Ministro minimiza crise aérea
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Ministro minimiza crise aérea
Ministro minimiza crise aérea e afirma que governo busca solução
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
O ministro da Defesa, Waldir Pires, minimizou nesta quarta-feira a crise no controle do tráfego aéreo do país. Ele atribuiu os problemas recentes no setor às falhas nos equipamentos e aos recursos humanos, numa referência indireta aos controladores de tráfego aéreo. O ministro considerou a crise como normal.
"Em países em desenvolvimento, essa é a rotina", afirmou, ao participar de audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir o caos aéreo.
Pires disse que o governo vai solucionar a crise e que está aprimorando os diagnósticos para impedir novos atrasos nos vôos. "Os fatores são definidos ao meu juízo em procedimento de gestão que determinaram ocorrências. Não há por que deixarem de serem reordenadas e postas a serviço do povo brasileiro."
O ministro saiu em defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que há duas semanas desautorizou o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, a dar ordem de prisão para os controladores amotinados no Cindacta-1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), em Brasília.
"Quando o presidente assume uma posição, ele assume como titular da soberania popular. Quando ele assume o comando supremo das Forças Armadas, ele tem o mandato oriundo de cada cidadão do Brasil. É a mais alta voz do Brasil, assume legitimamente."
Pires também disse que Lula agiu de forma correta ao designar o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) para negociar com os controladores e colocar fim ao motim ocorrido no fim de março --o mais grave do setor e que por, aproximadamente cinco horas, praticamente paralisou as decolagens no país. "Quando o presidente atribui diretamente a outros ordens de presença nas instituições, ele faz isso com legitimidade."
Participam também da audiência pública na Câmara dos Deputados os presidentes da Infraero (estatal que administra os aeroportos), José Carlos Pereira, da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi, além de Pires e Saito.
Crise
O pior episódio da crise ocorreu no dia 30 de março, quando controladores de tráfego aéreo paralisaram as atividades por cerca de cinco horas. O movimento começou no Cindacta-1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), em Brasília, e se espalhou para outras regiões do país.
Na ocasião, o governo federal chegou a firmar um acordo com os amotinados, mas recuou. Eles, agora, são investigados por suspeita de insubordinação.
Desde o final do ano passado, passageiros enfrentam constantes atrasos e cancelamentos de vôos. Inicialmente, os problemas foram causados pela operação-padrão dos controladores, que restabeleceram à força parâmetros internacionais de segurança. O Cindacta-1 sofria com a falta de controladores, pois alguns tinham sido afastados pelas investigações sobre a queda do Boeing da Gol, ocorrida em setembro.
Depois, falhas em equipamentos passaram a contribuir para aumentar a espera nos aeroportos. Desde março, o aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), um dos maiores do país, pára sempre que chove forte, pois a pista auxiliar está fechada para reformas e a principal tem graves problemas de escoamento.
http://www1. folha.uol. com.br/folha/ cotidiano/ ult95u133975. shtml
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
O ministro da Defesa, Waldir Pires, minimizou nesta quarta-feira a crise no controle do tráfego aéreo do país. Ele atribuiu os problemas recentes no setor às falhas nos equipamentos e aos recursos humanos, numa referência indireta aos controladores de tráfego aéreo. O ministro considerou a crise como normal.
"Em países em desenvolvimento, essa é a rotina", afirmou, ao participar de audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir o caos aéreo.
Pires disse que o governo vai solucionar a crise e que está aprimorando os diagnósticos para impedir novos atrasos nos vôos. "Os fatores são definidos ao meu juízo em procedimento de gestão que determinaram ocorrências. Não há por que deixarem de serem reordenadas e postas a serviço do povo brasileiro."
O ministro saiu em defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que há duas semanas desautorizou o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, a dar ordem de prisão para os controladores amotinados no Cindacta-1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), em Brasília.
"Quando o presidente assume uma posição, ele assume como titular da soberania popular. Quando ele assume o comando supremo das Forças Armadas, ele tem o mandato oriundo de cada cidadão do Brasil. É a mais alta voz do Brasil, assume legitimamente."
Pires também disse que Lula agiu de forma correta ao designar o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) para negociar com os controladores e colocar fim ao motim ocorrido no fim de março --o mais grave do setor e que por, aproximadamente cinco horas, praticamente paralisou as decolagens no país. "Quando o presidente atribui diretamente a outros ordens de presença nas instituições, ele faz isso com legitimidade."
Participam também da audiência pública na Câmara dos Deputados os presidentes da Infraero (estatal que administra os aeroportos), José Carlos Pereira, da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi, além de Pires e Saito.
Crise
O pior episódio da crise ocorreu no dia 30 de março, quando controladores de tráfego aéreo paralisaram as atividades por cerca de cinco horas. O movimento começou no Cindacta-1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), em Brasília, e se espalhou para outras regiões do país.
Na ocasião, o governo federal chegou a firmar um acordo com os amotinados, mas recuou. Eles, agora, são investigados por suspeita de insubordinação.
