Avião GNV. Mais um pionerismo brasileiro mundial
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Avião GNV. Mais um pionerismo brasileiro mundial
Meus prezados:
Julho de 2005 - Em uma parceria entre o IBDA Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Automobilístico, o Aeroclube de Campo Magro, a Moraz Convertedora e a Jumper GNV, surgiu o primeiro avião do mundo bi-combustível - Gasolina e Gás Natural - que foi apresentado à imprensa dia 05 de julho.
O projeto e a transformação foram realizados pelo Presidente do Aeroclube de Campo Magro (região Metropolitana de Curitiba) Werner Egon Schrappe, pelo Presidente do IBDA e proprietário da Moraz Auto Centro, Sergio Roney Moraz e os técnicos em Gás Natural Abner Pereira Carrapeiro e Divonei Borges dos Santos.
Na transformação foi utilizado um kit de conversão para veículos da marca Oyrsa, que se adaptou perfeitamente para uso em aeronaves.
Como nos veículos, a troca de combustíveis pode ser feita em movimento, ou seja, em pleno vôo o piloto pode a qualquer momento, mudar de combustível (Gasolina ou Gás Natural).
A aeronave utilizada para o primeiro vôo a Gás Natural no mundo, é o Avião Bravo 700, um monomotor fabricado no Brasil.
Especificações
Envergadura: 9,00 m
Corda Alar: 1,40 m
Superfície Alar: 13,00 m
Comprimento: 6,58 m
Altura: 2,10 mts
Trem de Aterrissagem: Triciclo fixo
Distância entre rodas: 1,90 m
Assentos: Dois, lado a lado.
Performance
Velocidade máxima: 190 Km/h
Informações técnicas
A instalação do kit de gás natural modelo experimental, é permitido fazer adaptações e experimentos. Como se sabe, o motivo desta conversão não é economia de combustível, e sim uma grande e total divulgação do GNV no atual mercado e Marketing.
Cilindro: Marca Cilibrás, modelo 239, Peso 42 kg, 850 mm, diámetro 239, capacidade 7,5m³. Fixado por fora do avião na parte central embaixo da aeronave, conforme recomendado pelo fabricante do avião.
Válvula do cilindro e de abastecimento: Marca Mat.
Redutor: Marca Oyrsa. Fixada na parte interna da aeronave.
Chave comutadora de combustíveis:Marca Oyrsa. Fixada ao alcance do piloto.
Eletroválvula de corte de gasolina: Marca Oyrsa. Fixada ao alcance do piloto.
Mesclador: Fixado na boca do carburador do motr, sendo de carburação dupla
O piloto Werner Egon Schrappe que é o primeiro piloto do mundo a voar usando como combustível o Gás Natural e Sergio Roney Moraz Presidente do IBDA comentam as vantagens que vêem no gás, como economia, baixa poluição e segurança ou seja, uma excelente opção de energia para o futuro próximo, pois as reservas de Petróleo estão cada vez menores e as de Gás Natural abundantes.
A apresentação oficial do avião movido a Gás Natural, acontecerá no dia 31 de julho, no Autódromo Internacional de Curitiba, onde estará sendo realizada a 5ª etapa da Copa Turismo GNV.
Será visto ao vivo o maior grid do Brasil: mais de 45 carros e o primeiro vôo do mundo com Gás Natural.
BRAVO 700
Aeronave experimental na categoria Ultraleve Avançado de 02 lugares fabricada em alumínio aeronáutico, equipada com motor ROTAX 912 ou 912S, importado da Áustria, com potência de 80 e 100 HP, será o primeiro Avião Experimental do mundo a GNV, onde estará entrando para o Livro dos Recordes.
O ultraleve Bravo 700 é considerado pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) como um Ultraleve avançado devido ao baixo peso, em torno de 300 Kg. Outro item que classifica a aeronave entre os aviões de categoria Ultraleve avançado é o fato de não ser necessário brevê para pilotar o equipamento. Quem comprar um Ultraleve precisa apenas de uma licença de piloto desportivo. A aeronave, que pode ser utilizada para treinamento, transporte, pulverização agrícola e vôos esportivos, tem capacidade para conduzir um piloto e um passageiro. A Autonomia do Bravo 700 Standard, é de 4 1/2(quatro horas e meia), podendo chegar a 8 (oito) horas com uso de tanques opcionais.
