Qual seria a melhor opção de caças Hi-Low para a FAB?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual seria a melhor dupla Hi-Low para a FAB?

F-15 e F-16
14
9%
Su-35 e Mig-35
21
14%
Su-35 e Gripen
33
22%
Rafale e Gripen
41
27%
Rafale e Mirage 2000-5
27
18%
Outra, descrever
15
10%
 
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Morcego
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#196 Mensagem por Morcego » Qui Mai 03, 2007 3:08 pm

olha EU CONFESSO, estou nervoso mesmo; pq estou vendo um monte de INAPTOS NO PLANALTO SABONETANDO E ENGANANDO A POPULAÇÃO.

já não estou mais tomando meu copo de VAT69, agora são dois copos por noite pra poder dormir.




orestespf
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#197 Mensagem por orestespf » Qui Mai 03, 2007 3:14 pm

Alexandre Beraldi escreveu:Como dito, tudo muda muito rápido, e o que era certo e excelente ontem, muda para altamente improvável hoje.

Eu ACHO (opinião pessoal sem fundamento em nada técnico ou noticioso, apenas análise pessoal dos fatos) que o mais razoável e econômico, no momento, seria adquirir mais Mirage 2000C e mais armamento para estes (R530 mesmo e Piranha modelo A agora, e modelo B ano que vem), para mobiliarmos mais um GDA em Manaus e reforçar o de Anápolis, ou abrir um outro em Campo Grande (esta região está cada vez mais interessante...), ou ainda abrir outro em Santa Maria. Seria a base da Defesa Aérea e um reforço imediato até termos um FX-2.
Como modificação imediata, seria imperioso um data link nestes M2000C, para operar com os R-99, modificação esta que não é nem difícil e nem cara, podendo ser feita de forma rápida e com o conhecimento que dispomos hoje.

Três ou quatro esquadrões de Mirage 2000C com seus bons radares, armados com mísseis BVR, mesmo que semi-ativos, e mísseis IR de boa qualidade, empregando táticas adequadas de auto-preservação dentro de sua limitações táticas e de armas (tipo um dispara, outro ilumina o meio-curso e foge, e outro ilumina o final, revezando), se forem empregados em conjunto com um R-99 AWACS, dão muito trabalho e muita dor de cabeça para QUALQUER ADVERSÁRIO, especialmente aqueles que não possuem AWACS e capacidade NCW.

Após definido um FX-2 em cima do Rafale (mais provável, hoje), para equipar o GDA inicialmente, e definidos o hardware e os armamentos que viriam no Rafale, passaríamos a atualizar os M2000C com o máximo de comunalidade de hardware e armas em relação ao Rafale, até o limite do custo-eficiente, para mantermos esquadrões periféricos de M2000C, F-5M e A-1M relativamente atualizados até sua progressiva substituição pelo FX-2 no transcorrer das décadas...


Olá Beraldi,

é uma boa idéia, já comentei sobre isso inclusive. Mas tem alguma coisa que não agrada a política do governo. Tem grupo de militares que preferem esta opção e mais um lote "pequeno" de FX-2 para Anápolis.

Não vou alongar, você entenderá, o governo sinaliza com muito mais recursos para as FFAA, mas alguns "não querem".

Se você ler a entrevista do comandante do EB que foi postada no Defesa@Net, entenderá quais as suas reinvindicações. Veja o que ele pede durante sua entrevista e entenderá o que se passa nas demais forças.

Abraços,
Orestes




Carlos Mathias

#198 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Mai 03, 2007 3:16 pm

Morcego, isso é apenas mais do mesmo de sempre cara. Nada mudou então, só a cor do sabonete, e olhe lá!

Você acha que se FHC(é o único e mais recente parâmetro) estivesse lá noo Planalto, ia ser diferente? Pois se foi ele que nos acorrentou à essa merda de gás boliviano e deu pressão no merdosul!

São todos uns merdas em relação à defesa do país, todos. Isso só vai mudar quando alguém entar aqui e der uma dedada no rabo do país. Aí, talvez, provavelmente, tome-se consciência que defesa nacional não é gracinha nem moeda de demagogia.

Enquanto isso, empurra-se com a barriga, como sempre, dá-se um "jeitinho".




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#199 Mensagem por Morcego » Qui Mai 03, 2007 3:25 pm

Carlos Mathias escreveu:Morcego, isso é apenas mais do mesmo de sempre cara. Nada mudou então, só a cor do sabonete, e olhe lá!

Você acha que se FHC(é o único e mais recente parâmetro) estivesse lá noo Planalto, ia ser diferente? Pois se foi ele que nos acorrentou à essa merda de gás boliviano e deu pressão no merdosul!

São todos uns merdas em relação à defesa do país, todos. Isso só vai mudar quando alguém entar aqui e der uma dedada no rabo do país. Aí, talvez, provavelmente, tome-se consciência que defesa nacional não é gracinha nem moeda de demagogia.

Enquanto isso, empurra-se com a barriga, como sempre, dá-se um "jeitinho".


EU acho que se fosse FHC ele estaria tão imóvel quanto o lula. somos governados por patetas que não conseguem olhar além do nariz.

eu vou tomar minha itaipava e volto depois.




orestespf
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#200 Mensagem por orestespf » Qui Mai 03, 2007 3:28 pm

Plinio Jr escreveu:
já toquei neste assunto da modernização do A-1 por aqui. Vou ser bem honesto no que penso hoje: acho que seria um grande equívoco tal modernização. Acho que deveríamos partir logo para novos vetores para substituir os A-1 e F-5.

Poderíamos ficar apenas com parte dos A-1 do 3º lote, fazendo apenas up grade. O restante poderia ser vendido ou estocado. O mesmo poderia ser feito com os F-5M, usaria parte destes e venderia os demais para país interessados (Colômbia??? rsrs)

Tem muita coisa pra ser falado sobre isso, mas... Você me entende... rsrs

Abraços,
Orestes


Acho dificil, senão improvável a substituição dos A-1s e F-5Ms a curto ou médio prazo, infelizmente, pois para mim tbm o ideal seria substituí-los, mas a realidade é bem diferente dos meus pensamentos.

Muito provável a FAB siga com os planos de equipar nossos GDA´s com um novo vetor (FX) e ao mesmo tempo as modernizações dos demais e concluido o recebimento do FX, venham substituir as frotas de A-1s e F-5s

É o que vai acontecer...(só se aparecer alguma condição extremamente favorável para que este quadro mude).....


Olá Plínio,

também acho difícil, apenas sugeri ou questionei o fato da tal modernização. Acho que estamos atrasados e muito.

Talvez tenhamos que conviver com o que disse... O que posso dizer é que possibilidades existem, mas os vários interesses atrapalham.

Abraços,
Orestes


PS: no outro tópico eu vi sua resposta e concordei, mas estava ocupado e não pude responder. Fechamos em 100%. Deve se lembrar de qual tópico. rsrsrs




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#201 Mensagem por Matheus » Qui Mai 03, 2007 3:36 pm

Uma questão....se modernizar o A-1 custa quase a mesma coisa que comprar Mirages 2000C usados não vale a pena o segundo já que é uma plataforma bem mais capaz, com maior alcance e capacidade ar-ar e ar-solo?
Se colocasse um sistema de ecm e um datalink já ficaria interessente. O problema seria integrar o MAR-1...mas prefiro ainda o F-16MLU CN...




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#202 Mensagem por orestespf » Qui Mai 03, 2007 3:45 pm

MCD-SM escreveu:Uma questão....se modernizar o A-1 custa quase a mesma coisa que comprar Mirages 2000C usados não vale a pena o segundo já que é uma plataforma bem mais capaz, com maior alcance e capacidade ar-ar e ar-solo?
Se colocasse um sistema de ecm e um datalink já ficaria interessente. O problema seria integrar o MAR-1...mas prefiro ainda o F-16MLU CN...


Olá MCD-SM,

a idéia é interessante, mas o M-2000C não tem boa capacidade ar-solo. Acho que seria pior do que o A-1 hoje. Neste caso, estaríamos saindo de um vetor velho e limitado para outro velho e limitado e com operação/manutenção/logística bem mais cara.

Este é um assunto delicado, ainda tenho minhas dúvidas. Nem sei se justifica modernizar o A-1 para começar a ser entregue em 2009. Pra mim, no máximo a modernização dos F-5 e chega. Mas vai saber, né? rsrss

Abração,
Orestes




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#203 Mensagem por Matheus » Qui Mai 03, 2007 3:51 pm

orestespf escreveu:
MCD-SM escreveu:Uma questão....se modernizar o A-1 custa quase a mesma coisa que comprar Mirages 2000C usados não vale a pena o segundo já que é uma plataforma bem mais capaz, com maior alcance e capacidade ar-ar e ar-solo?
Se colocasse um sistema de ecm e um datalink já ficaria interessente. O problema seria integrar o MAR-1...mas prefiro ainda o F-16MLU CN...


Olá MCD-SM,

a idéia é interessante, mas o M-2000C não tem boa capacidade ar-solo. Acho que seria pior do que o A-1 hoje. Neste caso, estaríamos saindo de um vetor velho e limitado para outro velho e limitado e com operação/manutenção/logística bem mais cara.

Este é um assunto delicado, ainda tenho minhas dúvidas. Nem sei se justifica modernizar o A-1 para começar a ser entregue em 2009. Pra mim, no máximo a modernização dos F-5 e chega. Mas vai saber, né? rsrss

Abração,
Orestes


sobre a manutenção, dizem que o A-1 tem problemas e um custo alto, já o Mirage é conhecido por sua boa disponibilidade. J´é integrada a armas inteligentes como bombas guiadas e missil ar-solo. Mesmo um pouco antiquado tá melhor que o A-1. Além de ter desempenho(velocidade, aceleração e manobras) muito bom. O que pesa é o desgastes das células em compração ao A-1. Creio que a modernização do A-1 valia a pena se ficarem até 2020 pelo menos...




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#204 Mensagem por orestespf » Qui Mai 03, 2007 4:02 pm

MCD-SM escreveu:
orestespf escreveu:
MCD-SM escreveu:Uma questão....se modernizar o A-1 custa quase a mesma coisa que comprar Mirages 2000C usados não vale a pena o segundo já que é uma plataforma bem mais capaz, com maior alcance e capacidade ar-ar e ar-solo?
Se colocasse um sistema de ecm e um datalink já ficaria interessente. O problema seria integrar o MAR-1...mas prefiro ainda o F-16MLU CN...


Olá MCD-SM,

a idéia é interessante, mas o M-2000C não tem boa capacidade ar-solo. Acho que seria pior do que o A-1 hoje. Neste caso, estaríamos saindo de um vetor velho e limitado para outro velho e limitado e com operação/manutenção/logística bem mais cara.

Este é um assunto delicado, ainda tenho minhas dúvidas. Nem sei se justifica modernizar o A-1 para começar a ser entregue em 2009. Pra mim, no máximo a modernização dos F-5 e chega. Mas vai saber, né? rsrss

Abração,
Orestes


sobre a manutenção, dizem que o A-1 tem problemas e um custo alto, já o Mirage é conhecido por sua boa disponibilidade. J´é integrada a armas inteligentes como bombas guiadas e missil ar-solo. Mesmo um pouco antiquado tá melhor que o A-1. Além de ter desempenho(velocidade, aceleração e manobras) muito bom. O que pesa é o desgastes das células em compração ao A-1. Creio que a modernização do A-1 valia a pena se ficarem até 2020 pelo menos...


Essa é a dúvida, por isso sugeri a interrupção do processo de modernização e já ir pensando em sua substituição pra ontem.

Chega de velharias! heheehehe

Abraços,
Orestes




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#205 Mensagem por Degan » Qui Mai 03, 2007 4:07 pm

Como modificação imediata, seria imperioso um data link nestes M2000C, para operar com os R-99, modificação esta que não é nem difícil e nem cara, podendo ser feita de forma rápida e com o conhecimento que dispomos hoje.


Alexandre,
Los Data Link son sistemas que transmiten digitalmente información a trabes de las radios. La pregunta es ¿qué información transmiten?.
En el caso de los aviones, los computadores de vuelo, mediante protocolos estándar reciben información ( como la de la posición de aviones amigos y de enemigos detectados por otros) y la integran en sus sistemas…o envían esa información a otros.
En el caso del Mirage 2000, su arquitectura no es estándar, y algunos de sus sistemas son análogos.

