A-29 TUCANO - Acidente

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#76 Mensagem por Skyway » Sex Abr 06, 2007 12:01 am

Fique tranquilo, que pela foto, as chances de se recuperar essa aeronave são grandes.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#77 Mensagem por Bolovo » Sex Abr 06, 2007 1:32 am

Skyway escreveu:Fique tranquilo, que pela foto, as chances de se recuperar essa aeronave são grandes.

O pessoal daqui de São José (aka FAB) disse justamente o contrário... :|




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Soufa
Júnior
Júnior
Mensagens: 28
Registrado em: Qua Jul 26, 2006 11:31 pm

#78 Mensagem por Soufa » Sex Abr 06, 2007 1:32 am

Vidas é que não se recuperam..




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#79 Mensagem por Skyway » Sex Abr 06, 2007 2:19 am

Bolovo escreveu:
Skyway escreveu:Fique tranquilo, que pela foto, as chances de se recuperar essa aeronave são grandes.

O pessoal daqui de São José (aka FAB) disse justamente o contrário... :|


Eita! :shock:

E por que? Torção da Estrutura?


Soufa escreveu:Vidas é que não se recuperam..


Concordo plenamente. :(




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#80 Mensagem por Bolovo » Sex Abr 06, 2007 2:28 am

Skyway escreveu:
Bolovo escreveu:
Skyway escreveu:Fique tranquilo, que pela foto, as chances de se recuperar essa aeronave são grandes.

O pessoal daqui de São José (aka FAB) disse justamente o contrário... :|


Eita! :shock:

E por que? Torção da Estrutura?

Yeap. Tem avião que vai pro caixão por menos que isso que aconteceu com os Super Tucanos de anteontem. Ontem de manhã, meu irmão fez o vôo de check, e ele aproveitou e perguntou pra uma porrada de pilotos, seja civil, seja militar, sobre o que aconteceu pra dar tudo isso. A resposta foi unânime. Faltou planejamento na missão (onde já se viu, os aviões estavam secos sobre BV) e faltou experiência (o avião é ultra-moderno, mapa no MFD, , ejetaram de ponta cabeça, etc, e os caras conseguiram isso). Todos os Tenentes envolvidos no acidente podem dar adeus a patente de Brigadeiro.

Quatro PT em 2 dias.

03/04/2007 = Um Bandeco do GEEV, em São José dos Campos
04/04/2007 = Três Super Tucanos, no estado de Roraima

TODOS, erro humano (sim, não tem laudo, não tem nada, mas pelo número de informações que eu tenho, já dá pra concluir). Que isso. :shock:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Poti Camarão
Sênior
Sênior
Mensagens: 819
Registrado em: Ter Mai 23, 2006 10:16 pm
Localização: Natal - Brasil
Agradeceram: 2 vezes

#81 Mensagem por Poti Camarão » Sex Abr 06, 2007 7:13 am

Bolovo escreveu:
Skyway escreveu:
Bolovo escreveu:
Skyway escreveu:Fique tranquilo, que pela foto, as chances de se recuperar essa aeronave são grandes.

O pessoal daqui de São José (aka FAB) disse justamente o contrário... :|


Eita! :shock:

E por que? Torção da Estrutura?

Yeap. Tem avião que vai pro caixão por menos que isso que aconteceu com os Super Tucanos de anteontem. Ontem de manhã, meu irmão fez o vôo de check, e ele aproveitou e perguntou pra uma porrada de pilotos, seja civil, seja militar, sobre o que aconteceu pra dar tudo isso. A resposta foi unânime. Faltou planejamento na missão (onde já se viu, os aviões estavam secos sobre BV) e faltou experiência (o avião é ultra-moderno, mapa no MFD, , ejetaram de ponta cabeça, etc, e os caras conseguiram isso). Todos os Tenentes envolvidos no acidente podem dar adeus a patente de Brigadeiro.

Quatro PT em 2 dias.

03/04/2007 = Um Bandeco do GEEV, em São José dos Campos
04/04/2007 = Três Super Tucanos, no estado de Roraima

TODOS, erro humano (sim, não tem laudo, não tem nada, mas pelo número de informações que eu tenho, já dá pra concluir). Que isso. :shock:


Ejetaram de ponta cabeça porque após o avião bater na torre foi nessa posição que ele partiu para o solo. Os pilotos não tinham alternativa quanto a isso.




