Debate RAFALE X Typhon Eurofighter

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#61 Mensagem por Degan » Qui Mar 22, 2007 1:48 pm

Respecto a precio del EFA...se ajusta a sus capacidades, siendo quiza el unico avion a dia de hoy capaz de plantarle cara al costosisimo F22..

Los F15 quedaron muy atras en el tiempo y mas que quedaran, aun colean los resultados de ciertos ejercicios en los que un Thypoon derribo 3 F15s.. en no se que pais Oriental. Respecto a la carrera comercial..Depende de motivos politicos mas que de otra cosa.


Respetable opinión...pero como argumento....es un poco ricible... :wink:




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
PRick

#62 Mensagem por PRick » Qui Mar 22, 2007 2:01 pm

Dois argumentos decisivos,

1-É a presença de M-2000 na FAB;
2-E o RAFALE ter uma versão naval, algo que não existirá do Typhoon.


[ ]´s




Ed SP
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 149
Registrado em: Seg Jan 15, 2007 1:00 pm
Localização: São Paulo
Contato:

#63 Mensagem por Ed SP » Qui Mar 22, 2007 2:28 pm

Como informação adicional. A França enviará cinco Rafales para operações no Afeganistão, sendo 03 da Força Aérea e 02 da Marinha. Interessante é que a versão F2 está entrando em operação com a Marinha, pois esta tem a capacidade ar solo, diferentemente da F1 que é somente otimizada para operações ar-ar.

Abs




Niet Praten, Maar Doen
Koninklijke Luchtmacht
322 Sqn
Avatar do usuário
old
Sênior
Sênior
Mensagens: 1478
Registrado em: Seg Nov 14, 2005 7:55 am
Localização: Barcelona, Spain.
Agradeceram: 34 vezes

#64 Mensagem por old » Qui Mar 22, 2007 2:37 pm

PRick escreveu:Dois argumentos decisivos,

1-É a presença de M-2000 na FAB;
2-E o RAFALE ter uma versão naval, algo que não existirá do Typhoon.


[ ]´s


Brasil por tamaño y economia deberia de adquirir un numero elevado de aviones. ¿100? ¿70? ¿50?. Las cifras finales quiza sean lo de menos. Lo importante son las contraprestaciones industriales, es decir que dejen cofabricar al avion en su pais dando puestos de trabajo y contribuyendo a la economia. Francia no parece estar muy dispuesta a eso.

El Rafale N necesita un portaaviones. El A12 esta en las ultimas y seria una locura operar Rafales en un barco de vapor.

El EFA naval nunca existira. De los paises que lo desarrollaron 1 no tiene ni tendra PA, otros dos tienen que conformarse con PAs Vstol y unicamente U.K parece que tendra un PA Ctol

Asi que me temo que las cosas no son tan faciles.




Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#65 Mensagem por Sintra » Qui Mar 22, 2007 7:10 pm

De volta :wink:

