usando o MD-97 lá, já que o EB irá adotá-lo!

Abraços!

Como assim? Que diferença isso faz.

Alias, a Polícia Civil de São Paulo por exemplo, tem armas e equipamentos que só a Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro tem. São coisas diferentes, um é pra guerra, outro pra segurança pública...


Eu sei disso... o M-4 mesmo é usado por policiais e soldados do mundo inteiro... Não existe nada de grave em o EB e a polícia usar o mesmo fuzil. O que acontece é que existem fuzis melhores.
Essa é minha opinião: Existem fuzis melhores!

Abraços!




Avatar do usuário
ualisonsiqueira
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 178
Registrado em: Ter Out 03, 2006 2:14 pm
Localização: Fortaleza - CE

#42 Mensagem por ualisonsiqueira » Seg Mai 07, 2007 11:25 pm

vilmarmoccelin escreveu:Acho que a visão do "ualisonsiqueira" é aquela antiga, que o EB tinha o 7,62mm automático (FAL) e a arma mais pesada da polícia era o MosqueFAL... A PM andava de Revólver .38, Submetralhadora INA e o EB com FAL, pistolas 9mm, e as armas pesadas...
Hoje em dia é tudo diferente, as PMs tem que andar bem armadas, às vezes melhor armadas que o próprio EB, já que eles é que estão na guerra diária, dando mais tiro em situação real que o EB dá em treinamento (que não é muita coisa)...
O EB ainda possui superioridade em armamento, afinal as PMs ainda não usam armamentos pesados como canhões e obuseiros, pelo menos AINDA...

"ualisonsiqueira", desculpe se eu 'pus palavras na sua boca', caso a sua opinião seja diferente me da um toque.
Peço desculpas por antecedência...


Respeito sua opinião, claro...
Mas essa não é minha idéia, quero ver uma polícia bem armada, lógico. Na verdade, eu só queria um fuzil melhor que este... Precisamos apoiar a indústria nacional, o EB adotando o MD-97 iria dar um impulso a isso, mas que existem fuzis melhores no mercado, existem.




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#43 Mensagem por Moccelin » Ter Mai 08, 2007 1:10 pm

ualisonsiqueira escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:Acho que a visão do "ualisonsiqueira" é aquela antiga, que o EB tinha o 7,62mm automático (FAL) e a arma mais pesada da polícia era o MosqueFAL... A PM andava de Revólver .38, Submetralhadora INA e o EB com FAL, pistolas 9mm, e as armas pesadas...
Hoje em dia é tudo diferente, as PMs tem que andar bem armadas, às vezes melhor armadas que o próprio EB, já que eles é que estão na guerra diária, dando mais tiro em situação real que o EB dá em treinamento (que não é muita coisa)...
O EB ainda possui superioridade em armamento, afinal as PMs ainda não usam armamentos pesados como canhões e obuseiros, pelo menos AINDA...

"ualisonsiqueira", desculpe se eu 'pus palavras na sua boca', caso a sua opinião seja diferente me da um toque.
Peço desculpas por antecedência...


Respeito sua opinião, claro...
Mas essa não é minha idéia, quero ver uma polícia bem armada, lógico. Na verdade, eu só queria um fuzil melhor que este... Precisamos apoiar a indústria nacional, o EB adotando o MD-97 iria dar um impulso a isso, mas que existem fuzis melhores no mercado, existem.


Melhores e mais baratos!!!




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

#44 Mensagem por Booz » Qui Mai 10, 2007 12:58 pm

Ualisonsiqueira, vou te contar uma lonnnga história.

Em primeiro lugar, quero dizer que concordo com vc. O EB tem que ter às mãos uma arma compatível, em todos os sentidos, com às missões que lhes são destinadas. Queria mesmo que ele estivesse com o cremè de la cremè dos fuzis. Infelizmente, por várias razões, a começar pela orçamentária (eterna vilã), isto não é possível.

Também concordo com o apoio à indústria bélica nacional, e o MD, ainda que com suas deficiências primárias, pode participar desse esforço. Algumas corporações polciais, de estados com menor carência de poder bélico em suas polícias,podem se beneficiar e ao mesmo tempo dar uma "mãozinha" à IMBEL. Só que a este preço... (R$ 3.700,00 !!!).
Ainda assim vejo o MD como uma criança com muitos passos pela frente. Se bem criada e "alimentada! dará, com certeza, muitas alegrias aos "seus pais".

