Novo Ministro da Defesa!

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
gadugovitch
Sênior
Sênior

#61 Mensagem por gadugovitch » Dom Abr 15, 2007 2:50 am

Túlio escreveu:Tá, mas e o Ministro da Defesa?

falando do ministro, eu continuo a achar que o fato de o crivela apoiar 2,5% do pib para a defesa nao o qualifica totalmente para o cargo
ele nao tem moral, é mais um enganador da igreja universal

eu acho que deveriam escolher um técnico, nao um político
nao precisa necessariamente ser um militar, mas por que nao um?
sei lá, parece q os militares até hj nao aceitaram o MD

Está irado? Uma fumacinha está saindo dos seus ouvidos?
Tome um copo de tang!
Don Pascual
Sênior
Sênior

#62 Mensagem por Don Pascual » Dom Abr 15, 2007 3:04 am

Por que simplesmente não escolhem alguêm que tenha passado pela ESG??? Ora, mesmo o pior homem que por lá tenha estado tem mais conhecimento para ser ministro da Defesa que quelquer politico hoje em dia... :roll:

gadugovitch
Sênior
Sênior

#63 Mensagem por gadugovitch » Dom Abr 15, 2007 3:05 am

Don Pascual escreveu:Por que simplesmente não escolhem alguêm que tenha passado pela ESG??? Ora, mesmo o pior homem que por lá tenha estado tem mais conhecimento para ser ministro da Defesa que quelquer politico hoje em dia... :roll:

pois é

Tome um copo de tang!
hayes
Sênior
Sênior

#64 Mensagem por hayes » Dom Abr 15, 2007 11:12 am

Srs., srs.,

Vamos ter muito cuidado e cautela ao falar sobre religião. É um tema delicado, e acaba por mexer em paixões e noções pessoais que devem ser sempre respeitadas.

De qualquer forma, como opinião pessoal, devemos separar o que eu costumo chamar de "Igreja Evangélica Clássica", e os "Novos Evangélicos".

Estes novos evangélicos - à exceção honrosa de algumas essoas sérias - são em sua maioria charlatães, que se utilizam da ingenuidade, da fé e da boa vontade alheia em benefício próprio.

PRefiro, como falei pela delicadeza do assunto, não me estender nem "dar nomes aos bois", contudo creio que é sobre isto que os srs., estavam falando.

Acredito que o sr. Einsamkeit tenha chegado ao cerne desta questão.

Sobre o provável ministro, creio que o sr. Don Pascual tenha dado uma importantíssima contribuição. Parabéns.

LUGAR DE OFF TOPIC É NO OUTRO TÓPICO
"Essa é a nossa eterna tragédia. Temos inveja dos outros, mas não queremos fazer os mesmos sacrificios."
midnight
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#65 Mensagem por midnight » Dom Abr 15, 2007 11:19 am

Eu já acho que nós começaremos a ter um bom ministério da defesa, quando acabar com esse negócio de ser um cargo por indicação, acho que o ministério da defesa deveria ser composta por técnicos de diferentes áreas formados por um corpo de pessoas especializadas em gerenciamento, engenharia, etc.
Os técnicos destaques seriam cotados para ministro da defesa, dentre esses aí sim o presidente da república escolheriam entre eles, pois se continuar como está, pode até ser que indiquem o Schwarzenegger:
Imagem
ou o Stalone:Imagem
ou então veremos esse símbolo estampado no braço de nossos soldados:
Imagem
Desculpem a ironia, mas a defesa do Brasil virou uma comédia, de péssimo gosto, mas virou comédia.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6392 vezes
Agradeceram: 6742 vezes
Contato:

#66 Mensagem por Túlio » Dom Abr 15, 2007 11:21 am

Vamos largar do pé dos crentes, POWS!!!

São tão Religião quanto qualquer outra, apenas concentra seu rebanho entre os mais pobres, daí o PRECONCEITO de bem-alimentados burgueses como NÓS!!!

Mas ninguém leu o post do Sniper?

PAREM COM ISSO!!!

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Petrovski
Intermediário
Intermediário

#67 Mensagem por Petrovski » Dom Abr 15, 2007 1:03 pm

:lol:
Só queria comentar pra encerrar minha participação na discussão sobre religião, que há algum tempo atrás (mas não muito), o catolicismo dizia que, quem era mais pobre era mais abençoado, porque queria dizer que dava mais dinheiro pra igreja, e menos para si. Já quem era rico estava longe de Deus, porque guardava mais dinheiro para si. Já no evangelismo se dizia que quem era mais rico era quem havia trabalhado mais para ajudar na obra de Deus. (Tenho base para dizer isso viu, falei com meu professor de História e conversei com meu livro também :wink: )
Ou seja, religião tinha sim relação com riqueza.

Koslova
Sênior
Sênior

#68 Mensagem por Koslova » Dom Abr 15, 2007 1:53 pm

O que penso sobre isto.