Vector
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 279
Registrado em: Qui Jan 11, 2007 9:28 am

#82 Mensagem por Vector » Sex Abr 06, 2007 8:56 am

Bem... muitas suposições, pouca coisa de concreto...

Quem disse que são 4 Perdas Totais????

O A-29 que caiu na praça eu acho sim que seja PT... mas pelas fotos do que fez um pouso forçado na estrada, ele é recuperável sim. Não é certeza, mas pelas imagens eu diria que uma troca de asa e grupo motopropulsor e mais alguns reparos dariam conta do recado. A menos que economicamente não seja interessante.

E os outros A-29? cadê as fotos pra gente analisar???

Alguns meses atrás um 747 bateu com sua asa na deriva de um ERJ em Madri. Todo o conjunto do estabilizador horizontal + vertical e parte da fuselagem traseira foram simplesmente arrancados. O avião está aí, voando novamente.

Um E-190 fez um pouso duro e o trem de nariz entrou fuselagem adentro, sendo que todo o revestimento da fusealgem dianteira ficou amassado. A caverna de pressão foi perfurada e etc... O avião está aí, voando.

A poucos dias atrás um E170 fez um pouso em mal tempo (neve), varou a pista, derrubou um muro e parou numa vala. Danificou toda a fusegem dianteira e parte da fuselagem central. Tecnicamente o avião foi considerado como recuperável. Só está aguardando o parecer do seguro.

Então, existem grandes chances de recuperação sim. Não podemos descartá-la não, nem no caso do EMB-110 que fez pouso forçado. Neste caso acho que possa ser dada perda total não tecnicamente, mas porque os Bandeirantes "cadeirinha" já estão sendo mesmo descarregados da FAB, e talvez por isso não compense recuperá-lo.

Então vamos com calma ...

Sds,
Vector




Pampa
Júnior
Júnior
Mensagens: 36
Registrado em: Sáb Set 24, 2005 9:59 pm

#83 Mensagem por Pampa » Sex Abr 06, 2007 10:37 am

O Vector tem razão.
A primeiras infos e imagens mostram que apenas o que caiu na final de BV é w/o. Os demais devem ser recuperados via EMBRAER e CLS.

Amigos, sei da ânsia por saber o que aconteceu. Por entender este fato que não acontece todo o dia. Mas de fato, não sabemos o que eles enfrentaram e quais as dificuldades/erros/acertos cometidos. Lembre-se, as decisões tem que ser tomadas em fraçoes de segundos.

O que soube é que o 1°/3° estava no CPBV em missão de emprego por três semanas e aquele dia, era o regresso para casa via MAO. Eles vinham por esquadrilhas. Quando chegaram a BV pegaram um pé d'àgua fenomenal. Aqui tentem se colocar no lugar deles.

A perna MAO - BV é longa. Por tanto estavam com combustível já entrando no limite de alternar. Vinham de outra perna longa Cachimbo - MAO.
O A-29 não tem radar. Ver e analizar um CB é no visual.
Tão pouco nenhum radar de TMA e o de Boa Vista é igual, não é radar metereológico e sim de controle de tráfego. O radar de terminal no máximo vê núcleos de CB.
A torre da TIM no meio do caminho dita como não plotada é coisa normal. Hj com a dita globalização, as empresas constrõem coisas (antenas, prédios, cilos) do nada e sem verificar se é possível ou não. Vale o interesse economico. Muitas vezes a FAB tenta vetar, mas elas entram na justiça e conseguem construir, muitas vezes com apoio da prefeitura e estado que tem interesse direto. Há várias histórias destas Brasil a fora.

Perguntem a um piloto que voa NBA, em especial de helicópteros. Vcs vão ouvir que eles tem que estar plotanto coisas nos mapas manualmente, pois isto ou aquilo não existem. Em 1998 um F-5E do 14 caiu no RS pq uma torre de alta tensão que não existia no mapa, "apareceu" na navegação. Custou a vida do piloto e a aeronave.
Para vc construir coisas principalmente perto de aeroporto vc precisa da autorização do COMAER. Coisa que muitas vezes é negada e ai vem a justiça e diz pq não? Gera emprego. Voto. Renda! Não adianta MFD com mapa se a tal torre oficialmente não existe.

