Embraer estuda lançar avião militar de transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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coelho
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Re: Embraer estuda lançar avião militar de transporte

#31 Mensagem por coelho » Sáb Abr 07, 2007 6:13 pm

Koslova escreveu:A Embraer faria um bem danado a FAB, se ao invés de querer lhe empurrar um avião militar de transporte médio, tomasse uma postura de parceira integradora isenta e comprometida com o futuro FX, seja ele um modelo escolhido pela FAB e não um modelo escolhido pela empresa e empurrado guela abaixo.


Não acho que exista isso de a Embraer empurrar avião goela abaixo da FAB, até mesmo porque a FAB nunca se mostrou subjugada a Embraer. Não existe calendário nem nada de concreto a respeito do projeto. Como disse o Botelho, o avião ainda "é apenas uma idéia". Se não existir interesse algum da FAB ou de outra Força Aérea, a idéia simplesmente não avançará.



Koslova escreveu:Não tenho nada contra a industria nacional, pelo contrario, mas ela tem que trabalhar para a FA local, e não a FA local trabalhar para ela.


Esse é um ponto de vista bastante equivocado acerca da relação FAs-BID, na minha opinião. Acho que a relação FAs-BID é simbiótica, ou seja, uma trabalha para a outra e uma não existe sem a outra. Não existe BID forte e FAs fracas, nem o contrário. A indústria bélica dos EUA, por exemplo, é forte por causa do mercado local, dos pedidos feitos pelo governo, que faz aquisições em grandes quantidades e que exige produtos de alta-tecnologia. E o contrário também é verdadeiro: os EUA têm FAs fortes porque têm uma BID capaz de produzir o que pede, na quantidade que pede.




Editado pela última vez por coelho em Sáb Abr 07, 2007 7:01 pm, em um total de 1 vez.
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#32 Mensagem por Brasileiro » Sáb Abr 07, 2007 6:21 pm

O problema Koslova, é que se a indústria nacional for trabalhar pra o mercado nacional ela vai à falência, como já disse o presidente da Avibrás.
O mercado nacional é frio e não tem demanda alguma quase. Então é preferível lançar produtos para países que tem volume de encomendas do que desenvolver um produto para o cenário brasileiro e depois vender uma dúzia.
A Embraer está corretíssima...antes isso do que quebrar....se o governo brasileiro não ajuda, há outros que querem.
Aí a culpa não é da indústria nacional que fabrica para fora, mas sim do governo que não gera demanda e tampouco as auxilia em seus projetos. Por fim, para uma empresa aérea brasileira é mais fácil comprar um Airbus, Boeing, Dash ou qualquer outro avião do que comprar um Embraer.
E a culpa é de quem?


abraços]




rcolistete
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Re: Embraer estuda lançar avião militar de transporte

#33 Mensagem por rcolistete » Sáb Abr 07, 2007 6:23 pm

Mapinguari escreveu:
Ou a Embraer está enxergando um nicho no mercado que ninguém mais está vendo, como um substituto para as centenas de C-130 em uso no mundo, ou sei não...
Tirando o fato de que a maior parte dos usuários de C-130E/H vejam como natural substituto destes modelos o C-130J, e contando que a FAB compre o tal C-X da Embraer, o negócio é torcer para que a Embraer esteja mesmo vendo o que ninguém mais está....


Caro Alexandre Fontoura,

É bom lembrar que o C-130J passou por muitos problemas com seus 1os operadores (UK, etc). Ainda hoje não é bem visto por ser bem diferente dos C-130E/H anteriores em termos de operação, manutenção, etc.

[]s, Roberto Colistete Jr.




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Re: Embraer estuda lançar avião militar de transporte

#34 Mensagem por Koslova » Sáb Abr 07, 2007 7:58 pm

Mapinguari escreveu:
Ou a Embraer está enxergando um nicho no mercado que ninguém mais está vendo, como um substituto para as centenas de C-130 em uso no mundo, ou sei não...
Tirando o fato de que a maior parte dos usuários de C-130E/H vejam como natural substituto destes modelos o C-130J, e contando que a FAB compre o tal C-X da Embraer, o negócio é torcer para que a Embraer esteja mesmo vendo o que ninguém mais está....