Três ou quatro esquadrões de Mirage 2000C com seus bons radares, armados com mísseis BVR, mesmo que semi-ativos, e mísseis IR de boa qualidade, empregando táticas adequadas de auto-preservação dentro de sua limitações táticas e de armas (tipo um dispara, outro ilumina o meio-curso e foge, e outro ilumina o final, revezando), se forem empregados em conjunto com um R-99 AWACS, dão muito trabalho e muita dor de cabeça para QUALQUER ADVERSÁRIO, especialmente aqueles que não possuem AWACS e capacidade NCW.


El punto es que, entre otras cosas, los misiles semiactivos requieren SIEMPRE un avión iluminando un blanco….sin tener adecuados sistemas de EW….

Após definido um FX-2 em cima do Rafale (mais provável, hoje), para equipar o GDA inicialmente, e definidos o hardware e os armamentos que viriam no Rafale, passaríamos a atualizar os M2000C com o máximo de comunalidade de hardware e armas em relação ao Rafale, até o limite do custo-eficiente, para mantermos esquadrões periféricos de M2000C, F-5M e A-1M relativamente atualizados até sua progressiva substituição pelo FX-2 no transcorrer das décadas...


La integración de algunas tecnologías y sistemas del rafale ya se hicieron en el Mirage 2.000-Mk2….nada más será integrado, excepto que la I&D sean pagados por el interesado.
Solo como dato, Francia abandonó su arquitectura cerrada (no sus códigos fuente) en el Rafale, ya que este integra el bus de datos MIL-STD-1553B, igual al F-16, distinto al DigiBus del Mirage 2.000.

a idéia é interessante, mas o M-2000C não tem boa capacidade ar-solo. Acho que seria pior do que o A-1 hoje. Neste caso, estaríamos saindo de um vetor velho e limitado para outro velho e limitado e com operação/manutenção/logística bem mais cara.


Cuidado, el A-1 sin modernizar no tiene ventajas sobre un M2kC…este último si tiene capacidad aire-tierra, pero inferior al de un Mirage con radar RDM…
El punto es la vida útil restante, al parecer la de los M2kc ronda las 1.000 horas.

sobre a manutenção, dizem que o A-1 tem problemas e um custo alto, já o Mirage é conhecido por sua boa disponibilidade


Los productos franceses tienen fama de MUY caros de mantener…




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#206 Mensagem por Dieneces » Qui Mai 03, 2007 4:11 pm

orestespf escreveu:
Dieneces escreveu:Dificuldades de comunicação são normais , por vezes não falamos o mesmo idioma , por outras não compreendemos as nuances contidas na interpretação de um parágrafo ou outro . Pessoas não são reses , que marcamos a ferro e fogo para padronizá-las em suas identidades , temos conteúdo . Robinson Crusoé nunca teve uma rusga com alguém em sua ilha , até a chegada de sexta-feira . Onde há dois humanos , existe concordância e discordância , Caim matou Abel ( por favor , não tomem ao pé da letra). Temos a tendência , enquanto seres sociais , de nos juntarmos com nossos afins , com aqueles que mais convergimos do que distendemos . Num foro de debates isso não é possível . A multifacetada presença de personalidades , as mais diversas, nos remete aos primórdios de nossa educação que antes de ser cívica , foi doméstica , palavras ou ações mal postas , o chinelo atuava . Hoje , como adultos conscientes , esse freio está em nós mesmos . Confesso ter a mesma dificuldade , nesses últimos dias me segurei umas três vezes , mas recuperei a serenidade em tempo . A impossibilidade de se estar vis-a-vis com quem se debate , potencializa essa dificuldade . Quem sabe não está aí um novo degrau para galgarmos em nosso eterno aprendizado...Desculpem o off-topic :!:


Salve Diecenes!

Captei vossa menagem, amado guru! rsrssrs

Tolerância é a palavra do momento...

Estive monitorando os vários tópicos e vi pessoas que sempre foram calmas e sensatas perdendo as estribeiras...

O calor dos últimos acontecimentos andou incomodando até mesmo no DB. Até falta de sensatez e equilíbrio houve (me incluo).