Quanto ao tipo de arma, nas mãos desta ou aquel corporação, tenho uma visão diversa á sua. Que, no entanto, respeito de plano.
O tipo de arma não é necessariamente uma prevalência, ou superioridade. O EB independe de uma arma de mão para mostrar seu poder absoluto. Digamos, pode ficar menos "vistoso" um soldado, de nossa força terrestre, mostrar-se com um fuzil "menos moderno" do que um policial. Porém, doutrinas e natureza do emprego a parte, há outros fatores a considerar.

Quanto a dispersão de armamento para bandidos, como já disse o Beraldi, infelizmente esta se da mais por armas advindas do contrabando e por desvios das FFAA. A fração desviada das forças policiais é pequena, sendo mais significativa no que tange às munições.
Infelizmente, ainda, temo mais um fuzil moderno nas mãos de um recruta do que um policial "cascudo". Pois, o primeiro por razões de idade, doutrina etc, torna-se um alvo mais fácil para cooptação, desvio etc.

Para vc ter uma idéia do que ocorre em termos de doutrina (no sentido estrito), cito um diálogo que ocorreu comigo e o gen. Barata, então no CML, durante a ECO 92 (eu estava representando a SR/DPF/RJ de um grupo criado no então SO/DELEMAF, hoje DELEMIG).
O caso é que (já época e não foi comentado), havia ocorrido roubos na ag. bancária e em outros pontos dentro do CML. O gen. Barata era o cmd das operações da ECO, era um homem baixinho, enérgico, brabo que só siri na lata.
Pois bem, estávamos em reunião presidida por ele (DPF, PM, PC, BM e o diabo "aquático" como diria o grande molusco apedeuta), quando um oficial veio trazer o relatório do roubo.

Putz! O baixinho só falto matar o cara, pulava que nem milho de pipoca no microondas. Ele berrava (literalmente) e argüia; "Como poderiam entrar no QG, roubarem, e sair e ninguém fazer nada?
Daí, ele deu a palavra pra todo o mundo e seu Raimundo. Eu lá, caladão. Então ele se vira pra mim e fala; "eu gostaria de ouvir o que o representante de nossa PF tem a dizer, o senhor não diz nada?". Eu tava meio azedo, tinha dormido mal, o DPF Mandin tinha me colocado naquela fria de reunião, então lasquei;

"olha general, [i]tira os "catarinas" da guarda, pois eles são bacanas de ver mas só em parada. Põe uns dois sargentos "véio" no lugar deles, com uns cabos idem". O senhor já viu "vagabundo" roubar banco dentro de um quartel da PM?, Da sede da PC? O senhor sabia que na SR/RJ tem dois bancos no primeiro andar, perto da porta principal? O senhor já soube se eles foram roubados algum dia? Nem vão ser, sabe porque? Lá todo mundo anda armado, até o faxineiro. Aqui só a guarda anda armada".[/i]
Eu disse isto e acrescentei;
"olha só um exemplo. Quando cheguei aqui no prédio fui direto ao elevador (há mais de um na entrada e um é restrito a patentes superiores, não sei se mudou) dos of. sup. Um "catarina" chegou-se meio tímido para me interpelar, aí eu vi que tinha feito besteira, mas, como estava atrasado, aproveitei que já tinha cabelos grisálhos, olhei para o nome do cara na tarja e disparei com voz firme, antes que ele dissesse qualquer coisa: "fulano! Vou a reunião com o general Barata! Qual é a sala?" O soldado prestou-me um continência e disse que era no andar tal". O soldado não me pediu nenhuma identificação. E olha general, o máximo que fui (sic) no EB foi 2º R2".

Deu aquele silêncio de festa de múmia, aí eu comecei a pensar em Tabatinga, alguma fronteira norte etc. Mas, o cara riu, riu às gargalhadas e disse que era isto mesmo. Disse que queria conversar comigo após a reunião e coisa e tal. Já imaginava a cara do Barrouin olhando "p" da vida pra minha.
A droga é que ele quis que eu ficasse lá durante a ECO, mas teve o caso dos colegas na Roquete e eu consegui pular fora.

Esta longa história, é para exemplificar a questão da minha preocupação em dotar, "garotos", com armas de alto poder letal, sem um contrle efetivo.
Evidentemente, não se pode ombrear este insignificante óbice com o benefício de nosso exército estar bem armado. Reitero, queria que o EB estivesse com o melhor dos melhores, se não for possível o melhor que seja o "menos ruim".
Todavia, o mesmo raciocínio pode se fazer ao inverso para não sobrepormos os benefícios de forças policiais bem equipadas.
Saudações.




Imagem
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#45 Mensagem por WalterGaudério » Ter Mai 15, 2007 11:48 am

- "Alto! Quem vem lá? Diga a senha!"
- "Mas eu sou surdo e mudo!"
- "Ah, bom! Porque não disse antes? Então passe!"


:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :D :D
Boa!




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder