PAK-FA engineering mockup accepted by MoD

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#16 Mensagem por Sniper » Sáb Abr 07, 2007 4:12 pm

Carlos Mathias escreveu:Sintra e Sniper, vocês tem algum documento do goveno russo corroborando essa data de 2020/2025?


Não, nenhum. A recíproca também vale... :wink:

Carlos, Levando em conta o período da construção do Mock-up até a entrada em operação de várias aeronaves, percebe-se que qualquer data antetrior a 2020 é irreal.

As coisas pioram quando levamo em conta o fato do PAK-FA ser um projeto Stealth (5ª geração) e que incorpora algumas tecnologias que a Rússia não domina ( pelo menos ninguém nunca viu).

Isso sem falar na total incerteza da sustentabilidade financeira do projeto. É fato que a Rússia não conseguirá desenvolver sozinha o projeto ficando a mercer dos Indianos e dos Chineses.

Corre-se o risco de quando o PAK-FA entrar em operação, os atuais projetos UCAV's como o europeu NEURON já estarem operacionais... :?




Imagem
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#17 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Abr 07, 2007 4:28 pm

É bom lembrar que o PAK-FA já foi adiado em outras oportunidades, não dá para especular sobre quando ficará pronto, desempenho, valores de aquisição e operação e sobre o mesmo, vale a regra do F-35, somente terminado todos os ensaios, conhecimentos sobre seu desempenho e valor final para usuários, ai sim, podemos debater sobre o mesmo, antes disto, é viajar na maionese e ficarmos debatendo sobre informações que podem não existir...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

#18 Mensagem por piratadabaixada » Sáb Abr 07, 2007 4:29 pm

Senhores,

Em 2003, se não me engano li que o protótipo do PAK-FA voaria em 2006, estamos em 2007 e agora falam em mock up...

Heronim




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#19 Mensagem por Morcego » Sáb Abr 07, 2007 4:32 pm

piratadabaixada escreveu:Senhores,

Em 2003, se não me engano li que o protótipo do PAK-FA voaria em 2006, estamos em 2007 e agora falam em mock up...

Heronim


Pois é, eu li isso tb, FOI aqui no DB se não me engano, ou no antigo forum militar.com.br.




Avatar do usuário
Patton
Sênior
Sênior
Mensagens: 1108
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 8:25 pm
Localização: Estados Unidos

#20 Mensagem por Patton » Sáb Abr 07, 2007 6:17 pm

Avioes de Stealth nos EUA antes da criacao do F-22:

Imagem

Imagem

Avioes de Stealth do resto do mundo antes da criacao do "PAK-FA"

??????????????????????????????




Imagem
Imagem

"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
Avatar do usuário
Berkeley Marques
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: Ter Jan 10, 2006 1:40 am
Localização: Rio De Janeiro, RJ, Brasil

#21 Mensagem por Berkeley Marques » Sáb Abr 07, 2007 6:38 pm

Eu não acredito na possibilidade do PAK-FA voar antes d 2020,e se o projeto chegar a ser concluído discordo que ele terá a mesma capacidade "staelth" do Raptor (observem que o desenvolvimento dessa tecnologia nos EUA vem de longa data e tendo aeronaves existentes a um tempo consideravel com essa capacidade.)




And Metal for All
Carlos Mathias

#22 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Abr 07, 2007 8:42 pm

Não, nenhum. A recíproca também vale... Wink

Carlos, Levando em conta o período da construção do Mock-up até a entrada em operação de várias aeronaves, percebe-se que qualquer data antetrior a 2020 é irreal.


Bem, se vamos entrar no campo das especulações e conjecturas, eu prefiro conjecturar em cima do que diz a Rússia.




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#23 Mensagem por Sniper » Sáb Abr 07, 2007 8:48 pm

Carlos Mathias escreveu:
Não, nenhum. A recíproca também vale... Wink

Carlos, Levando em conta o período da construção do Mock-up até a entrada em operação de várias aeronaves, percebe-se que qualquer data antetrior a 2020 é irreal.


Bem, se vamos entrar no campo das especulações e conjecturas, eu prefiro conjecturar em cima do que diz a Rússia.


E o que diz a Rússia ? Tem algum documento ?

Especulação por especulação, a três anos atrás falavam que o Mockup ficaría pronto em 2006... :roll:

Tudo absolutamente que se fala hoje do PAK-FA não passa de especulação... :wink:

Abraços!




Imagem
Carlos Mathias

#24 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Abr 07, 2007 8:58 pm

Ah, tá bom então. Mas sendo assim, como é que se chega a uma data para a entrada em operação do avião? Pode ser amanhã, pode ser daqui a 100 anos, pode nem mesmo acontecer... Chute por chute, exercício de imaginação por exercício de imaginação, vou ficando com estas notícias de mock-up e tal. Pelo menos foi alguém de lá que falou. :wink:




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#25 Mensagem por orestespf » Seg Abr 09, 2007 5:42 pm

Prezados amigos,

Sniper
s coisas pioram quando levamos em conta o fato do PAK-FA ser um projeto Stealth (5ª geração) e que incorpora algumas tecnologias que a Rússia não domina ( pelo menos ninguém nunca viu).


Caro amigo Sniper, é uma afirmação muito forte essa de que "os russos não dominam tal tecnologia"... Dado o meu grau de envolvimento com esse tipo de tecnologia e justamente com os russos, gostaria de perguntá-lo em qual(ais) informação(ões) ou parâmetro(s) técnico(s) você se apoia para para sustentar tal argumento. Não desprezo o que você escreveu, pelo contrário, mas gostaria de saber se tudo que estudei sobre o assunto junto com os russos me coloca na posição de "defasado" ou "ignorante" sobre o asssunto; se este for o caso, preciso urgentemente procurar outro "time"... rsrsrs

Como se trata de tecnologia sensível, é razoável que não se tenha muita informação sobre o que cada país possui ou não, ou seja, o que é verdade ou falsidade. No caso russo, por experiência própria, posso assegurar que a grande maioria não sabe o quanto eles sabem e o que eles possuem de concreto. A falta de grana para desenvolver certos projetos não significa nada em caso de conflito, pois o cenário é outro e se você conhece a tecnologia, você aplica. Mas isso não cabe neste tópico...

Dizer que não tem porque não viu, leu ou ouviu falar, dista muito do fato de não existir. Se os amigos duvidam do que eles dizem (todos os países acabam blefando), é só uma especulação ou torcida contrária. Mas como argumento, deixa muito a desejar...

Saudações cordiais,
Orestes




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#26 Mensagem por Wolfgang » Seg Abr 09, 2007 5:47 pm

orestespf escreveu:Prezados amigos,

Sniper
s coisas pioram quando levamos em conta o fato do PAK-FA ser um projeto Stealth (5ª geração) e que incorpora algumas tecnologias que a Rússia não domina ( pelo menos ninguém nunca viu).


Caro amigo Sniper, é uma afirmação muito forte essa de que "os russos não dominam tal tecnologia"... Dado o meu grau de envolvimento com esse tipo de tecnologia e justamente com os russos, gostaria de perguntá-lo em qual(ais) informação(ões) ou parâmetro(s) técnico(s) você se apoia para para sustentar tal argumento. Não desprezo o que você escreveu, pelo contrário, mas gostaria de saber se tudo que estudei sobre o assunto junto com os russos me coloca na posição de "defasado" ou "ignorante" sobre o asssunto; se este for o caso, preciso urgentemente procurar outro "time"... rsrsrs

Como se trata de tecnologia sensível, é razoável que não se tenha muita informação sobre o que cada país possui ou não, ou seja, o que é verdade ou falsidade. No caso russo, por experiência própria, posso assegurar que a grande maioria não sabe o quanto eles sabem e o que eles possuem de concreto. A falta de grana para desenvolver certos projetos não significa nada em caso de conflito, pois o cenário é outro e se você conhece a tecnologia, você aplica. Mas isso não cabe neste tópico...

Dizer que não tem porque não viu, leu ou ouviu falar, dista muito do fato de não existir. Se os amigos duvidam do que eles dizem (todos os países acabam blefando), é só uma especulação ou torcida contrária. Mas como argumento, deixa muito a desejar...

Saudações cordiais,
Orestes


Tem razão, Orestes. However...
OS EUA estão há, pelo menos, 30 anos à frente do mundo nessa tecnologia. O know-how deles na área deve ser muito superior à russa. O fato é que eles têm aviões com essa tecnologia desde a década de 70 e de lá ár cá, nem outro país no mundo sequer fez decolar um protótipo stealth.
Não acredito que essa lacuna possa ser suprida tão rapidamente sem que haja investimento maciços, coisa que por hora, a Rússia não pode fazer, ao menos em níveis próximos aos EUA.