Ótimo Rendimento em velocidade de cruzeiro, qualidade de vôo, segurança, baixo consumo e ampla autonomia.
Bravo 700 - Seu Ultraleve Definitivo
Maiores informações com o Aeroclube de Campo Magro (http://www.aeroclubedecampomagro.hpg.ig ... /index.htm)
Fonte: Folha do GNV
Um abraço e até mais...
Julho de 2005 - Em uma parceria entre o IBDA Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Automobilístico, o Aeroclube de Campo Magro, a Moraz Convertedora e a Jumper GNV, surgiu o primeiro avião do mundo bi-combustível - Gasolina e Gás Natural - que foi apresentado à imprensa dia 05 de julho.
O projeto e a transformação foram realizados pelo Presidente do Aeroclube de Campo Magro (região Metropolitana de Curitiba) Werner Egon Schrappe, pelo Presidente do IBDA e proprietário da Moraz Auto Centro, Sergio Roney Moraz e os técnicos em Gás Natural Abner Pereira Carrapeiro e Divonei Borges dos Santos.
Na transformação foi utilizado um kit de conversão para veículos da marca Oyrsa, que se adaptou perfeitamente para uso em aeronaves.
Como nos veículos, a troca de combustíveis pode ser feita em movimento, ou seja, em pleno vôo o piloto pode a qualquer momento, mudar de combustível (Gasolina ou Gás Natural).
A aeronave utilizada para o primeiro vôo a Gás Natural no mundo, é o Avião Bravo 700, um monomotor fabricado no Brasil.
Especificações
Envergadura: 9,00 m
Corda Alar: 1,40 m
Superfície Alar: 13,00 m
Comprimento: 6,58 m
Altura: 2,10 mts
Trem de Aterrissagem: Triciclo fixo
Distância entre rodas: 1,90 m
Assentos: Dois, lado a lado.
Performance
Velocidade máxima: 190 Km/h
Informações técnicas
A instalação do kit de gás natural modelo experimental, é permitido fazer adaptações e experimentos. Como se sabe, o motivo desta conversão não é economia de combustível, e sim uma grande e total divulgação do GNV no atual mercado e Marketing.
Cilindro: Marca Cilibrás, modelo 239, Peso 42 kg, 850 mm, diámetro 239, capacidade 7,5m³. Fixado por fora do avião na parte central embaixo da aeronave, conforme recomendado pelo fabricante do avião.
Válvula do cilindro e de abastecimento: Marca Mat.
Redutor: Marca Oyrsa. Fixada na parte interna da aeronave.
Chave comutadora de combustíveis:Marca Oyrsa. Fixada ao alcance do piloto.
Eletroválvula de corte de gasolina: Marca Oyrsa. Fixada ao alcance do piloto.
Mesclador: Fixado na boca do carburador do motr, sendo de carburação dupla
O piloto Werner Egon Schrappe que é o primeiro piloto do mundo a voar usando como combustível o Gás Natural e Sergio Roney Moraz Presidente do IBDA comentam as vantagens que vêem no gás, como economia, baixa poluição e segurança ou seja, uma excelente opção de energia para o futuro próximo, pois as reservas de Petróleo estão cada vez menores e as de Gás Natural abundantes.
A apresentação oficial do avião movido a Gás Natural, acontecerá no dia 31 de julho, no Autódromo Internacional de Curitiba, onde estará sendo realizada a 5ª etapa da Copa Turismo GNV.
Será visto ao vivo o maior grid do Brasil: mais de 45 carros e o primeiro vôo do mundo com Gás Natural.
BRAVO 700
Aeronave experimental na categoria Ultraleve Avançado de 02 lugares fabricada em alumínio aeronáutico, equipada com motor ROTAX 912 ou 912S, importado da Áustria, com potência de 80 e 100 HP, será o primeiro Avião Experimental do mundo a GNV, onde estará entrando para o Livro dos Recordes.
