Qual seria a melhor opção de caças Hi-Low para a FAB?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual seria a melhor dupla Hi-Low para a FAB?

F-15 e F-16
14
9%
Su-35 e Mig-35
21
14%
Su-35 e Gripen
33
22%
Rafale e Gripen
41
27%
Rafale e Mirage 2000-5
27
18%
Outra, descrever
15
10%
 
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juarez castro
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#331 Mensagem por juarez castro » Dom Mai 06, 2007 5:50 pm

Dieneces escreveu:
Bolovo escreveu:
Dieneces escreveu:Mas Canoas , considerando o raio de ação de nossos interceptadores atuais , cobre melhor uma incursão aérea proveniente do sul , pelo litoral , além de ter em seu perímetro mais objetivos industriais a defender , Santa Maria defende , unidades militares do exército e a própria base , mas só , em seu perímetro imediato. Acho que as duas devem ser mantidas .

Cara, de SM pra CO num F-5 é menos de cinco minutos.
Voando a Mach 2 , concordo , mas acho que as melhorias acrescentadas aos F-5 , não chegaram a tanto. :D A questão que eu estabeleci , Bolovo , é contra uma ameaça vinda do sul , pelo litoral . Canoas , além de defender uma zona de maior potencial estratégico ao seu redor , bloqueia melhor esse avanço inimigo , eis que dista cerca de 100 km do mesmo, Santa Maria , é quase o triplo de distância. Com caças de CURTO raio de ação isso faz diferença .Para ameaças mais a oeste do litoral , concordo que SM cumpriria bem a tarefa de interceptação.


Historicamente, as interceptações sempre foram mais intensas a oeste do que a sudeste, pórém tivemos várias ocorrências como a do Ninrod e outros tantos, mas a oeste ah oeste......

Uma histporinha para vocêss;

Lá pela metade da decada de 80, quando da finalização da implantação do DACTA II, nossos "amigos" hermanos se "perderam" na rota várias vezes, casualmente sempre no mesmo ponto e na mesma rota, não pararam equanto não conseguiram o que queriam, plotar o sitio radar de Santiago RS, apesar do alerta em CO, não dava tempo do bicudo decolar e interceptar, tanto é que foi solicitado ao comando para avançar um elemento para Maria ou Santo Angelo, o que inicialmente foi negado, quando da autorização já era tarde, se estivessem em Maria......

Grande abraço




orestespf
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#332 Mensagem por orestespf » Dom Mai 06, 2007 6:00 pm

juarez castro escreveu:
Dieneces escreveu:
Bolovo escreveu:
Dieneces escreveu:Mas Canoas , considerando o raio de ação de nossos interceptadores atuais , cobre melhor uma incursão aérea proveniente do sul , pelo litoral , além de ter em seu perímetro mais objetivos industriais a defender , Santa Maria defende , unidades militares do exército e a própria base , mas só , em seu perímetro imediato. Acho que as duas devem ser mantidas .

Cara, de SM pra CO num F-5 é menos de cinco minutos.
Voando a Mach 2 , concordo , mas acho que as melhorias acrescentadas aos F-5 , não chegaram a tanto. :D A questão que eu estabeleci , Bolovo , é contra uma ameaça vinda do sul , pelo litoral . Canoas , além de defender uma zona de maior potencial estratégico ao seu redor , bloqueia melhor esse avanço inimigo , eis que dista cerca de 100 km do mesmo, Santa Maria , é quase o triplo de distância. Com caças de CURTO raio de ação isso faz diferença .Para ameaças mais a oeste do litoral , concordo que SM cumpriria bem a tarefa de interceptação.


Historicamente, as interceptações sempre foram mais intensas a oeste do que a sudeste, pórém tivemos várias ocorrências como a do Ninrod e outros tantos, mas a oeste ah oeste......

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Atualmente los hermanos pararam de se perder? Ou continuam tontos e confusos com a sofisticação dos seus aviônicos embarcados? rs

Cordialmente,
Orestes




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#333 Mensagem por juarez castro » Dom Mai 06, 2007 6:07 pm

orestespf escreveu:
juarez castro escreveu:
Dieneces escreveu:
Bolovo escreveu:
Dieneces escreveu:Mas Canoas , considerando o raio de ação de nossos interceptadores atuais , cobre melhor uma incursão aérea proveniente do sul , pelo litoral , além de ter em seu perímetro mais objetivos industriais a defender , Santa Maria defende , unidades militares do exército e a própria base , mas só , em seu perímetro imediato. Acho que as duas devem ser mantidas .

