SU-35 e o novo motor

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Wolfgang
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SU-35 e o novo motor

#1 Mensagem por Wolfgang » Qua Mar 14, 2007 3:59 pm

O Escritório de Projetos Sukhoi tomou uma decisão final sobre os motores para seu novo caça Su-35. Espera-se que esta aeronave, que tem sido chamada de aeronave de combate de transição, satisfaça as necessidades da Força Aérea Russa no período entre 2009 e 2015, antes que a versão russa de uma aeronave de combate de quinta geração – o PAK-FA, também em desenvolvimento pela Sukhoi – entre em serviço.

Em sua seleção, a Sukhoi optou pelos motores 117C para serem utilizados no Su-35, se juntando assim ao desenvolvimento do mesmo que está sendo feito pela NPO Saturn e UMPO. Em junho, o Escritório de Projetos Sukhoi e os dois fabricantes de motores assinaram um acordo para dividir os custos necessários para finalizar o desenvolvimento dos motores 117C. Conforme o acordo, a Sukhoi arcará com 40% das despesas enquanto a NPO Saturn e a UMPO serão responsáveis por 30% cada uma. Os participantes planejam gastar cerca de US$ 110 milhões para finalizar o projeto do motor e colocá-lo em produção seriada.

O motor 117C é considerado o primeiro passo para criação do caça russo de próxima geração

O turbojato 117C é uma modernização do motor AL-31F instalado nas versões anteriores das aeronaves Sukhoi Su-27 e Su-30. O novo turbojato combina a experiência com o AL-31F com novas tecnologias obtidas do desenvolvimento do motor AL-41F durante as últimas duas décadas. Embora o AL-41F estivesse sendo desenvolvido para o caça russo de quinta geração, o 117 é considerado o primeiro passo para a criação do motor que equipará o caça russo PAK-FA.

Comparado com o AL-31F, o 117C tem sua potência aumentada em 2 toneladas para 14,5 toneladas, e incorporará uma entrada de ar maior, um sistema de vetoração de empuxo e um sistema de controle de vôo digital. No show aéreo Moscou - MAKS em agosto de 2005, a NPO Saturn revelou o protótipo do motor – chamado 117A. Até o momento, os fabricantes produziram cinco protótipos, que foram testados com sucesso em caças Su-27LL e Su-30. Baseado nos resultados do testes, os projetistas melhoraram o fluxo de ar no motor e o sistema de controle. Até o momento, a NPO Saturn e a UMPO não tiveram subsídios do governo para o desenvolvimento desse motor. Como explicou o chefe do programa 117C na NPO Saturn, Evgeny Marchukov, ambas as empresas gastaram até o momento cerca de US$ 40 milhões no projeto e teste do 117C.

[b]De acordo com representantes da NPO Saturn, o acordo com a Sukhoi cobre o desenvolvimento adicional necessário para aumentar a vida útil do motor para 4.000 horas e o tempo entre overhauls para até 1.000 horas. O trabalho de desenvolvimento na versão 117C deverá ser terminado em 2008-2009.
[/b]

Em uma competição informal para equipar o Su-35, o 117C derrotou outro rival – o motor AL-31FM-1, que estava sendo oferecido pela Salyut. A versão da Salyut também conta com controle digital e uma opção para instalar tubeiras vetoradas, mas tem um empuxo menor – 13,3 toneladas. Ainda assim a AL-31FM-1 da Salyut foi escolhida pela Força Aérea Russa para ser utilizada em outro produto da Sukhoi – o bombardeiro Su-34 que entra em produção na fábrica da NAPO em Novosibirsk nesse ano.

A Sukhoi planeja começar a venda dos caças Su-35 em 2009. Em adição aos motores melhorados, a aeronave (que é baseada no Su-27) deverá contar com um radar Irbis e novos aviônicos. O fabricante do caça espera que, com o Su-35, o mesmo seja capaz de aumentar expressivamente seus negócios de exportação. A venda dos caças Sukhoi mais bem sucedidos – Su-27 e Su-30MK – sofreram uma queda significante nos últimos dois anos, uma vez que seu principal cliente, a China, suspendeu novas compras da Rússia.

No momento, a Sukhoi não possui pedidos para o Su-35 de clientes estrangeiros. O representante da empresa explicou que o primeiro cliente poderia ser a Venezuela, que recentemente começou uma grande compra de armas da Rússia. Mas as negociações com o país latino-americano ainda estão em um estágio bastante inicial. A Força Aérea Russa, considerada para ser o maior cliente, não demonstrou nenhum interesse na aeronave até o momento.



Fonte: Defense Industry Daily

http://www.alide.com.br

Legal e tudo mais, mas cadê a durabilidade de 6.000 horas? O fabricante diz que são 4.000 horas...




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#2 Mensagem por Wolfgang » Qua Mar 14, 2007 4:42 pm

Ademais, parece que a Rússia vai esperar mesmo o PAK-FA.




