Qual seria a melhor opção de caças Hi-Low para a FAB?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual seria a melhor dupla Hi-Low para a FAB?

F-15 e F-16
14
9%
Su-35 e Mig-35
21
14%
Su-35 e Gripen
33
22%
Rafale e Gripen
41
27%
Rafale e Mirage 2000-5
27
18%
Outra, descrever
15
10%
 
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#241 Mensagem por Dieneces » Qui Mai 03, 2007 9:32 pm

Bolovo escreveu:
Dieneces escreveu:
cb_lima escreveu:
Dieneces escreveu:Alguém saberia informar se estes F-18E/F adquiridos pela Austrália da US Navy , por cerca de US$ 100 milhões a unidade , são novos , de pouco uso , afinal ....que grau de desgaste de células possuem?


Os F-18 Australianos seriam novos em folha!

[]s
CB_Lima
Mas pergunto dos adquiridos da US Navy , não os da Boeing?

Mas os Super Hornet australianos são novos! Não entendi a tua pergunta! :?
A informação que tenho é que a Austrália adquiriu da US NAVY , 24 F-18F , 2.4 bilhões de dólares americanos , metade daquele valor que se falou anteriormente , por avião . Não devem ser os mesmos eu suponho , talvez algo tipo Matusas...interinos.




Editado pela última vez por Dieneces em Qui Mai 03, 2007 9:32 pm, em um total de 1 vez.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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#242 Mensagem por Wolfgang » Qui Mai 03, 2007 9:32 pm

juarez castro escreveu:
Wolfgang escreveu:Juarez, você teria alguma estima de quantos Rafales (e só Rafales, sem M2000, F-5 e A-1) poderíamos operar num padrão OTAN?


Sem mexer na estrutura oranizacional da força atualmente,

NENHUM

Grande abraço


E para que isso aconteça o que se deve fazer? Penso que o Chile deve ter 'enxugado' bastante o que tinham para operar os Viper´s.




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#243 Mensagem por Wolfgang » Qui Mai 03, 2007 9:35 pm

Dieneces escreveu:
Bolovo escreveu:
Dieneces escreveu:
cb_lima escreveu:
Dieneces escreveu:Alguém saberia informar se estes F-18E/F adquiridos pela Austrália da US Navy , por cerca de US$ 100 milhões a unidade , são novos , de pouco uso , afinal ....que grau de desgaste de células possuem?


Os F-18 Australianos seriam novos em folha!

[]s
CB_Lima
Mas pergunto dos adquiridos da US Navy , não os da Boeing?

Mas os Super Hornet australianos são novos! Não entendi a tua pergunta! :?
A informação que tenho é que a Austrália adquiriu da US NAVY , 24 F-18F , 2.4 bilhões de dólares americanos , metade daquele valor que se falou anteriormente , por avião ,que era o dobro desse valor atual . Não devem ser os mesmos eu suponho , talvez algo tipo Matusas...interinos.


Ele custa o mesmo que um Rafale? Os US$ 2.4 bi dariam para 24 Super Hornets... não seria ruim.
24 F-18E e mais 30 F-5M. Entramos no F-35, lá para 2020 receberíamos os primeiros, daríamos baixa nos F-5, passávamos os Super para a MB.. show de bola.




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#244 Mensagem por juarez castro » Qui Mai 03, 2007 9:42 pm

Wolfgang escreveu:
juarez castro escreveu:
Wolfgang escreveu:Juarez, você teria alguma estima de quantos Rafales (e só Rafales, sem M2000, F-5 e A-1) poderíamos operar num padrão OTAN?


Sem mexer na estrutura oranizacional da força atualmente,

NENHUM

Grande abraço


E para que isso aconteça o que se deve fazer?

O que tot mundo sabe.........mas.....

Penso que o Chile deve ter 'enxugado' bastante o que tinham para operar os Viper´s.


è um bom exemplo a ser observado, pios enquanto "nosotros" nadamos em berço explêndido, lo hermanso da cordilheira mostram serviço...

