FX-2 Brasil: RAFALE ou Su-35

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o melhor para o Brasil? RAFALE x Su-35

RAFALE
68
48%
Su-35
74
52%

Total de votos: 142

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

#391 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Abr 26, 2007 4:47 pm

Pois é, a boataria dispersou geral...

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#392 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Abr 26, 2007 4:48 pm

morcego escreveu:Bom quem escreveu isso foi o PIRATA não eu, da minha parte o unico que ainda não esta decolando é o BM pelo que sei, o padrão 35 te encomenda parece mas de linha mesmo só uma célula acho.

Há um esquadrão, com 12 aviões

morcego escreveu:QUAIS? em quais condições?? onde esta isso?poww se o avião só tem uma unidade (35) e o BM ainda não decolou que exercicio foi esse?

Nós estamos falando de Su30, Morcego. A índia realizou exercícios contra norte-americanos e franceses com resultados muito semelhantes. Quanto ao 35, há um esquadrão completo na Rússia, que, por sinal, cumpre o mesmo papel da Esquadrilha da Fumaça.

morcego escreveu:o escudo de plasma afinal é uma pelicula nos radares, ou uma pelicula no avião inteiro?? como o plasma simplemente não escorre com a velocidade?? fale mais sobre ele.

Eu já falei exaustivamente sobre ele. É uma tela de plasma, igualzinha à usada nos televisores, colocada no radome, adiante do radar. Sua única limitação é que, quando está ligada, o radar não pode ser usado. O avião passa a depender do Awacs e dos sensores infravermelhos, que têm um alcance de 50 a 60 quilômetros.

morcego escreveu:Além do mais, essa informação é privilegiada

Ela já está disponibilizada.

morcego escreveu:PRA que se o PRÓPRIO SU já é um AEW e uma força aérea inteira tb pelo visto.

Acho que vc está confundindo com o F-22, que, pela propaganda, derruba os adversários sem decolar. Mas, mesmo ele, usará Awacs em combates aéreos

morcego escreveu: são vélhos ASSIM como o SU-27, agora vamos la, qual é a larga escala que estamos falando aque produziu o SU-27 ou a do su-35 QUE AINDA NÃO ESTA TOTALMENTE OPERACIONAL NOS ESQUADRÕES RUSSOS, e o do BM que espera loucamente uma encomenda que seja? só posso presumir que se é em larga escala JÁ ESTA NA PRATELEIRA PRONTO PARA ENTREGAR? QUANTOS su-30 temos encomendados HOJE??

Su 27, há mais de 1.200 voando. Os Su 30 somam mais de 700 distribuídos em cerca de 10 forças aéreas, incluindo 300 da Força Aérea russa. Su35, existem 15 prontos. Quanto ao BM, voa neste ano, mas já tem uma opção venezuelana de 24 aviões.

morcego escreveu:talvez POR isso OS CHINESES não tenham feito uma encomenda do BM.

Eles têm o J-11, equipado com um motor próprio, o WS10, com TVC. Nada mais lógico que produzir um avião com um índice de nacionalização maior (eles operam algo em torno de 600 aviões da série, incluindo os J-11)

morcego escreveu: blem blem blem, se não vamos discutir isso aqui discutiremos onde?

Acho ótimo discutir, mas repetir informações e temas não é produtivo. TODOS esses dados foram colocados aqui, e continuamos sobre eles, como urubus sobre carniça. A propósito, um centro de manutenção aqui no Brasil, baratearia o pacote de manutenção para russos e venezuelanos. Em lugar de desmontar cada avião, colocá-lo dentro de um Ilyushin 76 e enviá-lo para a Sibéria, o aparelho poderia voar até São Paulo ou Brasília para ser reformado. É a lógica capitalista aplicada. Todos lucram e ninguém perde.

Pepê

Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#393 Mensagem por Morcego » Qui Abr 26, 2007 5:13 pm

Pepê Rezende escreveu:
morcego escreveu:Bom quem escreveu isso foi o PIRATA não eu, da minha parte o unico que ainda não esta decolando é o BM pelo que sei, o padrão 35 te encomenda parece mas de linha mesmo só uma célula acho.

Há um esquadrão, com 12 aviões

morcego escreveu:QUAIS? em quais condições?? onde esta isso?poww se o avião só tem uma unidade (35) e o BM ainda não decolou que exercicio foi esse?