Quem já vui uma situação destas, sabe que eles não devem ter tentado o pouso via pilofe. Por estar IFR e sob chuva forte, o APP deve ter dispersado eles e largado um a um na final ILS ou PAR. Imagino que o que caiu na final vinha na aproximação IFR quando colidiu. Os demais talvez tenham tentado o pouso, mas tiveram que arremeter por não encontrar visual na DA. Com combustível no limite, restou o pouso fora de aeródromo. Vcs tem que ver que apesar de parecer trágico, eles tiveram capacidade operacional de gerenciar o problema e fazer pousos controlados sem danos a terceiros. Isto demonstra capacidade operacional e treinamento. Talvez devessemos pensar que algo anormal surpreendeu aqueles aviadores, que conseguiram minimizar e controlar danos.

Por fim a ejeção numa aeronave em tanden é sempre 2-1, ou seja, sai o assento de traz e após o 1P. Pq? Porque se não o fogo da ejeção queimaria o 2P. Provavelmente o 2P saiu ainda em condições normais, talvez até a 90°, mais quando da ejeção do 1P, o A-29 deveria estar ou quase estar no dorso devido ao desequilibrio da colisão. Neste caso devido a baixíssima altitude, ele foi jogado contra o solo.

Mas tudo isto será exclarecido pelo CENIPA.

Condolências a família, ao 1°/3° GAV e a FAB




Avatar do usuário
gingerfish
Sênior
Sênior
Mensagens: 1449
Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 8:45 am
Localização: juiz de fora
Agradeceram: 84 vezes

#84 Mensagem por gingerfish » Sex Abr 06, 2007 10:51 am

Mas Vector, aí tem que ver o preço de um 747, e o preço de um Super Tucano.., mas a questão é, perder um Boeing 747 sendo que ele pode ser recuperável.. Só estou dando a minha opinião....




A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
Vector
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 279
Registrado em: Qui Jan 11, 2007 9:28 am

#85 Mensagem por Vector » Sex Abr 06, 2007 11:23 am

gingerfish escreveu:Mas Vector, aí tem que ver o preço de um 747, e o preço de um Super Tucano.., mas a questão é, perder um Boeing 747 sendo que ele pode ser recuperável.. Só estou dando a minha opinião....


Não, não.... quem foi danificado foi o ERJ e não o 747. Este grandão só sofreu um amassamento no bordo de ataque da asa. O ERJ foi "destruído", tenho fotos...

Mas o ERJ está voando novamente...

Sds,
Vector




rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

#86 Mensagem por rcolistete » Sex Abr 06, 2007 11:44 am

Olá pessoal,

Bolovo, quer tenha ou não opinião do pessoal da FAB, é bom ser prudente e respeitoso e não sair culpando os outros sem provas. Como dito aqui, os caras não tinham apoio de radar meteorológico (próprio ou de terra), não tinham altitude máxima para subir que nem um avião a jato, tiveram a torre não plotada, etc. Sempre os acidentes ocorrem quando há N problemas em sequência. Esperemos o parecer oficial da FAB daqui uns meses.

Sobre perda total, mesmo o A-29 que caiu de dorso poderia ter ao menos parte de seus equipamentos eletrônicos aproveitados, não ? Eles compõem boa parte do preço do A-29 e o mesmo não foi feito em pedaços na queda.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#87 Mensagem por Bolovo » Sex Abr 06, 2007 2:18 pm

rcolistete escreveu:Olá pessoal,

Bolovo, quer tenha ou não opinião do pessoal da FAB, é bom ser prudente e respeitoso e não sair culpando os outros sem provas. Como dito aqui, os caras não tinham apoio de radar meteorológico (próprio ou de terra), não tinham altitude máxima para subir que nem um avião a jato, tiveram a torre não plotada, etc. Sempre os acidentes ocorrem quando há N problemas em sequência. Esperemos o parecer oficial da FAB daqui uns meses.

Sobre perda total, mesmo o A-29 que caiu de dorso poderia ter ao menos parte de seus equipamentos eletrônicos aproveitados, não ? Eles compõem boa parte do preço do A-29 e o mesmo não foi feito em pedaços na queda.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.