Grande abraço




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#245 Mensagem por Wolfgang » Qui Mai 03, 2007 9:47 pm

Com US$ 2.4 bi quantos block 50/52 adquire-se? Tenho que desenterrar aquele tópico do Sintra..rs
Se for uns 40, joguemos A-1 e só metade dos F-5 modernizemos. A Noruega deve dar um chute no JSF e entramos. Sei lá, pode ser viagem hellmística mas seria uma boa escolha, a meu ver.




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#246 Mensagem por Dieneces » Qui Mai 03, 2007 9:48 pm

É , e parece que são os mesmos 24 F-18F , que são comprados novos mas da marinha americana e não da Boeing . E preço mais suporte ronda 2.9 bilhões de dólares australianos ou 2.4 bilhões de verdes americanas , parece ser esse , 100 milhões de dólares americanos , o preço do bichano , suporte incluído . Aquele valor falado tempo atrás , que era o dobro desse , deve incluir uma penca de coisas que não dá nem pra imaginar.




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#247 Mensagem por Plinio Jr » Qui Mai 03, 2007 11:20 pm

Dieneces escreveu:É , e parece que são os mesmos 24 F-18F , que são comprados novos mas da marinha americana e não da Boeing . E preço mais suporte ronda 2.9 bilhões de dólares australianos ou 2.4 bilhões de verdes americanas , parece ser esse , 100 milhões de dólares americanos , o preço do bichano , suporte incluído . Aquele valor falado tempo atrás , que era o dobro desse , deve incluir uma penca de coisas que não dá nem pra imaginar.


Serão 24 F-18F novos em folha, direto da Boeing e irão substituir os cansados F-111C/G australianos...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#248 Mensagem por Plinio Jr » Qui Mai 03, 2007 11:31 pm

orestespf escreveu:
Plinio Jr escreveu:O grande problema de adquirir mais células de Mirage 2000 é que praticamente não há opções no mercado de adquirir aeronaves usadas, os únicos de momento seriam os franceses, mas eles estão dando baixa nas aeronaves mais cansadas e mesmo assim, em pequenas quantidades.

Talvez no máximo, se consiga um outro lote de 12 aeronaves para os próximos anos e neste caso, poderia-se optar diretamente pelo FX-2, neste caso, o Rafale...


Olá Plínio,

raciocínio coerente, por mais que não goste da idéia de mais M-2000C.

Mas eu aproveito pra fazer uma pergunta para o amigo: e quem substituiria os F-5 e A-1 no futuro?

Pergunto isso, porque sabe que ficaria meio complicado a FAB substituir todos com Rafale. Ou não?

Abraços,
Orestes


Infelizmente, acredito que tão cedo, a frota de F-5s e A-1s não seja substituida, é dificil especular em um substituto pois não sabemos de momento quais sejam os requisitos para tal.

Ñão creio que venham substituir todos por Rafale/Su-35, a menos que quando ocorrer estas aquisições os preços de aquisição e manutenção destas aeronaves sejam muito mais víáveis para tal...




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#249 Mensagem por Dieneces » Qui Mai 03, 2007 11:36 pm

Plinio Jr escreveu:
Dieneces escreveu:É , e parece que são os mesmos 24 F-18F , que são comprados novos mas da marinha americana e não da Boeing . E preço mais suporte ronda 2.9 bilhões de dólares australianos ou 2.4 bilhões de verdes americanas , parece ser esse , 100 milhões de dólares americanos , o preço do bichano , suporte incluído . Aquele valor falado tempo atrás , que era o dobro desse , deve incluir uma penca de coisas que não dá nem pra imaginar.


Serão 24 F-18F novos em folha, direto da Boeing e irão substituir os cansados F-111C/G australianos...
Então leia DefenseNews.com , Plinio.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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#250 Mensagem por Luís Henrique » Sex Mai 04, 2007 12:26 am

Se vier sem coleira ate aceito a proposta do Tulio.

Mas votei no Su35 com MiG35....

