FX-2 Brasil: RAFALE ou Su-35

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o melhor para o Brasil? RAFALE x Su-35

RAFALE
68
48%
Su-35
74
52%
 
Total de votos: 142

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Bolovo
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#691 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 07, 2007 10:15 pm

Carlos Mathias escreveu:Na enquete eu votei SU-35BM + Gripen.

Idem, coleguinha Carlos!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#692 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 07, 2007 10:18 pm

The Su-35 cockpit is equipped with new Zvezda K-36 (Version 3.5) ejection seat, which is designed to allow a safe escape of the pilot while the aircraft is in an inverted position at a minimum altitude of 70 meters. The ejection seat is equipped with adaptive rocket motor, which adjusts its thrust proportional to the pilot's weight.


Só isso já basta. 8-] Mas, quer mais?

Based on the MIL-1553B standard, it features an open architecture and it is more compact — reportedly saving about 1,000 kg of dry weight compared with the predecessor systems. As a result, designers of Su-35 were able to add volume of the internal fuel tanks and avoid the use of canard flight control surfaces due to the improved center of gravity position. A four-channel digital SDU-427 fly-by-wire system also improves the aircraft's flight characteristics.


Mais?




AlbertoRJ
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#693 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Mai 07, 2007 10:26 pm

Carlos Mathias escreveu:
The Su-35 cockpit is equipped with new Zvezda K-36 (Version 3.5) ejection seat, which is designed to allow a safe escape of the pilot while the aircraft is in an inverted position at a minimum altitude of 70 meters. The ejection seat is equipped with adaptive rocket motor, which adjusts its thrust proportional to the pilot's weight.


Só isso já basta. 8-] Mas, quer mais?

Based on the MIL-1553B standard, it features an open architecture and it is more compact — reportedly saving about 1,000 kg of dry weight compared with the predecessor systems. As a result, designers of Su-35 were able to add volume of the internal fuel tanks and avoid the use of canard flight control surfaces due to the improved center of gravity position. A four-channel digital SDU-427 fly-by-wire system also improves the aircraft's flight characteristics.


Mais?


Isso é sobre o Su-35 ser superior ao Rafale?

A primeira citação é bastante útil para os pilotos do Su-35, bem pensado e muito útil :mrgreen:

A segunda eu penso que é um avanço em relação as limitações de desenho dos Flankers. :roll:

[]'s




Alberto -
Carlos Mathias

#694 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 07, 2007 10:31 pm

A segunda eu penso que é um avanço em relação as limitações de desenho dos Flankers. Rolling Eyes


Por isso que se está cogitando o SU-35BM. 8-]




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#695 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 07, 2007 10:35 pm

Carlos Mathias escreveu:
A segunda eu penso que é um avanço em relação as limitações de desenho dos Flankers. Rolling Eyes


Por isso que se está cogitando o SU-35BM. 8-]

Ou seja, só muita gambiarra pra consertar algo não-consertavel. 8-]




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#696 Mensagem por orestespf » Seg Mai 07, 2007 10:35 pm

projeto escreveu:
orestespf escreveu:Se você conhecesse tecnicamente o SU-35 BM, não pensaria duas vezes. Ele supera o Rafale em todos os aspectos. O que existe é preconceito. Acredite. A Rússia não o comprou porque não precisa dele, só isso, e não porque seja ruim. As prioridades lá são outras.

Hoje eu falo sem medo de errar, sou muito mais um SU-35BM do que um Rafale. Mas ficaria feliz em ver um Rafale voando em nossas terras.

Grande abraço,
Orestes


Agora sou eu que gostaria de saber com que base você faz essas afirmações :wink:

[]'s


Olá Projeto,

era para ficarmos quites! :D :D :D

Estudei com um dos responsáveis para a elaboração de materiais compósitos para o SU-35BM. Conheço a estrutura usada no vetor. Supera e muito o que é usada no ocidente.

A "desvantagem" do SU-35 BM é usar um desenho "antigo", se comparado ao Rafale por exemplo. Isto ainda atrapalha o RCS por exemplo. Mas por outro lado, a grande quantidade de material compósito e material cerâmico utilizado no projeto faz do SU-35 BM praticamente um outro vetor.

Ele consegue ter praticamente o mesmo índice de RCS de um Rafale, talvez seja bem menor em algumas configurações. O Rafale precisa de tanques externos para cobrir grandes distâncias, o SU-35 BM não.

O materiais externos são absorventes e extremamente resistentes. Na tomada de ar e as pás das turbinas foram usados materiais cerâmicos que aguentam grandes temperaturas e não refletem calor. O motor foi reprojetado para aguentar altas temperaturas, aumentando a potência e a durabilidade do mesmo.

