Terras de Portugal...

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#181 Mensagem por Sintra » Sex Mai 04, 2007 8:28 pm

Palacio de Monserrate

Sugestivo palacete romântico cujo projecto se deve ao arquitecto James Knowles Jr., 1858. construido no terceiro quartel do século XIX, por iniciativa de Francis Cook, visconde de Monserrate, constitui um dos mais interessantes espécimes sintrenses do Romantismo.

Obra de espírito romântico-orientalista, com a sua grande torre circular, cúpulas bulbosas e valores exóticos na decoração o palácio aproxima-se designadamente do famoso pavilhão Brighton (1815-1823) de Nash e da arquitectura romântica inglesa. Como afirma José Augusto França, Monserrate tem, porém, «um sentido cenográfico algo diferente, apoiado numa maior riqueza de pormenores arqueológicos», constituindo pelas suas raízes inspiradoras - que, por via inglesa, entroncam na arquitectura mogol - um caso ímpar do Romantismo em Portugal.

Situados a 4 Km do centro histórico, na Estrada de Monserrate. 2710-405 Sintra

Imagem
Palácio de Monserrate - Fotografia tirada à duas semanas atrás

Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#182 Mensagem por Dieneces » Sex Mai 04, 2007 8:45 pm

A foto faz jus a beleza arquitetônica deste prédio , amigo Sintra.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2848 vezes

#183 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mai 04, 2007 8:50 pm

Vou mostrar uma cidade lindissima de seu nome Évora:

Évora é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Évora, e situada na região Alentejo e subregião do Alentejo Central, com uma população de cerca de 56 000 habitantes.

É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1 308,25 km² de área e 56 525 habitantes (CENSOS 2001), subdividido em 19 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Arraiolos, a nordeste por Estremoz, a leste pelo Redondo, a sueste por Reguengos de Monsaraz, a sul por Portel, a sudoeste por Viana do Alentejo e a oeste por Montemor-o-Novo. É sede de antiga diocese, sendo metrópole eclesiástica (Arquidiocese de Évora).

Imagem

Imagem

O Templo Romano na cidade de Évora (muito impropriamente chamado de Templo de Diana), é um templo de estilo coríntio, construído no início do século I. Durante muito tempo julgou-se tratar de um templo dedicado a Diana, a deusa romana da caça; estudos posteriores demonstraram tratar-se de santuário consagrado ao imperador.

Localizado na freguesia da Sé e São Pedro, no Largo Conde de Vila Flor, encontra-se rodeado pela Sé de Évora, pelo Tribunal da Inquisição, pela Igreja e Convento dos Lóios, pela Biblioteca Pública e pelo Museu.

Imagem

Imagem

A Catedral de Évora, apesar de iniciada em 1186 e consagrada em 1204, esta catedral de granito só ficou pronta em 1250. É um monumento marcado pela transição do estilo românico para o gótico, marcado por três majestosas naves. Nos séculos XV e XVI, a catedral recebeu grandes melhoramentos, datando dessa época o coro-alto, o púlpito, o baptistério e o arco da capela de Nossa Senhora da Piedade, também conhecida por Capela do Esporão, exemplar raro de arquitetura híbrida palteresca, datado de 1529. Do período barroco datam alguns retábulos de talha dourada e outros melhoramentos pontuais nas decorações sumptuárias. Ainda no século XVIII a catedral foi enriquecida com a edificação da nova capela-mor, patrocinada pelo Rei D.João V, onde a exuberância dos mármores foi sabiamente conjugada com a austeridade romano-gótica do templo. Em 1930, por pedido do Arcebispo de Évora, o Papa Pio XI concedeu à Catedral o título de Basílica Menor. Nas décadas seguintes foram efectuadas algumas obras de restauro, tais como a demolição das vestiarias do cabido, do século XVIII, (que permitiram pôr a descoberto a face exterior e as rosáceas do claustro) e o apeamento de alguns retábulos barrocos que desvirtuavam o ambiente medieval das naves laterais.