Concordo 100% com você. Eu particularmente não enxergo este nicho de mercado. Mas a Embraer tem uma boa acertividade, pelo menos no segmento Regional Jet´s e Executive Jet´s tem acertado, neste caso, bem, eu espero pra ver.




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#35 Mensagem por Barao Vermelho » Dom Abr 08, 2007 11:12 am

Bem que a EMBRAER poderia pensar em algo com 4 motores.




Avançar sempre, combater até o fim, sem rendição nem retirada!
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#36 Mensagem por Vector » Dom Abr 08, 2007 11:18 am

Barao Vermelho escreveu:Bem que a EMBRAER poderia pensar em algo com 4 motores.


Porquê???

Vector




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#37 Mensagem por Brasileiro » Dom Abr 08, 2007 11:23 am

Tomara que esse novo cargueiro não seja o Osório da Embraer....



abraços]




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#38 Mensagem por Vector » Dom Abr 08, 2007 11:26 am

Brasileiro escreveu:Tomara que esse novo cargueiro não seja o Osório da Embraer....



abraços]


Porque seria??? Tenha certeza que a EMbraer só se lançará num novo programa se houver uma consideravél redução nos riscos do negócio, como obter parceiros de risco e encomendas em avançado...

Sds,
Vector




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Re: Embraer estuda lançar avião militar de transporte

#39 Mensagem por Marino » Dom Abr 08, 2007 11:28 am

Marino escreveu:
Marino escreveu:
Vector, e a posição da Embraer no FX-2, agora que se afastou dos grupos franceses?
Pairando acima, aguardando o vencedor que transferirá tecnologia, obrigatoriamente, ou vai se posicionar?
Marino

Vector, apresento de novo minha dúvida.
Marino

Vector
Você sabe como se posicionará a Embraer no FX-2?




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#40 Mensagem por rcolistete » Dom Abr 08, 2007 11:47 am

Caro Vector,

Acho que muitos estão fazendo críticas e esquecendo do principal :

Parabéns à Embraer por ousar ao entrar em mais um projeto, o C-X ! Parabéns ao Vector por fazer parte dele ! Esperemos que em breve sejam divulgados oficialmente detalhes, que a FAB e outros países o encomendem.

Vector, esse C-X também visaria o mercado civil de carga ? Ou somente militar ? Teria participação de vários países tal como nos Embraer 135 a 190 (Japão, etc) ?

Abraços,

Roberto Colistete Jr.




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Re: Embraer estuda lançar avião militar de transporte

#41 Mensagem por Vector » Dom Abr 08, 2007 11:54 am

Marino escreveu:
Marino escreveu:
Marino escreveu:
Vector, e a posição da Embraer no FX-2, agora que se afastou dos grupos franceses?
Pairando acima, aguardando o vencedor que transferirá tecnologia, obrigatoriamente, ou vai se posicionar?
Marino

Vector, apresento de novo minha dúvida.
Marino

Vector
Você sabe como se posicionará a Embraer no FX-2?


Não sei. Lá nunca ninguém nem comentou de um FX2. Aliás ouvi falar de um monte de novos projetos, mas nunca de um novo FX2, de uma nova associação ou coisa do tipo.

Vector




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#42 Mensagem por Vector » Dom Abr 08, 2007 11:58 am

rcolistete escreveu:Caro Vector,

Vector, esse C-X também visaria o mercado civil de carga ? Ou somente militar ? Teria participação de vários países tal como nos Embraer 135 a 190 (Japão, etc) ?

Abraços,

Roberto Colistete Jr.


Roberto,

por enquanto tudo ainda está no campo das possibilidades, já que o tal avião não passa ainda de um estudo. Não é um projeto ainda dentro da empresa, portanto é muito cedo par se falar qualquer coisa.