Lamentavelmente estou escrevendo o que já foi dito por aqui, mas só através de dados técnicos e com conhecimento sobre os materiais usados é que dá para comparar. Nem peço que acredite, pois foi simplista.

Tive a oportunidade de ter os dados em mãos dos antigos SU e do novo SU-35 BM, tem uma enorme diferença. Mas acho meio complicado ficar discutindo assuntos acadêmicos no fórum.

Você pode questionar: você teve os dados do Rafale para comparar? Não, não tive! Mas isto pode ser feito por análise comparativa. O Rafale não tem o mesmo perfil de vôo do SU-35 BM, isto já mostra que certos materiais não aguentam o mesmo. O desenho do Rafale é muito mais moderno e eficiente, mas os índices do SU-35 BM são superiores.

O Rafale é ruim? Longe disso, é um excelente avião, tem muito o que evoluir ainda. O SU-35BM é o final da vida para a família SU.

Mas o SU-35BM voará ainda este ano (talvez agosto) e quase tudo usado nele será usado no PAK-FA, demonstrando que os russos já possuem boa parte da tecnologia crítica do seu caça de 5ªG. Mas este nunca foi ao túnel de vento, nem protótipo existe. Projeto novo, demora muito mais.

Se quiser conversar mais tecnicamente, sinta-se a vontade. Falei, falei, falei e não disse nada de novo. Mas é como falar da Teoria da Relatividade Geral, que acontece em quatro dimensões: sem matemática é impossível. Não existe argumento se não houver conhecimento técnico. Tudo parece romântico, mas fica artificial...

Grande abraço,
Orestes




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Luís Henrique
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#697 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mai 07, 2007 10:37 pm

[082] [082] [082] [082]

[082] [082] [082] [082]

[082] [082] [082] [082]

Palhaçada. Esse é o complexo de inferioridade.

Ja que o Su-35 é melhor e eu não CONSIGO e não AGUENTO comparar.
Então o meu único e ETERNO argumento é dizer:

no existe.,......

[082] [082] [082] [082]

[082] [082] [082] [082]

[082] [082] [082] [082]

Como disse o Carlos.
Avisem a FAB porque realmente os nossos brigadeiros são retardados para cogitarem um avião que não existe.

Aliás, Rafale F3 também não existe. So em 2011. Radar AESA, etc, so em 2011. O Su-35BM chega antes......[082] [082] [082] [082]

Como diz o Degan:

Grande argumento......eu digo que ele é isso e aquilo e os que admiram outros vetores, com os dois cotovelos LATEJANDO....dizem:

no existe.....




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Carlos Mathias

#698 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 07, 2007 10:38 pm

Enfim, é melhor que o Rafale.
8-]
(desculpe a carona Orestes)

Pessoal, vamos combinar o seguinte, vamos argumentar sobre a questão política, essa sim é a grande barreira na frente do SU-35BM. Na questão técnica e off-sets, já acabou o estoque de malabarismos.




orestespf
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#699 Mensagem por orestespf » Seg Mai 07, 2007 10:49 pm

Carlos Mathias escreveu:Enfim, é melhor que o Rafale.
8-]
(desculpe a carona Orestes)

Pessoal, vamos combinar o seguinte, vamos argumentar sobre a questão política, essa sim é a grande barreira na frente do SU-35BM. Na questão técnica e off-sets, já acabou o estoque de malabarismos.


Neste aspecto, sim! Superior mesmo. Mas politicamente...

Hoje em dia prefiro pensar mais de forma racional e não emocional. A FAB tem boas opções, só espero que saiba escolher de forma eficiente e equilibrada. Nem sempre o melhor (e mais barato??) é a melhor opção...

Abraços,
Orestes




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#700 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Mai 07, 2007 10:53 pm

Orestes, nada disso é novidade.
O Rafale é um avião com uma estrutura de mais de 80% de materiais compostos, motor avançado feito de novos materiais, mais resistente a altas temperaturas e etc., detalhes que fazem com que mesmo sendo bem mais leve e menor que um Su-30 ele tenha desempenho e capacidade de carga bem próximas deste. Com esses avanços por ti mencionados, é de se esperar que o Su-35BM realmente o supere por muito em desempenho. Mas quero ver para crer. :wink:

[]'s




Editado pela última vez por AlbertoRJ em Seg Mai 07, 2007 11:09 pm, em um total de 2 vezes.
Alberto -
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#701 Mensagem por Wolfgang » Seg Mai 07, 2007 10:55 pm

Qual é a bomba de penetração equivalente russa?.. fugiu o nome da josta...




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#702 Mensagem por Plinio Jr » Seg Mai 07, 2007 11:04 pm

Carlos Mathias escreveu:Porque fica pronto este ano, você leu isso? Vai voar antes da MAKS.