Nervosismo exagerado em vários tópicos e atigindo os mais racionais...

Tentemos voltar à normalidade.


Saudações amenas,
Orestes
É isso mesmo amigo , só que essa história de menagem não é comigo....tô fora.... :D




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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#207 Mensagem por orestespf » Qui Mai 03, 2007 4:14 pm

Olá Degan,

estamos de acordo, só não me alonguei nos detalhes. Resumindo, não vejo vantagens na substituição dos A-1 por M-2000C.

Na verdade, falando superficialmente, compraria novos vetores (já sabe o que ando sugerindo) e continuaríamos com o processo de modernização dos F-5. Mais adiante, um vetor de 5ªG.

Se for "imprescindível" um vetor bi-turbina até lá, compra-se um lote pequeno, mas de preferência com comunalidade com o "novo" e se possível com o de 5ªG.


Abração,
Orestes




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#208 Mensagem por orestespf » Qui Mai 03, 2007 4:15 pm

Dieneces escreveu:
orestespf escreveu:
Dieneces escreveu:Dificuldades de comunicação são normais , por vezes não falamos o mesmo idioma , por outras não compreendemos as nuances contidas na interpretação de um parágrafo ou outro . Pessoas não são reses , que marcamos a ferro e fogo para padronizá-las em suas identidades , temos conteúdo . Robinson Crusoé nunca teve uma rusga com alguém em sua ilha , até a chegada de sexta-feira . Onde há dois humanos , existe concordância e discordância , Caim matou Abel ( por favor , não tomem ao pé da letra). Temos a tendência , enquanto seres sociais , de nos juntarmos com nossos afins , com aqueles que mais convergimos do que distendemos . Num foro de debates isso não é possível . A multifacetada presença de personalidades , as mais diversas, nos remete aos primórdios de nossa educação que antes de ser cívica , foi doméstica , palavras ou ações mal postas , o chinelo atuava . Hoje , como adultos conscientes , esse freio está em nós mesmos . Confesso ter a mesma dificuldade , nesses últimos dias me segurei umas três vezes , mas recuperei a serenidade em tempo . A impossibilidade de se estar vis-a-vis com quem se debate , potencializa essa dificuldade . Quem sabe não está aí um novo degrau para galgarmos em nosso eterno aprendizado...Desculpem o off-topic :!:


Salve Diecenes!

Captei vossa menagem, amado guru! rsrssrs

Tolerância é a palavra do momento...

Estive monitorando os vários tópicos e vi pessoas que sempre foram calmas e sensatas perdendo as estribeiras...

O calor dos últimos acontecimentos andou incomodando até mesmo no DB. Até falta de sensatez e equilíbrio houve (me incluo).

Nervosismo exagerado em vários tópicos e atigindo os mais racionais...

Tentemos voltar à normalidade.


Saudações amenas,
Orestes
É isso mesmo amigo , só que essa história de menagem não é comigo....tô fora.... :D



Hahahahahahaha Tô fora também! Ignore o trocadilho e duplo sentido! hehehe

Abração,
Orestes




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#209 Mensagem por Degan » Qui Mai 03, 2007 4:17 pm

Orestes,

Solo trataba de decir que el Mirage 2000C es mejor plataforma aire-tierra que el A-1...pero eso no significa que sea más costo/eficiente...(todo lo contrario, creo que sería un gran contracentido ese cambio).

Saludos,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#210 Mensagem por orestespf » Qui Mai 03, 2007 4:30 pm

Degan escreveu:Orestes,

Solo trataba de decir que el Mirage 2000C es mejor plataforma aire-tierra que el A-1...pero eso no significa que sea más costo/eficiente...(todo lo contrario, creo que sería un gran contracentido ese cambio).

Saludos,


Ok Degan,

estamos de acordo, o M-2000C é melhor sim que o A-1. O que eu disse é que tal diferença (o quanto ele é melhor) não justificaria tal substituição, pelos motivos apresentados por mim e confirmados por você.

Se a diferença fosse muito grande e se os M-2000C fossem menos "rodados", mesmo assim ainda teria minhas dúvidas. Prefiro outro vetor (você sabe qual).

Saudações,
Orestes




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