F-5M no Campo de Marte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Vinicius Pimenta
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#16 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Mar 26, 2007 8:12 pm

Perfeito, Lima! Construir um PAMA novo para os F-5 em fim de carreira? Seria ilógico. Primeiro deve-se definir que tipo de estrutura queremos manter. Será a de PAMAs mesmo? Será que a manutenção mais profunda não ficaria melhor sendo terceirizada por empresas nacionais? Ou não, manter PAMAs é o certo? Tem muuuuita coisa pra pensar antes.




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Bolovo
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#17 Mensagem por Bolovo » Seg Mar 26, 2007 8:13 pm

Os Mike vão ficar bem mais que dez anos, tenham certeza. :mrgreen:

Olha como eu disse, eu não proponho a mudança só do PAMA-SP, mas sim uma chacina generalizada dos PAMA (porra, tem uns cinco só no sudeste) e fazia um super complexo de manutenção aeronáutica, visando dar suporte aos Mike, A-1, C-130, Tucanos, Super Tucanos, e preparar o "terreno" para as próximas aeronaves que virão como o C-295, FX, etc. Parece ser uma boa proposta não?! :wink:




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#18 Mensagem por Mental Ray » Seg Mar 26, 2007 8:24 pm

Bolovo escreveu:Os Mike vão ficar bem mais que dez anos, tenham certeza. :mrgreen:

Olha como eu disse, eu não proponho a mudança só do PAMA-SP, mas sim uma chacina generalizada dos PAMA (porra, tem uns cinco só no sudeste) e fazia um super complexo de manutenção aeronáutica, visando dar suporte aos Mike, A-1, C-130, Tucanos, Super Tucanos, e preparar o "terreno" para as próximas aeronaves que virão como o C-295, FX, etc. Parece ser uma boa proposta não?! :wink:


Mas a pista tem 1,5 km... isso é insuficiente? Acabei de ver no Google Earth...!

:shock:




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Carlos Lima
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#19 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mar 26, 2007 8:26 pm

Bolovo escreveu:Os Mike vão ficar bem mais que dez anos, tenham certeza. :mrgreen:

Olha como eu disse, eu não proponho a mudança só do PAMA-SP, mas sim uma chacina generalizada dos PAMA (porra, tem uns cinco só no sudeste) e fazia um super complexo de manutenção aeronáutica, visando dar suporte aos Mike, A-1, C-130, Tucanos, Super Tucanos, e preparar o "terreno" para as próximas aeronaves que virão como o C-295, FX, etc. Parece ser uma boa proposta não?! :wink:


Desculpe Bolovo,

Mas nao acho uma boa nao. Um complexo desses seria um "monstro" e teria que praticamente haver um aeroporto so para ele, alem de coisas como "posto da receita federal", controle de passaportes, etc.

Na minha opniao acho que temos que pensar se h'a algo de errado com os atuais PAMAs e o que deveria ser mudado "neles" em um primeiro momento, e nao simplesmente fazer um "cut and paste" dos PAMAs para uma "cidade PAMA".

E honestamente, pelo que vejo nos Notaer eles ja fazem isso, com a otimizacao da manutencao de motores no Galeao, que est'a virando o PAMA das aeronaves de grande porte (C-130/KC-137/C-295 e P-3) alem de um monte de outras aeronaves ('e quase a cidade PAMA que voce propos)... isso com gasto consideravel de dinheiro, mas aproveitando a estrutura existente no Galeao (Policia/Receita Federal/Aduana/Pista para aeronaves de grande porte, etc).

Aeronaves menos complexas estao indo para LS (Tucano/S Tucano/Caravan) e o Recife ficou com os Impala/Xavante que estao por l'a (nada mais logico), enquanto isso os Helis ficam nos Afonsos com o T-25 e os BH ficam na Amazonia com o EB.

Um outro ponto como bem disse o Vinicius, o futuro comporta PAMA's? Ser'a que terceirizar esse tipo de manutencao nao seria melhor? Qual o limite entre a terceirizacao e a manutencao de informacao estrategica?

Essas sao questoes de auto-nivel que provavelmente serao tratadas baseadas na atual experiencia da FAB nos CLS do F-5 e do A29, isso vai ajuda-los a pensar no futuro.

Os F-5 estao em SP, pois como eu disse nao vale a pena mudar isso no momento. Se 'e por mais 10 ou 20 anos, honestamente, nao faz diferenca.

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#20 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mar 26, 2007 8:28 pm

Mental Ray escreveu:
Bolovo escreveu:Os Mike vão ficar bem mais que dez anos, tenham certeza. :mrgreen:

Olha como eu disse, eu não proponho a mudança só do PAMA-SP, mas sim uma chacina generalizada dos PAMA (porra, tem uns cinco só no sudeste) e fazia um super complexo de manutenção aeronáutica, visando dar suporte aos Mike, A-1, C-130, Tucanos, Super Tucanos, e preparar o "terreno" para as próximas aeronaves que virão como o C-295, FX, etc. Parece ser uma boa proposta não?! :wink:


Mas a pista tem 1,5 km... isso é insuficiente? Acabei de ver no Google Earth...!

:shock:


Nao porque tem que haver uma margem de seguranca (na verdade a "pista de decolagem" 'e menor do que 1,5Km)

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#21 Mensagem por Mental Ray » Seg Mar 26, 2007 8:31 pm

cb_lima escreveu:
Mental Ray escreveu:
Bolovo escreveu:Os Mike vão ficar bem mais que dez anos, tenham certeza. :mrgreen:

Olha como eu disse, eu não proponho a mudança só do PAMA-SP, mas sim uma chacina generalizada dos PAMA (porra, tem uns cinco só no sudeste) e fazia um super complexo de manutenção aeronáutica, visando dar suporte aos Mike, A-1, C-130, Tucanos, Super Tucanos, e preparar o "terreno" para as próximas aeronaves que virão como o C-295, FX, etc. Parece ser uma boa proposta não?! :wink:


Mas a pista tem 1,5 km... isso é insuficiente? Acabei de ver no Google Earth...!

:shock:


Nao porque tem que haver uma margem de seguranca (na verdade a "pista de decolagem" 'e menor do que 1,5Km)

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Entendi. Grato pela informação.
Poderiam fazer um em São Bernardo! :evil: Não falta espaço e eu os veria de forma constante! :twisted:

Aliás, a Rolls Royce tem uma fábrica de reparo de motores aqui. Às vezes aparece uns helis muito legais. Muitas vezes também helis do Ex que acompanham o Lula quando vêm pousar aqui perto.




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#22 Mensagem por Bolovo » Seg Mar 26, 2007 8:34 pm

Mental Ray escreveu:
Bolovo escreveu:Os Mike vão ficar bem mais que dez anos, tenham certeza. :mrgreen:

Olha como eu disse, eu não proponho a mudança só do PAMA-SP, mas sim uma chacina generalizada dos PAMA (porra, tem uns cinco só no sudeste) e fazia um super complexo de manutenção aeronáutica, visando dar suporte aos Mike, A-1, C-130, Tucanos, Super Tucanos, e preparar o "terreno" para as próximas aeronaves que virão como o C-295, FX, etc. Parece ser uma boa proposta não?! :wink:


Mas a pista tem 1,5 km... isso é insuficiente? Acabei de ver no Google Earth...!

:shock:

Você viu o PAMA-SP (23°30' 32.83" S 046°38' 15.91" W) certo? Lá o F-5 pousa em Guarulhos, onde é desmontado e levado de caminhão até lá. A Base Aérea de Santa Cruz (22°55' 56.46" S 043°43' 08.73" W) tem uma pista de quase 3km, e olhe o terreno vazio em volta, é tudo da FAB. É um triângulo de 5Km x 3Km x 6Km que vai da Av. Brasil até o mar! Dá pra fazer mais uma pista, outra pista auxiliar, um PAMA, hangar pros C-130, enfim, dá pra enfiar a FAB toda nessa base. [003]




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#23 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mar 26, 2007 8:36 pm

Bolovo escreveu:
Mental Ray escreveu:
Bolovo escreveu:Os Mike vão ficar bem mais que dez anos, tenham certeza. :mrgreen:

Olha como eu disse, eu não proponho a mudança só do PAMA-SP, mas sim uma chacina generalizada dos PAMA (porra, tem uns cinco só no sudeste) e fazia um super complexo de manutenção aeronáutica, visando dar suporte aos Mike, A-1, C-130, Tucanos, Super Tucanos, e preparar o "terreno" para as próximas aeronaves que virão como o C-295, FX, etc. Parece ser uma boa proposta não?! :wink:


Mas a pista tem 1,5 km... isso é insuficiente? Acabei de ver no Google Earth...!

