Doutrina espírita completa 150 anos hoje

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#61 Mensagem por Guerra » Qui Abr 19, 2007 8:41 pm

gadugovitch escreveu:A boa fé é a que está para o bem, sendo professada pelos homens de bom coração. A má fé é a que está para o mal, sendo professada por espertalhões com segundas intenções. Simples simples.



Se o Túlio velho me permite vou citar o comentário que ele fez:

que eu saiba AGNÓSTICO não especula se há ou não Deus, alma & quetales: vive a vida sem se importar com isso, não é um ATEU, que nega, nem um FIEL, que afirma...


Ora, até para não ter fé é preciso ter fé. Se você não acredita em Deus, tudo bem, essa é sua opção e eu respeito, mas se acredita, não há porque dar adjetivos a fé e dizer qual crença é mais ou menos perfeita.
Deus esta longe de ser um velhinho de barba brancas parecendo com o diretor da escola do Harry Potter, ou com o mago do Senhor dos anéis. Essas figuras são heranças de outras religiões, que não é o caso. Mas Deus pode sim se manifestar de todas as formas, em todas as religiões, cultos ou similares; afinal Ele é ou não é o todo poderoso?
Nenhum culto, doutrina ou religião pode afirmar com certeza que é exclusiva de Deus. Se Ele tem o poder de transformar o vinho católico em sangue ou não, tudo isso é questão de fé...em Deus, não na religião especificamente.
Agora, se estamos falando em picaretagem, em todas as religiões eles existem. Talvez mais em algumas, talvez menos em outras, mas existem. Mas ainda assim, tudo depende da fé. Então, se você acha que pode salvar uma pobre alma que dá dinheiro para um curandeiro, padre ou pastor você pode ser rotulado por essa ovelha desgarrada de “homem de má fé”. O cara pode entender que você esta a serviço do mal para desvia-lo do caminho de Deus. Por isso eu digo que a fé em algo é só uma, e pessoal, entendeu? Mas tudo isso vale para quem acredita em Deus.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#62 Mensagem por Guerra » Qui Abr 19, 2007 8:51 pm

Dieneces escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
Túlio escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Por acaso o Espiritismo é uma cena que me arrepia... :|


O Espiritismo é light, voce tem que ver um ritual de quibanda :lol: :lol:



Mas aí é que está, um balaio de gente buena confunde o Kardecismo com batuque, saravá & quetales...


No Brasil religião é uma verdadeira salada. Todas sofreram influencia do catolicismo. Talvez seja a i que as pessoas se confundem.
Não é no Brasil , é no mundo Sargento . E o catolicismo não é , propriamente , das mais antigas...a coisa vem bem de antes .


Sim Dieneces, voce esta certo. A própria religião catolica é uma mistura, inclusive de religiões ditas como pagãs pela igreja catolica.

E são parecidas sim , Taura véio , formas diferentes de lidar com fenômenos semelhantes .


Voce tem razão, as duas religiões embora diferentes tem suas bases no mesmo fenomeno que já era conhecido por religiões mais antigas que a grande maioria das religiões existentes, mas foi a mistura com o cristianismo que confundiu a cabeça dos brazucas.




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#63 Mensagem por Dieneces » Qui Abr 19, 2007 9:15 pm

SGT GUERRA escreveu:
Dieneces escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
Túlio escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Por acaso o Espiritismo é uma cena que me arrepia... :|


O Espiritismo é light, voce tem que ver um ritual de quibanda :lol: :lol:



Mas aí é que está, um balaio de gente buena confunde o Kardecismo com batuque, saravá & quetales...


No Brasil religião é uma verdadeira salada. Todas sofreram influencia do catolicismo. Talvez seja a i que as pessoas se confundem.
Não é no Brasil , é no mundo Sargento . E o catolicismo não é , propriamente , das mais antigas...a coisa vem bem de antes .


Sim Dieneces, voce esta certo. A própria religião catolica é uma mistura, inclusive de religiões ditas como pagãs pela igreja catolica.

E são parecidas sim , Taura véio , formas diferentes de lidar com fenômenos semelhantes .