Nós estamos falando de Su30, Morcego. A índia realizou exercícios contra norte-americanos e franceses com resultados muito semelhantes. Quanto ao 35, há um esquadrão completo na Rússia, que, por sinal, cumpre o mesmo papel da Esquadrilha da Fumaça.

AHHHHH OK OK OK, compreendi onde meti os pés pelas mãos,

quer dizer que o radar dos SU-30 do chavez pegam 400KM+??

Pepê Rezende escreveu:
morcego escreveu:o escudo de plasma afinal é uma pelicula nos radares, ou uma pelicula no avião inteiro?? como o plasma simplemente não escorre com a velocidade?? fale mais sobre ele.

Eu já falei exaustivamente sobre ele. É uma tela de plasma, igualzinha à usada nos televisores, colocada no radome, adiante do radar. Sua única limitação é que, quando está ligada, o radar não pode ser usado. O avião passa a depender do Awacs e dos sensores infravermelhos, que têm um alcance de 50 a 60 quilômetros.

UHMMMMMm entendi, mas como ele pode receber os sinais do Awac, se o trem anula o radar?

morcego escreveu:Além do mais, essa informação é privilegiada

Ela já está disponibilizada.[/quote]

bom, espero que esse seja o unico tipo de informação privilegiada disponibilizada.

Pepê Rezende escreveu:
morcego escreveu:PRA que se o PRÓPRIO SU já é um AEW e uma força aérea inteira tb pelo visto.

Acho que vc está confundindo com o F-22, que, pela propaganda, derruba os adversários sem decolar. Mas, mesmo ele, usará Awacs em combates aéreos

BLEM BLEM BLEM.

Pepê Rezende escreveu:
morcego escreveu: são vélhos ASSIM como o SU-27, agora vamos la, qual é a larga escala que estamos falando aque produziu o SU-27 ou a do su-35 QUE AINDA NÃO ESTA TOTALMENTE OPERACIONAL NOS ESQUADRÕES RUSSOS, e o do BM que espera loucamente uma encomenda que seja? só posso presumir que se é em larga escala JÁ ESTA NA PRATELEIRA PRONTO PARA ENTREGAR? QUANTOS su-30 temos encomendados HOJE??

Su 27, há mais de 1.200 voando. Os Su 30 somam mais de 700 distribuídos em cerca de 10 forças aéreas, incluindo 300 da Força Aérea russa. Su35, existem 15 prontos. Quanto ao BM, voa neste ano, mas já tem uma opção venezuelana de 24 aviões.

fiquei ainda mais curioso em saber pq os RUSSOS não vendem seus SU-27 e ficam com os SU-30 PARA ELES, e mesmo pq não assinam um contrato para mais su-35 E su-35BM, afinal estamos falando em mais de 1200 aviões.

gostaria muito de saber quais são as FA do mundo que usam o SU-30 e as quantidades por cada uma delas.

Pepê Rezende escreveu:
morcego escreveu:talvez POR isso OS CHINESES não tenham feito uma encomenda do BM.

Eles têm o J-11, equipado com um motor próprio, o WS10, com TVC. Nada mais lógico que produzir um avião com um índice de nacionalização maior (eles operam algo em torno de 600 aviões da série, incluindo os J-11)

eles operam 600 aviões de que série??? 600( su-30?)

Pepê Rezende escreveu:
morcego escreveu: blem blem blem, se não vamos discutir isso aqui discutiremos onde?

Acho ótimo discutir, mas repetir informações e temas não é produtivo. TODOS esses dados foram colocados aqui, e continuamos sobre eles, como urubus sobre carniça. A propósito, um centro de manutenção aqui no Brasil, baratearia o pacote de manutenção para russos e venezuelanos. Em lugar de desmontar cada avião, colocá-lo dentro de um Ilyushin 76 e enviá-lo para a Sibéria, o aparelho poderia voar até São Paulo ou Brasília para ser reformado. É a lógica capitalista aplicada. Todos lucram e ninguém perde.

Pepê

oBRIgado PELAS VOSSAS informações;

porém:

PQ os russos NÃO ASSINAM UMA ENCOMENDAM SEU AVIÃO É A PERGUNTA QUE FICA CADA VEZ MAIS EM MINHA CABEÇA;

OUTRO SIM,

pelo que entendi, qual o tipo de manutenção que seria feito em solo brasileiro? um nivel superior ao que eles fariam na venezuela?