Desde o final do ano passado, passageiros enfrentam constantes atrasos e cancelamentos de vôos. Inicialmente, os problemas foram causados pela operação-padrão dos controladores, que restabeleceram à força parâmetros internacionais de segurança. O Cindacta-1 sofria com a falta de controladores, pois alguns tinham sido afastados pelas investigações sobre a queda do Boeing da Gol, ocorrida em setembro.
Depois, falhas em equipamentos passaram a contribuir para aumentar a espera nos aeroportos. Desde março, o aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), um dos maiores do país, pára sempre que chove forte, pois a pista auxiliar está fechada para reformas e a principal tem graves problemas de escoamento.
http://www1. folha.uol. com.br/folha/ cotidiano/ ult95u133975. shtml
Srta. Koslova,
Este cidadão, o sr. Pires, e o Presidente da ANAC, sr. Zuanazzi, já estão zombando de nossa inteligência.
Será que o sr. Lula pensa que somos estúpidos, incautos, imbecis, ignorantes?
Honestamente srs., minha paciência sobre este assunto já esgotou-se!
Este cidadão, o sr. Pires, e o Presidente da ANAC, sr. Zuanazzi, já estão zombando de nossa inteligência.
Será que o sr. Lula pensa que somos estúpidos, incautos, imbecis, ignorantes?
Honestamente srs., minha paciência sobre este assunto já esgotou-se!
LUGAR DE OFF TOPIC É NO OUTRO TÓPICO
"Essa é a nossa eterna tragédia. Temos inveja dos outros, mas não queremos fazer os mesmos sacrificios."
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hayes escreveu:Srta. Koslova,
Este cidadão, o sr. Pires, e o Presidente da ANAC, sr. Zuanazzi, já estão zombando de nossa inteligência.
Será que o sr. Lula pensa que somos estúpidos, incautos, imbecis, ignorantes?
Honestamente srs., minha paciência sobre este assunto já esgotou-se!
De certa forma, nos somos sim, pense sobre isso friamente, o povo faz/fez algo?
Abs.
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Talvez seja normal para os ministros, que voam com a FAB, bypassando as esperas. E ainda sim dão piti, como as ministras Dilma Roussef e Marta Suplicy.
Antigamente falava-se que a única saída para o Brasil era o aeroporto. Agora, nem isso...
Abs a todos!
Em tempo: numa entrevista de rua, um repórter perguntou a um passante o que achava da crise aérea. Resposta: era bem feito para a classe média, para ela ver o que a classe pobre passa todos os dias esperando o ônibus...
Antigamente falava-se que a única saída para o Brasil era o aeroporto. Agora, nem isso...
Abs a todos!
Em tempo: numa entrevista de rua, um repórter perguntou a um passante o que achava da crise aérea. Resposta: era bem feito para a classe média, para ela ver o que a classe pobre passa todos os dias esperando o ônibus...
Bárbara Leite escreveu:E qual o teu comentário sobre isto, Koslova? Manda brasa, que a gente gosta de ler!!!
Oi Bárbara.
Você falando assim até me sinto como aquelas comunicadoras de radio do interior, no estilo, “Mariana Galvão, a voz do povo”.... ..Longe de mim este cálice...rs
Não tem muito que falar.
Apenas convido vocês a uma reflexão.
Qual é o primeiro passo para resolver um problema?
Como vamos resolver um problema complexo como esta crise do setor aéreo se as autoridades não reconhecem o problema, ou o minimizam?
Foram duas declarações importantes na imprensa hoje. O ministro da defesa minimizando o problema e o presidente da ANAC indo mais a fundo, dizendo que não existe crise aérea.
Sempre cobramos uma coordenação das autoridades nesta crise, e hoje, finalmente, pela primeira vez eles falaram de forma coordenada, que não existe crise. Bem, ai é para chorar.
Será que a gente enxerga os problemas de forma analítica?
Quando os militares endividaram o Brasil durante a ditadura, vivíamos o “Milagre Econômico” O resultado foi a crise da divida externa dos anos 80.
Quando FHC trocou a emissão de moeda pela emissão de títulos a juros exorbitantes, vivíamos a “Conquista da estabilidade econômica” O resultado foi o brutal endividamento publico do estado.
Quando Lula criou seus programas sociais eleitoreiros e deu aumentos e abriu vagas para o funcionalismo publico, para formar uma sólida base eleitoral, vivíamos “Um Brasil mais justo com distribuição de renda”. O resultado foi a reeleição do governo mais corrupto da nova republica.
Vou listas algumas coisas que vão acontecer daqui a 10 anos.
· A implosão da previdência social.
· O desaparecimento da capacidade de combate das FA’s
· A degradação da econômica formal pelo excesso de burocracia tributaria.
· A explosão dos índices de criminalidades pela falência simultânea da legislação, policia e sistema prisional e principalmente pela cultura de tolerância ao crime banal.
· Colapso do sistema de transportes rodoviários, ferroviários e portuário por falta de investimentos.
