Última Fronteira do Brasil

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#31 Mensagem por Marino » Seg Mai 07, 2007 3:58 pm

Acho que só a extensão territorial (sem área marítima).




Avatar do usuário
Delta Dagger
Sênior
Sênior
Mensagens: 844
Registrado em: Qui Fev 19, 2004 11:51 pm
Localização: Petrópolis - RJ

#32 Mensagem por Delta Dagger » Seg Mai 07, 2007 4:38 pm

Marino escreveu:
Será que tem como criar uma base aérea na Trindade, a exemplo da Ilha da Ascenção?

Este projeto foi apresentado pelo então Ministro da Marinha, Maximiano da Fonseca. Nunca mais ouvi nada do mesmo.


Seria estratégicamente interessante, não?




I've seen things you people wouldn't believe. Attack ships on fire off the shoulder of Orion. I watched c-beams glitter in the dark near Tanhauser Gate. All those moments will be lost in time, like tears in rain
Roy Batty - Blade Runner
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#33 Mensagem por Einsamkeit » Seg Mai 07, 2007 4:45 pm

Algum plano de sonares estrategicos?




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#34 Mensagem por Marino » Seg Mai 07, 2007 5:25 pm

Delta Dagger escreveu:
Marino escreveu:
Será que tem como criar uma base aérea na Trindade, a exemplo da Ilha da Ascenção?

Este projeto foi apresentado pelo então Ministro da Marinha, Maximiano da Fonseca. Nunca mais ouvi nada do mesmo.


Seria estratégicamente interessante, não?

Sim, uma linha de defesa avançada.




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#35 Mensagem por Marino » Seg Mai 07, 2007 5:26 pm

Einsamkeit escreveu:Algum plano de sonares estrategicos?

Nunca ouvi falar.




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

#36 Mensagem por alcmartin » Seg Mai 07, 2007 5:30 pm

Delta Dagger escreveu:
Marino escreveu:
Será que tem como criar uma base aérea na Trindade, a exemplo da Ilha da Ascenção?

Este projeto foi apresentado pelo então Ministro da Marinha, Maximiano da Fonseca. Nunca mais ouvi nada do mesmo.


Seria estratégicamente interessante, não?


Marino, por favor me corrija se a memória me trair, mas lembro que foi um pouco antes das Malvinas e quando o conflito estourou, foi deixado de lado. Primeiro, por verbas e segundo, porque haveria um desdobramento político: detectariam-se os movimentos da frota inglesa e a Argentina nos pressionaria pela inteligencia. A Inglaterra, por outro lado, já não nos veria com os mesmos olhos...
Isso é o que lembro dos jornais da época e do povo da MB que dava aula no Tamandaré, onde eu estudava,he,he!
Abs!




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#37 Mensagem por Marino » Seg Mai 07, 2007 5:34 pm

alcmartin escreveu:
Delta Dagger escreveu:
Marino escreveu:
Será que tem como criar uma base aérea na Trindade, a exemplo da Ilha da Ascenção?

Este projeto foi apresentado pelo então Ministro da Marinha, Maximiano da Fonseca. Nunca mais ouvi nada do mesmo.


Seria estratégicamente interessante, não?


Marino, por favor me corrija se a memória me trair, mas lembro que foi um pouco antes das Malvinas e quando o conflito estourou, foi deixado de lado. Primeiro, por verbas e segundo, porque haveria um desdobramento político: detectariam-se os movimentos da frota inglesa e a Argentina nos pressionaria pela inteligencia. A Inglaterra, por outro lado, já não nos veria com os mesmos olhos...
Isso é o que lembro dos jornais da época e do povo da MB que dava aula no Tamandaré, onde eu estudava,he,he!
Abs!

A época está correta, mas os motivos eu não sei direito.
Informações de inteligência foram passadas à Argentina, isto já se sabe.
Hoje em dia, os verdes iriam ter um piti se o país resolvesse construir em Trindade.
O Ibama não ia deixar.




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#38 Mensagem por Einsamkeit » Seg Mai 07, 2007 5:35 pm

Segurança Nacional, a MB faria uma contrapartida obviamente




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#39 Mensagem por Marino » Seg Mai 07, 2007 5:38 pm

Einsamkeit escreveu:Segurança Nacional, a MB faria uma contrapartida obviamente

Veja o exemplo das hidroelétricas. Não podiam ser enquadradas em segurança energética do país? Ia ter passeata todos os dias em frente ao prédio da MB em Brasília.