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#394 Mensagem por Bolovo » Qui Abr 26, 2007 5:21 pm

Pepê Rezende escreveu:Su 27, há mais de 1.200 voando. Os Su 30 somam mais de 700 distribuídos em cerca de 10 forças aéreas, incluindo 300 da Força Aérea russa. Su35, existem 15 prontos. Quanto ao BM, voa neste ano, mas já tem uma opção venezuelana de 24 aviões.

É a primeira vez que leio esses números, sempre vi outros dados, sempre pela metade. :?: :?: :?:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#395 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Abr 26, 2007 5:59 pm

morcego escreveu: AHHHHH OK OK OK, compreendi onde meti os pés pelas mãos, quer dizer que o radar dos SU-30 do chavez pegam 400KM+??

Pegam

morcego escreveu: UHMMMMMm entendi, mas como ele pode receber os sinais do Awac, se o trem anula o radar?

Ele recebe o sinal do AWACS por meio de um datalink por sinal de rádio (mesmo sistema usado por modems wireless, só que altamente codificado)

morcego escreveu: Bom, espero que esse seja o unico tipo de informação privilegiada disponibilizada.

Tem matéria publicada na Janes sobre isso. Trechos foram colocados aqui por mim e por Sintra.

morcego escreveu: fiquei ainda mais curioso em saber pq os RUSSOS não vendem seus SU-27 e ficam com os SU-30 PARA ELES, e mesmo pq não assinam um contrato para mais Su-35 E Su-35BM, afinal estamos falando em mais de 1200 aviões. Gostaria muito de saber quais são as FA do mundo que usam o SU-30 e as quantidades por cada uma delas.

Grana... Estão reformando os Su-27 para o padrão SSK, muito próximo do 30. Vamos lá para a segunda parte da pergunta:

China, Índia, Indonésia, Malaísia, Rússia e Venezuela. Em casa, com mais tempo, checo as quantidades e te envio em privado.

morcego escreveu: Eles operam 600 aviões de que série??? 600( su-30?)

Entre Su27, Su30 e J-11

morcego escreveu: oBRIgado PELAS VOSSAS informações;

porém:

PQ os russos NÃO ASSINAM UMA ENCOMENDAM SEU AVIÃO É A PERGUNTA QUE FICA CADA VEZ MAIS EM MINHA CABEÇA;

Eles compraram, dentro de suas possibilidades econômicas. É apenas um esquadrão de Su35, mas o suficiente para desenvolver doutrinas de emprego. Em relação a Su30, os números são bem mais expressivos. Lembre-se que Yeltsin arrebentou a Rússia. Para vc ter uma idéia, morreram mais de 50 milhões durante seu desgoverno, a maioria velhos aposentados.

morcego escreveu: Pelo que entendi, qual o tipo de manutenção que seria feito em solo brasileiro? um nivel superior ao que eles fariam na Venezuela?

Sim. Reconstrução de motores e de células e reparos estruturais. Isso, no pacote Venezuelano, é feito na Rússia.

Abraços

Pepê

Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#396 Mensagem por Plinio Jr » Qui Abr 26, 2007 8:39 pm

Bolovo escreveu:
Pepê Rezende escreveu:Su 27, há mais de 1.200 voando. Os Su 30 somam mais de 700 distribuídos em cerca de 10 forças aéreas, incluindo 300 da Força Aérea russa. Su35, existem 15 prontos. Quanto ao BM, voa neste ano, mas já tem uma opção venezuelana de 24 aviões.

É a primeira vez que leio esses números, sempre vi outros dados, sempre pela metade. :?: :?: :?:

Dados da Flight International - World Air Forces Directory 12/2006

Nas unidades de defesa áerea
440 Su-27/UB na PVO (incluindo 24 Su-27SM)
30 Su-30 na PVO

Nas unidades da Frontal Aviation
02 Su-27IB/34

Marinha -
52 Su-33 na AVMF (Aviação Naval)

China:
100 J-11 - versão local do Su-27SK feita sob licença, produção encerrada
74 Su-27SK/UB - Fornecido diretamente dos russos em 03 lotes,
100 Su-30MKK - Força Aérea e Marinha

India - 234 Su-30MKI (total -)

Malásia - 18 Su-30MKM

Venezuela - 24 Su-30MKV

Vietnâ: 12 Su-27SK/UB 04 Su-30MKV

Argélia - 28 Su-30MK

Ucrania - 60 Su-27S
BieloRússia - 24 Su-27S
Kazaquistão - 26 Su-27S
Uzbesquistão - 20 Su-27S

Angola - 08 Su-27S - ex- Russia
Etiópia - 10 Su-27S - ex-Russia
Eritreia -10 Su-27S

Indonésia - 02 Su-27SK 02 Su-30MK

Total - Su-27 = 784 aeronaves (incluindo versão chinesa J-11)
- Su-30 = 440 aeronaves
- Su-33 = 52 unidades

Estes numeros podem váriar em outras fontes, jamais vai atingir os numeros citados pelo Pepê.