Cara, de SM pra CO num F-5 é menos de cinco minutos.
Voando a Mach 2 , concordo , mas acho que as melhorias acrescentadas aos F-5 , não chegaram a tanto. :D A questão que eu estabeleci , Bolovo , é contra uma ameaça vinda do sul , pelo litoral . Canoas , além de defender uma zona de maior potencial estratégico ao seu redor , bloqueia melhor esse avanço inimigo , eis que dista cerca de 100 km do mesmo, Santa Maria , é quase o triplo de distância. Com caças de CURTO raio de ação isso faz diferença .Para ameaças mais a oeste do litoral , concordo que SM cumpriria bem a tarefa de interceptação.


Historicamente, as interceptações sempre foram mais intensas a oeste do que a sudeste, pórém tivemos várias ocorrências como a do Ninrod e outros tantos, mas a oeste ah oeste......

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uma hora dessas vai dar lei do abate no JN.....

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#334 Mensagem por Morcego » Dom Mai 06, 2007 6:28 pm

juarez castro escreveu:
orestespf escreveu:
juarez castro escreveu:
Dieneces escreveu:
Bolovo escreveu:
Dieneces escreveu:Mas Canoas , considerando o raio de ação de nossos interceptadores atuais , cobre melhor uma incursão aérea proveniente do sul , pelo litoral , além de ter em seu perímetro mais objetivos industriais a defender , Santa Maria defende , unidades militares do exército e a própria base , mas só , em seu perímetro imediato. Acho que as duas devem ser mantidas .

Cara, de SM pra CO num F-5 é menos de cinco minutos.
Voando a Mach 2 , concordo , mas acho que as melhorias acrescentadas aos F-5 , não chegaram a tanto. :D A questão que eu estabeleci , Bolovo , é contra uma ameaça vinda do sul , pelo litoral . Canoas , além de defender uma zona de maior potencial estratégico ao seu redor , bloqueia melhor esse avanço inimigo , eis que dista cerca de 100 km do mesmo, Santa Maria , é quase o triplo de distância. Com caças de CURTO raio de ação isso faz diferença .Para ameaças mais a oeste do litoral , concordo que SM cumpriria bem a tarefa de interceptação.


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ONDE ESTÃO NOSSOS M-60 que sairam do sul terça feira???




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#335 Mensagem por Dieneces » Dom Mai 06, 2007 6:38 pm

morcego escreveu:
juarez castro escreveu:
orestespf escreveu:
juarez castro escreveu:
Dieneces escreveu:
Bolovo escreveu:
Dieneces escreveu:Mas Canoas , considerando o raio de ação de nossos interceptadores atuais , cobre melhor uma incursão aérea proveniente do sul , pelo litoral , além de ter em seu perímetro mais objetivos industriais a defender , Santa Maria defende , unidades militares do exército e a própria base , mas só , em seu perímetro imediato. Acho que as duas devem ser mantidas .

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ONDE ESTÃO NOSSOS M-60 que sairam do sul terça feira???
Na estrada. :wink:




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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#336 Mensagem por orestespf » Dom Mai 06, 2007 7:56 pm

juarez castro escreveu:
orestespf escreveu:
juarez castro escreveu:
Dieneces escreveu:
Bolovo escreveu:
Dieneces escreveu:Mas Canoas , considerando o raio de ação de nossos interceptadores atuais , cobre melhor uma incursão aérea proveniente do sul , pelo litoral , além de ter em seu perímetro mais objetivos industriais a defender , Santa Maria defende , unidades militares do exército e a própria base , mas só , em seu perímetro imediato. Acho que as duas devem ser mantidas .

Cara, de SM pra CO num F-5 é menos de cinco minutos.
Voando a Mach 2 , concordo , mas acho que as melhorias acrescentadas aos F-5 , não chegaram a tanto. :D A questão que eu estabeleci , Bolovo , é contra uma ameaça vinda do sul , pelo litoral . Canoas , além de defender uma zona de maior potencial estratégico ao seu redor , bloqueia melhor esse avanço inimigo , eis que dista cerca de 100 km do mesmo, Santa Maria , é quase o triplo de distância. Com caças de CURTO raio de ação isso faz diferença .Para ameaças mais a oeste do litoral , concordo que SM cumpriria bem a tarefa de interceptação.


Historicamente, as interceptações sempre foram mais intensas a oeste do que a sudeste, pórém tivemos várias ocorrências como a do Ninrod e outros tantos, mas a oeste ah oeste......