Vamos aguardar até que a empresa se pronuncie oficialmente. Não estou autorizado a dizer nada antes. Portanto vamos aguardar.

Esses assuntos ligados a novos projetos são considerados estratégicos e qualquer informação sobre os mesmos são classificadas como confidenciais e até mesmo como "secreto". Não serei eu a vazar informações. Desculpem-me, mas é uma questão de ética profissional. Assim que algo for anunciado oficialmente, poderemos conversar a respeito do que for dito.

Sds,
Vector




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#43 Mensagem por Túlio » Dom Abr 08, 2007 12:13 pm

Pois, pelo que pude entender deste tópico, o caminho é falar BEM MAL da Embraer e o Vector véio vai entregando o ouro aos pouquitchos...heheheheheheheheheh

Sério agora, discordo frontalmente da Mestra Koslova, o tale de 'nicho' é ululantemente óbvio, claro que o substituto natural do C130 seria o Juliet, mas levando-se em conta os problemas que tem enfrentado e os custos astronômicos que apresenta, um JATO com algo maior capacidade de carga/PAX seria SIM um concorrente duríssimo para um turbohélice...




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#44 Mensagem por helio » Dom Abr 08, 2007 12:32 pm

Amigos
somente agora lí o que vcs escreveram a respeito do novo produto da EMBRAER.
Gostaria de colocar as seguintes considerações:
-Segundo pude observar o novo projeto visa oferecer um vetor de transporte intermediário entre o C-27 Spartan e o C-130 Hercules.
- A EMBRAER antes e lançar um projeto, como todas as grandes fabricas do mundo, costumam fazer um completo estudo de viabilidade de mercado, e com certeza detectaram um nicho de mercado.
- Infelizmente, talvez, por ignorancia da minha parte, não estou conseguindo vislumbrar tal nicho. Provavelmente o novo projeto será de um bimotor, porem bastante sofisticado, pois a EMBRAER conforme afirmou quando desdenhou concorrer com a modernização dos nossos Orion, somente se interessaria em projetos que agregassem uma significante absorção de novas tecnologias.
fico imaginando um avião do tipo Transall ou um C-27 aumentado.
- Não acredito sinceramente, (por favor me corrijam se estiver equivocado) num nicho neste setor, pois a abundante oferta de C-130H, ainda mais com a incorporação cada vez mais crescente de C-130J em FA do primeiro mundo, um novo projeto que sem dúvida custará muito mais caro que um C-130H usado não conseguirá ser bem sucedido.
- Os primeiros sintomas desta transformação já começaram, com as FA mais pobres substituindo sua frota de C-130A/B por C-130E/H. Quantos C-130 os EUA poderão disponibilizar? Acho que quase 3 centenas, sem contar com FA da Europa e outros do 1º Mundo.
- A célula de um C-130 dura bastante, e vemos aí C-130 de 40 anos de uso que poderão voar tranquilamente mais 30 anos.
- Talvez a EMBRAER vislumbre uma descontinuidade no fornecimento de sobressalentes do C-130, o que poderia acelerar o processo de obsolescencia , mas até que isto venha a ser sentido, quanto tempo a EMBRAER terá que lutar para consolidar este novo avião?
- E aí vem o que mais tememos: Geralmente o melhor argumento para que um país adote um equipamento militar, é mostrando que as forças armadas do país de origem adotaram o produto e estão satisfeitos com ele. Isto quer dizer que para que a EMBRAER possa exportar mais fácilmente, a FAB deverá adotar o novo avião, tendo que protelar outros projetos mais urgentes. Vimos isto recentemente quando a FAB teve que engolir os EMB-145 da Rio Sul para supostamente utilizar na CAN. Que eu saiba a CAN da Amazonia, aonde o transporte aéreo mais faz falta utiliza Brasilia, Caravan e Bandeirante. Pior ainda, destivamos um avião que estava em ótimas condições e com folha corrida de pouquissimos acidentes em toda a sua carreira: o Avro 748