Quanto ao Su-35, desde 1992 , as fontes variam entre 06 e no máximo, 10 aeronaves, que operam no Russian Knights e algumas unidades de testes.

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#397 Mensagem por Sintra » Qui Abr 26, 2007 8:53 pm

Bolovo escreveu:

Os nºs que eu tenho também não são esses, admito que posso estar desactualizado

Pelo que sei não existe um unico SU30 na Força Aérea Russa, não existe nenhum esquadrão de SU35 na Força Aérea Russa (os dos "Russian Knights" não são aviões verdadeiramente operacionais, mas admito que possa estar enganado), e não existem nenhuns 15 SU35 prontos... Aliás, a Força Aérea Russa nem sequer reconhece as designações SU30 ou SU35... Existem alguns destes aviões com a Sukhoi, com a KNAPO e a Irkut, mas são aviões de teste, protótipos.
O que existe na Força Aérea Russa são 24 SU27SM num regimento estacionado em Konsomolks, e uma segunda encomenda para mais 24... Mais dois SU34 entregues à mesma força aérea Russa.
O nº de 1200 variantes do Flanker a voar actualmente está um tanto ou quanto sobreavaliado, temos entre 300 a 400 na Russia (de cerca de 680 produzidos), cerca de 150 a 200 na China (com a ultima variante o J11B em produção, teoricamente os Chineses poderão chegar a algo como 400 aparelhos, mas uma parte desta produção servirá para substituir os primeiros Flanker´s entregues no inicio da década de 90), cerca de 50 na India (possivelmente a produção chegará aos 200 "plus"), e mais cerca de uma centena, centena e pouco no resto do mundo. Em actividade existirão cerca de 800, quando muito... Mas mesmo assim são uma quantidade ENORME.
E sim, o radar do MK2 Venezuelano consegue detectar um alvo a 400 km´s, algo como... o "HMS Ocean" da Royal Navy :wink:

Abraços a todos :wink:

Epá, acabei de ver os nºs do Plinio e acho que estou MESMO desactualizado :shock:

234 Flanker´s na India? Mas isso é com as ordens mais recentes de mais de 150 MKI´s que ainda não foram construidos... Ou estou a meter os pés pelas mãos?

E SU30 na PVO? Estão a referir-se aos SU27 PU? Que eu saiba a Força Aérea Russa chama de SU27 "XPTO" a todas as variantes de "Flanker´s" que entraram ao serviço...

Acho que tenho de ir fazer os trabalhos de casa... :?

Editado pela última vez por Sintra em Qui Abr 26, 2007 9:02 pm, em um total de 3 vezes.
Benke
Sênior
Sênior

#398 Mensagem por Benke » Qui Abr 26, 2007 8:55 pm

Falando em India, a maioria foi MONTADA la. Tec = alguma :?

Plinio Jr
Sênior
Sênior

#399 Mensagem por Plinio Jr » Qui Abr 26, 2007 9:13 pm

Sintra escreveu:

Epá, acabei de ver os nºs do Plinio e acho que estou MESMO desactualizado :shock:

234 Flanker´s na India? Mas isso é com as ordens mais recentes de mais de 150 MKI´s que ainda não foram construidos... Ou estou a meter os pés pelas mãos?

E SU30 na PVO? Estão a referir-se aos SU27 PU? Que eu saiba a Força Aérea Russa chama de SU27 "XPTO" a todas as variantes de "Flanker´s" que entraram ao serviço...

Olá Sintra....vamos lá...

O total que coloquei dos hindus, 234 Su-30MKI, incluem o total que eles receberam dos russos e os que estão sendo montados/fabricados localmente, estes dados eu retirei da AFM-04/2007 no especial que fizeram da Aero India 2007, estes números estão atualizados e incluem o ultimo pedido de 40 unidades.

Estes Su-30s que estão em serviço na FA russa estão na PVO e são dedicados a defesa aérea, possuem limitada capacidade de ataque ao solo e são bem inferiores em termos de sistemas às versões de exportação MK.

