Debate RAFALE X Typhon Eurofighter

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
hayes
Sênior
Sênior

#16 Mensagem por hayes » Qua Mar 21, 2007 5:12 pm

Túlio escreveu:Typhoon? Aquele que tem canhão, munição mas............NÃO DISPARA????

Como assim sr. Túlio?

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#17 Mensagem por Bolovo » Qua Mar 21, 2007 5:13 pm

Olha, para mim o Rafale é o Typhoon francês e o Typhoon é o Rafale anglo-itálico-germânico-espanhol! :shock: :D :D

São praticamente a mesma coisa e vão usar o Meteor num futuro próximo. Só acho que o Typhoon vai ter mais futuro, por ter mais encomendas, usuários, ou seja, mais peças, mais armamentos homologados e tal. A vantagem que vejo Rafale é que ele tem uma versão naval.

Tulio, essa caso do canhão do Typhoon é só com os britânicos, por causa de uma doutrina maluca lá que eles inventaram. O Tiffie alemão, espanhol e italiano não tem esse problema.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#18 Mensagem por Bolovo » Qua Mar 21, 2007 5:18 pm

hayes escreveu:
Túlio escreveu:Typhoon? Aquele que tem canhão, munição mas............NÃO DISPARA????

Como assim sr. Túlio?

Hayes,

Inicialmente, o Typhoon britânico, diferente dos outros, não teria canhão, pois alegavam que o canhão aumenta o custo de manutenção, o número de problemas (tremores e tal), etc... certo eles. Porém, para retirar o canhão, teriam que colocar algum "peso morto" no lugar dele ou ter que reprogramar todo o Fly-By-Wire do avião. Viram que seria muito caro e complicado, decidiram deixar o canhão lá, só que ele não é usado. [101]

Vai entender, ainda acho que os britânicos vão acordar e reativar o canhão Mauser Bk27, que talvez seja o melhor canhão ocidental para aeronaves do planeta.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
piratadabaixada
Sênior
Sênior

#19 Mensagem por piratadabaixada » Qua Mar 21, 2007 5:23 pm

Senhoras e Senhores:

Um resumo rápido:

Rafale
Vantagens:
    Maior alcance
    Integração de armas mais avançada
    Maior capacidade de carregar armamento pesado
    Versão naval
    Radar LPI
Desvantagens
-Dificuldade de exportação

Typhoon
Vantagens:
    Radar com maior alcance
    Carrega maior quantidade de LGB
    Quantidade de encomendas

Desvantagens
    Projetado para superioridade aérea
    Trem de pouso atrapalha carga de armamentos maiores
    AIM-120 ainda não foi totalmente integrado

Abraços,

Heronim

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#20 Mensagem por Skyway » Qua Mar 21, 2007 5:26 pm

Acho que o Rafale tem maior potêncial para crescer e ter sistemas modernos e de ponta sempre.

Só faltam encomendas para ativar esse potêncial.

AD ASTRA PER ASPERA
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6310 vezes
Agradeceram: 6659 vezes
Contato:

#21 Mensagem por Túlio » Qua Mar 21, 2007 5:35 pm

LPI? Não é LPD?

E concordo com o Skyway, é um produto ao qual só faltam mesmo é encomendas e talvez um parceiro competente para deslanchar...

EMBRAER???

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#22 Mensagem por piratadabaixada » Qua Mar 21, 2007 5:42 pm

Túlio escreveu:LPI? Não é LPD?

E concordo com o Skyway, é um produto ao qual só faltam mesmo é encomendas e talvez um parceiro competente para deslanchar...

EMBRAER???

LPI (Low Probability of Intercept)

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#23 Mensagem por Túlio » Qua Mar 21, 2007 5:46 pm

Sei, mas e o conceito por trás da sigla? LPD é um radar difícil de ser detectado por suas emissões, mas como se intercepta um radar? Que eu saiba, interceptar uma onda é o mesmo que detectá-la, ou aqui está sendo usado como sinônimo de jammimg? Pergunto porque não sei MESMO...

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#24 Mensagem por piratadabaixada » Qua Mar 21, 2007 5:56 pm

Túlio escreveu:Sei, mas e o conceito por trás da sigla? LPD é um radar difícil de ser detectado por suas emissões, mas como se intercepta um radar? Que eu saiba, interceptar uma onda é o mesmo que detectá-la, ou aqui está sendo usado como sinônimo de jammimg? Pergunto porque não sei MESMO...