Uma histporinha para vocêss;

Lá pela metade da decada de 80, quando da finalização da implantação do DACTA II, nossos "amigos" hermanos se "perderam" na rota várias vezes, casualmente sempre no mesmo ponto e na mesma rota, não pararam equanto não conseguiram o que queriam, plotar o sitio radar de Santiago RS, apesar do alerta em CO, não dava tempo do bicudo decolar e interceptar, tanto é que foi solicitado ao comando para avançar um elemento para Maria ou Santo Angelo, o que inicialmente foi negado, quando da autorização já era tarde, se estivessem em Maria......

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Cordialmente,
Orestes


Entendi a sutileza da resposta. Nada a acrescentar.

Abraços,
Orestes




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#337 Mensagem por Dieneces » Dom Mai 06, 2007 11:59 pm

Rafale começa a recuperar terreno perdido no FX-2 , a partir de hoje.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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#338 Mensagem por Einsamkeit » Seg Mai 07, 2007 12:01 am

É o que se espera

Ja que estao com relaçoes carnais com os Americanos, CF-188 e F-16 Usados estamos aceitando por aqui caros Yankees

8-]




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
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#339 Mensagem por orestespf » Seg Mai 07, 2007 9:27 am

Dieneces escreveu:Rafale começa a recuperar terreno perdido no FX-2 , a partir de hoje.


Na verdade o Rafale nunca perdeu espaço no FX-2, quem perdeu foi o SU-35. rsrsrsrs

O F-18 parece descartado. O F-35 parece ser o "alvo" para futuro, mas sua compra está atrelada a escolha para agora até sua chegada.

A FAB sabe que não será possivel substituir os atuais vetores por bi-turbinas. Se o anúncio fosse hoje, seria mesmo Rafale, mas este não seria o vetor para substituir os A-1 e F-5.

Proposta "econômica" que vale hoje: Rafale (pequeno lote) + 12 matusas + modernização A-1 e F-5.

Ainda ficaria uma incógnita sobre a substituição dos A-1 e F-5 no futuro. Dificuldade para os EUA nos venderem F-35 depois.

Façam suas apostas.

Abraços,
Orestes

PS: cuidado com as contra-informações "oficiais" e as fontes que divulgam tais notícias. A idéias é diminuir as "ansiedades"... rsrsrs




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#340 Mensagem por Plinio Jr » Seg Mai 07, 2007 10:12 am

orestespf escreveu:
Dieneces escreveu:Rafale começa a recuperar terreno perdido no FX-2 , a partir de hoje.


Na verdade o Rafale nunca perdeu espaço no FX-2, quem perdeu foi o SU-35. rsrsrsrs

O F-18 parece descartado. O F-35 parece ser o "alvo" para futuro, mas sua compra está atrelada a escolha para agora até sua chegada.

A FAB sabe que não será possivel substituir os atuais vetores por bi-turbinas. Se o anúncio fosse hoje, seria mesmo Rafale, mas este não seria o vetor para substituir os A-1 e F-5.

Proposta "econômica" que vale hoje: Rafale (pequeno lote) + 12 matusas + modernização A-1 e F-5.

Ainda ficaria uma incógnita sobre a substituição dos A-1 e F-5 no futuro. Dificuldade para os EUA nos venderem F-35 depois.

Façam suas apostas.

Abraços,
Orestes

PS: cuidado com as contra-informações "oficiais" e as fontes que divulgam tais notícias. A idéias é diminuir as "ansiedades"... rsrsrs


Não acredito na dificuldade de encomendar posteriormente o F-35, a FAB tem uma imediata necessidade de um moderno vetor e o F-35 só estará disponivel entre 2015-2020, não tem como esperar e creio que o F-16 não agrade o alto Comando da FAB para os atuais GDA´s.

É ver o que vai acontecer....




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#341 Mensagem por orestespf » Seg Mai 07, 2007 10:38 am

Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:
Dieneces escreveu:Rafale começa a recuperar terreno perdido no FX-2 , a partir de hoje.


Na verdade o Rafale nunca perdeu espaço no FX-2, quem perdeu foi o SU-35. rsrsrsrs

O F-18 parece descartado. O F-35 parece ser o "alvo" para futuro, mas sua compra está atrelada a escolha para agora até sua chegada.

A FAB sabe que não será possivel substituir os atuais vetores por bi-turbinas. Se o anúncio fosse hoje, seria mesmo Rafale, mas este não seria o vetor para substituir os A-1 e F-5.

