PRick escreveu:alcmartin escreveu:[O que eu sei é que esses radares russos são fixos e voltados para a direções distintas (tipo Norte, Sul, Oeste Leste)
Se eu não me engano o NORAD usa algo semelhante (não exatamente o mesmo tipo de uso da tecnologia, mas semelhante).
Tem mais um detalhe... esse radar se eu não me engano é útil para detectar a aproximação do "inimigo", mas se eu não me engano ele não é muito "preciso". Por isso a Austrália também precisaria de uma cobertura de radar em níveis mais "baixos" e os AWACS.
Outro ponto é que eu acho que durante o SIVAM esse tipo de "radarização" era concorrente da queganhou a concorrência.
[]s
CB_Lima
Edson, o CB Lima resumiu tudo de maneira perfeita: radares de baixa frequencia são muito úteis no quesito distância, pelo seu efeito de propagação na atmosfera. Daí seu uso para detecção avançada de ataques a grande distância. Imprescindível p/USA, URSS(na época) e países continentais como Austrália e Brasil.
Não deu no SIVAM.
Mas...YES! Há cobertura de radar de baixa frequencia na Amazônia e norte da América do Sul!!!
O problema é que é Yankee...baseado em Porto Rico, apontado p/ cá...
Os radares OHT, não são nenhuma novidade, eles operam em alta frequência, devido a sua potência, eles são fixos, e suas ondas são refletidas pelas nuvens ou na própria atmosfera terrestres, voltando para a superfície terrestre, assim, eles podem rastrear objetos a milhares de quilômetros. Porém, não são radares de controle aéreo. Servem para dar alarme antecipado a ataques de mísseis ICBM´s. Por conta do uso da alta frequência, estes radares tem maior facilidade de rastrear aeronaves ditas furtivas, na verdade são projetadas para não refletir ou desviar ondas de radar convecionais de baixa frequência. Parece que o radar OHT é capaz de perceber o rastro das aeronaves futivas, mas este tipo de radar é muito impreciso, rastrear uma aeronave com ele é tarefa bastante complexa. Já uma esquadrilha de combardeiros ou um lançamento simultêneo de dezenas de ICBM´s não apresenta tanto problema.
Olá, Prick!
My apologises!!!!O senhor tem toda razão. Na pressa de falar rápido por ser "off topic", dei o mole de trocar "ondas curtas" por baixa frequencia.
Essa faixa (entre 3 e 30 MHZ) é de ALTA FREQUENCIA, como falou.
Os radares OTH, como disse, das redes BMEWS, PARCS, FRS85 e outras que a gente nem sabe, de proteção contra ICBMs e SLBMs usam este tipo de frequencia.
Mas, ainda que tenha razão no quesito de falta de precisão, realmente foi cogitado o uso deste tipo no SIVAM, visto que o tipo "convencional" não nos dá cobertura de alvos primários abaixo de 10000 pés. Acabou-se então optando pela complementação com os R-99 da EMBRAER. Não vou falar aqui da polêmica do rastreio pelo ECHELON de maracutaias por parte de autoridades tupiniquins...
Aí tem um link p/ mostrar um dos mapas c/ um destes OTH americanos:
http://www.fas.org/nuke/guide/usa/airdef/an-fps-118.htm
Já a informação de Porto Rico quem me deu foi um amigo de R-99 que fez curso com um esquadrão da USAF de AWACS. Se é verdade...
Abs, valeu !