Sintra escreveu:De volta
Rcolistete
O desenvolvimento dos CFT´s dos dois Eurocanards são "company funded", no caso Francês devido à competição para a Coreia do Sul e no caso do Tiffie foi uma oferta à Austrália. Em nenhum dos casos existem encomendas do sistema.
Infelizmente as fotografias do Tiffie com CFT´s externos (1500L cada http://www.eurofighter-typhoon.co.uk/Eu ... apons.html, o site é um bocadinho antigo, mas é informativo, o fórum é fantástico, apanhas jornalistas da área de defesa, engenheiros que trabalharam para a BAE, etc) ou são do "mock up" que foi apresentado na Australia em 2001 ou são photoshop (as que aparecem com o avião em vôo).
Quanto ao CFT do RAFALE, a informação que eu tenho é que a malta do Fox3 "esqueceu-se" de referir uma coisa muito importante, os vôos do RAFALE foram efectuados com um par de CFT´s não realistas, eram "mock up´s" aerodinâmicos sem possibilidade de levar combustivel interno, como ninguém se chegou à frente com o dinheiro, o desenvolvimento dos mesmos está parado, isto foi-me dito no airdefense.net, mas tratando-se um forista (Francês e normalmente muito bem informado) admito que a informação possa não estar completamente correcta.
E não, nem a MN, nem a Adla encomendaram CFT´s, isto é garantido. De qualquer forma, desde que apareçam encomendas de "Eurocanards" com CFT´s, qualquer um dos dois aparelhos, podem ser entregues com uma relativa rapidez, os estudos necessários já foram efectuados.
Ao nivel de depósitos externos do Tiffie, o que já está "cleared" são os de 1000 Litros no pylon central e de 1500 L nos pylon´s externos, a RAF está a a olhar com muita atenção para a data de IOC do F35, para a data de retirada do Tornado e para o "prototyping" dos depositos de 2000 L para os pylon´s externos (desenho de computador e testes aerodinâmicos em tunel de vento) para o Tiffie. Se vai existir dinheiro, bom, isso já é outra coisa, o Gordon Brown anunciou ONTEM cortes nos impostos de 2% e existe uma coisa chamada o Afeganistão e outra chamada o Iraque. Os outros três paises do consorcio não têm um requerimento para depósitos tão grandes.
O FOX3 afirma que todos os Rafale construidos são capazes de receber CFT, sou um tanto cético quanto a informações de foristas, recebo a informação mas aguardo uma confirmação oficial.
O Rafale tem algum avanço ao nivel de integração de armas ou de sistemas, mas é muito menor do que a Dassault gostaria, neste exacto momento limita-se ao Storm Shadow e a partes do OSF. Essa vantagem está a ser erodida de tal forma, que caso uma nação encomenda-se os seus respectivos aviões agora para os receber dentro de dois a três anos arriscava-se a descobrir que o aparelho "Europeu" passou "para a frente".
Um outro bom exemplo de avanço em relação ao Typhoon está na integração do Exocet, prometido para o F3. Concordo que com o tempo ambos deverão ter capacidades semelhantes, mas tendo em vista que Inglaterra, Alemanha e Italia são usuários do Tornado, e tendo em vista que o Tornado estará em operação até 2020 no mínimo, a tendência será que estes países não tenham necessidade preemente de integrar armamento ar-solo, tal com tem a França já que o Rafale será o único caça francês. Outro ponto a observar, o F-35 será usado na Itália e Inglaterra, a Espanha já é usuário do F-18, portanto o Typhoon é apenas mais um caça para estes países.
Outra coisa, o EAP não é um "Tiffie", é (foi) um demonstrador aerodinâmico. O Eurofighter Typhoon deve muito a esse aparelho, mas deve também alguma coisa ao X-31 Vector (e mais qualquer coisita a um projecto Alemão dos anos 80 chamado lampyridae
O Rafale A também era um demonstrador.
Até que ponto a introdução de um Mirage 2000C induz a compra do RAFALE? Tecnicamente eles são tão diferentes que a cadeia logistica deve ser perfeitamente díspare?
Políticamente aponta uma tendência de continuidade, é lógico que pode mudar, mas é uma pista de que a FAB não está disposta a mudar de fornecedores. Ainda oferece uma chance a França de mostrar que o relacionamento com a FAB poderá ser melhor no futuro do que foi no passado.
E não, não acredito que o Tiffie venha algum dia a voar nas cores da FAB...
Concordo. Mas numa hipotética compra do Typhoon pela FAB de pouco importa se ele tem menos alcance que o Rafale, ou que carrega menos armamento pesado. O passado mostra que difícilmente teremos um Storm Shadow no inventário da FAB...
Abraços,
Heronim