Não nos esqueçamos que Gripen, Rafale e EF são todos da tal geração anterior. 5ºG só os F-22/35 e o PAK, o restante ficou atrás.
Bem, sobre os motores. Já li que testaram estes motores com até 15,5 ton de empuxo e a vida útil de 4000h é boa, pois temos que levar em conta que motores russos são muito mais baratos. Outro etalhe, assim como nas M-88, nestes motores pode-se diminuir a potência em tempos de paz e eumentar significativamente a vida deste.
Radar. O IRBIS-E é considerado o primeiro estágio de desenvolvimento deste radar e é prática russa fazer upgrades que possam ser aplicados em radares já existentes. Ainda assim, este radar tem dados de sempenho que o colocam entre os melhores radares do mundo hoje, melhor que o RBE-2 ou mesmo o Captor. O CAESAR quando sair vai se igualar.
As tecnologias furtivas que podem ser usadas na estrutura do avião serão também utilizadas no PAK-FA. Seria como dizer que não se pode usar o tal HAVE-GLASS ou RAM nos F-16/60 porque também se usa no F-22. Ou algo como dizer que as M-88-3 não podem ter partes cerâmicas e monocristalinas porque se usa nos caças furtivos a mesma tecnologia. O que aconteçe é que para se fazer um caça verdadeiramente stealth tem-se que começar do zero com esse objetivo, o que não é o caso de nenhum caça de 4ºG geração.
Encomendas. M-2000BR, Gripen-N, MAko e tantos outros também não têm ou tiveram encomendas, ainda, mas ninguém em sã consciência pode colocar isso como impeditivo. Porém, sabe-se que as partes do SU-35 serão utilizadas no PAK-FA e isso é um garantia de suporte e logística por muitos e muitos anos. Fora que existem centenas de SU-3X voando pelo mundo e muitas encomendas deste caça, o que garante a KNAAPO por muuuuito tempo.
Quem não quer esperar até 2015(sem contar a fila) ou mais por um caça de 5ºG verdadeiro e que não tenha os EUA como inimigo a curto prazo(único país do mundo a operar caças de 5ºG, mesmo que poucos), pode optar por um caça pesado de 4ºG++ equipado com excelentes sistemas, com baixa "visibilidade", com todas as armas que se precise e bem mais barato que seus concorrentes. E ainda levar umas tecnologias e tal.
Na minha opinião, a KNAAPO conseguiu um caça com desempenho igual ou melhor que os eurocanards evoluindo uma plataforma que por si só provou-se excelente. A única coisa à frente são os 5ºG genuínos. Então, quem pode comprar Rafale, EF e Gripen, não perde nada em desempenho com um SU-35.