Porque gosto do Flanker e acho que Gripen nao serve como low ja que custa mais caro que o high.... :?




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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#251 Mensagem por orestespf » Sex Mai 04, 2007 9:49 am

Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:
Plinio Jr escreveu:O grande problema de adquirir mais células de Mirage 2000 é que praticamente não há opções no mercado de adquirir aeronaves usadas, os únicos de momento seriam os franceses, mas eles estão dando baixa nas aeronaves mais cansadas e mesmo assim, em pequenas quantidades.

Talvez no máximo, se consiga um outro lote de 12 aeronaves para os próximos anos e neste caso, poderia-se optar diretamente pelo FX-2, neste caso, o Rafale...


Olá Plínio,

raciocínio coerente, por mais que não goste da idéia de mais M-2000C.

Mas eu aproveito pra fazer uma pergunta para o amigo: e quem substituiria os F-5 e A-1 no futuro?

Pergunto isso, porque sabe que ficaria meio complicado a FAB substituir todos com Rafale. Ou não?

Abraços,
Orestes


Infelizmente, acredito que tão cedo, a frota de F-5s e A-1s não seja substituida, é dificil especular em um substituto pois não sabemos de momento quais sejam os requisitos para tal.

Ñão creio que venham substituir todos por Rafale/Su-35, a menos que quando ocorrer estas aquisições os preços de aquisição e manutenção destas aeronaves sejam muito mais víáveis para tal...


100% de acordo amigo Plínio Jr.

Faria alguma especulação de como seria tal substituição no futuro? Ou seja, qual seria o vetor mais adequado na sua opinião?

Hoje o F-16 ainda é uma boa opção para tal substituição, mas daqui a 15 anos não será mais, possivelmente.

Não sei como estará o Gripen até lá.

Não vejo a FAB operando vetores de "grande porte" em substituição aos atuais meios. E também não vejo um vetor médio adequado para daqui a 15 a 20 anos. Produção local? Acho que não...

Isto deve estar dando um nó na cabeça do povo da FAB....

Abraços,
Orestes




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#252 Mensagem por orestespf » Sex Mai 04, 2007 9:58 am

Luís Henrique escreveu:Se vier sem coleira ate aceito a proposta do Tulio.

Mas votei no Su35 com MiG35....

Porque gosto do Flanker e acho que Gripen nao serve como low ja que custa mais caro que o high.... :?


Olá Luís Henrique,

o Gripen é caro hoje, não só no preço do vetor. Este preço poderia "sair em conta" dependo do número de aquisições pelo Brasil e da forma que seria produzido (alguma coisa por aqui?).

A minha preocupação com o Gripen seria em relação ao custo de manutenção/logística/etc. daqui a 20 anos ou mais. Se tiver muitos produzidos, tudo bem (vide caso do F-16), caso contrário por ficar muito caro mantê-lo por estas bandas. Especulação minha, claro.

O SU-35 BM ou não, apesar de caro e de seu país de origem não ter comprado nenhum, seria menos problemático. Peças, motores, radar, aviônicos, etc., estão e estarão em uso nos vários outros meios russos e nos países compradores. Não haveria problemas neste sentido, mas continuaria ainda muito caro para manter.

Rafale, bem o Rafale... Independente de seu valor elevado hoje e custo de manutenção, etc., continuará caro. Isso pra não perder a tradição francesa. rsrsrsrs

F-15 é caríssimo em tudo. Só compensa um lote pequeno se for acompanhado hoje de F-16.

A escolha passará pelo futuro vetor de 5ªG que a FAB desejar. Isto se resume ao F-35 ou PAK-FA.

Abraços,
Orestes




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#253 Mensagem por Plinio Jr » Sex Mai 04, 2007 10:15 am

orestespf escreveu:
100% de acordo amigo Plínio Jr.

Faria alguma especulação de como seria tal substituição no futuro? Ou seja, qual seria o vetor mais adequado na sua opinião?

Hoje o F-16 ainda é uma boa opção para tal substituição, mas daqui a 15 anos não será mais, possivelmente.