Imagem

Imagem

A Capela dos Ossos é um dos mais conhecidos monumentos de Évora, em Portugal. Está situada na Igreja de São Francisco. Foi construída no século XVII por iniciativa de três monges que, dentro do espírito da altura (contra-reforma religiosa, de acordo com as normativas do Concílio de Trento), pretendeu transmitir a mensagem da transitoridade da vida, tal como se depreende do célebre aviso à entrada: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”. A capela, construída no local do primitivo dormitório fradesco é formada por 3 naves de 18,70m de comprimento e 11m de largura, entrando a luz por três pequenas frestas do lado esquerdo. As suas paredes e os oito pilares estão "decorados" com ossos e caveiras ligados por cimento pardo. As abóbadas são de tijolo rebocado a branco, pintadas com motivos alegóricos à morte. É um monumento de uma arquitectura penitencial de arcarias ornamentadas com filas de caveiras, cornijas e naves brancas. Foi calculado à volta de 5000, provenientes dos cemitérios, situados em igrejas e conventos da cidade. A capela era dedicada ao Senhor dos Passos, imagem conhecida na cidade como Senhor Jesus da Casa dos Ossos, que impressiona pela expressividade com que representa o sofrimento de Cristo, na sua caminhada com a cruz até ao calvário.

Imagem

Imagem

O Palácio de Dom Manuel, em Évora, Portugal, outrora conhecido por Paço Real de S. Francisco foi mandado construir por D. Afonso V, este que desejava ter na cidade um paço real fora do castelo para se instalar. O paço, habitado por vários monarcas portugueses, entre os quais D. Manuel I, D. João III e D. Sebastião, perdeu-se definitivamente no ano de 1895, tendo sido mandado destruir em 1619, aquando da visita de Filipe III ao país, este que mandou destruir o palácio em prol da comunidade.

O paço era, segundo crónicas da altura, um dos edifícios mais notáveis do reino, tendo como principais construções o claustro da renascença, a Sala da Rainha, o Refeitório e a livraria Régia, sendo esta uma das primeiras do país.

Actualmente, o que resta do palácio é apenas a Galeria das Damas, esta que é do estilo manuelino, mas com traços da renascença e que sobreviveu devido à sua utilização para Trem Militar. Esta compõe-se de piso térreo, em planta rectangular, onde tem a Galeria, o pavilhão fechado e o alpendre. No piso superior existem dois salões e um vestíbulo de estilo mourisco. Do lado de fora existe o torreão, este é constituído por dois andares e terminando num pináculo hexagonal com uma porta manuelina.

O paço, para alem de ter sido uma das maiores obras arquitectónicas do país, teve também uma enorme importância histórica, pois foi nele que Vasco da Gama foi investido no comando da esquadra do descobrimento do caminho para a Índia e foi também no palácio que Gil Vicente representou sete dos seus autos, dedicados às rainhas D. Maria de Castela e D. Catarina de Áustria

Imagem

Imagem

Fora da muralha que cerca a cidade, foi feita várias coisas, inclusive um parque com baloiços e uma biblioteca para as pessoas gozarem o seu tempo livre.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Vista sobre uma parte da cidade.

Imagem

Outra visão sobre o Alentejo.

Imagem

Espero que tenham gostado! :wink:

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Dieneces
Sênior
Sênior

#184 Mensagem por Dieneces » Sex Mai 04, 2007 9:34 pm

Sensacionais os monumentos , muitos já conhecia de fotos , tens algo do castelo de Tomar e do Convento de Cristo , Cavaleiro Andante?

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#185 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mai 04, 2007 9:38 pm

Só em fotos de rolo...por isso vais ter q esperar que eu vá lá outra vez para tirar com a máquina digital. :oops:

Já vistes as fotos das outras terras de Portugal que está cá no tópico? Vê, vale a pena! :wink:

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Jose M.
Novato
Novato

#186 Mensagem por Jose M. » Sex Mai 04, 2007 9:51 pm

Lindas fotografias... eu tenho de ir a Evora.

