delmar escreveu:coelho escreveu:jambockrs escreveu: Meus prezados:
"Lula não sabe tomar decisões"
Entrevista: Marco Antonio Villa. historiador
......
fazer a primeira reforma ministerial, processo que levou cinco meses e, ao final, acabou em mudanças irrelevantes. Foi assim com a escolha dos novos nomes do segundo mandato, que só acabou há poucos dias com a nomeação de mais de 34 ministros e secretários importantes. É a maior equipe da história do Brasil. Nesse ritmo, por pouco não dividiu a Secretaria Especial da Pesca nas pastas da Água Salgada e Água Doce. Ainda assim, aí está o Ministério da Defesa à espera de uma decisão. Na dificuldade de fazer escolhas, o presidente fatiou o governo para acomodar 11 partidos, outro recorde histórico. É um governo concebido para não decidir.
......
fonte: jornal "Zero Hora" 7 abr 2007
Um abraço e até mais...
Eu concordo com o historiador.
Mas, não diria "Lula não sabe tomar decisões", e sim "Lula não tem coragem de tomar decisões", pois, dizer que ele "não sabe tomar decisões" pode indicar que as toma, ainda que erroneamente.
Se Lula não soubesse tomar decisões seria hoje um metalúrgico aposentado pelo INSS morando em algum subúrbio, na grande São Paulo. Ele cresceu e prosperou dentro dos sindicatos onde vale a política do conchavo, da rasteira, da intriga e do punhal nas costas. Sobreviveu e triunfou dentro deste ambiente. É um mestre.
Lula acomodou 11 partidos em seu governo. A maioria absoluta dos deputados. Onde o historiador ve indecisão eu vejo maquiavelismo e a preparação para um terceiro mandato "atendendo o apelo de todos". Com mais preocupação vejo muita gente considerando Lula um simplório, um individuo primário, incapaz de planejar a longo prazo. Desprezar e desconhecer o inimigo é o primeiro passo para a derrota.
Vamos continuar achando o Lula um indeciso e, não mais que de repente, estará ele aí com um terceiro mandato.
saudações
Não, Lula não é um tomador de decisões. Não toma decisões porque vive a cultuar a própria imagem. É um homem hesitante, do tipo que diz e volta atrás, como aconteceu recentemente em mais um episódio da famigerada crise aérea. E por que voltou atrás? Porque a coisa poderia descambar para pior e a imagem e o poder que tem poderiam correr riscos. O que ele faz mesmo é discurso e muita barulheira. Ele adora ser o presidente do Brasil, mas não decide com a freqüência que deveria, e governar, até onde sei, é decidir. Vive a postergar decisões. Está muito mais preocupado com a própria imagem do que com qualquer outra coisa e vê o poder como um fim, não como um meio.