Proposta "econômica" que vale hoje: Rafale (pequeno lote) + 12 matusas + modernização A-1 e F-5.

Ainda ficaria uma incógnita sobre a substituição dos A-1 e F-5 no futuro. Dificuldade para os EUA nos venderem F-35 depois.

Façam suas apostas.

Abraços,
Orestes

PS: cuidado com as contra-informações "oficiais" e as fontes que divulgam tais notícias. A idéias é diminuir as "ansiedades"... rsrsrs


Não acredito na dificuldade de encomendar posteriormente o F-35, a FAB tem uma imediata necessidade de um moderno vetor e o F-35 só estará disponivel entre 2015-2020, não tem como esperar e creio que o F-16 não agrade o alto Comando da FAB para os atuais GDA´s.

É ver o que vai acontecer....


Tem razão Plínio, o F-16 não serveria para os GDA´s. O comando da FAB prefere mesmo vetores bi-turbinas com potência de sobra. O Rafale tem grandes chances sim.

O F-35 não estaria disponível pra nós antes de 2020, tem fila para o bichinho... rsrs

O que eu chamo a atenção é para o fato que nem Rafale e nem F-35 seriam os substitutos naturais para os A-1 e F-5 daqui a uns 15 anos. Ou a FAB muda seu "enfoque" usado até hoje ou deverá procurar um vetor "intermediário".

O que está sendo divulgado/especulado é tão somente o retorno das negociações de vetores para Anápolis (em particular), chamado por aqui de FX-2. Nada se fala sobre substituições ainda.

Gostaria de chamar a atenção que tem muita coisa sendo divulgada com terceira intenções, em particular, para desviar o foco (sem mais).

Abraços,
Orestes




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#342 Mensagem por Morcego » Seg Mai 07, 2007 10:59 am

orestespf escreveu:
Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:
Dieneces escreveu:Rafale começa a recuperar terreno perdido no FX-2 , a partir de hoje.


Na verdade o Rafale nunca perdeu espaço no FX-2, quem perdeu foi o SU-35. rsrsrsrs

O F-18 parece descartado. O F-35 parece ser o "alvo" para futuro, mas sua compra está atrelada a escolha para agora até sua chegada.

A FAB sabe que não será possivel substituir os atuais vetores por bi-turbinas. Se o anúncio fosse hoje, seria mesmo Rafale, mas este não seria o vetor para substituir os A-1 e F-5.

Proposta "econômica" que vale hoje: Rafale (pequeno lote) + 12 matusas + modernização A-1 e F-5.

Ainda ficaria uma incógnita sobre a substituição dos A-1 e F-5 no futuro. Dificuldade para os EUA nos venderem F-35 depois.

Façam suas apostas.

Abraços,
Orestes

PS: cuidado com as contra-informações "oficiais" e as fontes que divulgam tais notícias. A idéias é diminuir as "ansiedades"... rsrsrs


Não acredito na dificuldade de encomendar posteriormente o F-35, a FAB tem uma imediata necessidade de um moderno vetor e o F-35 só estará disponivel entre 2015-2020, não tem como esperar e creio que o F-16 não agrade o alto Comando da FAB para os atuais GDA´s.

É ver o que vai acontecer....


Tem razão Plínio, o F-16 não serveria para os GDA´s. O comando da FAB prefere mesmo vetores bi-turbinas com potência de sobra. O Rafale tem grandes chances sim.

O F-35 não estaria disponível pra nós antes de 2020, tem fila para o bichinho... rsrs

O que eu chamo a atenção é para o fato que nem Rafale e nem F-35 seriam os substitutos naturais para os A-1 e F-5 daqui a uns 15 anos. Ou a FAB muda seu "enfoque" usado até hoje ou deverá procurar um vetor "intermediário".

O que está sendo divulgado/especulado é tão somente o retorno das negociações de vetores para Anápolis (em particular), chamado por aqui de FX-2. Nada se fala sobre substituições ainda.

Gostaria de chamar a atenção que tem muita coisa sendo divulgada com terceira intenções, em particular, para desviar o foco (sem mais).

Abraços,
Orestes


uai, O F-35 é mono turbina; no meu olhar justamente ele serve para substituir os nossos mono-turbina (a-1 e f-5m).

uai so




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#343 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Mai 07, 2007 11:08 am

orestespf escreveu: Na verdade o Rafale nunca perdeu espaço no FX-2, quem perdeu foi o SU-35. rsrsrsrs


Não é verdade. O Su35 ganhou posições e hoje está praticamente empatado com o Rafale...

orestespf escreveu: O F-18 parece descartado. O F-35 parece ser o "alvo" para futuro, mas sua compra está atrelada a escolha para agora até sua chegada.