Listei o obvio. Ninguém precisa saber muita coisa para enxergar isto.
Mas é da nossa cultura negarmos o problema.
Ai quando estoura é o mesmo bla bla bla de sempre, primeiro se culpa o governo anterior, depois se minimiza a crise e finalmente se lança um pacotão de medidas genéricas para “equacionar” o problema. Ai explode outra crise, esquecemos da anterior e assim vamos tocando o barco.
Eu passei a semana passada no Brasil. Se falava tanto nos jornais do tal milésimo gol do Romário que fui pesquisar para saber de que se tratava.
Qual a moral da historia.
Para chegar a 1000 gols, ele precisou fazer uma contabilidade muito “mandrake” onde os números são frios. Mas mesmo sabendo que é mentira, mesmo sabendo que é um artifício, todos querem ver o gol de numero 1000 do Romário.
Adoramos uma mentira, somos viciados em uma abobrinha, problemas são chatos, as vezes frustrantes, problemas e analises é coisa de "nerds", bom é ser "Esperto"
O governo esta nos contando uma mentira, assim como o milésimo gol de Romário que não é na verdade o de numero mil, dizer que não houve uma crise, que não passa de uma invenção da imprensa que na falta de uma pauta melhor resolveu “aumentar” um assunto bobo, tudo isto soa como uma cotonete para nossos ouvidos.
Vamos esquecer estas coisas de previdência quebrada, de infra estrutura sucateada, de redução de carga tributária, quando der problema, o governo resolve.
alcmartin escreveu:
Em tempo: numa entrevista de rua, um repórter perguntou a um passante o que achava da crise aérea. Resposta: era bem feito para a classe média, para ela ver o que a classe pobre passa todos os dias esperando o ônibus...
Tem uma enorme sabedoria no que este entrevistado disse.
Quando um problema impacta diretamente na nossa querida classe media, especialmente na classe media alta, ai sim a visibilidade do fato é total.
Quando se falou tanto da morte covarde de cruel do menino João Helio no Rio de Janeiro, me perguntei, quantos meninos João Hélios, morrem em favelas, de diarréia, bala perdida, acertos de traficantes, e isto não ocupa lugar algum na mídia e na mente das pessoas do Brasil.
Será que os gritos daqueles passageiros em Congonhas, pedindo um lugar pra dormir e um banheiro para urinar não são os mesmos das centenas de filas que vão se formar esta madrugada em hospitais e postos de saúdes, de pessoas pobres que precisam de um medico para seus filhos doentes?
Temos dois brasis.
Aquele de classe média, que vive um inverno astral vez por outra em aeroportos, semáforos e caixas eletrônicos.
E temos um Brasil de gente pobre que vive neste inferno todo dia.
Nos, que estamos em casa, temos internet banda larga, freqüentamos o Fórum Defesa Brasil, pedimos pizza por telefone, vamos ao cinema domingo, será que conhecemos realmente o pais em que a gente vive?
-
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- Registrado em: Sáb Mai 13, 2006 12:11 am
- Localização: Onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor!
Ai, ai,ai...Com essas previsões, vou fazer meu testamento ainda hoje...Só tenho uma dúvida: se terei algo para deixar à minha filha além da educação que dei a ela...E após as previsões da Dra. Koslova, Madame Wings quer dar seus palpites também....
*Nivelamento (por baixo) das classes sociais;
*A decadência total do ensino (quem precisa de educação e cultura pra ser presidente, afinal?)
*Congestionamento nas listas de candidatos a cargos políticos;
*Fundação do SINCRI (Sindicato dos Criminosos);
*Venda da Amazônia, com concessão à navegação e pesca irrestrita por toda a extensão do Rio Amazonas;
*Liberação do comércio de órgãos para transplante;
*Incentivo à plantação da Canabis Sativa;
*E para a alegria de muitos, extinção das leis de trânsito (principalmente daquelas que penalizam motoristas embriagados).
Tenho certeza de que estou me esquecendo de muitas coisas, mas dado o adiantado da hora, não consigo lembrar de mais nada...Amanhã volto pra ver se vcs lembram de mais alguma coisa!
*Nivelamento (por baixo) das classes sociais;
*A decadência total do ensino (quem precisa de educação e cultura pra ser presidente, afinal?)
*Congestionamento nas listas de candidatos a cargos políticos;
*Fundação do SINCRI (Sindicato dos Criminosos);
*Venda da Amazônia, com concessão à navegação e pesca irrestrita por toda a extensão do Rio Amazonas;
*Liberação do comércio de órgãos para transplante;
*Incentivo à plantação da Canabis Sativa;
*E para a alegria de muitos, extinção das leis de trânsito (principalmente daquelas que penalizam motoristas embriagados).
Tenho certeza de que estou me esquecendo de muitas coisas, mas dado o adiantado da hora, não consigo lembrar de mais nada...Amanhã volto pra ver se vcs lembram de mais alguma coisa!
MIAAAUUUUSSS!!!!!