:shock:

Você viu o PAMA-SP (23°30' 32.83" S 046°38' 15.91" W) certo? Lá o F-5 pousa em Guarulhos, onde é desmontado e levado de caminhão até lá. A Base Aérea de Santa Cruz (22°55' 56.46" S 043°43' 08.73" W) tem uma pista de quase 3km, e olhe o terreno vazio em volta, é tudo da FAB. É um triângulo de 5Km x 3Km x 6Km que vai da Av. Brasil até o mar! Dá pra fazer mais uma pista, outra pista auxiliar, um PAMA, hangar pros C-130, enfim, dá pra enfiar a FAB toda nessa base. [003]


Esse lugar ja existe e se chama Galeao Bolovo. :wink:

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#24 Mensagem por juarez castro » Seg Mar 26, 2007 9:00 pm

Ed SP escreveu:Mas já tem F-5M pra revisão no PAMA-SP?

Podia transferir o PAMA para SJC. Lá tem pista suficiente para os F-5 e não haveria necessidade de transportá-los por carreta.....o que é muito estranho............

Abs


Sim, este exemplar provavelmente seja o FAB 4830 que voou em menos de uma ano o que voaria em 2 anos e tres meses.
É o primeiro Mike a entrar para o IRAN.

Grande abraço




Pampa
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#25 Mensagem por Pampa » Ter Mar 27, 2007 10:57 am

Só para completar:
É o 4830 do "14", o primeiro Mike a entrar em inspeção.


abs
Leandro




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#26 Mensagem por WalterGaudério » Ter Mar 27, 2007 11:46 am

Mental Ray escreveu:
cb_lima escreveu:
Mental Ray escreveu:
Bolovo escreveu:Os Mike vão ficar bem mais que dez anos, tenham certeza. :mrgreen:

Olha como eu disse, eu não proponho a mudança só do PAMA-SP, mas sim uma chacina generalizada dos PAMA (porra, tem uns cinco só no sudeste) e fazia um super complexo de manutenção aeronáutica, visando dar suporte aos Mike, A-1, C-130, Tucanos, Super Tucanos, e preparar o "terreno" para as próximas aeronaves que virão como o C-295, FX, etc. Parece ser uma boa proposta não?! :wink:


Mas a pista tem 1,5 km... isso é insuficiente? Acabei de ver no Google Earth...!

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Aliás, a Rolls Royce tem uma fábrica de reparo de motores aqui. Às vezes aparece uns helis muito legais. Muitas vezes também helis do Ex que acompanham o Lula quando vêm pousar aqui perto.


Mental Ray, para o teu conhecimento, o tão falado "3o. aeroporto de São Paulo" será fatalmente em SB do Campo, muito provavelmente no local que vc sugere para este PAMA.

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
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#27 Mensagem por Ed SP » Ter Mar 27, 2007 11:47 am

Me lembro que os MIII eram inspecionados no PAMA-SP. Inclusive uma vez que estive lá, em um show aéreo, tinha uma carcaça de MIII encostada em um canto.

Os M2000 serão inspecionados lá também? Alguém sabe?

Haja operação de trânsito, mesmo na madrugada, para transportar esses caças pela Marginal Tietê. Tem que deixá-los bem presos às carretas, pq é uma "buraqueira" que dá dó. :shock:

Abs




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#28 Mensagem por Wolfgang » Ter Mar 27, 2007 11:59 am

cicloneprojekt escreveu:
Mental Ray escreveu:
cb_lima escreveu:
Mental Ray escreveu:
Bolovo escreveu:Os Mike vão ficar bem mais que dez anos, tenham certeza. :mrgreen:

Olha como eu disse, eu não proponho a mudança só do PAMA-SP, mas sim uma chacina generalizada dos PAMA (porra, tem uns cinco só no sudeste) e fazia um super complexo de manutenção aeronáutica, visando dar suporte aos Mike, A-1, C-130, Tucanos, Super Tucanos, e preparar o "terreno" para as próximas aeronaves que virão como o C-295, FX, etc. Parece ser uma boa proposta não?! :wink:


Mas a pista tem 1,5 km... isso é insuficiente? Acabei de ver no Google Earth...!