Túlio,

Um radar com LPI será mais difícil de ser detectado (RWR) e mais resistente a jamming (interceptação). Se não ficou claro avise.

Abraços,

Heronim

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#25 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Mar 21, 2007 5:56 pm

Acho que são aviões mais ou menos equivalentes.
Apesar de ter uma previsão de encomendas bem menor, me parece que o Rafale se encontra em um estágio operacional superior e possuí um projeto mais focado para múltiplas missões e com algumas características mais arrojadas, como o radar PESA.
Fico com o Rafale.

O que acham?

[]'s

Alberto -
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#26 Mensagem por Túlio » Qua Mar 21, 2007 6:11 pm

piratadabaixada escreveu:
Túlio escreveu:Sei, mas e o conceito por trás da sigla? LPD é um radar difícil de ser detectado por suas emissões, mas como se intercepta um radar? Que eu saiba, interceptar uma onda é o mesmo que detectá-la, ou aqui está sendo usado como sinônimo de jammimg? Pergunto porque não sei MESMO...

Túlio,

Um radar com LPI será mais difícil de ser detectado (RWR) e mais resistente a jamming (interceptação). Se não ficou claro avise.

Abraços,

Heronim

Ainda estou perdido, cupincha...

O LPD então é inferior ao LPI??? :shock: :shock: :shock: :shock:

Creio que estou emburrecendo, tens um link aí?

Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#27 Mensagem por Plinio Jr » Qua Mar 21, 2007 6:12 pm

projeto escreveu:Acho que são aviões mais ou menos equivalentes.
Apesar de ter uma previsão de encomendas bem menor, me parece que o Rafale se encontra em um estágio operacional superior e possuí um projeto mais focado para múltiplas missões e com algumas características mais arrojadas, como o radar PESA.
Fico com o Rafale.

O que acham?

[]'s

Concordo, o Rafale sempre fora projetado como uma aeronave multifunção, e tendo isto definido desde inicio do projeto, ajuda bastante em termos de desenvolvimento futuro...

Tbm fico com Rafale...

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 34 vezes
Contato:

#28 Mensagem por Cougar_PH » Qua Mar 21, 2007 6:19 pm

Pessoal
Dando
Minha parte

heheh!!!

Pessoalmente pra mim fico com o typhon

-Supercruzeiro, 1.6 mach, carregado.
-Capacidade de curva sustentada, de 6 G a 1.4 mach
-todo o armamento do rafale.

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#29 Mensagem por piratadabaixada » Qua Mar 21, 2007 6:28 pm

Túlio escreveu:
piratadabaixada escreveu:

Túlio,

Abraços,

Heronim

Ainda estou perdido, cupincha...

O LPD então é inferior ao LPI??? :shock: :shock: :shock: :shock:

Creio que estou emburrecendo, tens um link aí?

Acho que pode ajudar:

LPI

One the benefits to using a solid-state radar is the ability to control the energy emitted by the array, so called energy or signature management. For example by hopping between a number of frequencies in quick succession (so called Fast Frequency Hoping, FFH) the Power Spectral Density (PSD) is lowered. By lowering the PSD it becomes possible to (nearly) hide the emissions in background noise making it extremely difficult (but not impossible) to detect. This is termed Low Probability of Detection, or LPD. These techniques also reduce the likelihood of the signal being monitored or spoofed, this is termed Low Probability of Exploitation (LPE). These two capabilities combine to give Low Probability of Interception, or LPI.

Other LPI techniques that may be exploited with a solid-state active array include the ability to trade the peak power output against resolution, automatically reduce the peak power to a minimum for a given target and range and preventing the transmission of microwave energy towards a known threat. Of course though all these techniques will trade something to achieve LPI.

http://www.eurofighter-typhoon.co.uk/Eu ... nsors.html

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#30 Mensagem por Túlio » Qua Mar 21, 2007 6:32 pm

Ah, perfeito, agora entendi: LPD + LPE = LPI...

Mas nossa, então, AO MENOS NESTE ASPECTO, o radar do Rafale é SUPERIOR ao do Raptor, que é 'apenas' LPD... :shock: :shock: :shock: :shock:

Quero só ver a cara do Degancito quando tivermos os nossos... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

:D !!!Valews, cupincha!!! :D

Responder