Voce tem razão, as duas religiões embora diferentes tem suas bases no mesmo fenomeno que já era conhecido por religiões mais antigas que a grande maioria das religiões existentes, mas foi a mistura com o cristianismo que confundiu a cabeça dos brazucas.
To entendendo teu raciocínio Sargento , na verdade o que acontece , modernamente , é uma proliferação destas ditas seitas neo-pentecostais que abusam da boa fé de pessoas muitas vezes desesperadas .




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#64 Mensagem por Wolfgang » Qui Abr 19, 2007 9:17 pm

Dieneces escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
Dieneces escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
Túlio escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Por acaso o Espiritismo é uma cena que me arrepia... :|


O Espiritismo é light, voce tem que ver um ritual de quibanda :lol: :lol:



Mas aí é que está, um balaio de gente buena confunde o Kardecismo com batuque, saravá & quetales...


No Brasil religião é uma verdadeira salada. Todas sofreram influencia do catolicismo. Talvez seja a i que as pessoas se confundem.
Não é no Brasil , é no mundo Sargento . E o catolicismo não é , propriamente , das mais antigas...a coisa vem bem de antes .


Sim Dieneces, voce esta certo. A própria religião catolica é uma mistura, inclusive de religiões ditas como pagãs pela igreja catolica.

E são parecidas sim , Taura véio , formas diferentes de lidar com fenômenos semelhantes .


Voce tem razão, as duas religiões embora diferentes tem suas bases no mesmo fenomeno que já era conhecido por religiões mais antigas que a grande maioria das religiões existentes, mas foi a mistura com o cristianismo que confundiu a cabeça dos brazucas.
To entendendo teu raciocínio Sargento , na verdade o que acontece , modernamente , é uma proliferação destas ditas seitas neo-pentecostais que abusam da boa fé de pessoas muitas vezes desesperadas .



Tem uma frase do Reinaldo Azevedo que acho fantástica: "Não acredito em religião que seja mais nova que o whisky que eu tomo".
:D




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#65 Mensagem por Dieneces » Qui Abr 19, 2007 9:28 pm

Wolfgang escreveu:
Dieneces escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
Dieneces escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
Túlio escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Por acaso o Espiritismo é uma cena que me arrepia... :|


O Espiritismo é light, voce tem que ver um ritual de quibanda :lol: :lol:



Mas aí é que está, um balaio de gente buena confunde o Kardecismo com batuque, saravá & quetales...


No Brasil religião é uma verdadeira salada. Todas sofreram influencia do catolicismo. Talvez seja a i que as pessoas se confundem.
Não é no Brasil , é no mundo Sargento . E o catolicismo não é , propriamente , das mais antigas...a coisa vem bem de antes .


Sim Dieneces, voce esta certo. A própria religião catolica é uma mistura, inclusive de religiões ditas como pagãs pela igreja catolica.

E são parecidas sim , Taura véio , formas diferentes de lidar com fenômenos semelhantes .


Voce tem razão, as duas religiões embora diferentes tem suas bases no mesmo fenomeno que já era conhecido por religiões mais antigas que a grande maioria das religiões existentes, mas foi a mistura com o cristianismo que confundiu a cabeça dos brazucas.
To entendendo teu raciocínio Sargento , na verdade o que acontece , modernamente , é uma proliferação destas ditas seitas neo-pentecostais que abusam da boa fé de pessoas muitas vezes desesperadas .



Tem uma frase do Reinaldo Azevedo que acho fantástica: "Não acredito em religião que seja mais nova que o whisky que eu tomo".
:D
Excelente definição , isso exclui todas criadas no último par de décadas.




Avatar do usuário
gadugovitch
Sênior
Sênior
Mensagens: 843
Registrado em: Sex Mar 09, 2007 4:31 pm

#66 Mensagem por gadugovitch » Qui Abr 19, 2007 11:19 pm

Revista Cristã de Espiritismo

http://www.rcespiritismo.com.br/




Está irado? Uma fumacinha está saindo dos seus ouvidos?
Tome um copo de tang!
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#67 Mensagem por Wolfgang » Qui Abr 19, 2007 11:20 pm

Cada um escreve o que quer. Procure o site da Federação Espírita Brasileira.




Avatar do usuário
gadugovitch
Sênior
Sênior
Mensagens: 843
Registrado em: Sex Mar 09, 2007 4:31 pm

#68 Mensagem por gadugovitch » Qui Abr 19, 2007 11:29 pm

Wolfgang escreveu:
gadugovitch escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
gadugovitch escreveu:No que depender da Globo, o Espiritismo tem um futuro fantástico aqui no Brasil. .