Rcolistete

O desenvolvimento dos CFT´s dos dois Eurocanards são "company funded", no caso Francês devido à competição para a Coreia do Sul e no caso do Tiffie foi uma oferta à Austrália. Em nenhum dos casos existem encomendas do sistema.
Infelizmente as fotografias do Tiffie com CFT´s externos (1500L cada http://www.eurofighter-typhoon.co.uk/Eu ... apons.html, o site é um bocadinho antigo, mas é informativo, o fórum é fantástico, apanhas jornalistas da área de defesa, engenheiros que trabalharam para a BAE, etc) ou são do "mock up" que foi apresentado na Australia em 2001 ou são photoshop (as que aparecem com o avião em vôo).
Quanto ao CFT do RAFALE, a informação que eu tenho é que a malta do Fox3 "esqueceu-se" de referir uma coisa muito importante, os vôos do RAFALE foram efectuados com um par de CFT´s não realistas, eram "mock up´s" aerodinâmicos sem possibilidade de levar combustivel interno, como ninguém se chegou à frente com o dinheiro, o desenvolvimento dos mesmos está parado, isto foi-me dito no airdefense.net, mas tratando-se um forista (Francês e normalmente muito bem informado) admito que a informação possa não estar completamente correcta.
E não, nem a MN, nem a Adla encomendaram CFT´s, isto é garantido. De qualquer forma, desde que apareçam encomendas de "Eurocanards" com CFT´s, qualquer um dos dois aparelhos, podem ser entregues com uma relativa rapidez, os estudos necessários já foram efectuados.
Ao nivel de depósitos externos do Tiffie, o que já está "cleared" são os de 1000 Litros no pylon central e de 1500 L nos pylon´s externos, a RAF está a a olhar com muita atenção para a data de IOC do F35, para a data de retirada do Tornado e para o "prototyping" dos depositos de 2000 L para os pylon´s externos (desenho de computador e testes aerodinâmicos em tunel de vento) para o Tiffie. Se vai existir dinheiro, bom, isso já é outra coisa, o Gordon Brown anunciou ONTEM cortes nos impostos de 2% e existe uma coisa chamada o Afeganistão e outra chamada o Iraque. Os outros três paises do consorcio não têm um requerimento para depósitos tão grandes.
Os 600 mm´s do RB2 é "Jon Lake dixit" e encontra a informação em papel num suplemento que saiu com a Air International à cerca de uns três anos acerca do RAFALE ( se a memória não me falha :wink: )

piratadabaixada

O Rafale tem algum avanço ao nivel de integração de armas ou de sistemas, mas é muito menor do que a Dassault gostaria, neste exacto momento limita-se ao Storm Shadow e a partes do OSF. Essa vantagem está a ser erodida de tal forma, que caso uma nação encomenda-se os seus respectivos aviões agora para os receber dentro de dois a três anos arriscava-se a descobrir que o aparelho "Europeu" passou "para a frente".
Outra coisa, o EAP não é um "Tiffie", é (foi) um demonstrador aerodinâmico. O Eurofighter Typhoon deve muito a esse aparelho, mas deve também alguma coisa ao X-31 Vector (e mais qualquer coisita a um projecto Alemão dos anos 80 chamado lampyridae :wink: )

Prick

Até que ponto a introdução de um Mirage 2000C induz a compra do RAFALE? Tecnicamente eles são tão diferentes que a cadeia logistica deve ser perfeitamente díspare?



E não, não acredito que o Tiffie venha algum dia a voar nas cores da FAB...

Abraços a todos :wink:




Avatar do usuário
Patton
Sênior
Sênior
Mensagens: 1108
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 8:25 pm
Localização: Estados Unidos

#66 Mensagem por Patton » Qui Mar 22, 2007 7:23 pm

rcolistete escreveu:
Ja' li muito sobre o Rafale e infelizmente parece que esse aviao e' apenas um "Hornet" Frances.


Em exercícios, o Rafale F1 tem batido o F/A-18C Hornet e F/A-18E Super Hornet... segundo fontes oficiais francesas.


E dai? O Hornet e' um lixo tambem.




Imagem
Imagem

"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#67 Mensagem por Wolfgang » Qui Mar 22, 2007 7:24 pm

Patton escreveu:
rcolistete escreveu:
Ja' li muito sobre o Rafale e infelizmente parece que esse aviao e' apenas um "Hornet" Frances.


Em exercícios, o Rafale F1 tem batido o F/A-18C Hornet e F/A-18E Super Hornet... segundo fontes oficiais francesas.


E dai? O Hornet e' um lixo tambem.



Só porque vocês têm o F-22 agora não precisa humilhar também! :D




Avatar do usuário
Patton
Sênior
Sênior
Mensagens: 1108
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 8:25 pm
Localização: Estados Unidos

#68 Mensagem por Patton » Qui Mar 22, 2007 7:28 pm

Wolfgang escreveu:
Patton escreveu:
rcolistete escreveu:
Ja' li muito sobre o Rafale e infelizmente parece que esse aviao e' apenas um "Hornet" Frances.