O F-35 só seria avaliado pela FAB se os EUA topassem repassar as tecnologias sensíveis do avião, inclusive as linhas de código de armamentos. Como isso jamais acontecerá, está fora do páreo...

orestespf escreveu: A FAB sabe que não será possivel substituir os atuais vetores por bi-turbinas. Se o anúncio fosse hoje, seria mesmo Rafale, mas este não seria o vetor para substituir os A-1 e F-5.

Proposta "econômica" que vale hoje: Rafale (pequeno lote) + 12 matusas + modernização A-1 e F-5.


A longo prazo, TODOS OS VETORES serão substituídos pelo FX2. Vc só está correto no que tange à modernização dos A-1 e F-5 para dar um pouco mais de vida a dois aviões decrépitos.

Plínio escreveu: Não acredito na dificuldade de encomendar posteriormente o F-35, a FAB tem uma imediata necessidade de um moderno vetor e o F-35 só estará disponivel entre 2015-2020, não tem como esperar e creio que o F-16 não agrade o alto Comando da FAB para os atuais GDA´s.


Vc está certíssimo. O F-35, além de estar distante no tempo, sofre restrições sérias dos EUA e custa absurdos US$ 135 milhas cada. Quem paga?

orestespf escreveu: O que eu chamo a atenção é para o fato que nem Rafale e nem F-35 seriam os substitutos naturais para os A-1 e F-5 daqui a uns 15 anos. Ou a FAB muda seu "enfoque" usado até hoje ou deverá procurar um vetor "intermediário".


É óbvio que a FAB estará mudando seu enfoque. Em lugar de operar uma quantidade variada de aeronaves obsoletas e inúteis, terá apenas um modelo plenamente operacional. Rafale ou Su35, não faz a menor diferença entre os dois, mas será apenas um deles. Se for Rafale, como o prazo de entrega é lento, operaríamos, em caráter temporário, mais um esquadrão de Mirage 2000C até a chegada do segundo esquadrão de Rafale.

orestespf escreveu: O que está sendo divulgado/especulado é tão somente o retorno das negociações de vetores para Anápolis (em particular), chamado por aqui de FX-2. Nada se fala sobre substituições ainda.

Gostaria de chamar a atenção que tem muita coisa sendo divulgada com terceira intenções, em particular, para desviar o foco (sem mais).


Gente, é impressionante como vcs repisam hipóteses mortas, como caças de outra origem que não francesas e russas. Fui nas fontes primárias dos dois países, que reconheceram que os produtos norte-americanos (caças) estão descartados e NÃO voltarão a ser oferecidos ao Brasil até 2020, pelo menos.

Pepê




orestespf
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#344 Mensagem por orestespf » Seg Mai 07, 2007 12:06 pm

Pepê Rezende escreveu:
orestespf escreveu: Na verdade o Rafale nunca perdeu espaço no FX-2, quem perdeu foi o SU-35. rsrsrsrs


Não é verdade. O Su35 ganhou posições e hoje está praticamente empatado com o Rafale...

orestespf escreveu: O F-18 parece descartado. O F-35 parece ser o "alvo" para futuro, mas sua compra está atrelada a escolha para agora até sua chegada.


O F-35 só seria avaliado pela FAB se os EUA topassem repassar as tecnologias sensíveis do avião, inclusive as linhas de código de armamentos. Como isso jamais acontecerá, está fora do páreo...

orestespf escreveu: A FAB sabe que não será possivel substituir os atuais vetores por bi-turbinas. Se o anúncio fosse hoje, seria mesmo Rafale, mas este não seria o vetor para substituir os A-1 e F-5.

Proposta "econômica" que vale hoje: Rafale (pequeno lote) + 12 matusas + modernização A-1 e F-5.


A longo prazo, TODOS OS VETORES serão substituídos pelo FX2. Vc só está correto no que tange à modernização dos A-1 e F-5 para dar um pouco mais de vida a dois aviões decrépitos.

Plínio escreveu: Não acredito na dificuldade de encomendar posteriormente o F-35, a FAB tem uma imediata necessidade de um moderno vetor e o F-35 só estará disponivel entre 2015-2020, não tem como esperar e creio que o F-16 não agrade o alto Comando da FAB para os atuais GDA´s.