Em primeiro lugar, temos que esperar para ver se vai ser o Sr Crivelas, por enquanto é só hipótese. Mas vamos esperar para ver.

Quais foram os ministros da defesa até hoje.

Elcio Álvares
Geraldo Quintão
Viegas
Jose Alencar
Waldir Pires

Destes 5 cavaleiros, apenas (no meu entendimento pessoal), Quintão e Viegas eram pessoas que efetivamente se “vestiram” de ministro da Defesa. Os outros 3 eram ou amigos políticos do presidente em exercício, ou meros tapas buracos, ou seja, para Elcio Álvares, Jose Alencar ou Waldir Pires, tanto fazia ser ministro da defesa, minas e energia ou qualquer outro ministério.

Se analisarmos o ministério da Fazenda deste o governo FHC ou o ministério do Planejamento, sempre tivemos quadros ou que sejam técnicos como Malan, ou que representavam a credibilidade de uma linha política do governo, como Palloci, na idéia de continuidade macroeconômica de Lula.

Se analisarmos o ministério da Educação, seja no governo FHC com Paulo Renato, seja no começo do governo Lula com Cristovan Buarque também tínhamos quadros com alguma identidade com a pasta.

Mesmo nos rocambolescos governos Collor / Itamar, tínhamos quadros técnicos como Osires Silva e Jatene, na Infra Estrutura e Saúde, lugar de muita roubalheira tradicionalmente.

A onde quero chegar então?

Que o Ministério da Defesa seja ele no governo anterior ou neste, não tem um status que lhe permita uma indicação técnica, como em qualquer governo da nova republica sempre tivemos, seja ele Collor, Itamar, Lula ou FCH, sempre houveram ministros com identidade com a pasta, e isto sempre foi minoria no Mindef.

Ai vamos analisar, qual seria a “plataforma” do Sr Crivelas para o cargo. 2,5% do pib para a defesa e vou procurar argumentar o porque isto é irreal.

a) Qualquer político, por menos preparado que esteja, até mesmo um vereador em Londrina, defenderia uma proposta de aumento de recursos no setor.
b) É tão obvio falar que falta verbas em defesa, quando falar que a classe política é corrupta. O que não é obvio, e ai precisa realmente conhecer o assunto para perceber, é que falta sim no setor, uma distribuição correta dos recursos, através de reformas estruturais nas FA’s para otimizar os resultados.
c) Elevar o volume de recursos é inoculo se o governo não garantir a sua liberação dentro do orçamento. Assim temos dois orçamentos, o aprovado e o liberado. Não adianta fazer “bonitinho” e aumentar o total aprovado, sem garantir a sua liberação, o que um ministro da defesa sério tem que fazer é garantir coisas que já existem como o repasse dos royalties do petróleo e não ficar fazendo pose para a imprensa pedindo mais verbas vinculadas.
d) O Brasil tem quase 40% de carga tributaria, nossa estrutura de gastos é burra e cruel para com a sociedade, não resolvemos a questão da previdência e com as elevadas taxas de juros, não podemos colocar quase 1% do PIB a mais em defesa sem resolver estas outras questões. Na Rússia por exemplo, se tem um PIB menor, uma carga tributaria que não chega a 30% do PIB e se gasta de 4 a 6 vezes mais com defesa. Qual o segredo? Os gastos do governo russo são menos desequilibrados que do Brasil. Vincular mais dinheiro no orçamento a Defesa é apenas aumentar o desequilíbrio, temos que atuar em outras áreas do governo, para torná-lo equilibrado e ai sim, aumentarmos os gastos com defesa, educação, saúde etc..
e) Mesmo que exista um aumento real de orçamento em defesa, sem uma linha mestra para o setor, este dinheiro fatalmente vai ser corroído em aumentos de salários, aumentos de efetivos etc.. Os militares, ao contrario do que a maioria pensam são pessoas com a mesma natureza dos civis, seus vícios e virtudes, EB, MB e FAB são instituições tão boas e tão ruins, quando qualquer outra instituição brasileira, sem metas rígidas dentro de um contexto reestruturação militar, este dinheiro a mais, não viera grandes resultados, pelo menos não com o pensamento militar brasileiro atual.

Sendo assim, Crivelas, independente da sua religião, para mim é apenas mais um político como outro qualquer, que o presidente se sentiu obrigado politicamente a dar um cargo.