O espiritismo no Brasil tem um presente fantastico, mas não deve nada a Globo.


A Globo, como devem ter percebido, é um canal espírita e faz uma campanha pró-espiritismo permanente e nem um pouco velada.


A Globo esta preocupada em ganhar dinheiro. Não sei se notou mas eles não repetem mais apenas o tema da novela, eles repetem todo história e até os personagens. Já deve ter passado umas 200 novelas de uma mulher chamada Helena que tem uma treta com bebês.



Ultimamente vem intensificando a divulgação das idéias espíritas. E não é apenas em novelas espíritas que divulga a doutrina. Onde há um mínimo de espaço para tal, lá está ele - o Espíritismo.

Novelas de temática espírita, como Alma Gêmea e O Profeta, passam claras lições de espíritismo.


O que passa na Globo esta muito longe de ser espiritismo. Aquilo viagem na maionesismo.

Qualquer um que professe a religião que quiser, mas, pra mim, espiritismo é charlatanismo. É brincar com a fé das pessoas.


Com a fé não se brinca. Se eu disser que uma xicara faz milagre e voce acreditar, assim será.

O Roberto Marinho provavelmente era espírita e decidiram, então, que o Brasil inteiro também tem de ser


Eu ainda acho que o que ele gosta muito é de dinheiro. O BRasil é um pais mistico e crente. Não sei se existe algum estudo sobre o tema, mas eu já vi um senso religioso dentro de uma brigada identificar mais de 70 religiões. A Globo só esta cavando o veio de ouro.


Não, o que está na Globo é Espiritismo sim. Se vida após a morte, reencarnação, etc não é Espiritismo, é o que então?
E dizer que a Globo não trabalha em favor do Espiritismo e que este nada deve a Globo é a mesma coisa que ignorar o que se vê na telinha e o mesmo que dizer que não é necessário fazer propaganda para vender o produto, respectivamente. Com relação ao milagre da xícara, fale com o tio Mister M. Ele sabe a maioria desses truquezinhos ludibriadores de homens de boa fé.

Por fim, ganhar dinheiro não é crime e é bom, muito bom. No entanto, seria bom que não ganhassem dinheiro brincando com a fé das pessoas. Mas, isso aqui é uma outra história.


O Sr. não tem conhecimento do que é espiritismo para dizer o que é ou não é. Sua opinião é sagrada, mas sua cátedra na matéria é nula.


Parece-me que os meus comentários, sinceros por sinal, chegaram a te ofender. Gostaria de dizer que não tive a intenção de te ofender, apenas manifesteu a minha opinião a respeito do tema, de maneira rápida e direta, sem a intenção de falar por falar. Simplesmente não acredito e manifestei isso.

Minhas sinceras desculpas




Está irado? Uma fumacinha está saindo dos seus ouvidos?
Tome um copo de tang!
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#69 Mensagem por Wolfgang » Qui Abr 19, 2007 11:32 pm

gadugovitch escreveu:
Wolfgang escreveu:
gadugovitch escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
gadugovitch escreveu:No que depender da Globo, o Espiritismo tem um futuro fantástico aqui no Brasil. .


O espiritismo no Brasil tem um presente fantastico, mas não deve nada a Globo.


A Globo, como devem ter percebido, é um canal espírita e faz uma campanha pró-espiritismo permanente e nem um pouco velada.


A Globo esta preocupada em ganhar dinheiro. Não sei se notou mas eles não repetem mais apenas o tema da novela, eles repetem todo história e até os personagens. Já deve ter passado umas 200 novelas de uma mulher chamada Helena que tem uma treta com bebês.



Ultimamente vem intensificando a divulgação das idéias espíritas. E não é apenas em novelas espíritas que divulga a doutrina. Onde há um mínimo de espaço para tal, lá está ele - o Espíritismo.

Novelas de temática espírita, como Alma Gêmea e O Profeta, passam claras lições de espíritismo.


O que passa na Globo esta muito longe de ser espiritismo. Aquilo viagem na maionesismo.

Qualquer um que professe a religião que quiser, mas, pra mim, espiritismo é charlatanismo. É brincar com a fé das pessoas.