:shock:


Mental Ray, para o teu conhecimento, o tão falado "3o. aeroporto de São Paulo" será fatalmente em SB do Campo, muito provavelmente no local que vc sugere para este PAMA.

sds

Walter

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Poderiam fazer um em São Bernardo! :evil: Não falta espaço e eu os veria de forma constante! :twisted:

Aliás, a Rolls Royce tem uma fábrica de reparo de motores aqui. Às vezes aparece uns helis muito legais. Muitas vezes também helis do Ex que acompanham o Lula quando vêm pousar aqui perto.



Que legal! Então eu também serei, digamos assim, beneficiado..rs. Será internacional o Aeroporto? Com a criação do trecho Sul do Rodoanel, em 15 min chega-se na Marginal Pinheiros ou ainda, em 40 min, nas cercanias de Sorocaba.




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#29 Mensagem por Wolfgang » Ter Mar 27, 2007 12:44 pm

Walter, sabe se o projeto desse aeroporto já foi encaminhado?
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#30 Mensagem por JOSE CARNEIRO » Ter Mar 27, 2007 1:12 pm

cb_lima escreveu:
Bolovo escreveu:Os Mike vão ficar bem mais que dez anos, tenham certeza. :mrgreen:

Olha como eu disse, eu não proponho a mudança só do PAMA-SP, mas sim uma chacina generalizada dos PAMA (porra, tem uns cinco só no sudeste) e fazia um super complexo de manutenção aeronáutica, visando dar suporte aos Mike, A-1, C-130, Tucanos, Super Tucanos, e preparar o "terreno" para as próximas aeronaves que virão como o C-295, FX, etc. Parece ser uma boa proposta não?! :wink:


Desculpe Bolovo,

Mas nao acho uma boa nao. Um complexo desses seria um "monstro" e teria que praticamente haver um aeroporto so para ele, alem de coisas como "posto da receita federal", controle de passaportes, etc.

Na minha opniao acho que temos que pensar se h'a algo de errado com os atuais PAMAs e o que deveria ser mudado "neles" em um primeiro momento, e nao simplesmente fazer um "cut and paste" dos PAMAs para uma "cidade PAMA".

E honestamente, pelo que vejo nos Notaer eles ja fazem isso, com a otimizacao da manutencao de motores no Galeao, que est'a virando o PAMA das aeronaves de grande porte (C-130/KC-137/C-295 e P-3) alem de um monte de outras aeronaves ('e quase a cidade PAMA que voce propos)... isso com gasto consideravel de dinheiro, mas aproveitando a estrutura existente no Galeao (Policia/Receita Federal/Aduana/Pista para aeronaves de grande porte, etc).

Aeronaves menos complexas estao indo para LS (Tucano/S Tucano/Caravan) e o Recife ficou com os Impala/Xavante que estao por l'a (nada mais logico), enquanto isso os Helis ficam nos Afonsos com o T-25 e os BH ficam na Amazonia com o EB.

Um outro ponto como bem disse o Vinicius, o futuro comporta PAMA's? Ser'a que terceirizar esse tipo de manutencao nao seria melhor? Qual o limite entre a terceirizacao e a manutencao de informacao estrategica?

Essas sao questoes de auto-nivel que provavelmente serao tratadas baseadas na atual experiencia da FAB nos CLS do F-5 e do A29, isso vai ajuda-los a pensar no futuro.

Os F-5 estao em SP, pois como eu disse nao vale a pena mudar isso no momento. Se 'e por mais 10 ou 20 anos, honestamente, nao faz diferenca.

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CB_Lima, por que um PAMA necessitaria de Policia Federal, Receita Federal, Aduana, posto de passaporte etc? A função seria apenas manutenção de aeronaves, não seria um aeroporto, mas um Parque de Material Aeronáutico (PAMA). Não circulariam mercadorias, ninguém entraria ou deixaria o país via PAMA e acho que em bases aéreas “puras” não há posto da Polícia Federal (ou existe?).

Acho que os ganhos de escala envolvidos nesse tipo de serviço tornam a proposta do Bolovo muito interessante.

Abraços




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