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Re: SU-35 e o novo motor

#3 Mensagem por zela » Qua Mar 14, 2007 4:45 pm

Wolfgang escreveu:A Força Aérea Russa, considerada para ser o maior cliente, não demonstrou nenhum interesse na aeronave até o momento.


Pows, se nem a força aérea russa tem interesse, seria furada o brasil se enfiar nesse projeto...




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Re: SU-35 e o novo motor

#4 Mensagem por chm0d » Qua Mar 14, 2007 4:46 pm

zela escreveu:
Wolfgang escreveu:A Força Aérea Russa, considerada para ser o maior cliente, não demonstrou nenhum interesse na aeronave até o momento.


Pows, se nem a força aérea russa tem interesse, seria furada o brasil se enfiar nesse projeto...


Acho que não heim? todos os avionicos e turbinas serão usadas no pak.

Abs.




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Re: SU-35 e o novo motor

#5 Mensagem por Wolfgang » Qua Mar 14, 2007 4:50 pm

chm0d escreveu:
zela escreveu:
Wolfgang escreveu:A Força Aérea Russa, considerada para ser o maior cliente, não demonstrou nenhum interesse na aeronave até o momento.


Pows, se nem a força aérea russa tem interesse, seria furada o brasil se enfiar nesse projeto...


Acho que não heim? todos os avionicos e turbinas serão usadas no pak.

Abs.


É verdade, mas sendo assim, melhor ingressar no projeto do PAK-FA. O Brasil dava uns 4 bi de doletas e faria parte do avião aqui (coisa simples para se vender a idéia ao público que existe contrapartida tecnológica) e aí sim teríamos um caça de 1ª ordem aqui.
Mas, na atual conjuntura, 24 Rafales já seria milagre. :D




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Re: SU-35 e o novo motor

#6 Mensagem por chm0d » Qua Mar 14, 2007 4:51 pm

Wolfgang escreveu:
chm0d escreveu:
zela escreveu:
Wolfgang escreveu:A Força Aérea Russa, considerada para ser o maior cliente, não demonstrou nenhum interesse na aeronave até o momento.


Pows, se nem a força aérea russa tem interesse, seria furada o brasil se enfiar nesse projeto...


Acho que não heim? todos os avionicos e turbinas serão usadas no pak.

Abs.


É verdade, mas sendo assim, melhor ingressar no projeto do PAK-FA. O Brasil dava uns 4 bi de doletas e faria parte do avião aqui (coisa simples para se vender a idéia ao público que existe contrapartida tecnológica) e aí sim teríamos um caça de 1ª ordem aqui.
Mas, na atual conjuntura, 24 Rafales já seria milagre. :D


Concordo em tudo... :)




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#7 Mensagem por Sniper » Qua Mar 14, 2007 4:53 pm

Wolfgang escreveu:Ademais, parece que a Rússia vai esperar mesmo o PAK-FA.


A situação do SU-35 hoje é parecida ( salvo as devidas proporções ) com a do Mirage 2000-5 a 5/6 anos atrás quando estava concorrendo ao FX, só que a situação do SU-35 é pior pois não tem nenhuma pespectiva de mercado, sequer a Rússia cogita adiquirí-lo.

O SU-35 é uma evolução ao máximo de um projeto já antigo e por que não dizer ultrapassado e com um projeto de sucessor em desenvolvimento.




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Re: SU-35 e o novo motor

#8 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 14, 2007 4:54 pm

chm0d escreveu:
zela escreveu:
Wolfgang escreveu:A Força Aérea Russa, considerada para ser o maior cliente, não demonstrou nenhum interesse na aeronave até o momento.


Pows, se nem a força aérea russa tem interesse, seria furada o brasil se enfiar nesse projeto...


Acho que não heim? todos os avionicos e turbinas serão usadas no pak.

Abs.


Desculpe, mas você está dizendo que uma aeronave que só voará em 2009 terá os mesmos motores e aviônicos de uma outra que só entrará em serviço em 2012/15? Qual o benefício que o PAK trará se os seus aviônicos e motores virão de uma outra aeronave que voará 6 anos antes?

[]s
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CB_Lima = Carlos Lima :)
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#9 Mensagem por chm0d » Qua Mar 14, 2007 4:54 pm

Sniper escreveu:
Wolfgang escreveu:Ademais, parece que a Rússia vai esperar mesmo o PAK-FA.


A situação do SU-35 hoje é parecida ( salvo as devidas proporções ) com a do Mirage 2000-5 a 5/6 anos atrás quando estava concorrendo ao FX, só que a situação do SU-35 é pior pois não tem nenhuma pespectiva de mercado, sequer a Rússia cogita adiquirí-lo.

O SU-35 é uma evolução ao máximo de um projeto já antigo e por que não dizer ultrapassado e com um projeto de sucessor em desenvolvimento.