Em exercícios, o Rafale F1 tem batido o F/A-18C Hornet e F/A-18E Super Hornet... segundo fontes oficiais francesas.


E dai? O Hornet e' um lixo tambem.



Só porque vocês têm o F-22 agora não precisa humilhar também! :D


Tem razao. Agora ha' muitos que vao se-ajolhar perante desenhos do nao-existente PAK-FA como se-fosse alguma forma de idolitria. Nao para ofender ningem, mas isso para mim e' meio-rediculo. Para ser um fa do Flanker ou Rafale tudo bem mas uma aviao que so existe em desenhos?




Imagem
Imagem

"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#69 Mensagem por Sintra » Qui Mar 22, 2007 7:28 pm

Patton escreveu:
rcolistete escreveu:
Ja' li muito sobre o Rafale e infelizmente parece que esse aviao e' apenas um "Hornet" Frances.


Em exercícios, o Rafale F1 tem batido o F/A-18C Hornet e F/A-18E Super Hornet... segundo fontes oficiais francesas.


E dai? O Hornet e' um lixo tambem.


O famosissimo "sewer Hornet"...
Não seja tão duro com o pobre do avião, é verdade que não é propriamente um "hot rod", mas é "the only game in town" para a US Navy actualmente e tem estado a cumprir a sua missão.
Como dizia um conterrâneo seu, "the Typhoon has been in the front pages of magazines, while the SHornet was in afghanistan"...

:wink:




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#70 Mensagem por Wolfgang » Qui Mar 22, 2007 7:31 pm

Patton escreveu:
Wolfgang escreveu:
Patton escreveu:
rcolistete escreveu:
Ja' li muito sobre o Rafale e infelizmente parece que esse aviao e' apenas um "Hornet" Frances.


Em exercícios, o Rafale F1 tem batido o F/A-18C Hornet e F/A-18E Super Hornet... segundo fontes oficiais francesas.


E dai? O Hornet e' um lixo tambem.



Só porque vocês têm o F-22 agora não precisa humilhar também! :D


Tem razao. Agora ha' muitos que vao se-ajolhar perante desenhos do nao-existente PAK-FA como se-fosse alguma forma de idolitria. Nao para ofender ningem, mas isso para mim e' meio-rediculo. Para ser um fa do Flanker ou Rafale tudo bem mas uma aviao que so existe em desenhos?


Minha escala de 1 a 10, sendo 10 o Raptor:

F-22 - 10
EF-2000 - 8
Rafale - 7,95
SU-30 - 7
Gripen - 6,9
F-16 block 60 - 6




Avatar do usuário
Patton
Sênior
Sênior
Mensagens: 1108
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 8:25 pm
Localização: Estados Unidos

#71 Mensagem por Patton » Qui Mar 22, 2007 7:32 pm

Sintra escreveu:
Patton escreveu:
rcolistete escreveu:
Ja' li muito sobre o Rafale e infelizmente parece que esse aviao e' apenas um "Hornet" Frances.


Em exercícios, o Rafale F1 tem batido o F/A-18C Hornet e F/A-18E Super Hornet... segundo fontes oficiais francesas.


E dai? O Hornet e' um lixo tambem.


O famosissimo "sewer Hornet"...
Não seja tão duro com o pobre do avião, é verdade que não é propriamente um "hot rod", mas é "the only game in town" para a US Navy actualmente e tem estado a cumprir a sua missão.
Como dizia um conterrâneo seu, "the Typhoon has been in the front pages of magazines, while the SHornet was in afghanistan"...

:wink:


Sim eu falei isso antes. E' melhor para a USN a ter o Super-Bug em vez de nada. O que eu nao entendo e' porque continuar a utilizar esse Super-Bug depois a chegada dos F-35Cs?