Dieneces
Sênior
Sênior

#187 Mensagem por Dieneces » Sex Mai 04, 2007 9:51 pm

cabeça de martelo escreveu:Só em fotos de rolo...por isso vais ter q esperar que eu vá lá outra vez para tirar com a máquina digital. :oops:

Já vistes as fotos das outras terras de Portugal que está cá no tópico? Vê, vale a pena! :wink:
Sim , hoje mesmo estava eu a passear por elas . Aguardarei tua próxima ida ao castelo de Tomar e tuas fotos . Que cidade é aquela em tu moras , cabeça?

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2752 vezes
Agradeceram: 2434 vezes

#188 Mensagem por P44 » Sáb Mai 05, 2007 6:05 am

Sintra escreveu:
Dieneces escreveu:
Sintra escreveu:Antes Osga que Benfiquista... :twisted:
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ANTES!

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Antes drogado que sportinguista!!!!! :twisted:

ps-Évora é realmente muito bonita, a quem puder ir lá (especialmente os pérfidos de Castela e adjacentes) , recomendo!!!!! :wink:

o Dieneces tbc devia vir, mas favor informar data de chegada para eu Avisar o SEF!!!! :twisted:

Triste sina ter nascido português 👎
manuel.liste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#189 Mensagem por manuel.liste » Sáb Mai 05, 2007 6:46 am

Évora es la ciudad más monumental del sur de Portugal? No conozco nada al sur de Lisboa.

P44
Sênior
Sênior

#190 Mensagem por P44 » Sáb Mai 05, 2007 6:49 am

manuel.liste escreveu:Évora es la ciudad más monumental del sur de Portugal? No conozco nada al sur de Lisboa.

a sul de Lisboa pode dizer-se que sim, deves vir visitar manuel, o Alentejo apesar da sua constante desertificação contniua a ser um lugar muito bonito :D

A Costa Alentejana tb é muito bonita (Melides,Porto Covo, Zambujeira),etc, embora infelizmente já comece a existir muita expeculação imobiliária que, temo, venha a fazer aparecer nessa costa um novo Algarve :oops:

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#191 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Mai 05, 2007 7:06 am

Jose M. escreveu:Lindas fotografias... eu tenho de ir a Evora.

Se fores vais te sentir em casa Jose, quando tirei estas fotos só se via turistas Espanhóis, tb Alemães e uns quantos Portugueses... 8-] :lol:

P44
Sênior
Sênior

#192 Mensagem por P44 » Sáb Mai 05, 2007 7:08 am

cabeça de martelo escreveu:
Jose M. escreveu:Lindas fotografias... eu tenho de ir a Evora.

Se fores vais te sentir em casa Jose, quando tirei estas fotos só se via turistas Espanhóis, tb Alemães e uns quantos Portugueses... 8-] :lol:

foste lá durante a "Operação Félix"?????? :lol: :lol: :lol:

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#193 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Mai 05, 2007 7:08 am

Dieneces escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Só em fotos de rolo...por isso vais ter q esperar que eu vá lá outra vez para tirar com a máquina digital. :oops:

Sim , hoje mesmo estava eu a passear por elas . Aguardarei tua próxima ida ao castelo de Tomar e tuas fotos . Que cidade é aquela em tu moras , cabeça?

Isso já é Top Secret! Digamos que é terra de gente trabalhadora, honesta e um bocado passada dos carretos para a porrada... 8-]
Ainda esta semana houve uma cena...até parecia filme de Kung Fu. :lol:

manuel.liste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#194 Mensagem por manuel.liste » Sáb Mai 05, 2007 7:09 am

Iré, iré con el tiempo si se puede, jeje. Ya pensé en ir a Andalucía en coche por el interior de Portugal, hasta el Algarve y luego hacia el Este.

Éste año ya no podrá ser :(

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#195 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Mai 05, 2007 7:13 am

E pagares as portagens das Auto-estradas? Mais vale ires por Espanha e dares um salto a Évora, Beja, Barragem de Alqueva... Se ficares em Évora à umas pousadas muito boas e relativamente acessiveis. A comida Alentejana...eu cheguei a Évora vi alguma coisa e passado uma hora já estava a comer umas migas...muita bom! :wink:

Responder