hayes escreveu:Sverdlov escreveu:Não é ser "Estado" que automaticamente fornece legitimidade (os juristas saberão a que me refiro) às instituições. Dentro desta ótica equivocada, os grupos de resistência que enfrentassem o Estado Nazista também estariam se insurgindo contra um "Estado de Direito" (sic). Mas sabemos que a doutrina de Kelsen não é a ideal; não basta ser Estado, é preciso que seja legítimo.
À luz desse entendimento, mal nenhum há em enfrentar um Estado que não corresponda aos anseios populares.
O sr. está coberto de razão. Nenhum Estado é legítimo em si mesmo. Contudo, até hoje não consegui uma reles evidência sequer de que o Estado Colombiano é ilegítimo, salvo argumentos subjetivos altamente falaciosos como por exemplo "Estado que não corresponda aos anseios populares".Não se sabe. As fontes são aquelas da mídia burguesa, comprometida com um dos lados da história.
Podemos dizer, em todo caso, que os lobbies de Washington também matam milhares de pessoas todos os anos para financiar suas atividades bélicas, ou petrolíferas. O Iraque é o exemplo mais evidente.
Bem, falamos de um caso específico, e desviar o foco não é atitude correta neste debate sr. Sverdlov. Particularmente, penso que também é injusto e altamente falacioso argumentar que o que é noticiado é inverídico pois "foi publicado na mídia burguesa". Trata-se de um relativismo que coloca em xeque seu argumento.Mas, igualmente culpado não é quem consome?
A lei do capitalismo -o sistema em voga hodiernamente- é a da oferta e procura. Se reprovável é produzir, reprovável é consumir. E os maiores mercados estão, ora, nos EUA.
De certa forma, penso que sim, sr. Sverdlov. Contudo, novamente estamos falando de um caso específico, e sob todas as óticas existentes, produção, comercialização e distribuição de entorpecentes é crime. Procure saber mais sobre a legislação colombiana, tenho certeza que ela tipifica tais crimes.
Caro hayes
Esta é minha primeira intervenção neste tópico e é para dar-lhe os parabéns pela sua resposta.
Também não vejo ilegalidade ou ilegitimidade no Estado Colombiano, pura falácia.
A explosão de carros bomba, como hoje em Cali, o lançamento de bombas feitas de bujão de gás contra a população indefesa, a explosão da Suprema Corte, matando todos os juízes a alguns anos atrás, o assassinato de prefeitos em pequenas cidades do interior, tudo isso é mentira por ser publicado na "mídia burguesa"? Mais falácia.
A plantação, refino, comercialização de droga deixou de ser crime na Colômbia, tipificado pelo Estado legal e legítimo? outra falácia.
E por último, apresentar exemplos condenáveis como argumentação defensiva para outras ações igualmente condenáveis, é mais uma falácia, argumentação insustentável.
um abraço
Marino