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#40 Mensagem por Einsamkeit » Seg Mai 07, 2007 5:45 pm

Isso seria meia duzia de eco chato e nao uma mobilizaçao nacional, uma forte açao da FAB e da MB ja resolveria isso na minha opiniao, é so usar a televisao....




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#41 Mensagem por Marino » Seg Mai 07, 2007 5:47 pm

Einsamkeit escreveu:Isso seria meia duzia de eco chato e nao uma mobilizaçao nacional, uma forte açao da FAB e da MB ja resolveria isso na minha opiniao, é so usar a televisao....

Creio que a idéia está "arquivada", não morta.
A MB não se esquece nunca do "cordão sanitário" inglês/americano no Atlântico.




Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

#42 Mensagem por Brigadeiro » Seg Mai 07, 2007 6:23 pm

Marino escreveu:
Einsamkeit escreveu:Isso seria meia duzia de eco chato e nao uma mobilizaçao nacional, uma forte açao da FAB e da MB ja resolveria isso na minha opiniao, é so usar a televisao....

Creio que a idéia está "arquivada", não morta.
A MB não se esquece nunca do "cordão sanitário" inglês/americano no Atlântico.


Como assim, "Cordão Sanitário"? Puxa, as vezes me sinto um completo ignorante por não entender os trocadilhos e indiretas do pessoal... :oops: :oops:

Construir uma base aeronaval em Trindade é uma boa idéia. Tudo bem que os ambientalistas não iriam gostar, mas isso é questão de defesa nacional. Resta saber se um dia a MB vai realmente realizar essa idéia...

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#43 Mensagem por Marino » Seg Mai 07, 2007 7:49 pm

Como assim, "Cordão Sanitário"?

Veja que quase todas as outras ilhas atlânticas foram tomadas e são possessão britânica, ou são utilizadas como bases americanas/britânicas.




Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

#44 Mensagem por Brigadeiro » Seg Mai 07, 2007 7:58 pm

Marino escreveu:
Como assim, "Cordão Sanitário"?

Veja que quase todas as outras ilhas atlânticas foram tomadas e são possessão britânica, ou são utilizadas como bases americanas/britânicas.


Ainda continuo sem entender? A MB tem receio de que os britânicos ou americanos tomem as nossas ilhas? É isso? Mas assim realmente seria necessário a construção de uma base aeronaval por lá...

Foi mal Marino... Acho que hoje eu tô meio devagar... :(

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#45 Mensagem por Marino » Seg Mai 07, 2007 8:10 pm

Brigadeiro escreveu:
Marino escreveu:
Como assim, "Cordão Sanitário"?

Veja que quase todas as outras ilhas atlânticas foram tomadas e são possessão britânica, ou são utilizadas como bases americanas/britânicas.


Ainda continuo sem entender? A MB tem receio de que os britânicos ou americanos tomem as nossas ilhas? É isso? Mas assim realmente seria necessário a construção de uma base aeronaval por lá...

Foi mal Marino... Acho que hoje eu tô meio devagar... :(

Até mais!

Estas ilhas/bases foram utilizadas, inicialmente, como ponto de reabastecimento de navios, e depois para que os mesmos exercessem o controle das rotas de comunicação marítimas, velha estratégia inglesa.
Além do controle das rotas marítimas, podem ser utilizadas como bases avançadas contra nossos países de "terceiro mundo".
As Malvinas/Geórgias/Sandwich controlam as passagens do sul do Atlântico, Gibraltar o acesso ao Mediterrâneo, Ascensão/Tristão da Cunha/Açores toda a rota central do Atlântico. Não vou falar das Canárias/Madeira, à disposição da OTAN.
Trindade chegou a ser ocupada pelos ingleses, mas a diplomacia do Brasil os retirou (ou teríamos a nossa Malvinas).
Trindade e Fernando de Noronha são bastiões avançados de nossa Defesa, não aproveitados.
Imagine os P-3Br decolando de Trindade/Fernando de Noronha, armados com MAS, transmitindo por link todos os contatos, em coordenação com a MB - o controle que o Brasil teria do Atlântico.
Em caso de conflito, caças seriam deslocados e ... o problema militar para um suposto inimigo seria grandemente aumentado.




Responder