Sua proposta de aumento de verbas para o setor, é utópica e inócua

E o MinDef continua sem alguém a altura, sem um plano a altura, apenas a mesma terra de ninguém onde generais, brigadeiros e almirantes, que também foram promovidos por critérios políticos, reclamam do governo dos seus ministros promovidos por critérios políticos.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6392 vezes
Agradeceram: 6742 vezes
Contato:

#69 Mensagem por Túlio » Dom Abr 15, 2007 2:02 pm

Temo que o Ministro da Defesa do Presidente Lula seja...ele mesmo...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
gadugovitch
Sênior
Sênior

#70 Mensagem por gadugovitch » Dom Abr 15, 2007 6:55 pm

segundo o The World Factbook da CIA, o brasil gasta 2,6% do PIB em despesas militares

Military expenditures - percent of GDP: 2.6% (2006 est.)

bem, como sabemos a maior parte do gasto militar vai para a folha de pagamentos, mas, ainda assim duvido que chegue a 2.6%
acho q a cia está viajando na maionese

Tome um copo de tang!
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 546 vezes

#71 Mensagem por Brasileiro » Dom Abr 15, 2007 7:08 pm

Koslova,

Não sei se entendi bem o seu texto, mas me deu a impressão (no final do texto) de que você disse que tanto faz o ministro Crivela, ou o A, o B ou o C.
Até certo ponto concordo, pois, por mais empenhado e entendido que seja o ministro, se ele não tiver as condições necessárias para tocar o ministério, vai dar na mesma.
Mas eu imagino que, a despeito de todo o resto da realidade brasileira (social e econômica), faz diferença sim um ministro da Defesa. Pois no final das contas é ele quem terá de ter peito para propor algumas reformas no Ministério da Defesa, por mais básicas que sejam.
Aliás, pelo que eu sei, há um projeto de reestruturação do Ministério nesse governo, acho que foi o próprio Lula quem disse isso. Só que talvez seja mais cauteloso começar com esse assunto depois de trocar de ministro (como trocam de técnico no futebol quando o time não vai bem) e depois que algumas coisas se acalmarem. No ministério do Waldir Xícara isso não vai sair mesmo.
Bom é isso.

abraços]

Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#72 Mensagem por Morcego » Dom Abr 15, 2007 9:02 pm

Koslova escreveu:Se analisarmos o ministério da Fazenda deste o governo FHC ou o ministério do Planejamento, sempre tivemos quadros ou que sejam técnicos como Malan, ou que representavam a credibilidade de uma linha política do governo, como Palloci, na idéia de continuidade macroeconômica de Lula.

De todo o vosso texto, gostaria de me prender nesta parte, a grande verdade é que enquanto o PRESIDENTE não pensar o MINISTÉRIO DA DEFESA com a mesma seriedade que PENSA o ministério do PLANEJAMENTO e o da FAZENDA, não teremos resultado algum na pasta.

gadugovitch
Sênior
Sênior

#73 Mensagem por gadugovitch » Dom Abr 15, 2007 9:08 pm

morcego escreveu:
Koslova escreveu:Se analisarmos o ministério da Fazenda deste o governo FHC ou o ministério do Planejamento, sempre tivemos quadros ou que sejam técnicos como Malan, ou que representavam a credibilidade de uma linha política do governo, como Palloci, na idéia de continuidade macroeconômica de Lula.

De todo o vosso texto, gostaria de me prender nesta parte, a grande verdade é que enquanto o PRESIDENTE não pensar o MINISTÉRIO DA DEFESA com a mesma seriedade que PENSA o ministério do PLANEJAMENTO e o da FAZENDA, não teremos resultado algum na pasta.

ter um excelente ministro e nao ter recursos pra aplicar tambem nao levara a lugar algum
é claro q um bom ministro ajuda, pois gere bem os poucos recursos q temos pra pasta, mas o fato é q se nao aumentarem pelo menos um pouquinho os recursos, realmente fica dificil de alcançar grandes resultados

Tome um copo de tang!
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#74 Mensagem por Morcego » Dom Abr 15, 2007 9:12 pm

gadugovitch escreveu:
morcego escreveu:

ter um excelente ministro e nao ter recursos pra aplicar tambem nao levara a lugar algum
é claro q um bom ministro ajuda, pois gere bem os poucos recursos q temos pra pasta, mas o fato é q se nao aumentarem pelo menos um pouquinho os recursos, realmente fica dificil de alcançar grandes resultados

Basicamente quando digo que a o status do ministério deveria ser IGUAL AO DO PLANEJAMENTO E AO DA FAZENDA, traduzindo em miudos, quer dizer DOTAR A PASTA DE VERBA e depois de critérios absolutamente TÉCNICOS PARA NOMEAR OS MEMBROS DA PASTA.

por exemplo.

o ministério da SAÚDE, tem GRANA mas não dão a devida seriedade nas nomeaçõe da pasta, ela é mais para ser FATIADA COM A GALERA ENTENDE.

a fazenda NÃO DA NÃO TEM COMO, no maximo presidência de banco.

rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#75 Mensagem por rodrigo » Seg Abr 16, 2007 10:41 am

16/04/2007 | 0:00

Aldo assume Defesa em maio
O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) deve assumir o Ministério da Defesa em um mês (meados de maio). É o prazo que o presidente Lula considera necessário para debelar a crise do setor aéreo e para que seus emissários convençam o atual ministro, Waldir Pires, a entregar o cargo. Lula tem um grande respeito por Waldir e não quer que ele saia do governo humilhado. Acha que aos 80 anos (81 em outubro), o ministro merece descansar.

http://www.claudiohumberto.com.br/

Responder