Saudações
Fabio




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#27 Mensagem por orestespf » Seg Abr 09, 2007 5:51 pm

Plinio Jr escreveu: É bom lembrar que o PAK-FA já foi adiado em outras oportunidades, não dá para especular sobre quando ficará pronto, desempenho, valores de aquisição e operação e sobre o mesmo, vale a regra do F-35, somente terminado todos os ensaios, conhecimentos sobre seu desempenho e valor final para usuários, ai sim, podemos debater sobre o mesmo, antes disto, é viajar na maionese e ficarmos debatendo sobre informações que podem não existir...


Disse tudo Plínio, qualquer coisa a mais do que escreveu é pura especulação ou torcida (de qualquer lado). Têm "fontes" que nem deveriam ser levadas em consideração, a capacidade de compreensão da maioria daqui é suficiente para saber que não dá pra concluir nada ainda.

Talvez a única coisa que podemos especular com algum sentido é se a Rússia não está muito atrasada em caças de 5ªG (independente da data que voará ou não o PAK).

A forma de "encarar" um conflito de "grande porte" difere de nação para nação. Alguns apostam suas fichas nos vetores não tripulados e outros não! Quem está certo? Todos! Está "claro" pra mim que teremos vetores tripulados por muito tempo, mas não podemos ignorar a "outra forma".

Abraços,
Orestes




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#28 Mensagem por orestespf » Seg Abr 09, 2007 6:13 pm

Olá Wolfgang (Fábio),

bom esse seu argumento, gostei mesmo. Está correto no que disse, o problema talvez seja outro. Existe uma sutil (mas expressiva) diferença entre ter uma tecnologia "operacional" e ter a tal tecnologia "não operacional". Os países têm prioridades e "políticas" (principalmente as de ocasião) e isto interfere no desenvolvimento de projetos. O "caminhar" dos russos parece ser mais lento que os americanos, no sentido que eles não demonstraram nada operacional até hoje (como os demais países).

Ter algo implementado não o torna eficiente, e lá eles têm muito dinheiro... Se não der certo, tenta de novo, o importante é não perder a liderança. Na verdade muito se disse e ainda se diz sobre tal tecnologia Stealth, mas a forma que se opera tais vetores (os mais "antigos") são questionáveis por vários países. Não que sejam ruins, longe disso, mas "sugere" haver algo que não funciona em sua plenitude... (não irei me alongar...)

Sem querer ser polêmico (não estou usando de apologias de qualquer espécie, o que é bom deve ser respeitado, seja de qual origem for), é bom lembrar que os aviões americanos com a tal tecnologia Stealth nunca enfrentaram uma situação de combate real com algum país que tenha tecnologia de ponta. Já foram testados em combate e com bom resultado, mas veja o que aconteceu com o F-117: já não está operacional. Além do mais, o "bicho" praticamente só operava à noite... O resto deixo para especularmos... rsrsrs

Onde estou querendo chegar com isso? Bem, tem muita propaganda (de qualquer lado) e pouca informação de fato. Que o F-22 é um senhor vetor, não há dúvidas, porém o que deve ser questionado é o quanto de tecnologia deve ser integrada em vetores de "padrão inferior" para torná-los mais competitivos e ainda eficientes.

Resumindo: será que compensa para a grande maioria dos países possuir tal vetor (F-22 ou F-35) "hoje" pagando o preço que sabemos, em detrimento de opções mais adequadas a suas realidades geopolíticas? Será que outros países também não possuem algum grau de conhecimento neste campo, mas vêem a implementação como algo que torna caro demais para "operacionalizar" tal investimento? Podemos e devemos especular... Se isto fizer algum sentido, então seria razoável admitir que "estas coisinhas" poderiam ficar para segundo plano, e em caso extremo (esforço de guerra), poderiam efetivamente (se necessário) operacionalizar tais tecnologias... ou não!

Saudações cordiais,
Orestes




Carlos Mathias

#29 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Abr 09, 2007 6:26 pm

[009]




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#30 Mensagem por Túlio » Seg Abr 09, 2007 6:51 pm

Além do que essa charla de 'os ianques estão à frente' não cola mais, achavam isso quando tinham seus F15 e Sidewinder, e um belo dia deram de cara com Flankers e R73, tiveram que correr para acompanhar...

E se houverem OUTRAS kôzaz guardadas? :wink:




Responder