Com a fé não se brinca. Se eu disser que uma xicara faz milagre e voce acreditar, assim será.

O Roberto Marinho provavelmente era espírita e decidiram, então, que o Brasil inteiro também tem de ser


Eu ainda acho que o que ele gosta muito é de dinheiro. O BRasil é um pais mistico e crente. Não sei se existe algum estudo sobre o tema, mas eu já vi um senso religioso dentro de uma brigada identificar mais de 70 religiões. A Globo só esta cavando o veio de ouro.


Não, o que está na Globo é Espiritismo sim. Se vida após a morte, reencarnação, etc não é Espiritismo, é o que então?
E dizer que a Globo não trabalha em favor do Espiritismo e que este nada deve a Globo é a mesma coisa que ignorar o que se vê na telinha e o mesmo que dizer que não é necessário fazer propaganda para vender o produto, respectivamente. Com relação ao milagre da xícara, fale com o tio Mister M. Ele sabe a maioria desses truquezinhos ludibriadores de homens de boa fé.

Por fim, ganhar dinheiro não é crime e é bom, muito bom. No entanto, seria bom que não ganhassem dinheiro brincando com a fé das pessoas. Mas, isso aqui é uma outra história.


O Sr. não tem conhecimento do que é espiritismo para dizer o que é ou não é. Sua opinião é sagrada, mas sua cátedra na matéria é nula.


Parece-me que os meus comentários, sinceros por sinal, chegaram a te ofender. Gostaria de dizer que não tive a intenção de te ofender, apenas manifesteu a minha opinião a respeito do tema, de maneira rápida e direta, sem a intenção de falar por falar. Simplesmente não acredito e manifestei isso.

Minhas sinceras desculpas


Ok, [009]
Acho que você tem todo direito e deve externar sua opinião sempre. No entanto, quis alertá-lo que o verdadeiro Espiritismo não é aquele que vem do Projac.

Abs
Fabio




Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

#70 Mensagem por Naval » Qui Abr 19, 2007 11:50 pm

O espiritismo seria como o budismo? um modo de vida?

Minha orientação foi protestante, mas graças a Deus, hoje sou cético :lol:
Creio me encaixar na definição do Alexandre ''agnóstico''.

Prefiro pensar pela meu próprio cérebro do que pelo dos outros :lol:
Metafísica? tô fora!!

Já li um livro muito louco, ''O anticristo", pelo menos faz vc parar pra pensar.
Entretanto, respeito muito a orientação religiosa de todos, o negócio é ser feliz, se isto te faz feliz, beleza!!
Hoje sou muito mais feliz!!

Deus não precisa existir, a religião sim.
(palavras de Napoleão Bonaparte).

Valeu.




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Avatar do usuário
Carlos
Avançado
Avançado
Mensagens: 666
Registrado em: Seg Jan 03, 2005 9:03 pm
Localização: São Paulo - SP

#71 Mensagem por Carlos » Sex Abr 20, 2007 12:10 am

O espiritismo seria como o budismo? um modo de vida?


Como base doutrinória, o kardecismo estabelece a existência de um Deus criador, onipotente e onipresente (o mesmo da tradição judaico-cristã), porém muito distante dos homens. Mais próximos destes estão os "guias" (espíritos dos mortos, "desencanados"), cuja missão é ajudar os homens a evoluir através da prática da caridade, do bem e do amor aos semelhantes.
A crença na reencarnação é um dos pontos centrais desse sistema religioso. Os espíritos passariam por sucessivas encarnações ao longo das quais, dotados do livre-arbítrio, poderiam evoluir através da prática do bem, ou regredir cedendo aos vícios do corpo material (promiscuidade, alcoolismo, drogas, violência, ignorância, etc.)


Falou,
Carlos




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#72 Mensagem por Alcantara » Sex Abr 20, 2007 1:25 am

Simplesmente não acredito e manifestei isso.

Bem, ao contrário das outras "religiões" (sim, entre aspas porque o Espiritismo não é religião, é doutrina ou qualquer outra coisa assim), o Kardecismo não tenta "converter" as pessoas. Não tenta IMPOR a sua verdade. Muito pelo contrário, ela valoriza muito o "livre arbítrio". Você vai lá se quizer, aprende se quizer. Os guias estão lá para ajudar, mas vai depender da pessoa se aprofundar no assunto. O Kardecismo faz as pessoas pensarem. Não existe pensamento "canonizado" imposto de cima para baixo...

