#71
Mensagem
por pt » Qui Mar 29, 2007 11:38 am
Gadugovitch ->
A historiografia portuguesa associou-se aos lusitanos, porque como os Lusitanos, os portugueses eram um pequeno país, capaz de sozinho defrontar forças muito poderosas.
Ao longo da História, os portugueses sempre enfrentaram inimigos mais poderosos, e por isso há uma ligação mais teórica e mitica que real aos lusitanos.
Ou sejam, o mesmo povo que lutava contra romanos, lutava contra mouros e contra espanhóis.
Mas na realidade, o que a genética indica, é que ocorreram muitos movimentos migratórios durante o periodo romano, o periodo germânico e o periodo árabe.
A esmagadora maioria da população portuguesa vem do norte, da região do Minho que sempre foi a mais populosa do país.
Ou seja, Portugal tem provavelmente muito mais a ver com os povos da antiga Gallaecia que com a Lusitania, que foi objecto de grande parte das guerras que levaram a um grande despovoamento.
A ligação de Portugal à Lusitania, é acima de tudo mítica, porque a origem da Lusitania (A Lusitania pré romana) estava em território que hoje é correspondente ao centro de Portugal, mas o povo propriamente dito, embora muitos dos lusitanos possam ter migrado para norte durante o periodo romano, para se afastarem dos lugares mais romanizados (não é impossível) não é necessáriamente de origem Lusitana.
De resto chamamos Lusitanos aos portugueses, como chamamos Gauleses aos franceses.
Não esquecer também que os romanos chamavam de Lusitanos a todos os povos do ocidente peninsular que se opunham a Roma.
Muitos desses povos eram aliados dos lusitanos, como por exemplo os Vetões, mas os romanos colocaram todos esses povos sobre uma só designação: Povos Lusitanos.
É por isso, que a Lusitania Romana, incluia partes que hoje estão em Espanha, porque ali estavam povos que resistiram (aliados aos lusitanos) a Roma, da mesma forma que os Lusitanos.
Cumprimentos