É verdade, exagerei um pouco. Me desculpem.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Delta Dagger
Sênior
Sênior
Mensagens: 844
Registrado em: Qui Fev 19, 2004 11:51 pm
Localização: Petrópolis - RJ

#88 Mensagem por Delta Dagger » Sex Abr 06, 2007 2:22 pm

É realmente uma pena mesmo, a perda de tão bom material e principalmente do piloto.
Infelizmente estas coisas acontecem, podem ser evitadas mas não totalmente.

A FAB vem passando por um grande desgaste nos últimos meses e este lamentável epísódio vem num momento que já não é muito bom para a instituição.

Espero que seja tudo esclarecido breve e que acontecimentos como este sejam apenas um caso singular na força.




Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

#89 Mensagem por jambockrs » Sex Abr 06, 2007 2:29 pm

Meus prezados:
Três tucanos tiveram de fazer pouso forçado e um bateu em uma antena
Gaúcho fala sobre queda de avião da FAB
Ainda abalado pelo acidente aéreo que acabou tirando a vida de um colega na Amazônia, o segundo-tenente da Aeronáutica Edgar Barcellos Carneiro, 24 anos, relatou ontem o susto que passou na quarta-feira em Roraima. - Foi uma tempestade daquelas. Tive sorte de conseguir pousar - resumiu.
Gaúcho de Alvorada, formado na Academia da Força Aérea em Natal (RN) em 2005, ele era o piloto de um dos oito caças turboélice Supertucano A-29 da Força Aérea Brasileira (FAB) que depararam com uma tempestade tropical na hora de aterrissar em Boa Vista (RR), na tarde de quarta-feira.
Três dos aviões fizeram pousos forçados, e um quarto bateu numa antena de telefonia, ficando destruído.
Os dois ocupantes desta aeronave que colidiu conseguiram se ejetar, mas o pára-quedas de um deles, o segundo-tenente Fernando Wilmers de Medeiros, 25 anos, não se abriu e ele morreu. O colega sobreviveu.
A esquadrilha voltava de um treinamento de três semanas na Base Aérea da Serra do Cachimbo (PA) e fez uma escala para reabastecimento em Manaus (AM), antes de prosseguir para sua base, em Boa Vista. A tempestade pegou os aviões com pouco combustível, e eles tiveram de ficar dando voltas, por falta de visibilidade para o pouso.
No desespero, quatro tentaram pousar. Os três que conseguiram fizeram aterrissagens forçadas às margens da BR-174, outro numa estrada de terra e o terceiro numa pista particular de pouso. As aeronaves ficaram danificadas devido ao tipo de pouso.
"Foi um paredão d'água"
Entrevista: Edgar Barcellos Carneiro, piloto da FAB que fez um pouso forçado em Roraima na quarta-feira
Zero Hora - O senhor está bem?
Tenente Edgar Carneiro - Abalado, mas inteiro. Com o meu avião não aconteceu nada, consegui pousar na base.
ZH - O que aconteceu? Faltou gasolina?
Tenente Carneiro - Não chegou a faltar gasolina, o meu avião ainda tinha combustível. Foi um paredão de água, não dava para enxergar quase nada. Era hora de pousar, consegui localizar as luzes da pista e pousei. Alguns colegas tiveram menos sorte e avariaram um pouco as aeronaves ao aterrissar em estradas.
ZH - Alguém mais se feriu?
Tenente Carneiro - Não que eu saiba, além do colega que morreu. Terrível. Olha, não posso falar muito, sou militar, e só o comando da FAB pode dar maiores detalhes. Não leva a mal. Mas avisa aí que estou bem.
fonte: jornal "Zero Hora" 6 abr 2007




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
gingerfish
Sênior
Sênior
Mensagens: 1449
Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 8:45 am
Localização: juiz de fora
Agradeceram: 84 vezes

#90 Mensagem por gingerfish » Sex Abr 06, 2007 2:42 pm

Vector escreveu:
gingerfish escreveu:Mas Vector, aí tem que ver o preço de um 747, e o preço de um Super Tucano.., mas a questão é, perder um Boeing 747 sendo que ele pode ser recuperável.. Só estou dando a minha opinião....


Não, não.... quem foi danificado foi o ERJ e não o 747. Este grandão só sofreu um amassamento no bordo de ataque da asa. O ERJ foi "destruído", tenho fotos...

Mas o ERJ está voando novamente...

Sds,
Vector


Ok, abraços!!




A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
Responder