Se você não acredita, beleza! Não são os kardecistas que vão obrigar a você a se "converter", hehhehe... isso, se acontecesse, partiria de você mesmo!



Abraços!!! :wink:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
gadugovitch
Sênior
Sênior
Mensagens: 843
Registrado em: Sex Mar 09, 2007 4:31 pm

#73 Mensagem por gadugovitch » Sex Abr 20, 2007 2:08 am

Alcantara escreveu:
Simplesmente não acredito e manifestei isso.

Bem, ao contrário das outras "religiões" (sim, entre aspas porque o Espiritismo não é religião, é doutrina ou qualquer outra coisa assim), o Kardecismo não tenta "converter" as pessoas. Não tenta IMPOR a sua verdade. Muito pelo contrário, ela valoriza muito o "livre arbítrio". Você vai lá se quizer, aprende se quizer. Os guias estão lá para ajudar, mas vai depender da pessoa se aprofundar no assunto. O Kardecismo faz as pessoas pensarem. Não existe pensamento "canonizado" imposto de cima para baixo...



Abraços!!! :wink:


Toda crença deveria ser assim. Infelizmente não são.

Eu acompanho os agnósticos. A experiência é fundamental para se tomar partido acerca das muitas questões filosóficas que a vida nos coloca. É claro, os que tem um tal pensamento correm o sério risco de serem chamados de homens de pouca ou nenhuma fé. Talvez. Eu não me importo com isso. Prefiro me guiar pela experiência e não por algum tipo de doutrinação. Se não há alguma experiência acerca de algo, fica difícil concluir, decidir sobre a sua veracidade. Na Física é assim também. Você pode teorizar a vontade e fazê-lo com muita propriedade. Se não houver experiência que confirme, fica a Teoria apenas na especulação. Se a experiência refuta, está tudo acabado e a Teoria deve ser esquecida. Se a experiência confirma e reconfirma, opa!, a Teoria servirá como instrumento de previsão. (( Claro, guardado o domínio de sua validade ))

Conjecturas metafísicas são válidas, desde que não se faça delas uma doutrina. Uma vez feita, nunca mais se poderá pensar nelas e ter alguma esperança de realmente encontrar respostas e tomar conhecimento se são verdadeiras ou falsas. A doutrinação compromete a busca pela verdade e a verdade, na minha opinião, só pode ser buscada na falta de compromisso com qualquer filosofia ou religião.

Essa é apenas a minha humilde opinião.



E se Deus, o todo poderoso, existe mesmo, ele nunca poderá condenar cabalmente um Homem que optou por guiar-se na vida através da experiência, pois, será muito pior o Homem que fechou os olhos a experiência e abriu os ouvidos as doutrinações, uma vez que, como um Homem que procurou a vida inteira ser um bom Homem pode ser um bom Homem, se nem ao menos pode guiar-se pelo que sente e tão somente pelo que sente?




Se começar a sair fumacinha pelos ouvidos, por favor, tome um copo de tang antes de responder. Eu tenho insistido: a ira pela ira cai, invariavelmente, no vazio. Para se ter ira tem de se ter primeiramente um motivo, um álibe, algo que a torne justificável.
Quem aqui já se deparou, em algum fatídico dia, com a ira humana?




Está irado? Uma fumacinha está saindo dos seus ouvidos?
Tome um copo de tang!
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#74 Mensagem por Dieneces » Sex Abr 20, 2007 2:33 am

Senhor Gadugovitch , o senhor toma remédios de uso continuado? Se positivo , não esqueceu de tomá-los hoje?




Avatar do usuário
gadugovitch
Sênior
Sênior
Mensagens: 843
Registrado em: Sex Mar 09, 2007 4:31 pm

#75 Mensagem por gadugovitch » Sex Abr 20, 2007 2:40 am

Dieneces escreveu:Senhor Gadugovitch , o senhor toma remédios de uso continuado? Se positivo , não esqueceu de tomá-los hoje?


Não. Por que? Algum sinal de alucinações psicológicas no que eu escrevi?




Está irado? Uma fumacinha está saindo dos seus ouvidos?
Tome um copo de tang!
Responder