Você acha o F-16 Block 52/60 Ultrapassado? :shock: :shock: :shock: é mesma coisa.

Abs.




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Re: SU-35 e o novo motor

#10 Mensagem por Sniper » Qua Mar 14, 2007 4:55 pm

cb_lima escreveu:
chm0d escreveu:
zela escreveu:
Wolfgang escreveu:A Força Aérea Russa, considerada para ser o maior cliente, não demonstrou nenhum interesse na aeronave até o momento.


Pows, se nem a força aérea russa tem interesse, seria furada o brasil se enfiar nesse projeto...


Acho que não heim? todos os avionicos e turbinas serão usadas no pak.

Abs.


Desculpe, mas você está dizendo que uma aeronave que só voará em 2009 terá os mesmos motores e aviônicos de uma outra que só entrará em serviço em 2012/15? Qual o benefício que o PAK trará se os seus aviônicos e motores virão de uma outra aeronave que voará 6 anos antes?

[]s
CB_Lima


:roll: :roll: :roll:




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Re: SU-35 e o novo motor

#11 Mensagem por chm0d » Qua Mar 14, 2007 4:55 pm

cb_lima escreveu:
chm0d escreveu:
zela escreveu:
Wolfgang escreveu:A Força Aérea Russa, considerada para ser o maior cliente, não demonstrou nenhum interesse na aeronave até o momento.


Pows, se nem a força aérea russa tem interesse, seria furada o brasil se enfiar nesse projeto...


Acho que não heim? todos os avionicos e turbinas serão usadas no pak.

Abs.


Desculpe, mas você está dizendo que uma aeronave que só voará em 2009 terá os mesmos motores e aviônicos de uma outra que só entrará em serviço em 2012/15? Qual o benefício que o PAK trará se os seus aviônicos e motores virão de uma outra aeronave que voará 6 anos antes?

[]s
CB_Lima


Ué, foi isso que o texto disse, não?

OBS: Ser stealth? é a unica diferença para um caça de quarta geração nao?

abs.




Editado pela última vez por chm0d em Qua Mar 14, 2007 4:56 pm, em um total de 1 vez.
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Re: SU-35 e o novo motor

#12 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 14, 2007 4:56 pm

chm0d escreveu:
cb_lima escreveu:
chm0d escreveu:
zela escreveu:
Wolfgang escreveu:A Força Aérea Russa, considerada para ser o maior cliente, não demonstrou nenhum interesse na aeronave até o momento.


Pows, se nem a força aérea russa tem interesse, seria furada o brasil se enfiar nesse projeto...


Acho que não heim? todos os avionicos e turbinas serão usadas no pak.

Abs.


Desculpe, mas você está dizendo que uma aeronave que só voará em 2009 terá os mesmos motores e aviônicos de uma outra que só entrará em serviço em 2012/15? Qual o benefício que o PAK trará se os seus aviônicos e motores virão de uma outra aeronave que voará 6 anos antes?

[]s
CB_Lima


Ué, foi isso que o texto disse, não?


ok... é verdade!




CB_Lima = Carlos Lima :)
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#13 Mensagem por Wolfgang » Qua Mar 14, 2007 5:00 pm

O texto não diz nada, mas há possibilidades da próxima turbina ter capacidade de supercruzeiro, além da furtividade da estrutura do caça (que não está claro ainda se terá design furtivo ou empregará material dispersor de ondas por toda estrutura).




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#14 Mensagem por Carcará » Qua Mar 14, 2007 5:03 pm

Prezados,

Não querendo ser chato, mais a informação que gerou o tópico não poderia ser postada no tópico abaixo:

http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... c57e5765eb

ou aqui

http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... c57e5765eb

Acredito que a abertura de um novo tópico é desnecessária.

A sensação que tenho é que saio de um tópico entro em outro e o assunto é o mesmo. :?

Gostaria de afirmar que é somente uma sugestão e uma crítica construtiva para melhorarmos cada vez mais nosso fórum. :wink:

Grande Abraço!! :D




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#15 Mensagem por Wolfgang » Qua Mar 14, 2007 5:07 pm

Carcará escreveu:Prezados,

Não querendo ser chato, mais a informação que gerou o tópico não poderia ser postada no tópico abaixo:

http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... c57e5765eb

ou aqui

http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... c57e5765eb

Acredito que a abertura de um novo tópico é desnecessária.

A sensação que tenho é que saio de um tópico entro em outro e o assunto é o mesmo. :?

Gostaria de afirmar que é somente uma sugestão e uma crítica construtiva para melhorarmos cada vez mais nosso fórum. :wink:

Grande Abraço!! :D


Sugestão aceita, Carcará. Como usuário ainda novo de fóruns, eu esqueço disso. Se os moderadores puderem (não sei se é possível) remover o conteúdo do tópico para estes que o Carcará indicou, sintam-se à vontade.
:D




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