Vc está certíssimo. O F-35, além de estar distante no tempo, sofre restrições sérias dos EUA e custa absurdos US$ 135 milhas cada. Quem paga?

orestespf escreveu: O que eu chamo a atenção é para o fato que nem Rafale e nem F-35 seriam os substitutos naturais para os A-1 e F-5 daqui a uns 15 anos. Ou a FAB muda seu "enfoque" usado até hoje ou deverá procurar um vetor "intermediário".


É óbvio que a FAB estará mudando seu enfoque. Em lugar de operar uma quantidade variada de aeronaves obsoletas e inúteis, terá apenas um modelo plenamente operacional. Rafale ou Su35, não faz a menor diferença entre os dois, mas será apenas um deles. Se for Rafale, como o prazo de entrega é lento, operaríamos, em caráter temporário, mais um esquadrão de Mirage 2000C até a chegada do segundo esquadrão de Rafale.

orestespf escreveu: O que está sendo divulgado/especulado é tão somente o retorno das negociações de vetores para Anápolis (em particular), chamado por aqui de FX-2. Nada se fala sobre substituições ainda.

Gostaria de chamar a atenção que tem muita coisa sendo divulgada com terceira intenções, em particular, para desviar o foco (sem mais).


Gente, é impressionante como vcs repisam hipóteses mortas, como caças de outra origem que não francesas e russas. Fui nas fontes primárias dos dois países, que reconheceram que os produtos norte-americanos (caças) estão descartados e NÃO voltarão a ser oferecidos ao Brasil até 2020, pelo menos.

Pepê


Olá Pepê,

existem fontes e fontes. Existem fatos e factóides. Não vamos brigar por causa das divergências das nossas fontes e não nossas...

É óbvio que a FAB estará mudando seu enfoque.


Pra mim óbvio é o que não se demonstra e uma mudança de enfoque está longe de ser "óbvia" pra mim. Entre várias coisas, gostaria de lembrá-lo que esta mudança de enfoque envolve altos custos. O que suas fontes dizem sobre isso??


Fui nas fontes primárias dos dois países, que reconheceram que os produtos norte-americanos (caças) estão descartados e NÃO voltarão a ser oferecidos ao Brasil até 2020, pelo menos.


Um de nós dois está com fontes ruins por aqui... Gostaria de ser convencindo que os americanos ficarão assistindo tudo isso passivamente. Até porque eles nunca tiveram interesses em vender nada para a AS. rsrs


Quanto ao resto, não passa de opinião pessoal, não existe nada oficial ainda. Se é para dar opinião pessoal, faria o seguinte: SU-35 ou Rafale para a FAB e já. Substituindo todos os atuais meios por um destes dois.

Respeitosamente,
Orestes




Pepê Rezende
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#345 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Mai 07, 2007 1:01 pm

orestespf escreveu:Olá Pepê,

existem fontes e fontes. Existem fatos e factóides. Não vamos brigar por causa das divergências das nossas fontes e não nossas...


Minhas fontes são primárias e incluem o fabricante do avião norte-americano que vcs especulam que será oferecido. Desculpe-me, conheço o representante há mais de 20 anos e ele NUNCA mentiu para mim. Se não pudesse falar, ele diria. ELE DESCARTOU a idéia completamente. Tem um peso bastante grande!

orestespf escreveu: Pra mim óbvio é o que não se demonstra e uma mudança de enfoque está longe de ser "óbvia" pra mim. Entre várias coisas, gostaria de lembrá-lo que esta mudança de enfoque envolve altos custos. O que suas fontes dizem sobre isso??


Custa mais caro manter um A-1 vagabundo e meia bomba que um Su35 ou um Rafale! Qual é mais efetivo? Gasta-se mais em aquisição mas se economiza a longo prazo. Essa é a lógica. Além disso, já está ficando difícil conseguir componente para F-5E.

orestespf escreveu: Um de nós dois está com fontes ruins por aqui... Gostaria de ser convencindo que os americanos ficarão assistindo tudo isso passivamente. Até porque eles nunca tiveram interesses em vender nada para a AS. rsrs


Eles não abrem os códigos fonte e isso inviabiliza o produto deles.

orestespf escreveu: Quanto ao resto, não passa de opinião pessoal, não existe nada oficial ainda. Se é para dar opinião pessoal, faria o seguinte: SU-35 ou Rafale para a FAB e já. Substituindo todos os atuais meios por um destes dois.


Não é opinião pessoal. Coloco aqui o que escuto diretamente da turma da FAB. Tenho mais de 22 anos de cobertura da área militar.

Respeitosamente,


Pepê




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