Não sei como estará o Gripen até lá.

Não vejo a FAB operando vetores de "grande porte" em substituição aos atuais meios. E também não vejo um vetor médio adequado para daqui a 15 a 20 anos. Produção local? Acho que não...

Isto deve estar dando um nó na cabeça do povo da FAB....

Abraços,
Orestes


Do jeito que as coisas andam, provavelmente veremos F-5s e A-1s por mais uns 10 anos por aqui, no mínimo, até lá o F-16 deixa de ser uma opção viável, o Gripen continuará sendo uma (se mantiver sua linha de produção aberta), talvez aeronaves como J-10 e o Tejas, possam tbm serem oferecidos.

O F-35 estará entrando em operação com os EUA e participantes do programa, que com certeza, receberão as prioridades para entrega, quanto ao PAK-FA, se tudo ocorrer dentro do programado, estará chegando ao final do período de avaliações e testes.

Talvez seja este o quadro que veremos daqui uns 10 anos para substituir nossos F-5s e A-1s, hoje, se tivesse que escolher um substituto para eles, optaria pelo Gripen, mas daqui a 10 anos, muita coisa pode acontecer e talvez nao tenha a mesma opinião de hoje.




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#254 Mensagem por Plinio Jr » Sex Mai 04, 2007 10:34 am

Dieneces escreveu:
Plinio Jr escreveu:
Dieneces escreveu:É , e parece que são os mesmos 24 F-18F , que são comprados novos mas da marinha americana e não da Boeing . E preço mais suporte ronda 2.9 bilhões de dólares australianos ou 2.4 bilhões de verdes americanas , parece ser esse , 100 milhões de dólares americanos , o preço do bichano , suporte incluído . Aquele valor falado tempo atrás , que era o dobro desse , deve incluir uma penca de coisas que não dá nem pra imaginar.


Serão 24 F-18F novos em folha, direto da Boeing e irão substituir os cansados F-111C/G australianos...
Então leia DefenseNews.com , Plinio.


Entrei no site, realmente fazem uma bela confusão...rsrs

Na AFM de 05/2007 tira estas dúvidas...serão aeronaves novas, que fazem parte da encomenda da US Navy e 24 delas serão encaminhadas à RAAF e com previsão de finalização de entrega até o final de 2011.

São aeronaves F/A-18F Block II Lot 32, que substituirão os F-111s que darão baixa em 2010, os australianos estarão enviando pessoal para treinamento aos EUA em 2009 e as 04 primeiras aeronaves serão entregues em 2010.




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#255 Mensagem por Sintra » Sex Mai 04, 2007 10:46 am

Plinio Jr escreveu:
Dieneces escreveu:
Plinio Jr escreveu:
Dieneces escreveu:É , e parece que são os mesmos 24 F-18F , que são comprados novos mas da marinha americana e não da Boeing . E preço mais suporte ronda 2.9 bilhões de dólares australianos ou 2.4 bilhões de verdes americanas , parece ser esse , 100 milhões de dólares americanos , o preço do bichano , suporte incluído . Aquele valor falado tempo atrás , que era o dobro desse , deve incluir uma penca de coisas que não dá nem pra imaginar.


Serão 24 F-18F novos em folha, direto da Boeing e irão substituir os cansados F-111C/G australianos...
Então leia DefenseNews.com , Plinio.


Entrei no site, realmente fazem uma bela confusão...rsrs

Na AFM de 05/2007 tira estas dúvidas...serão aeronaves novas, que fazem parte da encomenda da US Navy e 24 delas serão encaminhadas à RAAF e com previsão de finalização de entrega até o final de 2011.

São aeronaves F/A-18F Block II Lot 32, que substituirão os F-111s que darão baixa em 2010, os australianos estarão enviando pessoal para treinamento aos EUA em 2009 e as 04 primeiras aeronaves serão entregues em 2010.


Correctissimo. E são 2,9 biliões de Dólares Norte americanos e não Australianos.

Abraço :wink:




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