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Sintra
Sênior
Sênior

#400 Mensagem por Sintra » Qui Abr 26, 2007 9:15 pm

Os nºs Chineses acabei de confirmar, existiam 238 em 2004, entretanto os mais antigos estão a ser retirados e substituidos pelo J11B... O nº de Flanker´s realmente ao serviço não deve exceder os 200 e pouco...

http://www.sinodefence.com/airforce/fighter/default.asp

Sintra
Sênior
Sênior

#401 Mensagem por Sintra » Qui Abr 26, 2007 9:19 pm

Plinio Jr escreveu:
Sintra escreveu:

Olá Sintra....vamos lá...

O total que coloquei dos hindus, 234 Su-30MKI, incluem o total que eles receberam dos russos e os que estão sendo montados/fabricados localmente, estes dados eu retirei da AFM-04/2007 no especial que fizeram da Aero India 2007, estes números estão atualizados e incluem o ultimo pedido de 40 unidades.

Estes Su-30s que estão em serviço na FA russa estão na PVO e são dedicados a defesa aérea, possuem limitada capacidade de ataque ao solo e são bem inferiores em termos de sistemas às versões de exportação MK.

Pirolito meu

Os seus nºs Indianos estão correctos, e os nºs de SU30 Russos também, a minha confusão baseia-se no facto da Força Aérea Russa chamar a estes aviões o "SU27PU" e a Sukhoi chamar SU30...

Abraços :wink:

Lembra-se daquela história dos Tiffies com Raptor´s? Estão mais dois EF´s em China Lake nos ultimos três meses... Parece que passam lá metade da semana e desaparecem para Norte no resto dos dias... Eu juro que um dia ainda descubro o que se passa (quando tiver 90 anos e a RAF tornar publicos os relatórios :lol: )

Plinio Jr
Sênior
Sênior

#402 Mensagem por Plinio Jr » Qui Abr 26, 2007 9:24 pm

Sintra escreveu:Os nºs Chineses acabei de confirmar, existiam 238 em 2004, entretanto os mais antigos estão a ser retirados e substituidos pelo J11B... O nº de Flanker´s realmente ao serviço não deve exceder os 200 e pouco...

http://www.sinodefence.com/airforce/fighter/default.asp

Os chineses receberam 74 Su-27SK/UB dos russos em 03 lotes e montaram/fabricaram localmente 100 J-11, originalmente previa-se que seriam 200, mas os chineses interromperam a fabricação no 100 exemplar.

Eles estavam negociando com os russos a modernização da frota Su-27SK e J-11 para padrão SM russo e a fabricação local do Su-30MK, mas até o presente momento nenhuma novidade sobre estas negociações.

A força aérea chinesa recebeu 88 Su-30MKK e a Marinha chinesa outras 24 unidades....

Plinio Jr
Sênior
Sênior

#403 Mensagem por Plinio Jr » Qui Abr 26, 2007 9:27 pm

Sintra escreveu:
Pirolito meu

Os seus nºs Indianos estão correctos, e os nºs de SU30 Russos também, a minha confusão baseia-se no facto da Força Aérea Russa chamar a estes aviões o "SU27PU" e a Sukhoi chamar SU30...

Realmente é uma salada estas versões e designações... :lol:

Lembra-se daquela história dos Tiffies com Raptor´s? Estão mais dois EF´s em China Lake nos ultimos três meses... Parece que passam lá metade da semana e desaparecem para Norte no resto dos dias... Eu juro que um dia ainda descubro o que se passa (quando tiver 90 anos e a RAF tornar publicos os relatórios :lol: )

rsrs...realmente é uma estória bem misteriosa...faz parte daqueles segredos militares inexplicados... :wink:

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes

#404 Mensagem por orestespf » Sex Abr 27, 2007 8:23 am

Carlos Mathias escreveu:Pois é, a boataria dispersou geral...

Será? Até agora continuo só vendo boatarias por aqui... O que mudou foi o foco, mas a essência é a mesma! :D :D :D

Grande abraço,

Orestes

PS: qualquer hora desta crio coragem e solto um boato que agradará o amigo flankeiro... hehehehehe

Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#405 Mensagem por Beronha » Sex Abr 27, 2007 8:29 am

Por favor orestes ! solta logo esse boato!

Mas vou tentar adivinhar... nao vai ter compra de nenhum vetor...
e o flanker tem 0,7% de chances , contra 0,3% do rafale...

chance minha de acerto 99% :lol:

Editado pela última vez por Beronha em Sex Abr 27, 2007 8:42 am, em um total de 2 vezes.
Responder