E daí ?? Sua versão (Su-35)anterior ficou encostada mais de 12 anos...sem interessados.

Sobre radar, plasma, está para nascer o dia que o fabricante vai dizer realmente do que seu produto é capaz, ....é que nem mãe, o filho pode ser feio como cão, mas para ela, é o mais bonito e perfeito de todos.

Digamos que eu tenha na FAB 200 F-15C(sonho). A Boeing lançou o F-15E, ou melhor, o F-15Superadvanced block 80. Paralelamente, a Boeing ofereçe um pacote de modernização à lá F-15B80. O que a FAB faz? Seguindo o raciocínio de vocês, joga os duzentos F-15C no lixo e compra duzentos F-15EB80, não é isso?


Vcs precisam parar com esta mania, de ser contra o Su-35, é ser contra a Rússia e a favor dos EUA...se vc pensa que sou a favor de um produto americano, está bem enganado

A FAer russa preferiu modernizar uns 30 SU-27S para o padrão SKM e, segundo saiu na imprensa deles, passará a realizar as modernizações no padrão BM. Eles tem uns 300 SU-27, ou mais. Se as Al-41 cabem, se o IRBIS-E cabe, se a aviônica nova cabe, enfim, tudo menos a estrutura...


A FA russa tem itenção em modernizar sua frota de Su-27S na versão SM, isto pode ser visto em diversas fontes, principalmente nas deles e é o programa que está em andamento no momento.

Mas tem os endinheirados, né? Joga fora e compra tudo novo.
[/quote]

É verdade, os ¨endinheirados¨compram tudo novo e jogam fora, os europeus a média das aeronaves em serviço é de 30 anos para mais, Japão e Alemanha tem F-4s com mais de 35 anos em serviço, a Itália ficou quase 40 anos com F-104s e assim vai...quem tem dinheiro é porque sabe lidar com o ele...e não compra qualquer coisa que lhe aparece pela frente.




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#703 Mensagem por orestespf » Seg Mai 07, 2007 11:10 pm

projeto escreveu:Orestes,
O Rafale é um avião com uma estrutura de mais de 80% de materiais compostos, motor avançado feito de novos materiais, mais resistente a altas temperaturas e etc., detalhes que fazem com que mesmo sendo bem mais leve e menor que um Su-30 ele tenha desempenho e capacidade de carga bem próximas deste. Com esses avanços por ti mencionados, é de se esperar que o Su-35BM realmente o supere por muito. Mas quero ver para crer. :wink:

[]'s


Olá Projeto,

tem razão, o Rafale é tudo isso sim. Mas esta é a grande diferença, o Rafale foi pensado e projetado para ser assim. O SU-35 BM é uma "gambiarra" (não pejorativamente falando) que consegue se sair muito bem, mas a partir de um projeto antigo. A única forma disso acontecer é ter mais eficiência nos materias.

Se fosse só o vetor "seco", diria que estão mais ou menos empatados. Mas o SU-35BM tem uma eletrônica pronta que supera (em tese) a do Rafale. Mas o Rafale tem muito para evoluir e com toda certeza, irá em algum momento superar e muito o SU-35BM (final de vida, acho eu).

Se a FAB esitver analisando estes dois vetores, ela tem duas opções: um caça com desenvolvimento maduro e em "final de vida" (SU-35BM) ou um caça ainda jovem, mas com grande potencial pela frente (Rafale).

O resto eu deixo pra vocês especularem... hehehehe

Grande abraço,
Orestes

PS: sem querer te corrigir, mas existe uma diferença entre material composto e material compósito.




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#704 Mensagem por Plinio Jr » Seg Mai 07, 2007 11:10 pm

Luís Henrique escreveu:
Como disse o Carlos.
Avisem a FAB porque realmente os nossos brigadeiros são retardados para cogitarem um avião que não existe.


É bom avisarem, afinal de contas, o avião nem voou e já estão dizendo maravilhas dele...

Aliás, Rafale F3 também não existe. So em 2011. Radar AESA, etc, so em 2011. O Su-35BM chega antes......


Pode ser que chegue antes, mas os franceses irão usaR o Rafale F3, já os russos vão usar o Su-35BM ??




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#705 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 07, 2007 11:14 pm

Plinio Jr escreveu:
Aliás, Rafale F3 também não existe. So em 2011. Radar AESA, etc, so em 2011. O Su-35BM chega antes......


Pode ser que chegue antes, mas os franceses irão usaR o Rafale F3, já os russos vão usar o Su-35BM ??

Nem precisa ser os russos, eles tem os seus motivos para não comprar os Su-35BM... mas a pergunta é: ALGUÉM vai usar o Su-35BM? Eis a grande questão. [003]




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