O ultraleve Bravo 700 é considerado pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) como um Ultraleve avançado devido ao baixo peso, em torno de 300 Kg. Outro item que classifica a aeronave entre os aviões de categoria Ultraleve avançado é o fato de não ser necessário brevê para pilotar o equipamento. Quem comprar um Ultraleve precisa apenas de uma licença de piloto desportivo. A aeronave, que pode ser utilizada para treinamento, transporte, pulverização agrícola e vôos esportivos, tem capacidade para conduzir um piloto e um passageiro. A Autonomia do Bravo 700 Standard, é de 4 1/2(quatro horas e meia), podendo chegar a 8 (oito) horas com uso de tanques opcionais.
Ótimo Rendimento em velocidade de cruzeiro, qualidade de vôo, segurança, baixo consumo e ampla autonomia.
Bravo 700 - Seu Ultraleve Definitivo
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Fonte: Folha do GNV
Um abraço e até mais...
- Jet Crash®
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- gadugovitch
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- Bolovo
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Eu acho que já vi esse aviãzinho, parece um aeromodelo!
Mas é um bom projeto, boa iniciativa, tem que receber os parabéns mesmo. Tá todo mundo procurando alternativos ao querosene, o CTA converteu os T-25 para álcool, a USAF vai usar algo menos poluente nos B-52... é o futuro!
Mas é um bom projeto, boa iniciativa, tem que receber os parabéns mesmo. Tá todo mundo procurando alternativos ao querosene, o CTA converteu os T-25 para álcool, a USAF vai usar algo menos poluente nos B-52... é o futuro!
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Jet Crash®
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gadugovitch escreveu:Jet Crash® escreveu:Se o carro movido a gás já é uma merda em questão de potência imagine um avião.
Nada como a boa e velha gasolina.
você é um americano completo
sem tirar e nem por
pode pedir a cidadania
Qual seu problema sr.?
O cidadão acima fez um comentário, sobre seu GOSTO PESSOAL, o sr. tem algum problema quanto à rebater argumentos com argumentos, ou prefere apostar em declarações ad hominem que em nada contribuem para o debate?
Parece-me de muito mal gosto sugerir implicitamente, ou explicitamente, que alguém "não é brasileiro" por não gostar de tudo que aqui se faz.
Um pouco de auto-crítica lhe cairia bem, e falo como amigo. Aliás, já diz o velho adágio popular: quem avisa amigo é.
- Túlio
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Não obstante, amigo Hayes, o caso em apreço não é exatamente 'não gostar de tudo' mas claramente de 'não gostar de nada'!
E, tempos atrás, o Jet véio vivia falando que ia embora, que tinha que vender um sítio ou sei-lá-o-quê, que a Federal tava se metendo, creio que ainda não estavas entre nós...
De qualquer modo, igualmente detesto posições assim, quem não gosta do Brasil que se mude, 'os incomodados que se retirem', diz o adágio...
Isso, claro, não é uma autorização para todo mundo descer a lenha nos 'desbrasileiros' do DB, de modo algum, não és o único - embora te destaques nisso - a gostar de Respeito por aqui, eu também sou assim. Apenas quero dizer que compreendo a amolação com que certos posts são recebidos, é chato a gente ser Patriota e ficar lendo o nome de nosso País ser associado ao que de pior há por aí...
E, tempos atrás, o Jet véio vivia falando que ia embora, que tinha que vender um sítio ou sei-lá-o-quê, que a Federal tava se metendo, creio que ainda não estavas entre nós...
De qualquer modo, igualmente detesto posições assim, quem não gosta do Brasil que se mude, 'os incomodados que se retirem', diz o adágio...
Isso, claro, não é uma autorização para todo mundo descer a lenha nos 'desbrasileiros' do DB, de modo algum, não és o único - embora te destaques nisso - a gostar de Respeito por aqui, eu também sou assim. Apenas quero dizer que compreendo a amolação com que certos posts são recebidos, é chato a gente ser Patriota e ficar lendo o nome de nosso País ser associado ao que de pior há por aí...
- Einsamkeit
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Chato é o nosso pais ser associado por vontade propria com tudo de ruim por ai
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
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- Jet Crash®
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Túlio escreveu:Não obstante, amigo Hayes, o caso em apreço não é exatamente 'não gostar de tudo' mas claramente de 'não gostar de nada'!
E, tempos atrás, o Jet véio vivia falando que ia embora, que tinha que vender um sítio ou sei-lá-o-quê, que a Federal tava se metendo, creio que ainda não estavas entre nós...