Abraços
Hélio




Vector
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#45 Mensagem por Vector » Dom Abr 08, 2007 12:52 pm

helio escreveu:Amigos
somente agora lí o que vcs escreveram a respeito do novo produto da EMBRAER.
Gostaria de colocar as seguintes considerações:
-Segundo pude observar o novo projeto visa oferecer um vetor de transporte intermediário entre o C-27 Spartan e o C-130 Hercules.
- A EMBRAER antes e lançar um projeto, como todas as grandes fabricas do mundo, costumam fazer um completo estudo de viabilidade de mercado, e com certeza detectaram um nicho de mercado.
- Infelizmente, talvez, por ignorancia da minha parte, não estou conseguindo vislumbrar tal nicho. Provavelmente o novo projeto será de um bimotor, porem bastante sofisticado, pois a EMBRAER conforme afirmou quando desdenhou concorrer com a modernização dos nossos Orion, somente se interessaria em projetos que agregassem uma significante absorção de novas tecnologias.
fico imaginando um avião do tipo Transall ou um C-27 aumentado.
- Não acredito sinceramente, (por favor me corrijam se estiver equivocado) num nicho neste setor, pois a abundante oferta de C-130H, ainda mais com a incorporação cada vez mais crescente de C-130J em FA do primeiro mundo, um novo projeto que sem dúvida custará muito mais caro que um C-130H usado não conseguirá ser bem sucedido.
- Os primeiros sintomas desta transformação já começaram, com as FA mais pobres substituindo sua frota de C-130A/B por C-130E/H. Quantos C-130 os EUA poderão disponibilizar? Acho que quase 3 centenas, sem contar com FA da Europa e outros do 1º Mundo.
- A célula de um C-130 dura bastante, e vemos aí C-130 de 40 anos de uso que poderão voar tranquilamente mais 30 anos.
- Talvez a EMBRAER vislumbre uma descontinuidade no fornecimento de sobressalentes do C-130, o que poderia acelerar o processo de obsolescencia , mas até que isto venha a ser sentido, quanto tempo a EMBRAER terá que lutar para consolidar este novo avião?
- E aí vem o que mais tememos: Geralmente o melhor argumento para que um país adote um equipamento militar, é mostrando que as forças armadas do país de origem adotaram o produto e estão satisfeitos com ele. Isto quer dizer que para que a EMBRAER possa exportar mais fácilmente, a FAB deverá adotar o novo avião, tendo que protelar outros projetos mais urgentes. Vimos isto recentemente quando a FAB teve que engolir os EMB-145 da Rio Sul para supostamente utilizar na CAN. Que eu saiba a CAN da Amazonia, aonde o transporte aéreo mais faz falta utiliza Brasilia, Caravan e Bandeirante. Pior ainda, destivamos um avião que estava em ótimas condições e com folha corrida de pouquissimos acidentes em toda a sua carreira: o Avro 748

Abraços
Hélio


É só que a incorporação dos ERJ-145 pela FAB nada teve a ver com a EMBRAER, e com uma viabilização de exportações, já que o ERJ-145 já era uma plataforma amplamente aceita internacionalmente.

A coisa foi entre o BNDES e a Varig. Sendoa EMBRAER contratada para revisar e modificar algumas das aeronaves antes da entegra para seus novos operadores, A FAB, A PF e a Aerolitoral do México.

Quanto ao nicho de mercado do novo avião, bem cada um tem a sua opinião. E se o avião for lançado é porque estudos bem sérios e efetuados por pessoas reconhecidamente competentes indicou que tal nicho existe e tem um tamanho tal que compensa o risco.

Mas repito, tudo ainda está no campo dos estudos de viabilidade, portanto fica difícil discutir sobre nicho de mercado se não se sabe direito como será o avião, e a que ele se pretende exatamente.

Sds,
Vector




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