Imagem
Imagem

"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#72 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mar 22, 2007 7:44 pm

Patton escreveu:
Sintra escreveu:
Patton escreveu:
rcolistete escreveu:
Ja' li muito sobre o Rafale e infelizmente parece que esse aviao e' apenas um "Hornet" Frances.


Em exercícios, o Rafale F1 tem batido o F/A-18C Hornet e F/A-18E Super Hornet... segundo fontes oficiais francesas.


E dai? O Hornet e' um lixo tambem.


O famosissimo "sewer Hornet"...
Não seja tão duro com o pobre do avião, é verdade que não é propriamente um "hot rod", mas é "the only game in town" para a US Navy actualmente e tem estado a cumprir a sua missão.
Como dizia um conterrâneo seu, "the Typhoon has been in the front pages of magazines, while the SHornet was in afghanistan"...

:wink:


Sim eu falei isso antes. E' melhor para a USN a ter o Super-Bug em vez de nada. O que eu nao entendo e' porque continuar a utilizar esse Super-Bug depois a chegada dos F-35Cs?


Aqui minha opnião sobre alguns motivos:

1 - Política
2 - Política
3 - Empregos
4 - Medo de não conseguir todos os F-35 que a USN gostaria
5 - Funções que o Hornet faz que o F-35 não faria
6 - Aeronave "pau para toda a obra" (F-18) versus "silver Bullet" (F-35)
7 - 2 motores x 1 motor
8 - Carga de combate do F-18 ser superior a "suposta" carga de combate do F-35
9 - Um F-18 abatido e caído em território "inimigo" teria menos "tecnologia" confidencial agregada e exposta do que um F-35

Etc.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#73 Mensagem por soultrain » Qui Mar 22, 2007 7:57 pm

Discordo CB,

Uma força do tamanho da US Navy e com a sua probabilidade de entrar em combate real, não se pode dar ao luxo de ter a sua frota inteira grouded, por isso duas aeronaves distintas. É claro que deve haver as situações que disse tambem.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#74 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mar 22, 2007 8:23 pm

soultrain escreveu:Discordo CB,

Uma força do tamanho da US Navy e com a sua probabilidade de entrar em combate real, não se pode dar ao luxo de ter a sua frota inteira grouded, por isso duas aeronaves distintas. É claro que deve haver as situações que disse tambem.

[[]]'s


Valeu Soul...

Eu acho que a opnião que você colocou não excluí a minha lista :wink: e sim a complementa :D

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
ferrol
Sênior
Sênior
Mensagens: 1144
Registrado em: Qui Dez 16, 2004 1:11 pm
Localização: Galicia-España
Agradeceram: 45 vezes

#75 Mensagem por ferrol » Sex Mar 23, 2007 5:05 am

Sintra escreveu: E não, não acredito que o Tiffie venha algum dia a voar nas cores da FAB...
Aquí sí que podemos especular bastante...

É coñecido que tanto Alemania como a Gran Bretaña mercaron un exceso de avións para facerse cunha maior carga de traballo no deseño e construcción do Eurocaza. De feito xa vemos fotos de como algúns alemáns van parar a Austria e de como a Gran Bretaña presentou os séus tranche-1 a Arabia Saudita.

Nun futuro non moi lonxano, a Gran Bretaña terá tamén un número relativamente alto de F-22 que non poderán ser vendidos, debido ás restriccións propias do proxecto.

Esto fará que a RAF ou a Luftwaffe sigan coa posibilidade de seguir a vende-los séus Tifóns...¿A qué precio?Creo que a un precio menor do actual, aínda que estean xa convertidos á tranche-3. Se hai un exceso de material na Gran Bretaña, opino que venderán parte dos séus Tifóns en canto empecen a recibir un número alto dos novos F-22 do consorcio. Así que podo aventurarme a especular que veremos na próxima década un número alto de Tifóns británicos voando con outras bandeiras.

En fin, xa digo, especulacións...

Un saúdo.




Responder