Ia embora nada colega. Eu vou embora para a Espanha mas como não tenho vocação para brasileiro estou fazendo tudo da maneira correta inclusive aprendendo a língua e escrita, e irei com visto de trabalho e não como ilegal como é habito dos nativos desta terra.
E eu não vendi o sítio. Eu arrendei as terras para o vizinho. Sei lá se o MST implica com a região.
Jet Crash®
- Jet Crash®
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- Túlio
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Túlio escreveu:Jet Crash® escreveu: Aceito até um passaporte da Somália.
Belo negócio...HUAHUAHAUAHAUAHAUAHAUAHAUHAUAHAUAHAUAHAU
Paisano mode.
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Túlio escreveu:Não obstante, amigo Hayes, o caso em apreço não é exatamente 'não gostar de tudo' mas claramente de 'não gostar de nada'!
E, tempos atrás, o Jet véio vivia falando que ia embora, que tinha que vender um sítio ou sei-lá-o-quê, que a Federal tava se metendo, creio que ainda não estavas entre nós...
De qualquer modo, igualmente detesto posições assim, quem não gosta do Brasil que se mude, 'os incomodados que se retirem', diz o adágio...
Isso, claro, não é uma autorização para todo mundo descer a lenha nos 'desbrasileiros' do DB, de modo algum, não és o único - embora te destaques nisso - a gostar de Respeito por aqui, eu também sou assim. Apenas quero dizer que compreendo a amolação com que certos posts são recebidos, é chato a gente ser Patriota e ficar lendo o nome de nosso País ser associado ao que de pior há por aí...
Boa Tarde sr. Túlio,
Enquanto aguardo o jogo da Seleção, é um prazer falar com o sr.
Bem, considero um elogio, e agradeço por isto, embora não creia de fato que eu me destaque em meio à tão nobres foristas.
De todo o modo, creio que, infelizmente, nosso país não é "associado" - o que parece fazer menção à um terceiro - à o que existe de pior (refiro-me aqui aos países, digamos, "importantes" do Mundo, nada de "Cudumundistão" ou "Bananaville") no Mundo, mas via de regra, temos aqui algumas das coisas que de pior ocorrem no Mundo. É contra isso que precisamos nos insurgir.
Logo após certos comentários, seguem-se respostas quase xenófobas do tipo "se nós somos ruins, eles são piores", utilizando-se como regra de exceções que ocorrem no Mundo, caso, por exemplo, do sr. Jean Charles de Meneses, assassinado por policiais ingleses.
Sim, abominações ocorrem também no Mundo Desenvolvido. Disto acredito que há pouca dúvida, e creio que ninguém tem em mente que os países desenvolvidos sejam paraísos de felicidade e amor.
Contudo, se lá a Polícia mata inocentes como exceção (e mesmo assim em condições adversas), aqui tornou-se quase uma regra, onde não raro a Polícia executa suspeitos, ou mesmo promove chacinas contra pessoas sem um julgamento legal e justo.
usei apenas como exemplo, claro. Poderia dar-lhes milhares de exemplos. Mas infelizmente as pessoas preferem, como se estivessem em uma "corrida de cavalos", torcer para o Brasil e mascarar a situação para acharem-se vivendo em um país fictíciamente melhor, do que expôr a ferida de forma clara e objetiva.
Eu, que provavelmente sou mais velho que a maioria dos colegas, sei o quão mal isso faz e fez ao Brasil.
Fechar os olhos aos problemas não os faz desaparecer. Tampar o nariz para o que "fede" não faz o odor desaparecer, embora você circunstancialmente deixe de ver e sentir o cheiro.
Você, que se diz patriota e se bate contra quem diz que o Brasil é um país extremamente problemático, quer fazer algo pelo seu país? Pois então bata em seu peito, encha-o com ar, e diga: "Este país fede!"
Pois bem, agora está preparado para começar à tirar a m**** do nosso querido e estimado país.
Perdoem os que porventura sentirem-se ofendidos pela maneira dura com que escrevi este post, creio que seja necessário, especialmente para acabarmos com esta conversa de "apátridas". Perdoem-me de verdade, e a moderação sinta-se totalmente livre para editar quaisquer trechos do post que considerar necessários.
Respeitosamente,